google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 FILMES SOBRE "SEM TETO" PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


Sem-teto é uma pessoa que não possui moradia fixa, sendo sua residência os locais públicos de uma cidade. 

É comum identificar a figura do sem-teto com a do mendigo ou do morador de rua de uma forma geral. Um sem-abrigo, pode também viver em abrigos institucionais de associações sem fins lucrativos ou instituições de solidariedade social, colocando-se frequentemente a questão da reinserção do indivíduo no mercado de trabalho. 

Considerado como um problema social, a presença de população sem-teto ocorre em praticamente todos os países. A falta de moradia geralmente resulta de condições socioeconômicas adversas, agravadas por problemas de saúde (alcoolismo, drogas, distúrbios psicológicos etc.) do indivíduo.
Fiz uma lista dedicada à esta pessoas, muitas vezes esquecidas e à margem da sociedade. A maioria dos filmes é emocionante.

Vamos aos filmes


Tahir (Anthony Mackie) e Hannah (Jennifer Connelly) são dois moradores de rua de Nova York que vivem cercados por perigos e incertezas, até que acabam se conhecendo e se apaixonando. Eles passam a encontrar força um no outro e contam como foram parar nesta situação e percebem, que juntos, podem construir uma vida melhor.

Viciada em heroína e moradora de rua, Harley (Arielle Holmes) tenta, mas não consegue se livrar do vício e do namorado abusivo Ilya (Caleb Landry Jones). Entre euforias químicas, brigas e surtos violentos, ela busca grandes momentos, aquela arrebatadora beleza encontrada em lugares inesperados.

Nas ruas de Nova York, vive George (Richard Gere). Ele está com a saúde fragilizada e não tem pra onde ir. Ele se sente sufocado pela cidade. Quando George se refugia no maior abrigo de Manhattan, o Hospital Bellevue, ainda se sente perdido, pois o ambiente é hostil e está lotado. Ele conhece Dixon (Ben Vereen). Eles tornam-se grandes amigos e agora George volta a ter esperança e deseja se aproximar da filha.

Nick (Paul Dano), 20 e poucos anos, tem a esperança de se tornar um grande escritor. Seu pai Jonathan (Robert De Niro) é um taxista alcoólatra que não vê o filho há 18 anos. Após um encontro no abrigo para sem-tetos, onde Nick trabalha como voluntário e seu pai vai procurar abrigo por uma noite, a relação deles chega a um ponto sem volta.

Um sem teto, sem nome ou passado, chega a uma cidadezinha interiorana e descobre que ela está tomada pela criminalidade e violência. Em um momento impulsivo, ele tenta defender uma prostituta dos filhos do chefão do crime local e acaba marcado a faca e jogado na sarjeta. Conforme os atos da bandidagem vão se tornando mais e mais brutais, o sem teto perde a paciência, usa suas economias e compra uma espingarda para se vingar.

Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas.

Chris Gardner é um chefe e pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todas os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em metrôs, banheiros públicos e asilos.

Romulus Ledbetter é um homem no limite entre a genialidade e a loucura. Ele teve grande formação musical e uma família, mas, graças a problemas mentais, abandonou tudo e agora é um sem-teto em Nova York, morando numa caverna do Central Park. Um dia ele encontra o corpo de um jovem sem-teto. A polícia dá pouca atenção ao caso, mas Romulus acredita que o garoto foi assassinado por um fotógrafo de renome, para quem ele havia posado. Mas quem acreditaria nele? Provar que o rapaz foi assassinado é a tarefa que pode afastá-lo de sua loucura.

Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantageia Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.


O bondoso e ingênuo Matthew acaba de sair de um hospital psiquiátrico. Forçado a passar a noite no abrigo de indigentes Fort Washington, ele faz amizade com o veterano do Vietnã Jerry. Eles passam a trabalhar juntos, limpando para-brisas por trocados que pretendem usar para recomeçar suas vidas.


Um jovem executivo muda-se para uma casa maior e com o tempo começa a sentir-se ameaçado por um mendigo que circula pela redondeza. Porém quando assassinatos ocorrem na região ele tem plena convicção que o estranho é o responsável e fica obcecado pelo fato.

Locutor de rádio larga o ofício, traumatizado após ouvinte matar várias pessoas num bar porque seguiu seus conselhos num programa. É quando encontra ex-professor que, com a morte da esposa justamente naquele bar, torna-se um mendigo insano que procura pelo Santo Graal.

Goddard Bolt (Mel Brooks) é um bilionário que aposta que sobreviverá por um mês na parte pobre de Los Angeles sem ter um níquel, um cartão de crédito ou mesmo usar a influência do seu nome. Durante este tempo descobre o outro lado da vida e conhece Molly (Lesley Ann Warren), uma mendiga por quem se apaixona, mas ainda terá de fazer todo o possível para conseguir agüentar os trinta dias, pois Vance Crasswell (Jeffrey Tambor), seu oponente, usará qualquer artifício, mesmo que seja imoral ou ilegal, para ganhar a aposta de 2 bilhões de dólares.

Uma jovem andarilha morre de frio: apenas mais uma notinha de jornal. Teria sido morte natural? Seria um caso policial ou social? O que poderíamos saber dela e como reagiriam aqueles que cruzaram seu caminho? A câmera se cola a Mona, perscrutando sua errância, uma errância obrigada, pois as portas se fecham para ela. Ela vaga, arma sua tenda, dorme com um, não dorme com outro... Retoma a estrada, pára, parte novamente: breves encontros, desesperança, vinho, solidão, frio. Ela cai num fosso, estremece, choraminga... vem a noite e a manhã é gélida.

Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) é um executivo de sucesso que, assim como um esperto mendigo Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), que vive de pequenos golpes, tem sua vida muito mudada quando dois riquíssimos corretores, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), apostam sobre qual o fator preponderante que determina o sucesso de uma pessoa. Mortimer crê que é o genético, enquanto Randolph acredita que seja o meio social. Assim fazem acontecer desgraças com Louis, enquanto Billy Ray tem uma mudança tão brusca de status que inicialmente se desconcerta, sem imaginar que agora tem a casa, o carro e o emprego de Louis.

Lee Marvin é um mendigo veterano com grande instinto de sobrevivência que se auto-intitula o "Imperador do Pólo Norte". Keith Carradine é um novato no mundo das caronas em trens incapaz de parar de contar vantagem. Ernest Borgnine, o responsável pelo trem #19, que se gaba de nunca ter permitido que um mendigo pegasse uma carona em seu trem e está disposto a matar para garantir que as coisas sigam dessa forma. A vida dos três entra em conflito quando lutam pelo poder do trem.


O excêntrico Mr. Bullock novamente está à procura de um mordomo. A filha Irene (June Allyson), passeando pela docas, conhece o mendigo Godfrey (David Niven). Mas ela nota que o homem é diferente, possuindo boas maneiras e uma classe peculiar no modo de falar. Assim Irene decide levá-lo à sua casa para contratá-lo. Mas Godfrey possui segredos de seu passado que logo serão revelados. Refilmagem de ''Irene, A Teimosa''.

Godfrey (William Powell) se faz passar por um mendigo para poder se casar com a socialite dos seus sonhos. Quando um grupo de ricaços o encontram e o convidam para ser mordomo da família, ele está pobre e vivendo debaixo de uma ponte. Quando ele vai morar na mansão, Godfrey acaba descobrindo que muitos membros da família são pessoas complicadas ou loucas, e encanta a bela Irene (Carole Lombard). Em pouco tempo ele conquista a confiança de muitos, e passa a assumir o total controle da casa.

Trina está desesperada em busca de comida e abrigo no período da Grande Depressão. Ela conhece Bill, um marginal também sem dinheiro que tentará ajudá-la. Os dois acabam se apaixonando e Trina engravida. Bill quer fugir, mas primeiro tentará arrumar dinheiro para Trina.

Vagabundo é um curta estrelando Chaplin como o personagem. Trata-se de um vagabundo que pretende ajudar uma moça contra um grupo de bandidos que a tinha roubado. Para recuperar o dinheiro, ele acaba trabalhando na fazenda do pai da moça. Ele apaixona-se por ela, mas quando o noivo dela chega, ele resolve seguir o seu caminho sozinho.


Tecnologia do Blogger.