ANDRZEJ ZULAWSKI - FILMOGRAFIA


DIRETOR

2015 Cosmos 

Título original: Cosmos
Roteiro: Witold Gombrowicz (livro), Andrzej Zulawski
Elenco:  Sabine Azéma, Jean-François Balmer, Jonathan Genet 
Duração: 1h 43min

Numa noite de Julho, Witold foge da cidade com um amigo para ver e viver outras experiências numa distante zona rural. Acomodam-se numa pensão familiar de um casal reformado, que vive com a filha, que tem uma boca pura e virginal, e com a empregada, que por seu lado tem uma boca deformada e horrorosa. Witold fica, de imediato, atraído por aqueles lábios e desenvolve uma obsessão por ambas mulheres. E é igualmente arrastado para uma série de estranhos sinais que se interligam numa atmosfera sufocante.

2000 A fidelidade

Título original: La fidélité 
Roteiro:  Andrzej Zulawski, Madame de La Fayette (inspirado no livro "La Princesse de Clèves")
Elenco:  Sophie Marceau, Pascal Greggory, Guillaume Canet 
Duração: 1h 45min 

Clélia, uma jovem e talentosa fotógrafa, é contratada para trabalhar numa revista de escândalos a fim de renovar a imagem do grupo. Clève, editor, honesto e dotado de um certo talento literário apaixona-se por Clélia que aceita casar-se com ele. Contudo, o seu trabalho leva-a a conhecer Némo, fotógrafo especialista em reportagens-choque. A cumplicidade entre eles rapidamente se transforma numa intensa relação amorosa platônica vivida no amor de ambos pela fotografia, uma vez que o casamento de Clélia a impede de sucumbir à tentação.

1996 Szamanka 

Título original: Szamanka 
Roteiro:  Manuela Gretkowska
Elenco:  Boguslaw Linda, Iwona Petry, Piotr Machalica
Duração: 1h 50min 

Um professor de antropologia conhece uma jovem e impulsiva estudante de engenharia num apartamento que está para ser alugado. Por razões misteriosas acabam sendo atraídos um para o outro, iniciando uma relação física insana e desesperada. O professor, que na defesa de sua tese de doutorado, torna-se cada vez mais obcecado por um xamã mumificado, começa a dar sinais de desvairo enquanto é exaurido pela sexualidade voraz da estudante, conhecida apenas como “A Italiana”.

1991 A nota azul

Título original: La note bleue
Roteiro: Andrzej Zulawski 
Elenco: Marie-France Pisier, Janusz Olejniczak, Sophie Marceau 
Duração: 2h 15min

A Nota Azul (La Note bleue) é uma produção cinematográfica franco-alemã, dirigida por Andrzej Zulawski, que narra a biografia de Frédéric Chopin. Zulawski nos brinda com um bom trabalho, tanto como roteirista quanto como diretor. Ele se mostra como um dos mais talentosos realizadores em atividade. No elenco, o grande nome a ser destacado é o da jovem atriz Sophie Marceau, 25 anos de idade, com uma notável interpretação. Estreando no cinema, o pianista polonês Janusz Olejniczak se sai muito bem no papel de Chopin.
1989 Boris Godounov 

Título original: Boris Godounov
Roteiro:  Modest Mussorgsky
Elenco:  Ruggero Raimondi, Kenneth Riegel, Pavel Slabý
Duração: 1h 55min

O filme é baseado na gravação musical da famosa ópera de Modest Mussorgsky sobre os trágicos acontecimentos que cercam a decisão do czar russo Boris no início do século 17. A gravação foi feita dois anos antes das filmagens com a participação da Orquestra Sinfônica de Washington (conduzida por Mstislav Rostropovich ) e várias estrelas da ópera (o papel de Marina é cantado por Galina Vishnevskaya). Zulawski fez o filme da mesma forma que estaríamos assistindo a performance teatral. Depois passamos pelo local e, por fim, percebemos a equipe de filmagem. O diretor deliberadamente encheu a imagem com uma abundância de anacronismos fazendo as implicações sobre a história soviética e as outras ditaduras do século 20.

1989 Minhas Noites São Mais Belas que Seus Dias

Título original: Mes nuits sont plus belles que vos jours 
Roteiro: Andrzej Zulawski 
Elenco:  Sophie Marceau, Jacques Dutronc, Valérie Lagrange
Duração: 1h 50min 

Lucas inventou uma nova linguagem de computador, mas ao mesmo tempo, ele foi informado sobre sua doença terminal  o qual ele vai gradualmente perdendo sua memória. Pouco depois ele conhece Blanche, que atua  em um show itinerante bizarro. Morrendo , Lucas vai com ela para um resort  onde eles passam juntos vários dias e noites.

1988 Globo de Prata 

Título original: Na Srebrnym Globie
Roteiro: Andrzej Zulawski, Jerzy Zulawski (livro)
Elenco:  Andrzej Seweryn, Jerzy Trela, Grazyna Dylag
Duração: 2h 46min 

Um pequeno grupo de exploradores cósmicos deixa a Terra para encontrar liberdade e começar uma nova civilização.
Baseado no livro homônimo escrito por Jerzy Żuławski.


1985 A revolta do amor

Título original:  L'amour braque 
Roteiro:  Fyodor Dostoevsky (livro), Etienne Roda-Gil
Elenco:  Sophie Marceau, Francis Huster, Tchéky Karyo
Duração: 1h 41min

Após um assalto a banco bem sucedido, Micky viaja para resgatar sua namorada Mary, que foi tirado dele pelos irmãos Venin. No caminho para Paris, ele encontra Leon, um neurótico e sonhador, a quem ele e seus colegas consideram um idiota. Leon então segue Micky por toda a parte mesmo sem saber exatamente quem ele é, até encontrar Mary e se apaixonar por ela. Inspirado no romance "O Idiota", de Fiódor Dostoiévski.


1984  A mulher pública

Título original: La femme publique
Roteiro:  Dominique Garnier
Elenco: Valérie Kaprisky, Francis Huster, Lambert Wilson
Duração: 1h 53min

O filme é centrado nos encontros e desencontros de uma aspirante a atriz sem talento - Ethel (Valérie Kaprisky) - que é contratada por um jovem diretor para ser a estrela de seu novo filme, "O Possuído". A falta de experiência da protagonista tumultua as gravações, mas ao mesmo tempo desenvolve-se uma relação de amor e desejo entre Ethel e o diretor. E esta relação tornar-se mais complexa ainda com a formação de um triângulo amoroso.


1981 Possessão 

Título original: Possession
Roteiro:  Andrzej Zulawski
Elenco:  Isabelle Adjani, Sam Neill, Margit Carstensen 
Duração: 2h 4min

Desconfiado que sua esposa Anna (Isabelle Adjani) o está traindo com outro homem. Mark (Sam Neill) resolve seguir seus passos. Passando por séria crise conjugal, Mark ainda se envolve num assassinato. Seguindo os passos de Anna, Mark descobre que ela vive um bizarro relacionamento sexual com uma criatura monstruosa.

1975 O Importante é Amar 

Título original: L'important C'est D'aimer
Roteiro: Christopher Frank (livro), Christopher Frank 
Elenco:  Romy Schneider, Fabio Testi, Jacques Dutronc
Duração: 1h 49min

Uma linda e talentosa atriz está em decadência e só consegue papéis em filmes hard-core. Um fotógrafo de cena, impressionado com a sua beleza, apaixona-se à primeira vista e fará de tudo para dar a ela a grande chance de sua carreira.


1972 Diabo

Título original:  Diabel 
Roteiro:  Andrzej Zulawski
Elenco:  Malgorzata Braunek, Michal Grudzinski, Iga Mayr
Duração: 1h 59min

Durante a invasão perpetrada pelo exército prussiano à Polônia, em 1793, o jovem prisioneiro político – Jakub – é salvo por um estranho misterioso. Seguindo este estranho através do país e de volta à sua casa, Jakub tem contato com o caos, um mundo de corrupção moral, traições, barbáries e assassinatos. Presencia cenas surreais de ultra violência e insanidade. Aos poucos, sua demência faz com que ele mesmo se torne um frio assassino, até que, no final, o misterioso estranho revela qual o seu secreto objetivo.


1971 A terça parte da noite

Título original: Trzecia czesc nocy 
Roteiro:   Malgorzata Braunek, Leszek Teleszynski, Jan Nowicki
Elenco:  Andrzej Zulawski, Miroslaw Zulawski
Duração: 1h 45min 

Após se refugiar na casa de uma mulher grávida que se assemelha à sua esposa morta, o jovem a ajuda com o nascimento de seu filho, enquanto trabalha em um centro de estudos de tifo, sendo infectado com a doença para produzir vacinas. A partir daí ele experimenta várias alucinações, ao mesmo tempo em que tenta acertar as contas com a sua vida traumática e com a culpa que sente por estar vivo.

1969 Pavoncello (Curta) 

1969 Piesn triumfujacej milosci (Curta)

ATOR

 2003 Ligações Perigosas (Minisserie) 
 1985 Tristesse et beauté 
 1961 Samson, a Força Contra o Ódio 


DIRETOR ASSISTENTE

 1967 A Noite dos Generais 
 1965 Cinzas e Diamantes 
 1962 O Amor aos 20 Anos 
 1961 Samson, a Força Contra o Ódio


ROTEIRO
 2015 Cosmos
 2000 La fidélité 
 1991 La note bleue
 1989 Boris Godounov 
 1989 Mes nuits sont plus belles que vos jours 
 1988 Globo de Prata
 1987 Maladie d'amour 
 1985 L'amour braque 
 1984 La femme publique 
 1981 Possessão 
 1975 O Importante é Amar 
 1972 Diabel 
 1971 Trzecia czesc nocy 
 1969 Pavoncello (Curta) 
 1969 Piesn triumfujacej milosci (Curta)



Tecnologia do Blogger.