google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TOP 10 FILMES INGLESES DA HISTÓRIA DO CINEMA

top-10-filmes-ingleses-da-historia

Cinema é um eterno aprendizado e nesta cruzada de definir os filmes mais importantes de cada país, descobri um "problema" que será facilmente detectado na lista de filmes ingleses: os filmes com "dupla cidadania".

Explicando, são filmes que foram produzidos por um país, porém dirigidos ou com elenco de outro país. Isto causa uma enorme confusão. Alguns filmes você tem certeza que é americano, por exemplo, mas a empresa que produz é inglesa. E o que manda é a produtora.

Uma das indústrias de cinema europeias mais importantes é a britânica. Por conta do sotaque tão particular da língua, o cinema tem um ar sofisticado, elegante e que tenta de certa forma, sobrepor o americano, não em quantidade, mas em excelência. O cinema do reino unido foi pioneiro.  O cineasta Edward Raymond Turner desenvolveu os primeiros filmes em cores, que patenteou um processo de imagem em movimento aditivo de 3 cores.  Seu papel no desenvolvimento de tecnologias para filmes coloridos não era muito conhecido até o National Media Museum do Reino Unido encontrar seus filmes de 110 anos e revelá-los publicamente em 12 de setembro de 2012.

Devido a fatores econômicos, momento social e volume de projetos realizados, o cinema inglês foi deixado para trás pelo americano. Na lista abaixo, um nome destoa dos demais: David Lean, que só não entrou com mais filmes porque alguns são produzidos por empresas americanas.

Confira como ficou nossa lista, que para variar, não se encerra nos 10. Acrescentei outros 20 igualmente importantes.

Boa sessão:
➤Direção: Alexander Korda

Ana Bolena (Merle Oberon), esposa do rei da Inglaterra, é executada. Sua morte é logo avisada ao rei Henrique VIII (Charles Laughton), para que possa desposar imediatamente Jane Seymour (Wendy Barrie), que lhe deu um herdeiro mas não sobreviveu ao parto. Após um casamento político com Anne de Cleves (Elsa Lanchester), Henrique VIII divorcia-se dela de forma amigável para se casar com Catarina Howard (Binnie Barnes), que apesar de ambicionar o trono era apaixonada por Thomas Culpeper (Robert Donat). Ao cometer adultério, Catarina termina sendo decapitada.

➤Direção: Alfred Hitchcock

Richard Hannay (Robert Donat) é um canadense que está de férias na Inglaterra, e que conhece uma mulher que é assassinada sob circunstâncias misteriosas. A partir daí ele se envolve em uma trama de espionagem, e literalmente algemado à cúmplice Pamela (Madeleine Carroll), que o acompanha a contragosto, eles tentam resolver o mistério dos 39 degraus antes que seja tarde. No meio dessa confusão, surge uma improvável história de amor entre Richard e Pamela. 

➤Direção: David Lean

Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.

➤Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Durante a Segunda Guerra Mundial o avião do piloto inglês Peter Carter (David Niven) é abatido. Antes de cair ele faz contato com June (Kim Hunter), operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona imediatamente. Ele salta para a morte, mas esta não chega. Surpreso com sua segunda chance, ele decide ir atrás de seu novo amor, mas um enviado do céu logo chega para levá-lo, informando que sua sobrevivência foi um equívoco.

➤Direção: Laurence Olivier

Um filme baseado em uma tragédia Shakespeariana, que conta a estória de um príncipe dinamarquês que contempla se vingar do tio que matou o seu pai, casando-se com sua mãe viúva, para usurpar o trono. Durante o processo, o príncipe fica deprimido e pensam que ele está louco, possivelmente em função do amor que ele sentia por"Ophelia". Após uma investigação,"Hamlet" a manda para longe e consegue provar que sua loucura não estava relacionada com sua paixão por ela.

➤Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

A jovem e promissora bailarina Victoria Page (Moira Shearer) é escolhida para estrelar uma nova montagem de “Sapatinhos Vermelhos” na companhia comandada por Boris Lermontov (Anton Walbrook). Lermontov, autoritário e exigente, demanda de seus bailarinos dedicação total e uma vida devotada à dança. E Victoria coloca sua grande chance em risco ao se apaixonar pelo compositor Julian Craster (Marius Goring).

➤Direção: Carol Reed

Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.

➤Direção: David Lean

Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.

Direção: Guy Hamilton

James Bond é (Sean Connery) encarregado de espionar Goldfinger (Gert Fröbe), um poderoso milionário cujas remessas de ouro espalhadas por diversos países podem esconder ações criminosas. Após ser capturado, Bond descobre que o plano de Goldfinger é bem maior do que ele imaginava: Goldfinger pretende roubar nada mais nada menos do que as reservas americanas de ouro, guardadas no Forte Knox.

Direção: Nicolas Roeg

O casal John (Donald Sutherland) e Laura Baxter (Julie Christie) estão aquecidos, dentro de uma casa de campo, enquanto os filhos, Christine (Sharon Williams) e Johnny (Nicholas Salter) brincam do lado de fora, no campo. Christine caminha com um boneco e uma bola simulando uma guerra imaginária. Johnny anda acelerado de bicicleta, até que rompe um vidro no chão. Laura procura em livros uma resposta satisfatória para uma pergunta da curiosa Christine, enquanto John estuda imagens de igrejas para o seu trabalho. A calma da família termina quando John sai correndo de casa e encontra Christine afogada no lago. Pouco depois, John e Laura se mudam para Veneza, onde ele passa a dedicar boa parte de seu tempo a um projeto de restauração de uma antiga e importante igreja. O encontro de Laura com duas irmãs escocesas – uma delas, aparentemente, médium – muda a rotina do casal na mesma época em que estranhos assassinatos intrigam a polícia da cidade.



Direção: Alfred Hitchcock

Em um pequeno recanto da Europa os passageiros de um trem ficam retidos em virtude de uma nevasca e são obrigados a pernoitar em uma pequena estalagem. Lá uma rica jovem conhece uma velha governanta e ambas combinam de se encontrarem no dia seguinte no trem. Entretanto, logo após o início da viagem a governanta desaparece e ninguém, por motivos diversos, afirma ter visto a pessoa desaparecida. Ela persiste em suas investigações e acaba convencendo um musicólogo, com quem ela tinha se desentendido na véspera.

➤Direção: Sam Wood

O filme, baseado no romance de James Hilton, conta a história do Sr. Chipping (Robert Donnar), um respeitado professor de latim, muito correto e obcecado pelo trabalho. Um dia, este homem com uma vida privada muito discreta, conhece e se apaixona pela extrovertida Katherine (Greer Garson). Sua convivência com a moça o torna mais amigável e ele ganha a confiança de seus alunos. Tudo parecia bem, mas uma tragédia acontece e muda a vida do homem novamente.

Direção: George Cukor

Paula Alquist conhece o experiente Gregory Anton e, depois de um curto namoro, acabam por se casar e passam duas semanas em lua-de-mel na Itália, onde Paula estuda ópera. De volta a Londres, o casal muda-se para o lar de uma tia de Paula, antiga e famosa estrela de ópera que fora assassinada misteriosamente - sendo que Paula foi quem encontrou o seu corpo, ainda criança. Além do casal, residem na casa as empregadas Elizabeth Tompkins, que preparou as refeições para a família durante muitos anos, e Nancy Oliver, uma empregada que se atira constantemente a Gregory desde sua contratação.

Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Clive Candy (Roger Livesey) é um veterano da Guerra dos Boers e também da Primeira Guerra Mundial. Um experiente militar inglês que cultiva valores como o cavalheirismo, a honra e a cordialidade, e acredita que todos os conflitos da vida devem ser encarados seguindo esses princípios. O que ele não percebe é que o mundo à sua volta mudou, e que agir como ele age parece ultrapassado e antiquado em tempos de Segunda Guerra Mundial. No entanto, mesmo quando ele perde a mulher para um alemão, Clive se mantém fiel a tudo que acredita e segue adiante com a teimosia um bom soldado.

Direção: David Lean

Phillip, apelidado de "Pip", é um garoto órfão que vive com a megera de sua irmã mais velha e com o marido dela, Joe Gargery, um bondoso ferreiro. Certo dia, quando se encontra no cemitério em visita aos túmulos de seus pais, ele é abordado por um condenado fugitivo, Abel Magwitch, que o ameaça caso não volte no dia seguinte trazendo-lhe comida e uma lima para remover suas correntes. Com receio das ameaças recebidas, no dia seguinte ao acordar, Pip volta ao cemitério levando uma das limas do ferreiro e um pouco de comida. Surge uma relação que mudará a vida de ambos.

Direção: Robert Hamer

Na véspera de sua execução, Louis (Dennis Price), condenado à morte, começa a recordar toda sua vida. Tudo começou quando sua mãe, uma bela jovem que pertencia à aristocracia, decidiu fugir de casa e se casar com um cantor de ópera. Ela logo ficou viúva, mas continuou sendo rejeitada pela família, que sequer permitiu que ela fosse enterrada no mausoléu da família anos mais tarde. Revoltado, Louis jurou vingar-se de todo o clã e recuperar seu título de nobreza.

Direção: David Lean

Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. O coronel Nicholson, que está à frente dos prisioneiros, é o oficial britânico que procura uma forma de elevar o moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de consegui-lo, tendo-os ocupados na construção e fazendo-os sentirem-se orgulhosos da obra. Por sua vez, o major americano Shears, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Ao final, ele o consegue e, contra a sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte no instante em que passasse o primeiro trem, para anular a rota de transporte de armas dos japoneses, que pretendiam utilizá-la para invadir a Índia.

Direção: Terence Fisher

No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker (John Van Eyssen) vai até o castelo do Conde Drácula (Christopher Lee), mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy (Carol Marsh) a não ir. Ao chegar lá ele é atacado por uma vampira, e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing (Peter Cushing), um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou um deles. Depois de enfiar uma estaca em Harker, ele sai em busca de Lucy e da família da moça, que correm perigo. Drácula está se aproximando, mas Van Helsing está determinado a acabar com o Conde, custe o que custar.

Direção: Michael Powell

Mark Lewis (Karlheinz Böhm) é foquista num estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.

Direção: Jack Clayton

Inglaterra, durante o era Vitoriana: dois irmãos, Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephens), moram com seu tio em uma antiga casa após ficarem órfãos. Os meninos são deixados aos cuidados da senhorita Giddens (Deborah Kerr), uma governanta muito competente, que ganha total liberdade de criação dos meninos. Porém, as duas crianças começam a serem possuídas por espíritos que habitavam a casa. Cabe a Giddens salva-las e exorcizar os espíritos que rondam a casa.

Direção: Terence Young

O agente 007 está de volta e, desta vez, sua missão é enfrentar uma misteriosa organização criminosa conhecida apenas como SPECTRE. Os russos estão atrás de um dispositivo decodificador e usam a encantadora Tatiana para seduzir James Bond. O charmoso espião viaja para Istambul e tenta escapar de uma série de encontros mortais com o inimigo.

Direção: Richard Lester

O ano é 1964 e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música - se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e ao mesmo tempo cumprir seus compromissos firmados.

Direção: Lindsay Anderson

Mick Travis(famoso, Malcom McDowell de Laranja Mecânica), é um garoto como os outros que é reprimido e vive uma vida monótona junto com outros 3 amigos. A diferença é que os 3 são os mais antissociais e vivem em quarto cheio de representações e fotos de mulheres, cenas de autoridades e líderes revolucionários como Che Guevara, claro. Nisso, os castigos que vão tendo tornam-se mais constantes cada vez mais que tentam sair daquela academia, repreendidos até mesmo por vários outros alunos que receberam cargos de “autoridade”. Ao conhecerem uma jovem ela se junta à rebelião e a causa deles, ajudando como uma presença feminina e não menos liberal em busca da liberdade.

Direção: Ken Loach

Billy Casper é um menino atormentado da classe trabalhadora, que é submetido a abusos tanto na escola como em casa. Filho de uma mãe solteira, a existência de Billy é sombria, até quando ele se interessa por falcoaria e começa a treinar um gavião que ele encontra em uma fazenda próxima. Enquanto Billy forma uma ligação estreita com o falcão, a sua vida miserável e o ambiente hostil provam ser um desafio para o menino e seu pássaro.

Direção: John Schlesinger

Alex (Glenda Jackson) é uma mulher divorciada e Daniel (Peter Finch) é um médico bem de vida. Além de usarem o mesmo serviço de atendimento, eles também compartilham Bob Elkin (Murray Head), um jovem que realiza os favores sexuais dos dois, pulando entre a cama de um e outro. Alex e Daniel estão cientes da existência um do outro e da situação, mas preferem viver assim ao invés de ficarem sem Bob. Porém, viver em um final de semana chuvoso em Londres pode ser complicado.

Direção: Fred Zinnemann

Ao descolonizar a Argélia, Charles de Gaulle provocou o descontentamento de parte da sociedade francesa e de oficiais de direita do exército francês. Uma organização clandestina conhecida como OAS, formada por antigos militares desertores, contrata um assassino profissional conhecido apenas como Chacal. Chacal tem sua identidade incógnita em virtude de ter trabalhado como assassino para vários serviços secretos (inclusive a CIA e o SIS) no pós-guerra. Ele começa por planejar a morte do famoso presidente francês para o dia 25 de Agosto de 1963 e, implacavelmente, vai eliminando tudo que possa interferir na sua missão. Cabe ao comissário de polícia Loyd tentar capturar Chacal antes que este consuma seu atentado.

Direção: Terry Jones

O filme conta a história de Brian, um homem da Judeia que vive uma vida paralela à de Jesus Cristo e se alia a grupos contra o domínio romano. Na segunda metade do filme, uma multidão pensa que ele é o salvador da humanidade e seguem-no como um grande sábio, mas ele nunca teve a intenção de dar essa impressão e apenas deseja ver-se livre de toda aquela gente. Mas Brian é um predestinado, e acaba por viver cenas bíblicas e ter que enfrentar desafios semelhantes aos do Messias.

Direção: Richard Attenborough

Os acontecimentos mais importantes da vida de Mohandas Gandhi, o líder indiano que enfrentou o domínio britânico sobre seu país. Dedicado ao conceito de resistência não-violenta, ele é inicialmente rejeitado por autoridades inglesas, incluindo o influente Lorde Irwin, mas suas causas acabam se tornando reconhecidas internacionalmente e seus protestos levam a Índia a conquistar sua independência.

Direção: Kenneth Branagh

Adaptação para o cinema da peça de Shakespeare sobre o heroico e cruel rei Henrique V, ou Henry V da Inglaterra, que era determinado a reivindicar o reino da França. A dúvida de Henry e a baixa moral de seu exército não permitem uma vitória que uniria os dois países e que daria a Henry uma rainha. No entanto, a sua absoluta determinação e seus discursos apaixonados fazem com que seus homens estejam prontos para a mais sangrenta das batalhas - Agincourt.

➤Direção: Kenneth Branagh

Após terminar seus estudos Hamlet (Kenneth Branagh), Príncipe da Dinamarca, retorna para o Palácio de Elsinore e encontra seu tio Claudius (Derek Jacobi) casado com Gertrude (Julie Christie), sua mãe. Bernardo (Ian McElhinney), Horatio (Nicholas Farrell) e Marcellus (Jack Lemmon), três amigos de Hamlet, falam a ele sobre um fantasma que parece ser seu falecido pai, que morreu há poucos meses. Hamlet acaba vendo aparição e a segue através do bosque. Ao encontrá-la, ela diz que precisa ser vingado, pois, apesar de se ter tido que o falecido monarca morreu devido uma picada de cobra, a aparição afirma que a serpente que picou seu pai usa agora sua coroa e que, de uma única vez, tudo lhe foi tirado: a vida, a coroa e a rainha. Hamlet jura vingança e quando o rei e a rainha mandam vir amigos de Hamlet, para ver o que está com ele, o jovem príncipe assume um ar de louco e faz alguns atores representarem "A Morte de Gonzaga" que, com algumas modificações, fica bastante similar ao assassinato de seu pai. A reação de Claudius comprova que ele matou realmente o ex-soberano e a vingança agora uma questão de tempo. Mas várias tragédias estão reservadas para Elsinore.


A Versátil lançou “Filme Noir Britânico”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 4 clássicos filmes noir ingleses¸ incluindo a inédita versão recentemente restaurada da obra-prima “O Terceiro Homem”, de Carol Reed (“Agonia e Êxtase”),  acompanhada por mais de uma hora de vídeos extras, incluindo depoimentos e documentários. Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 1

☛ O TERCEIRO HOMEM
(The Third Man, 1949, 105 min.)
De Carol Reed. Com Joseph Cotten, Orson Welles, Alida Valli.

Escritor viaja para a sombria Viena do pós-guerra e acaba por investigar a misteriosa morte de um velho amigo. Um dos maiores filmes noir de todos os tempos. Inesquecível música-tema de Anton Karas. Palma de Ouro em Cannes.

☛ NÃO ENVIEM ORQUÍDEAS PARA MISS BLANDISH
(No Orchids for Miss Blandish, 1948, 103 min.)
De St. John Legh Clowes. Com Jack La Rue, Hugh McDermott, Linden Travers.

Após fracassada tentativa de roubo, ladrões sequestram a filha de um magnata. Polêmica primeira adaptação do romance de James Hadley Chase que depois seria filmado por Robert Aldrich como “Resgate de uma Vida” (1971).


DISCO 2

☛ PREPARE-SE PARA MATAR
(Payroll, 1961, 104 min.)
De Sidney Hayers. Com Michael Craig, Françoise Prévost, Billie Whitelaw.

Uma gangue brutal planeja roubar os salários de uma fábrica, mas o plano dá errado quando a empresa começa a usar um carro-forte. Sensacional filme de assalto (heist movie) na tradição de “O Segredo das Joias” e “O Grande Golpe”. 

☛ A LÂMPADA AZUL
(The Blue Lamp, 1950, 84 min.)
De Basil Dearden. Com Jack Warner, Dirk Bogarde, Jimmy Hanley.

A rotina diária de dois policiais londrinos é interrompida por um assassino. Com uma abordagem realista, este é um dos mais influentes filmes noir ingleses, além de trazer o primeiro papel importante do astro Dirk Bogarde (“O Criado”).

INFORMAÇÕES DA CAIXA

Títulos em português: O Terceiro Homem, Não Enviem Orquídeas para Miss Blandish, Prepare-se para Matar, A Lâmpada Azul
Títulos originais: The Third Man, No Orchids for Miss Blandish, Payroll, The Blue Lamp
País de produção: Inglaterra
Ano de produção: 1948-61
Gênero: Policial
Direção: Carol Reed, St. John Legh Clowes, Sidney Hayers, Basil Dearden
Elenco: Joseph Cotten, Orson Welles, Alida Valli, Jack La Rue, Hugh McDermott, Linden Travers, Michael Craig, Françoise Prévost, Billie Whitelaw, Jack Warner, Dirk Bogarde, Jimmy Hanley.
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.66:1
Tempo de duração: 396 min.
Região: 4
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

EXTRAS:

Extras do filme "O Terceiro Homem" (72 min.), Especiais sobre os outros filmes (8 min.)

Adquira aqui 
”Versátil




Tecnologia do Blogger.