BRIAN DE PALMA - FILMOGRAFIA

DIRETOR

2012 Paixão 

Título original: Passion
Roteiro:  Brian De Palma, Natalie Carter
Elenco:  Rachel McAdams, Noomi Rapace, Karoline Herfurth
Duração: 102 min

O escritório de uma proeminente corporação multinacional serve como ambientação para uma disputa de poder entre duas mulheres contemporâneas. Isabelle tem uma admiração sem limites por sua superior direta, Christine, uma mulher bastante experiente nos jogos do poder. Christine gosta de manipular Isabelle, permitindo que ela cresça um passo de cada vez, levando-a a mergulhar fundo em um jogo de sedução e manipulação, de dominação e servidão.

2007 Guerra Sem Cortes 

Título original: Redacted
Roteiro: Brian De Palma
Elenco:  Patrick Carroll, Rob Devaney, Izzy Diaz
Duração: 90 min

Misturando documentário e ficção, o filme mostra diversas histórias sobre um pequeno grupo de soldados norte-americanos em combate no Iraque, mostrando como cada um dos lados é afetado pelo conflito e o que acontece quando ambos se encontram.

2006 Dália Negra 

Título original: The Black Dahlia
Roteiro:  Josh Friedman, James Ellroy (livro)
Elenco:  Josh Hartnett, Aaron Eckhart, Scarlett Johansson
Duração:  121 min

Dália Negra' é uma história de obsessão, amor, corrupção, cobiça e devassidão, baseada na história real de um violento crime que chocou e fascinou os Estados Unidos em 1947 – caso que permanece até hoje sem solução. Os detetives e ex-boxeadores Lee Blanchard e Bucky Bleichert são encarregados da investigação do brutal assassinato da aspirante a estrela Elizabeth Short, conhecida como a 'Dália Negra'. A obsessão que os dois desenvolvem por ela acaba por arruinar suas vidas. 

2002 Femme Fatale 

Título original: Idem
Roteiro: Brian De Palma
Elenco:  Rebecca Romijn, Antonio Banderas, Peter Coyote 
Duração: 114 min

Laura Ash (Rebecca Romjin-Stamos) é uma linda mulher que é também mestre na arte da manipulação. Após ter um papel crucial em um assalto de jóias, ela repentinamente decide deixar para trás sua carreira criminosa. Reinventando a si mesmo como a respeitável esposa do embaixador norte-americano na França, Laura quer agora fugir dos holofotes e atrair a menor atenção possível. Porém, um repórter paparazzi, Nicolas Bardo (Antonio Banderas), fica atraído por sua beleza e decide segui-la. Subitamente exposta pelas lentes de Nicolas, Laura passa a ser vulnerável aos ataques de seus inimigos e decide usar seus talentos e o instinto voyeurístico de Nicolas para criar uma nova identidade para si e escapar novamente.

2000 Missão: Marte 

Título original: Mission to Mars
Roteiro: Lowell Cannon, Jim Thomas
Elenco:  Tim Robbins, Gary Sinise, Don Cheadle
Duração: 114 min 

Uma missão é enviada a Marte, com o objetivo de resgatar os tripulantes de uma nave lançada anteriormente e que perdeu o contato com a Terra após ser tomada por uma misteriosa tempestade de areia. Lá chegando, descobrem um dos membros ainda vivo. Juntos, eles terão que enfrentar os perigos do planeta vermelho.

1998 Olhos de Serpente 

Título original: Snake Eyes
Roteiro:  Brian De Palma, David Koepp
Elenco:  Nicolas Cage, Gary Sinise, John Heard
Duração: 98 min

Policial corrupto (Nicolas Cage) presencia assassinato de político famoso em arena de boxe. Ele ajuda um velho amigo (Gary Sinise), que fazia a segurança do político, a tentar encontrar o responsável pelo crime. E acaba tendo que bancar o herói para desvendar a trama.

1996 Missão: Impossível 

Título original: Mission: Impossible
Roteiro:  David Koepp
Elenco: Tom Cruise, Jon Voight, Emmanuelle Béart
Duração: 110 min

Durante uma missão de rotina em Praga, Ethan Hunt e seu grupo de agentes caem numa emboscada. Ethan descobre que apenas ele e uma outra agente sobreviveram. Ao ser acusado de ser o traidor que falhou a missão ele foge e tenta provar sua inocência, mas o verdadeiro inimigo está dentro da própria agência

1993 O Pagamento Final 

Título original: Carlito's Way
Roteiro:  David Koepp
Elenco: Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller
Duração: 144 min

Advogado (Sean Penn) tira gângster (Al Pacino) da cadeia usando brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha. Mas o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar a vida ao lado da namorada nas Bahamas.

1992 Síndrome de Caim 

Título original: Raising Cain
Roteiro: Brian De Palma
Elenco: John Lithgow, Lolita Davidovich, Steven Bauer
Duração: 91 min

Carter Nix (John Lithgow) é um famoso psicólogo de crianças que ama muito sua filha de dois anos. Na verdade ele a estuda constantemente, tanto que a garota vive cercada por câmeras. Além disto, Carter está roubando bebês para uma experiência psicológica. No entanto, Jenny (Lolita Davidovich), sua esposa, nada sabe disto e vai levando a sua vida secreta onde tem um caso extraconjugal, que a faz negligenciar seus deveres como mãe. Entretanto, um aumento de sequestros de crianças na região a faz suspeitar que Carter esteja recriando um experimento de controle de mentes para o pai dele, um psicologista desacreditado, mas também está acontecendo algo que Jenny nem imagina.

1990 A Fogueira das Vaidades 

Título original: The Bonfire of the Vanities
Roteiro:  Michael Cristofer 
Elenco:  Tom Hanks, Bruce Willis, Melanie Griffith
Duração: 125 min

Sherman McCoy (Tom Hanks) é um grande corretor de Wall Street que ganha comissões milionárias e tem a sua vida modificada bruscamente quando ao ir com Maria Ruskin (Melanie Griffith), sua amante, para Manhattan, erra o caminho e vai parar no Bronx. Lá ele atropela um negro, fazendo com que este fato seja o ponto de partida da sua ruína e também o início da meteórica ascensão de Peter Fallow (Bruce Willis), um jornalista desconhecido.

1989 Pecados de Guerra 

Título original: Casualties of War
Roteiro: David Rabe 
Elenco:  Michael J. Fox, Sean Penn, Don Harvey
Duração: 113 min 

Pecados de Guerra é baseado na história real de um esquadrão de soldados retidos no pântano moral dos tempos da guerra do Vietnã. Testemunha de um crime em uma vila, o soldado Eriksson é forçado a permanecer sozinho contra seus companheiros e seu oficial de comando, o sargento Meserve, um homem poderoso e carismático pressionado ao limite da barbárie pelo terror e brutalidade do combate.

1987 Os Intocáveis 

Título original: The Untouchables
Roteiro: David Mamet
Elenco: Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro
Duração: 119 min

O filme lançou Kevin Costner ao estrelato, vivendo o incorruptível policial Eliott Ness. Na Chicago de 1930, onde vigora a Lei Seca, Ness organiza um grupo de policiais (que se denominam intocáveis) e parte para combater Al Capone (Robert De Niro) e sua quadrilha de gângsters. O filme tem o toque da câmera muito móvel e inquieta de Brian De Palma, mestre em provocar emoções e conduzir o espectador para onde ele desejar.

1986 Quem Tudo Quer, Tudo Perde 

Título original: Wise Guys
Roteiro: George Gallo, Norman Steinberg
Elenco:  Danny DeVito, Joe Piscopo, Harvey Keitel
Duração: 100 min

Harry Valentini (Danny DeVito) e Moe Dickinstein (Joe Piscopo) são dois integrantes da máfia. Quando eles falham numa tarefa de eliminar um gangster rival, recebem a missão de assassinar um ao outro.

1984 Dublê de Corpo 

Título original: Body Double
Roteiro:  Robert J. Avrech, Brian De Palma
Elenco:  Craig Wasson, Melanie Griffith, Gregg Henry
Duração: 114 min

O fracassado e claustrofóbico ator de filmes B Jake Scully acaba recebendo uma proposta irrecusável de Sam Bouchard: ficar no belo apartamento de um amigo seu enquanto procura lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. No novo apartamento, ele presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha, e passa a persegui-la e a querer ajudá-la, mas não sabe o perigo que estará correndo.

1983 Scarface 

Título original: Idem
Roteiro: Oliver Stone
Elenco:  Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Steven Bauer
Duração: 170 min 

Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.

1981 Um Tiro na Noite 

Título original: Blow Out
Roteiro: Brian De Palma
Elenco: John Travolta, Nancy Allen, John Lithgow
Duração: 107 min 

Jack (John Travolta) é um jovem que trabalha em uma produtora de filmes B. Certa noite, ele gravava alguns ruídos incidentais para usá-los num próximo trabalho e acaba testemunhando o acidente de carro que mata um candidato à presidência e fere sua amante Sally (Nancy Allen). Ao tentar reconstituir os acontecimentos, através das gravações, Jack se envolve em uma conspiração.

1980 Vestida Para Matar 

Título original: Dressed to Kill
Roteiro:   Brian De Palma
Elenco: Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen 
Duração: 105 min 

Um terapeuta de Manhattan, o Dr. Robert Elliott, enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida - usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e perturbadores desejos.

1980 Terapia de Doidos 

Título original: Home Movies
Roteiro:  Kim Ambler, Brian De Palma
Elenco: Nancy Allen, Mary Davenport, Kirk Douglas
Duração: 90 min

O dr. Tuttle (Kirk Douglas), conhecido como "O Maestro", comanda a produção de um frenético filme cult intitulado "Terapia de Estrela", no qual exorta os discípulos para colocarem seus nomes acima do título na vida real. Para provar o provérbio, ele tem sua própria vida continuamente filmada com ele mesmo como diretor e estrela. O Maestro escolhe um estudante infeliz, Denis Byrd (Keith Gordon), por ser totalmente ineficaz e "um extra em sua própria vida". Denis tenta pôr seu nome acima do título se filmando dormindo, comendo e procurando Kristina (Nancy Allen), a namorada de James (Gerrit Graham), seu irmão mais velho, pois se sente bem atraído por ela.

1978 A Fúria 

Título original: The Fury
Roteiro:  John Farris
Elenco:  Kirk Douglas, John Cassavetes, Carrie Snodgress
Duração: 118 min

Um elaborado jogo de controle mental inicia-se quando o filho (Andrew Stevens) de um agente do governo (Kirk Douglas) é sequestrado por causa de seus poderes psicocinéticos. Desesperado para encontrá-lo, seu pai contrata uma garota (Amy Irving) com habilidades psíquicas semelhantes às de seu filho. Ela logo descobre que o rapaz é prisioneiro de um órgão secreto do governo dos EUA e que está sendo utilizado para perigosas experiências mentais - e programado para matar.

1976 Carrie, a Estranha 

Título original: Idem
Roteiro:  Stephen King (livro), Lawrence D. Cohen 
Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving
Duração: 98 min 

Carry White, é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe, que é uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie, foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie, para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie, ridicularizada em público, mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos a sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.

1976 Trágica Obsessão 

Título original: Obsession
Roteiro:  Brian De Palma, Paul Schrader
Elenco:  Cliff Robertson, Geneviève Bujold, John Lithgow
Duração: 98 min 

Michael Courtland é um importante homem de negócios em New Orleans. Mas sua feliz rotina familiar é interrompida quando a mulher e a filha são sequestradas e tragicamente mortas durante o resgate. Muitos anos depois, o empresário está na Itália a negócios quando conhece e se apaixona por uma mulher que guarda incrível semelhança com sua falecida esposa.

1974 O Fantasma do Paraíso 

Título original: Phantom of the Paradise
Roteiro: Brian De Palma
Elenco:  Paul Williams, William Finley, Jessica Harper
Duração: 92 min

Swan (Paul Williams) é um famoso produtor de discos, que rouba de Winslow Leach (William Finley), um desconhecido compositor, uma cantata que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo. Winslow tenta protestar, mas acaba sendo incriminado por Swan e é condenado à prisão perpétua como traficante, sendo enviado para Sing Sing. Enquanto Swan planeja usar a música roubada para inaugurar o "Paraíso", uma nova casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock, Winslow consegue fugir da prisão. Ele pretende se vingar de Swan, mas sofre um terrível acidente em uma prensa de disco, que deixa seu rosto desfigurado. Perseguido por um guarda, Winslow acaba caindo em um rio, sendo dado como morto. Porém alguns acidentes começam a acontecer quando Swan está prestes a inaugurar o "Paraíso".

1973 Irmãs Diabólicas 
Título original: Sisters
Roteiro: Brian De Palma, Louisa Rose
Elenco:  Margot Kidder, Jennifer Salt, Charles Durning
Duração: 93 min

Irmãs siamesas, criadas por freiras num orfanato, são finalmente separadas depois de vários anos vivendo literalmente unidas. Mas a separação causa um transtorno irreparável e as irmãs passa a rivalizar uma com a outra. É nesse cenário que surge um assassinato, e uma das gêmeas está diretamente ligada ao crime.

1972 O Homem de Duas Vidas 

Título original: Get to Know Your Rabbit
Roteiro: Jordan Crittenden
Elenco:  Tom Smothers, John Astin, Susanne Zenor
Duração: 91 min

Jovem negociante (Tom Smothers) procura um mágico experiente (Orson Welles) com o objetivo de aprender certas habilidades para usá-las contra seus cínicos e mesquinhos patrões. Ele torna-se um bom dançarino de sapateado, mas ele vai ser capaz de se livrar e seu antigo patrão?

1970 Olá, Mamãe! 

Título original: Hi, Mom!
Roteiro:  Brian De Palma , Charles Hirsch 
Elenco:  Robert De Niro, Allen Garfield, Lara Parker
Duração: 87 min

Um veterano do Vietname muda-se para um apartamento e começa a filmar as pessoas dos prédios à sua frente, numa obsessão voyeurista que acaba por levá.lo ao contacto com um grupo radical extremista.

1970 Dionysus  

Título original:  Dionysus in '69 
Diretores:  Brian De Palma, Richard Schechner
Roteiro:  William Arrowsmith, Euripides (peça)
Elenco:  Remi Barclay, Samuel Blazer, Jason Bosseau
Duração: 85 min

Peça filmada por Brian De Palma baseada na clássica tragédia grega "As Bacantes" de Eurípides. O espetáculo é realizado por membros do "The Performance Group", um grupo de teatro experimental de New York City, que fizeram sua própria interpretação do texto.

1969 Festa de Casamento 

Título original: The Wedding Party
Diretores:  Brian De Palma, Wilford Leach, Cynthia Munroe
Roteiro:  Brian De Palma, Wilford Leach, Cynthia Munroe
Elenco:  Valda Setterfield, Raymond McNally, John Braswell
Duração: 92 min

Comedia que tem como tema o desenrolar da véspera de uma festa de casamento.(O filme é bem raro) .Inicio de carreira de Bobby de Niro, nesse raro e também trabalho de inicio do De palma.

1968 Quem Anda Cantando Nossas Mulheres 

Título original: Greetings
Roteiro: Charles Hirsch, Brian De Palma
Elenco:  Jonathan Warden, Robert De Niro, Gerrit Graham
Duração: 88 min

Filme episódico sobre três amigos: Paul, rapaz tímido em busca de uma paixão; Lloyd, um maluco com idéias conspiratórias; e Jon, um aspirante a diretor de cinema e voyeur inveterado. Vencedor do Urso de Prata em Berlim, o filme satiriza os modismos culturais e problemas políticos dos anos 1960, como o sexo livre, a libertação feminina, o assassinato de Kennedy, a guerra do Vietnã e os filmes amadores.

1968 Murder à la Mod 

Título original: Murder à la Mod 
Roteiro: Brian de Palma
Elenco:  Andra Akers, William Finley, Margo Norton
Duração: 80 min

Karen quer ajudar seu namorado Christopher, um cineasta amador, a levantar dinheiro suficiente para que ele possa se ​​divorciar de sua esposa. Enquanto isso, o alegre brincalhão psicopata Otto anda pelo prédio onde Christopher está filmando um filme para adultos de baixo grau, a fim de se manter à tona.

1966 Show Me a Strong Town and I'll Show You a Strong Bank (curta) 

1966 The Responsive Eye (Documentário) 

1965 Bridge That Gap (curta)

1964 Jennifer (curta) 

1962 Woton's Wake (curta) 

1961 660124: The Story of an IBM Card (curta) 

1960 Icarus (curta) 



Difícil esta. Ele possui obras inspiradas. Mas dentre ótimos suspenses, o filme mais harmonioso, com atuações de grandes atores no auge foi "Os intocáveis". E o filme mais emblemático é "Scarface". Ficamos com "Os intocáveis" pelo conjunto (trilha, edição, atuação, direção).
ROTEIRO

 2012 Paixão 
 2007 Guerra Sem Cortes 
 2006 Almas Gêmeas 
 2002 Femme Fatale 
 1998 Olhos de Serpente  
 1992 Síndrome de Caim 
 1984 Dublê de Corpo 
 1981 Um Tiro na Noite 
 1980 Vestida Para Matar 
 1980 Terapia de Doidos 
 1976 Trágica Obsessão 
 1974 O Fantasma do Paraíso 
 1973 Irmãs Diabólicas 
 1970 Olá, Mamãe! 
 1969 Festa de Casamento 
 1968 Quem Anda Cantando Nossas Mulheres 
 1968 Murder à la Mod 
PRODUTOR

 1998 Olhos de Serpente 
 1990 A Fogueira das Vaidades 
 1984 Dublê de Corpo 
 1980 Terapia de Doidos 
 1976 Carrie, a Estranha 
 1969 Festa de Casamento 

Tecnologia do Blogger.