google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ROBERT ZEMECKIS - 10 FILMES ESSENCIAIS


Talentoso cineasta de Hollywood, responsável pela série "De Volta para o Futuro" e o premiado "Forrest Gump". Após ganhar experiência na televisão como montador, Zemeckis formou em 1972 uma parceria com Bob Gale, colega da universidade que coescreveria seus primeiros filmes. Um dos premiados curtas-metragens de graduação da dupla (Field of Honor,1973) impressionou Steven Spielberg, que não só produziu o primeiro longa-metragem de Zemeckis ("Febre de Juventude" de 1978, um tributo a Beatlemania) como encarregou os dois de escreverem o roteiro de seu "1941 - Uma Guerra Muito Louca".

Seguiram-se a elogiada comédia "Carros Usados' (1980) e "Tudo por uma Esmeralda", aventura com Michael Douglas e Kathleen Turner que gerou uma sequência, "A Jóia do Nilo". Seu primeiro grande sucesso veio com "De Volta para o Futuro" do ano seguinte. Esta deliciosa comédia de viagem no tempo estrelada por Michael J. Fox foi a maior bilheteria de 1985 e teve duas continuações. Além disso, o roteiro de Zemeckis e Gale foi indicado ao Oscar. Ainda em 1985, ele dirigiu um ótimo episódio da série de televisão "Histórias Maravilhosas".


"Uma Cilada para Roger Rabbit" homenageou os desenhos animados e o cinema noir, com uma combinação de animação e realidade que estabeleceu novos padrões. "A Morte lhe Cai Bem" é seu filme menos elogiado - uma comédia de humor negro sobre os excessos da vaidade, o filme recebeu o Oscar de Efeitos Especiais, realmente seu aspecto de maior interesse.

Em 1994 surgiu o grande triunfo de sua carreira: "Forrest Gump - O Contador de Histórias". Grande bilheteria e vencedor de 6 Oscars (incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator para Tom Hanks), o filme (baseado no livro de Winston Groom) combina sátira e sentimento na história do rapaz de Q.I baixíssimo que vivencia de perto os episódios mais importantes da história recente dos Estados Unidos.Em 1997 Zemeckis fez "Contato", adaptação do livro de Carl Sagan sobre o contato com extraterrestres que teve Jodie Foster no papel principal. Desde "Tudo por uma Esmeralda" seus filmes têm sido musicados por Alan Silvestri.

Ao longo de sua carreira Robert tem provado que pode trabalhar em uma trama séria cercada de efeitos especiais, façanha esta que muitos diretores não conseguem realizar, e também conquistar crítica e público alternando os mais variados estilos de filmes

E hoje é nosso homenageado nos 10 filmes essenciais:



Em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se  apaixonam perdidamente e decidem se casar. Os problemas começam anos depois, com suspeitas sobre uma conexão entre Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira e os dias de felicidade do casal vão por água abaixo.


A história real do equilibrista Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), famoso por atravessar as Torres Gêmeas usando apenas um cabo. Mesmo sem ter autorização legal para a arriscada aventura, ele reuniu um grupo de assistentes internacionais e contou com a ajuda de um mentor para bolar o plano, que sofreu diversos obstáculos poder ser finalmente executado. A travessia ocorreu na ilegalidade em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo inteiro.


Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrissagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.


Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.


Durante muito tempo, Elie Arroway (Jodie Foster) tentou manter contato com vidas extraterrestres inteligentes. Deixou de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Depois de anos seu sonho se tornou realidade. Com origem na distante estrela Vega, chega a Terra uma informação cifrada e Ellie é primeira pessoa a captá-la e a única disposta a seguir cegamente a mensagem alienígena. Esta é a sua grande chance de fazer contato, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida.


Mesmo com o raciocínio lento, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny.


Uma famosa atriz egocêntrica (Meryl Streep) rouba de uma aspirante a escritora (Goldie Hawn) o noivo (Bruce Willis), um famoso cirurgião plástico. A noiva rejeitada se torna extremamente complexada e gorda, mas após 14 anos ela lança o livro "Eternamente Jovem" e, na noite de autógrafos, está mais linda do que nunca. Despertando a atenção de todos, principalmente da atriz que, sentindo-se cada dia mais velha, acaba indo se consultar com uma mulher sensual, bela e misteriosa (Isabella Rossellini), que tem uma poção da juventude que proporciona resultados inimagináveis.


O detetive de carne e osso Eddie Valiant (Bob Hoskins) é contratado para descobrir o que está acontecendo com o coelho Roger Rabbit e sua mulher Jessica, suspeita de infidelidade. Quando Marvin Acme é encontrado morto, Roger é o principal suspeito do crime no mundo real. Para piorar a situação, um vilão quer acabar de uma vez por todas com Roger, Jessica e todos os desenhos animados.



Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Depois de encontrar sua namorada, Marty precisa voltar ao futuro (2015) para impedir que seu filho seja preso. Porém Biff, um velho inimigo de família, descobre onde Marty e o Dr. Brown esconderam a máquina do tempo e volta ao passado para entregar um livro com resultados de jogos da temporada para ele mesmo. Agora Marty e o dr. Precisam correr contra o tempo para impedir que o presente e o futuro sejam alterados pelos acontecimentos.


Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.


O ano é 1964. Os Beatles estão prestes a chegar nos Estados Unidos, e os jovens americanos estão completamente loucos. Esperançosos em fazer parte deste momento histórico estão seis adolescentes histéricos de Nova Jérsia que não desistirão de verem o quarteto em pessoa. Embarcando na primeira viagem de suas vidas, os amigos chegam a Nova Iorque, onde eles estão determinados a superarem suas chances e ver a banda em sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show.



Tecnologia do Blogger.