ROBIN HOOD NO CINEMA / TV


Robin Hood  é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava da nobreza para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado por seus amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Ficou imortalizado como "Príncipe dos ladrões" . Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra.

ROBIN HOOD (1922)

Título Original: Idem
Direção: Allan Dwan
Elenco:  Wallace Beery, Sam De Grasse, Enid Bennett 
Duração: 143 min

Após voltar de uma Cruzada Robin de Locksley , um jovem cavaleiro, descobre que seu pai, Lorde de Locksley, foi morto pelos seguidores do xerife de Nottingham, que por sua vez é partidário do Príncipe João, que tudo fará pra que Ricardo Coração de Leão  não volte ao poder. Robin é visado pelos usurpadores e foge, mas sempre acompanhado.Eles vão parar na Floresta de Sherwood, onde são atacados por camponeses que, para sobreviver, atacam os guardas do xerife. Logo Robin se une ao bando e planejam trazer Ricardo de volta ao poder. Em meio à sua luta, Robin é ajudado por Marian , uma bela donzela por quem se apaixona. 

AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD (1932)

Título Original: The Adventures of Robin Hood
Direção:  Michael Curtiz, William Keighley
Elenco:  Errol Flynn, Olivia de Havilland, Basil Rathbone
Duração: 102 min

No século XII, quando o rei da Inglaterra Ricardo Coração-de-Leão (Ian Hunter) é sequestrado na Áustria ao retornar das Cruzadas, o príncipe John (Claude Rains) tenta usurpar o trono, favorecendo os normandos invasores em detrimento dos saxões. Contra esta situação o nobre Robin Hood (Errol Flynn) organiza nas florestas de Sherwood um bando de salteadores e rebeldes. Enquanto ataca os normandos e rouba dos ricos para dar aos pobres, Robin se apaixona por Marian (Olivia de Havilland), protegida do rei Ricardo, que o príncipe quer casar com o arrogante Sir Guy (Basil Rathbone).


FILHO DE ROBIN HOOD (1946) 

Título Original: The Bandit of Sherwood Forest
Direção: Henry Levin, George Sherman
Elenco:  Anita Louise, Jill Esmond, Edgar Buchanan
Duração: 86 min

Robert de Nottingham capitanear os temidos arqueiros da Floresta de Sherwood, cuja missão é fazer valer a justiça, na Inglaterra. A Crown foi novamente usurpou o rei legítimo e deve ser restaurado ao trono. Para ser bem sucedido, Robert terá a ajuda da rainha e da bela Catherine.


CAVALEIRO DE SHERWOOD (1950)

Título Original: Rogues of Sherwood Forest
Direção: Gordon Douglas
Elenco:  John Derek, Diana Lynn, George Macready
Duração: 79 min

Este é um dos bons filmes "água com açúcar" feitos sobre Robin Hood. Redondinho, bem feitinho. Fora da história tradicional, retrata uma época pós os acontecimentos dos filmes normais do herói. Nesta, Robin, já como Conde de Huntingtong, alia-se ao filho para defender a Rainha mãe e a bela Lady Catherine.


ROBIN HOOD, O JUSTICEIRO (1952)

Título Original: The Story of Robin Hood and His Merrie Men
Direção: Ken Annakin
Elenco:  Richard Todd, Joan Rice, Peter Finch 
Duração: 84 min 

Versão da Disney do clássico onde o jovem Robin Hood, apaixonado por Marian, entra num concurso de tiro com arco e flechas com seu pai no palácio do rei. No caminho para casa, seu pai é assassinado por capangas do príncipe John. Robin leva uma vida foragida da lei, juntando seu bando de homens alegres e liderando-os a Sherwood Forest, para vingar a morte de seu pai e ajudar as pessoas da região que o príncipe explora através de impostos.


AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD  - SÉRIE DE TV (1955 - 1960)

Título Original: The Adventures of Robin Hood
Direção : Terry Bishop (mais episódios) e outros.
Elenco:  Richard Greene, Victor Woolf, Archie Duncan
Duração: 25 min / episódio num total de 143 episódios divididos em 4 temporadas 

Século XII. Robin de Locksley (Richard Greene), um nobre, é forçado a virar um fora-da-lei para corrigir os erros cometidos pelos ricos e poderosos contra os pobres e indefesos. Morando na floresta de Sherwood e recebendo o nome de Robin Hood, ele ganha seguidores dispostos a trazer justiça para o povo.


ROBIN HOOD - O INVENCÍVEL (1960)

Título Original: Sword of Sherwood Forest
Direção : Terence Fisher
Elenco:  Richard Greene, Peter Cushing, Niall MacGinnis
Duração: 1h 20 min

O xerife de Nottingham (Peter Cushing) planeja confiscar a propriedade do Senhor de Bawtry, um nobre que morreu na Cruzada. O arcebispo de Canterbury, Hubert Walter (Jack Gwillim), é contra este plano e o xerife planeja eliminá-lo. Robin Hood (Richard Greene) é convidado a realizar o assassinato do arcebispo para os conspiradores, liderados pelo Conde de Newark (Richard Pasco) e Lord Melton (Oliver Reed), mas, ao perceber quem é o alvo pretendido, resolve ajudar o Arcebispo. Lady Marian (Sarah Branch) também quer conhecer o arcebispo para que ela possa conceder liberdade à família de um homem assassinado pelos homens do xerife e ela também está ansiosa para encontrar Robin novamente, pois o conheceu quando achava que ele era um fora da lei comum, mas agora percebe que ele está do lado do bem.



ROBIN HOOD (1973)

Título Original: Idem
Direção: Wolfgang Reitherman
Elenco:  Brian Bedford, Phil Harris, Roger Miller
Duração: 83 min 

Robin Hood e seus amigos lutam para devolver o trono da Inglaterra ao Rei Ricardo e impedir que o Príncipe João, continue com a abusiva cobrança de impostos, mas esta não é a única batalha para Robin Hood, que também quer conquistar o coração de Marian.


ROBIN HOOD, O TRAPALHÃO DA FLORESTA (1974)

Título Original: Idem
Direção: J.B. Tanko
Elenco:  Renato Aragão, Dedé Santana, Luiz Cacetada
Duração: 78 min

Robin Hood é ferido numa luta contra os capangas do ganancioso fazendeiro João Climério. Este pretende tomar as terras do meio-irmão Ricardo, em viagem pela África, e evitar que a sobrinha Catarina entre na posse dos bens do pai. O grupo de robinianos escolhe Zé Grilo para passar por Robin enquanto este se recupera. Protegido por um velho índio, Grilo põe João em situações ridículas e atrapalha seus planos de casar Catarina com Nepomuceno. Robin Hood retorna, salvando a mocinha e casando com ela. Concluído o trabalho, Zé Grilo retorna a sua querida floresta.


ROBIN E MARIAN (1976)

Título Original: Robin and Marian
Direção:  Richard Lester
Elenco:  Sean Connery, Audrey Hepburn, Robert Shaw
Duração: 106 min

A lenda de Robin Hood continua com os ganhadores do OSCAR Sean Connery e Audrey Hepburn nessa espirituosa aventura. Muitos anos se passaram desde que Robin (Connery) liderou a luta pelos pobres de Nottingham. Agora, ele e Pequeno John retornam das cruzadas sob o comando do rei Richard, o Coração-de-Leão (Richard Harris). Mas quando Richard é morto acidentalmente, o louco rei John assume o trono e Robin reúne os membros da sua antiga gangue da Floresta de Sherwood. Quando o rei ordena ao xerife de Nottingham (Robert Shaw), um velho inimigo de Robin, que retire a população de suas terras, Robin entra rapidamente em ação. Ele resgata Lady Marian (Hepburn), sua antiga amada que havia se tornado freira, e a chama da paixão reacende. Mas a rivalidade entre Robin e o xerife também está de volta e agora eles tem que se preparar para o combate final.


ROBIN DE SHERWOOD  - SÉRIE DE TV (1984 - 1986)

Título Original: Robin of Sherwood 
Criador : Richard Carpenter
Elenco:   Peter Llewellyn Williams, Ray Winstone, Mark Ryan
Duração: 60 min / episódio num total de 24 episódios divididos em 3 temporadas 

Robin de Sherwood é uma série de televisão britânica, baseada na lenda de Robin Hood. Criada por Richard Carpenter, foi produzida pela HTV em associação com a Goldcrest.. O show estrelado por Michael Praed e Jason Connery como duas encarnações diferentes do personagem-título. Ao contrário de adaptações anteriores da lenda de Robin Hood, Robin de Sherwood combinou um desenho de produção corajoso, autêntico com elementos da história da vida real, a ficção do século 20, e o mito. A série também é notável por sua trilha sonora de Clannad, que ganhou um BAFTA.


ROBIN HOOD - O PRÍNCIPE DOS LADRÕES (1991)

Título Original: Robin Hood: Prince of Thieves
Direção: Kevin Reynolds
Elenco: Kevin Costner, Morgan Freeman, Mary Elizabeth Mastrantonio
Duração: 143 min

Após voltar de uma Cruzada, Robin de Locksley, um jovem cavaleiro, descobre que seu pai, Lorde de Locksley, foi morto pelos seguidores do xerife de Nottingham, que por sua vez é partidário do Príncipe João, que tudo fará para que Ricardo Coração de Leão não volte ao poder.
Robin é visado pelos usurpadores e foge, mas sempre acompanhado por Azeem, um mouro que lhe deve a vida.
Eles vão parar na Floresta de Sherwood, onde são atacados por camponeses que, para sobreviver, atacam os asseclas do xerife.
Logo Robin e Azeem se unem ao bando e planejam trazer Ricardo de volta ao poder.
Em meio à sua luta, Robin é ajudado por Marian, uma bela donzela por quem se apaixona e se casam.


ROBIN HOOD - O HERÓI DOS LADRÕES (1991)

Título Original: Idem
Direção: John Irvin
Elenco:  Patrick Bergin, Uma Thurman, Jürgen Prochnow
Duração: 104 min

Ricardo Coração de Leão está em uma Cruzada e paralelamente há uma divisão interna na Inglaterra entre os saxões e os normandos, que detêm o poder. Neste contexto o nobre saxão Robert Hode (Patrick Bergin) defende um humilde camponês, que estava caçando em suas terras e sendo perseguido por isto, já que a lei não permitia. A pena pelo crime não era apenas dura, mas cruel, e quem estava com vontade de aplicá-la era Sir Miles Folcanet (Jürgen Prochnow), um sádico normando. Esta intervenção faz com que Robert tenha de se explicar com Roger Daguerre (Jeroen Krabbé), um barão que governa a região. Robert pede desculpas e assim resolve o problema, mas Folcanet faz de tudo para que o assunto não seja encerrado. Os ânimos se exaltam e Robert deixa seu sangue saxão falar mais alto que seu lado diplomático. Isto faz com que Daguerre confisque seus bens e o declare um fora-da-lei. 


 A LOUCA! LOUCA HISTÓRIA DE ROBIN HOOD (1993)

Título Original: Robin Hood: Men in Tight
Direção: Mel Brooks
Elenco: Cary Elwes, Richard Lewis, Roger Rees
Duração: 104 min  

Após lutar nas cruzadas, Robin de Locksley (Cary Elwes) é aprisionado e vai para a Prisão de Khalil em Jerusalém, mas escapa graças a ajuda de outro prisioneiro, Asneeze (Isaac Hayes), que lhe pede que cuide do seu filho, Ahchoo (David Chappelle), que está na Inglaterra. Robin promete e nada até seu país. Lá ele rapidamente encontra Ahchoo, que estava sendo agredido por guardas, o salva e descobre que sua família morreu e seus bens foram confiscados. Além disto fica sabendo que o Rei Ricardo (Patrick Stewart) não voltou das Cruzadas e que o país está sendo governado pelo despótico Rei João (Richard Lewis), com a ajuda do arbitrário Xerife de Rottingham (Roger Rees). Ele então se torna Robin Hood.


ROBIN HOOD  - SÉRIE DE TV (2006 - 2009)

Título Original: Idem
Criadores: Foz Allan, Dominic Minghella
Elenco:  Jonas Armstrong, Gordon Kennedy, Sam Troughton
Duração: 60 min / episódio num total de 39 episódios divididos em 3 temporadas com 13 cada

Após ter passado cinco anos lutando em cruzadas, Robin (Jonas Armstrong) retorna à Inglaterra e lidera um bando de foras-da-lei para conseguirem vencer o Xerife de Nottingham.


ROBIN HOOD (2010)

Título Original: Idem
Direção: Ridley Scott
Elenco: Russell Crowe, Cate Blanchett, Matthew Macfadyen
Duração: 131 min /140 min / 156 min 

Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley.


Tecnologia do Blogger.