OS MISERÁVEIS NO CINEMA / TV

 

Os Miseráveis é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris (nesta última cidade foram vendidos 7 mil exemplares em 24 horas). Victor Hugo é também autor de Os Trabalhadores do Mar e O Corcunda de Notre-Dame, entre outras obras.

A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert.

Os principais filmes são na maioria obras primas, pois a história é realmente espetacular e cheia de alternativas. Existem várias versões  feitas para a tv, nos formatos de mini-série, série e até novela. Normalmente com um grau de detalhamento e fidelidade à obra maior...

Vamos aos filmes

OS MISERÁVEIS (1917)

Título original: Les misérables
Direção: Frank Lloyd
Elenco:  William Farnum, George Moss, Hardee Kirkland 
Duração: 100 min 
País de Origem: USA

Jean Valjean, um homem bom e decente que tenha cometido um crime menor, é preso, mas escapa. Ele é perseguido depois de anos por Javert, o braço cruel e implacável da lei.

OS MISERÁVEIS (1925)

Título original: Les misérables
Direção: Henri Fescourt
Elenco:  Gabriel Gabrio, Paul Jorge, Sandra Milovanoff
Duração: 359 min 
País de Origem: Finlândia

Jean Valjean é um homem bom que é, todavia, condenado e preso por um delito menor. Quando ele escapa,  é perseguido por décadas pelo homem da lei implacável, Javert.
JEAN VALJEAN (1931)

Título original: Janbarujan: Zenpen / Janbarujan: kohen
Direção: Tomu Uchida
Elenco:  Nobuo Asama, Shiro Ezawa, Takako Irie
Duração: 103 min /  103 min
País de Origem: Japão

Um bom homem é, no entanto, condenado e preso por um delito leve. Quando ele escapa, ele é perseguido por décadas por um homem da lei implacável. Filme dividido em duas partes.

OS MISERÁVEIS (1934)

Título original: Les misérables
Direção: Raymond Bernard
Elenco:  Harry Baur, Charles Vanel, Paul Azaïs
Duração: 281 min
País de Origem: França

Várias vidas se conectam com a história do ex-condenado Jean Valjean, enquanto este tenta fugir de Javert, um inspetor de polícia obsessivo que o persegue por um crime que ele cometeu no passado.
OS MISERÁVEIS (1935)

Título original: Les misérables
Direção: Richard Boleslawski
Elenco:  Fredric March, Charles Laughton, Cedric Hardwicke
Duração: 108 min
País de Origem: USA

Na França do pós-revolução, no século 18, homem desempregado que rouba um pedaço de pão para sua família é perseguido por um investigador. Baseado no clássico da literatura escrito por Victor Hugo.

OS MISERÁVEIS (1943)

Título original:  Los Miserables
Direção: Fernando A. Rivero
Elenco:  Domingo Soler, Manolita Saval, Antonio Bravo
Duração: 103 min 
País de Origem: México

Com a nuvem escura da Revolução Francesa se aproximando, Juan Valjean escapa do incansável Inspetor Javert, protegendo sua filha adotiva, Cosette.
OS MISERÁVEIS (1944)

Título original: El boassa 
Direção: Kamal Selim
Elenco:  Fares Abbas, Amina Rizk
Duração: 121 min
País de Origem: Egito
Clássico romance de Victor Hugo,  Jean Valjean, perseguido ao longo dos anos por um inimigo irredutível, o cruel homem da lei Javert.

OS MISERÁVEIS (1948)

Título original: I Miserabili / Caccia all'uomo
Direção: Riccardo Freda / Robert Hampton
Elenco:  Gino Cervi, Valentina Cortese, Hans Hinrich
Duração: 86 min
País de Origem: Itália

A história de Jean Valjean e suas tentativas de criar uma vida para si e sua filha adotiva Cosette em meio às lutas revolucionárias da França, mas ele é perseguido ao longo dos anos, por uma infração menor, pelo implacável policial Javert , 

OS MISERÁVEIS - DEUSES E DEMÔNIOS (1950)

Título original: Mizeraburu Re: Kami a Akuma
Direção: Daisuke Ito 
Elenco:  Sessue Hayakawa, Eijirô Tôno, Keiko Kishi 
Duração: 112 min
País de Origem: Japão

A história do clássico romance de Victor Hugo sobre um homem condenado por um crime menor que perde toda a sua vida perseguido por um homem da lei implacável, na era  Meiji, período  famoso do Japão.
DILEMA DE UM POBRE (1950)

Título original: Ezai Padum Padu / Beedala Patlu
Direção: K. Ramnoth
Elenco:   T.S. Balaiah, Lalitha, Chittor V. Nagaiah
Duração: 197 min
País de Origem: India

Resistente e implacável, o inspetor de polícia Javert (Javar Seetharaman) retoma  criminoso Kandhan (Chittor V. Nagaiah), que escapou da prisão. Quando ele é liberado da prisão, ele começa uma empresa fabricação de vidro. Kandhan muda de identidade e se torna bem sucedido. Ele se torna o prefeito de sua cidade. Inspetor Javert descobre sobre sua nova vida e ameaça denunciá-lo. Em uma ocasião Kandhan salva a vida de Javert. Clássico de Victor Hugo.
O IMPLACÁVEL / OS MISERÁVEIS  (1952)

Título original: Les Misérables
Direção: Lewis Milestone
Elenco: Michael Rennie, Robert Newton, Debra Paget 
Duração: 105 min
País de Origem: EUA

Jean Valjean é condenado a passar 10 anos nas galés, por roubar comida. Após cumprir a pena, é posto em liberdade condicional. Valjean se sente marginalizado por carregar o "passaporte amarelo", que o identifica como um ex-presidiário, e só é ajudado por um bispo. Mesmo assim Valjean rouba toda a prataria do bispo mas é preso, pois as peças de prata tinham o brasão do bispo. Porém se Valjean é humano o mesmo não pode se dizer de Javert, o chefe de polícia do local, que acha que a lei tem de ser cumprida ao pé da letra. O futuro reserva um jogo de gato e rato entre os dois, pois Javert, ao ficar sabendo que o prefeito é Jean Valjean, quer prendê-lo, pois ele é procurado por nunca ter se apresentado para cumprir os termos da condicional.
KUNDAN  (1955)

Título original: Kundan
Direção: Sohrab Modi
Elenco:  Sunil Dutt, Kumkum, Manorama 
Duração: 121 min
País de Origem: India

O filme começa com Kundan (Sohrab Modi) roubando um pedaço de pão para alimentar sua jovem sobrinha Radha, e a mãe doente. Ele é preso e no tribunal ele diz que tentou encontrar trabalho, implorou, e no final foi forçado a roubar. Mais uma versão do clássico do Victor Hugo feito na Índia .

OS MISERÁVEIS (1958)

Título original: Les Misérables
Direção: Jean-Paul Le Chanois
Elenco:   Jean Gabin, Bernard Blier, René Fleur
Duração: 210 min 
País de Origem: França

Jean Valjean, condenado por um pequeno crime, gasta o restante de sua vida sendo perseguido por um cruel e insistente policial, Javert.

OS MISERÁVEIS (1958)

Título original: Os Miseráveis
Direção: Dionísio Azevedo
Elenco: Mario Alimari, Fernando Baleroni, Jaime Barcellos
País de Origem: Brasil

Relata a vida de Jean Valjean, repleta de emoções e ação, ao lado de sua filha adotiva, a jovem Cosette. Feito para a TV Tupi.
JEAN VALJEAN (1961)

Título original: Jean Valjean
Direção:  Seung-ha Jo
Elenco:  Seung-Ho Kim, Su-il Bang, Hye-jeong Kim 
País de Origem: Coréia do Sul

Um homem gasta uma boa parte de sua vida preso por roubar um pedaço de pão, mas após a sua libertação, é perseguido por implacável policial.
OS MISERÁVEIS (1967)

Título original: Les Misérables
Direção:  Alan Pontes
Elenco:   Frank Finlay, Anthony Bate, Alan Rowe 
Duração:  50 min / 10 episódios 
País de Origem: Reino Unido

História clássica e completa, contada de forma épica, detalhada e com riqueza de detalhes, para a BBC, que estreou em 22 de outubro de 67.
 OS MISERÁVEIS (NOVELA - 1967)

Título original: Os miseráveis
Direção:  Walter Negrão 
Elenco: Otávio Augusto, Esmeralda Barros, Sadi Cabral 
País de origem: Brasil

A história se inicia em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto, muitos anos depois, ele tenta recomeçar sua vida e se redimir. Torna-se um homem rico, mas sempre vivendo á sombra de seu passado de “criminoso”. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert, Jean conhece a pobre menina Cosette. Tratada como escrava, ele a leva para sua casa para criá-la como filha.
A Tv Bandeirantes exibiu de Maio a Agosto de 1967, a Novela Os miseráveis às 19:00 e foi adaptada por Walter Negrão. No elenco tinha nomes como Raul Cortez e Laura Cardoso.
OS MISERÁVEIS (1967)

Título original: Sefiller
Direção: Zafer Davutoglu
Elenco:   Kartal Tibet, Izzet Günay, Filiz Akin
Duração:  86 min 
País de Origem: Turco

Devido a um crime que não cometeu, Jean foi forçado a viver por anos escondendo o rosto, sendo  perseguido por um policial implacável ...


OS MISERÁVEIS (1972)

Título original: Les misérables
Direção:  Marcel Bluwal 
Elenco:Georges Geret , Bernard Fresson , Anne-Marie Coffinet , Nicole Jamet , François Marthouret 
Duração:  245 min
País de Origem: Francesa

Minissérie francesa dirigida por Marcel Bluwal. Jean Valjean é condenado por roubar pão para sua família. Assim se coloca numa trajetória de medo e dor, com o inspetor de polícia Javert perseguindo Valjean incansavelmente ao longo dos anos em uma busca obsessiva.
OS MISERÁVEIS (NOVELA - 1973)

Título original: Los Miserables
Direção:  Antulio Jimnez Pons
Elenco:  Sergio Bustamante, Antonio Passy, Magda Guzmán 
País de origem: Mexicana

Na França do século XIX, Jean Valjean sai da prisão depois de vinte anos por roubar pão para alimentar sua irmã e seus filhos. As pessoas sabem de seu passado, de modo que ninguém quer receber como convidado, exceto bispo Myriel. Com base no esforço torna-se um rico industrial e sob outra identidade também ocupa o cargo de prefeito da cidade de Montreuil-sur-mer...
Os miseráveis é uma telenovela mexicana produzida e exibida pelo Canal 13 em 1973. Adaptação do famoso romance homônimo do grande escritor e dramaturgo francês Victor Hugo, a novela teve um ótimo elenco que incluía nomes como Sergio Bustamante (como o protagonista Jean Valjean), Blanca Sanchez (como Fantine), Antonio Passy (como Javert ), Diana Bracho (como Cosette) e Carlos Ancira e Magda Guzmán (como Thernardier), entre outros.

OS MISERÁVEIS (1978)

Título original: Les misérables
Direção: Glenn Jordan 
Elenco:   Anthony Perkins, Richard Jordan, John Gielgud, Cyril Cusack e Claude Dauphin
Duração:  150 min
País de Origem:  Reino Unido

Jean Valjean (Richard Joedan) é um jovem e elegante lenhador que, por causa de um pedaço de pão, é preso e sentenciado a nove anos de prisão. Após resistir bravamente, por longos anos, aos cruéis e injustos tratamentos da prisão consegue fugir. Agora o que ele mais quer é vingança... Mas o implacável perseguidor e o principal causador de toda a angústia que passou Valjean na prisão, o inspetor Javert (Anthony Perkins), continua em seu encalço e desta vez para prendê-lo pelo resto da vida. A obra prima de Victor Hugo filmada em locações por toda a França e Europa.
OS MISERÁVEIS (1982)

Título original: Les misérables
Direção: Robert Hossein
Elenco:   Lino Ventura, Jean Carmet, Michel Bouquet
Duração:  240 min
País de Origem: Francesa

Adaptação para a TV da obra de Victor Hugo, retratando a vida operária francesa, uma das várias adaptações do famoso romance  feitas para o cinema. A história narra a trajetória de um personagem que conhece a miséria quando é condenado a 20 anos de prisão por roubar um pedaço de pão e o sucesso quando adota nova identidade tornando-se prefeito de Montreaux. Há ainda seu envolvimento com um bispo progressista e com uma operaria. Ao mesmo tempo que se procura fazer um painel social, político e humano da França do começo do Século XIX .

OS MISERÁVEIS (1995)

Título original: Les misérables
Direção: Claude Lelouch 
Elenco:    Jean-Paul Belmondo, Michel Boujenah, Alessandra Martines
Duração:  175 min
País de Origem: Francesa

Enquanto acompanha a fuga de uma família perseguida pelo nazismo, homem descobre o romance ''Os Miseráveis'', escrito por Victor Hugo em 1842, e passa a admirar o personagem do inspetor que tenta prender um jovem que roubou um pedaço de pão.
OS MISERÁVEIS (1998)

Título original: Les misérables
Direção:  Bille August 
Elenco:   Liam Neeson (Jean Valjean), Geoffrey Rush (Javert), Uma Thurman (Fantine), Claire Danes (Cosette) e Hans Matheson (Marius)
Duração:  134 min
País de Origem: EUA

Jean Valjean rouba um pedaço de pão e é injustamente condenado a prisão e a marginalidade. Mais tarde ele se apaixona por Fantine, cuja morte intempestiva faz com que ele se transforme no pai adotivo de Cosette, filha de sua amada. O tempo passa e a menina Cosette se apaixona profundamente por Marius, um jovem e carismático revolucionário.

OS MISERÁVEIS (2000)

Título original: Les misérables
Direção:  Josée Dayan 
Elenco:  Gérard Depardieu (Jean Valjean), John Malkovich (Javert), Charlotte Gainsbourg (Fantine), Christian Clavier (Thénardier), Veronica Ferres (senhora Thénardier), Virginie Ledoyen (Cosette), Enrico Lo Verso (Marius), Asia Argento (Éponine), Jeanne Moreau (Madre Innocente), Steffen Wink (Enjolras), Jérôme Hardelay (Gavroche)
Duração:  4 episódios de 90 min 
País de Origem: França

Monumental minissérie européia baseada na obra imortal do escritor francês Victor Hugo (1802-1885). 
Após ter passado quase 20 anos na cadeia por roubar pão para sustentar a família, Jean Valjean deixa a condição de prisioneiro, disposto a levar uma vida honesta. Porém, o incansável inspetor Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso e que Valjean pertence à cadeia para sempre. Os miseráveis é uma história inesquecível de compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor. .
OS MISERÁVEIS (2012)

Título original: Les misérables
Direção:   Tom Hooper
Elenco:  Hugh Jackman (Jean Valjean), Amanda Seyfried (Cosette), Russel Crowe (Javert), Samantha Barks (Éponine), Aaron Tveit (Enjolras) , Helena Bonham Carter (Madame Thénardier), Anne Hathaway (Fantine), Eddie Redmayne (Marius) e Sacha Baron Cohen (Monsieur Thenardier)
Duração:  157 min 
País de Origem: Reino Unido

O longa é uma adaptação da célebre obra Os Miseráveis (1862), do escritor francês Victor Hugo e contará a história de Jean Valjean um homem libertado da prisão, que refaz a sua vida se tornando proprietário de uma fábrica, político e, posteriormente, acaba adotando a filha de Fantine, Cossette.


Tecnologia do Blogger.