ROBERT ZEMECKIS - FILMOGRAFIA


DIRETOR

2015 A Travessia 

Título original: The Walk
Roteiro:  Robert Zemeckis, Christopher Browne
Elenco:  Joseph Gordon-Levitt, Charlotte Le Bon, Guillaume Baillargeon
Duração: 123 min
Custo: $35 milhões de dólares
Bilheteria: $42,291,618 milhões de dólares

Doze pessoas caminharam na lua. Apenas uma pessoa caminhou, e caminhará, pelo imenso vão entre as Torres Gêmeas do World Trade Center. Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), guiado pelo seu mentor de vida, Papa Rudy (Ben Kingsley), e ajudado por um improvável grupo internacional de recrutas, supera todas as probabilidades, traições, discussões e incontáveis adversidades para executar seu plano maluco.

2012 O Vôo 

Título original: Flight
Roteiro:  John Gatins
Elenco:  Denzel Washington, Nadine Velazquez, Don Cheadle 
Duração: 138 min 
Custo: $31 milhões de dólares
Bilheteria: $161,772,375 milhões de dólares

Quando o motor de seu avião dá problema, um piloto consegue salvar a aeronave e seus passageiros, tornando-se um herói. Quando a FAA (sigla nos Estados Unidos para Administração Federal de Aviação) investiga e acha evidências de abuso de drogas, o problema é posto de lado, para tentar preservar a imagem do capitão, que está tentando mudar o rumo de sua vida.

2009 Os Fantasmas de Scrooge 

Título original: A Christmas Carol
Roteiro:  Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Gary Oldman, Colin Firth
Duração: 96 min
Custo: $200 milhões de dólares
Bilheteria: $325,286,646 milhões de dólares

Baseado no clássico conto de Charles Dickens, o filme conta a história do velho e rabugento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey, de "Sim Senhor!"), que na noite de Natal recebe em sua casa a visita de três fantasmas que irão lhe mostrar como ele está desperdiçando sua vida e que ainda há tempo para mudar.

2007 A Lenda de Beowulf 

Título original: Beowulf
Roteiro:  Neil Gaiman, Roger Avary
Elenco:  Ray Winstone, Crispin Glover, Angelina Jolie
Duração: 115 min 
Custo: $150 milhões de dólares
Bilheteria: $196,393,745 milhões de dólares

Ilha de Sjaelland, perto do local onde hoje fica a cidade de Roskilde, na Dinamarca. O demônio Grendel (Crispin Glover) ataca o castelo do rei Hrothgar (Anthony Hopkins) sempre que é realizada alguma comemoração, já que não suporta o barulho gerado. Em seus ataques Grendel sempre mata várias pessoas, apesar de poupar Hrothgar. Com a população em pânico, Hrothgar ordena que o salão onde as comemorações são realizadas seja fechado. Até que chega ao local Beowulf (Ray Winstone), um guerreiro que promete eliminar o monstro.

2004 O Expresso Polar 

Título original: The Polar Express
Roteiro:  Robert Zemeckis
Elenco:  Tom Hanks, Chris Coppola, Michael Jeter
Duração: 100 min
Custo: $165 milhões de dólares
Bilheteria: $307,514,317 milhões de dólares 

É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem.

2000 Náufrago 

Título original: Cast Away
Roteiro: William Broyles Jr.
Elenco: Tom Hanks, Helen Hunt, Paul Sanchez
Duração: 143 min
Custo: $90 milhões de dólares
Bilheteria: $429,632,142 milhões de dólares  

Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.

2000 Revelação 

Título original: What Lies Beneath
Roteiro:  Clark Gregg
Elenco:  Harrison Ford, Michelle Pfeiffer, Katharine Towne
Duração: 130 min
Custo:  $100 milhões de dólares
Bilheteria: $291,420,351 milhões de dólares  

Já fazia um ano que o Dr. Norman Spencer (Harrison Ford) havia traído sua bela esposa, Claire (Michelle Pfeiffer). Mas, com ela sem saber de nada e o affair já era, a vida e o casamento de Norman seguia perfeita. Até que Claire começa a ouvir misteriosas vozes e ver a imagem de uma jovem mulher perambulando em sua própria casa. Ao saber das visões de sua esposa, Norman não lhe dá atenção e diz que tudo não passam de ilusões. Entretanto, com o tempo fica claro que o ser não irá desaparecer e tem alguma ligação com o casal, fazendo com que Claire se aproxime cada vez mais da verdade sobre o passado de Norman.

1997 Contato 

Título original: Contact
Roteiro: James V. Hart, Michael Goldenberg
Elenco:  Jodie Foster, Matthew McConaughey, Tom Skerritt 
Duração: 150 min
Custo: $90 milhões de dólares
Bilheteria: $171,120,329 milhões de dólares

Durante muito tempo Ellie Arroway (Jodie Foster) tentou manter contato com vidas extraterrestres inteligentes. Deixou de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Depois de anos seu sonho se tornou realidade. Com origem na distante estrela Vega, chega à Terra uma informação cifrada e Ellie é a primeira pessoa á captá-la e a única disposta a seguir cegamente a mensagem alienígena. Esta é a sua grande chance de fazer contato, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida.

1994 Forrest Gump: O Contador de Histórias 

Título original: Forrest Gump
Roteiro:  Eric Roth
Elenco:  Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise
Duração: 142 min 
Custo: $55 milhões de dólares
Bilheteria: $677,945,399 milhões de dólares  

Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conhecem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos - Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros - enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.


1993 Johnny Bago (Série de Tv) (1 episodio) 

1992 A Morte lhe Cai Bem 

Título original: Death Becomes Her
Roteiro:  Martin Donovan, David Koepp
Elenco: Meryl Streep, Bruce Willis, Goldie Hawn 
Duração: 104 min
Custo: $55 milhões de dólares  
Bilheteria: $149,022,650 milhões de dólares  


Uma famosa atriz egocêntrica (Meryl Streep) rouba de uma aspirante a escritora (Goldie Hawn) o noivo (Bruce Willis), um famoso cirurgião plástico. A noiva rejeitada se torna extremamente complexada e gorda, mas após 14 anos ela lança o livro "Eternamente Jovem" e, na noite de autógrafos, está mais linda do que nunca. Despertando a atenção de todos, principalmente da atriz que, sentindo-se cada dia mais velha, acaba indo se consultar com uma mulher sensual, bela e misteriosa (Isabella Rossellini), que tem uma poção da juventude que proporciona resultados inimagináveis. Ao bebê-la, ela fica jovem outra vez e descobre que sua rival também é cliente da feiticeira. Inicialmente elas começam a brigar pelo médico, mas logo as duas estão preocupadas e, de certa forma, unidas contra um terrível efeito colateral.

1992 Histórias Insólitas (Filme para Tv) (seguimento "Yellow") 

Diretores:  Richard Donner, Tom Holland, Robert Zemeckis
Título original: Two-Fisted Tales
Roteiro:  Gilbert Adler, Frank Darabont (e mais 4)
Elenco: William Sadler, David Morse, Neil Giuntoli
Duração: 88 min


Três contos dos mestres do terror Richard Donner, Tom Holland, Robert Zemeckis. Baseados no gloriosamente horríveis “EC horror comics” dos anos 50.

1990 De Volta para o Futuro Parte III 

Título original: Back to the Future Part III
Roteiro: Bob Gale, Robert Zemeckis
Elenco:  Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Mary Steenburgen
Duração:  118 min
Custo:  $40 milhões de dólares  
Bilheteria: $244,527,583 milhões de dólares  
  

Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.


1989-1995 Contos da Cripta (Série de Tv) (3 episodios) 

1989 De Volta para o Futuro Parte II 

Título original: Back to the Future Part II
Roteiro: Bob Gale, Robert Zemeckis
Elenco:  Michael J. Fox, Christopher Lloyd
Duração: 108 min  
Custo: $40 milhões de dólares  
Bilheteria: $331,950,002 milhões de dólares  

O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos.

1988 Uma Cilada Para Roger Rabbit 

Título original: Who Framed Roger Rabbit
Roteiro: Jeffrey Price
Elenco:  Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Joanna Cassidy
Duração: 104 min
Custo:  $70 milhões de dólares
Bilheteria: $329,803,958 milhões de dólares  

O detetive de carne e osso Eddie Valiant (Bob Hoskins) é contratado para descobrir o que está acontecendo com o coelho Roger Rabbit e sua mulher Jessica, suspeita de infidelidade. Quando Marvin Acme é encontrado morto, Roger é o principal suspeito do crime no mundo real. Para piorar a situação, um vilão quer acabar de uma vez por todas com Roger, Jessica e todos os desenhos animados.

1986 Histórias Maravilhosas (Série de Tv) (1 episodio) 

1985 De Volta para o Futuro 

Título original: Back to the Future
Roteiro:  Robert Zemeckis, Bob Gale
Elenco:  Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson
Duração: 116 min  
Custo: $19 milhões de dólares  
Bilheteria: $381,109,762 milhões de dólares  

Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

1984 Tudo por uma Esmeralda 

Título original: Romancing the Stone
Roteiro: Diane Thomas
Elenco:  Michael Douglas, Kathleen Turner, Danny DeVito
Duração: 106 min
Custo: $10 milhões de dólares  
Bilheteria: $86,572,238 milhões de dólares

Joan Wilder (Kathleen Turner) é uma escritora que vai ajudar a irmã, que foi seqüestrada na Colômbia. Se ela não levar um mapa que mostra a localização de um tesouro sua irmã será morta, mas enquanto tenta cumprir a exigência conhece Jack Colton (Michael Douglas), um aventureiro e mercenário que a ajuda e por quem se apaixona. Juntos, os dois se envolvem em diversas aventuras.

1980 Carros Usados 

Título original: Used Cars
Roteiro:  Robert Zemeckis, Bob Gale
Elenco: Kurt Russell, Jack Warden, Gerrit Graham
Duração: 113 min 
Custo: $8 milhões de dólares
Bilheteria: $11 milhões de dólares (Nos EUA)

Rudy Russo (Kurt Russell), um vendedor de carros usados, necessita de dinheiro para concorrer ao Senado. Assim fala com Luke Fuchs (Jack Warden), seu chefe, que concorda em lhe arrumar os 10 mil dólares que ele precisa. Entretanto, um "acidente" elaborado por Roy Fuchs (Jack Warden), o irmão gêmeo de Luke e ferrenho rival nos negócios, mata Luke. Roy também tem uma revenda de carros usados do outro lado da rua e está esperando o momento para reivindicar a propriedade para si. Os empregados de Luke escondem a sua morte, para impedir que Roy herde o negócio. É quando aparece então Barbara (Deborah Harmon), a filha de Luke.

1978 Febre de Juventude 

Título original: I Wanna Hold Your Hand
Roteiro:  Bob Gale, Robert Zemeckis
Elenco:  Nancy Allen, Bobby Di Cicco, Marc McClure 
Duração: 104 min 
Custo: $2.7  milhões de dólares
Bilheteria: $1,944,682 milhões de dólares (Nos EUA)

Seis garotas de Nova Jersey, não querem perder de forma alguma a primeira aparição pública dos Beatles, nos Estados Unidos, mesmo não tendo como comprar o ingresso para o tão aguardado show da mais popular banda de rock do planeta. Dispostas a tudo, elas farão uma grande aventura cheia de surpresas e algumas desgraças. Tudo para estarem frente a frente com seus ídolos.

1973 A Field of Honor (Curta) 

1972 The Lift (Curta) 


PRODUTOR

2015 A Travessia 
2012 Bound by Flesh (Documentário)
2012 O Voo 
2011 Back for the Future (Curta)
2011 Gigantes de Aço
2011 Marte Precisa de Mães 
2010 Behind the Burly Q (Documentário)
2009 Os Fantasmas de Scrooge 
2007 A Lenda de Beowulf 
2007 A Colheita do mal 
2006 A Casa Monstro
2006 As Férias da Minha Vida
2005 The Prize Winner of Defiance, Ohio 
2005 A Casa de Cera 
2004 O Expresso Polar 
2003 Na Companhia do Medo 
2003 Os Vigaristas
2002 Navio Fantasma 
2002 Ritual 
2001 13 Fantasmas 
2000 Náufrago 
2000 Revelação 
1999 A Casa da Colina 
1997 Perversions of Science (Série de Tv) (10 episodios) 
1997 Contato 
1996 O Bordel de Sangue
1989-1996 Contos da Cripta (Série de Tv) (93 episodios) 
1996 Os Espíritos
1995 W.E.I.R.D. World (Filme para Tv)
1995 Os Demônios da Noite
1993-1994 Contos da Cripta (Série de Tv) (5 episodios) 
1993 Johnny Bago (Série de Tv) 
1992 Os Saqueadores
1992 A Testemunha Ocular
1992 A Morte lhe Cai Bem (producer) 
1992 Histórias Insólitas (Filme para Tv)


ROTEIRO

2015 A Travessia 
2009 Os Fantasmas de Scrooge 
2004 O Expresso Polar 
1996 O Bordel de Sangue 
1991-1992 Back to the Future (Série de Tv) (26 episodios) 
1992 Os Saqueadores 
1990 De Volta para o Futuro Parte III
1989 De Volta para o Futuro Parte II 
1985 De Volta para o Futuro 
1980 Carros Usados 
1979 1941 - Uma Guerra Muito Louca 
1978 Febre de Juventude (writer) 
1975 Panico e Morte na Cidader (Série de Tv) (1 episodio) 
1973 A Field of Honor (Curta) 
1972 The Lift (Curta) 


Grandes diretores também venceram o Oscar mais de uma vez. De volta para o futuro é uma referência para a cultura pop. Náufrago um dos filmes da minha vida. 
Mas Forrest Gump talvez amarre as pontas de forma mais precisa. Felizmente ele venceu o Oscar. Então aqui ele venceria mais um, não sendo injusto como a maioria dos prêmios. Mas como sobram Oscares nesta página, os outros dois saíram com os seus nas mãos.
Mas para a fotinha do Oscar, oficialmente, Forrest Gump.
Tecnologia do Blogger.