google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

DAVID LYNCH - 10 FILMES ESSENCIAIS

david-lynch-10-filmes-essenciais

Conhecido por seus filmes surrealistas, ele desenvolveu seu próprio estilo cinematográfico, que foi chamado de "Lynchiano", que é caracterizado por imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro. Na verdade, o surreal e, em muitos casos, os elementos violentos de seus filmes lhes deram a reputação de "perturbar, ofender ou mistificar" seus públicos.

Nascido em uma família de classe média em Missoula, Montana, Lynch passou sua infância viajando pelos Estados Unidos, antes de ir estudar pintura na Academia de Belas Artes da Pensilvânia na Filadélfia, onde ele fez a transição para produzir curtas. Decidindo dedicar-se mais totalmente a esse meio, ele se mudou para Los Angeles, onde ele produziu seu primeiro filme, o terror surrealista Eraserhead (1977).


Depois de Eraserhead se tornar um clássico cult no circuito de filmes da meia noite, Lynch foi contratado para dirigir Homem elefante (1980), a partir do qual ele conseguiu sucesso comercial. Depois de ser contratado pela De Laurentiis Entertainment Group, ele procedeu para fazer mais dois filmes: o épico de ficção científica Duna (1984), que foi um fracasso de crítica e bilheteria, e o filme de crime neo-noir Blue Velvet, que foi muito aclamado.

Abaixo, listados os seus 10 filmes essenciais para entender (ou não) sua fama. Boa sessão:


O filme segue um curto período da vida de Henry Spencer (Jack Nance), um impressor de férias. Henry descobre que sua namorada, Mary X (Charlotte Stewart), deu origem a um deformado e monstruoso bebê. Após um tumultuado e breve período vivendo juntos, Mary deixa o bebê aos cuidados de Henry. Ele tem algumas visões bizarras de uma mulher no seu radiador, e um sonho em que a cabeça de Henry é utilizada para fazer lápis borracha. Estas ocorrências levam Henry a matar o bebê.

A história de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves, o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade.

Em 10.191 D.C a humanidade se espalhou pelo universo mas, politicamente regrediu para um regime feudal. A moeda do universo é a chamada especiaria, um produto com capacidade de aumentar a expectativa de vida e os poderes de presciência de alguns usuários. Neste universo cheio de intrigas e batalhas, no planeta Arrakis, único lugar onde a especiaria pode ser colhida, entram em conflito os interesses de diversas casas nobres pelo controle da produção da Especiaria Melange, logo controlando todo poder do Universo.

O inocente Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) percebe que sua perfeita cidade natal não é tão normal assim, quando ele descobre uma orelha humana em um terreno baldio. Sua investigação o leva a um tentador e erótico mistério envolvendo uma perturbada cantora de boate (Isabella Rossellini) e um sádico viciado (Dennis Hopper). Logo Jeffrey passa a fazer cada vez mais parte da depravada existência desse estranho par... até um ponto sem volta.

Nesta estranha homenagem ao filme "O Mágico de Oz", Sailor e Lula são dois amantes que vivem intensamente a vida e a paixão. Tentando fugir das garras da mãe da garota, os dois caem na estrada para uma viagem violenta e psicodélica, uma vez que a mãe de Lula contrata um grupo de assassinos profissionais para matar Sailor.

O agente do FBI Chet Desmond (Chris Isaak) e seu parceiro Sam Stanley (Kiefer Sutherland) investigam o assassinato da garçonete Teresa, em uma pequena cidade do estado de Washington. Após descobrir uma pista do misterioso crime, Chet desaparece a alguns quilômetros da cidade de Twin Peaks. Um ano depois, outra morte parece estar conectada a este acontecimento: o assassinato de Laura Palmer (Sheryl Lee), uma adolescente problemática e viciada em drogas. Os últimos dias de vida da garota podem ajudar a solucionar os mistérios deste crime.

Fred Madison (Bill Pullman) é um saxofonista de jazz vanguardista que é casado com Renee (Patricia Arquette). Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas maiores para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro (um vídeo mostra ele e Renee dormindo). Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto em uma manhã não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton (Balthazar Getty), um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent (Robert Loggia), um gangster, chamada Alice Wakefield (Patricia Arquette), uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee.

O filme é sobre Alvin Straight, um senhor idoso com uma vida tranquila no campo. Quando seu irmão, com quem não conversava há muito tempo, fica muito doente, ele decide colocar suas diferenças de lado e encontrá-lo com o único meio de transporte de que dispõe: um velho trator. Com ele, Alvin atravessará centenas de milhas até seu destino final, não sem antes encontrar diversos personagens que farão de sua viagem uma verdadeira jornada sentimental.

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Uma atriz em busca de sucesso começa a confundir a sua vida com a vida da personagem que interpreta num filme. O projeto do filme que ela está rodando era antigo e baseado em um velho conto polonês. Porém, as gravações anteriores foram interrompidas quando os protagonistas foram mortos misteriosamente. A atriz começa simultaneamente uma viagem dentro de si para encarar os próprios problemas.
É o primeiro filme de David Lynch em que este recorre ao vídeo em detrimento da película. Foi inteiramente filmado sem argumento pré-escrito.  O nome do filme aparece apenas uma vez (e perto do final) durante toda sua duração, não tendo ligação muito definida com o contexto do enredo.




A Versátil apresenta DAVID LYNCH ESSENCIAL, luva reforçada com 2 discos Blu-ray e um DVD que reúne três obras-primas em inéditas versões restauradas do genial David Lynch, além de mais de SEIS horas de vídeos extras, entre especiais e entrevistas. Edição Limitada com 1 pôster e 4 cards.

Disco 1

☛CIDADE DOS SONHOS
(Mulholland Dr., 2001, 147 min.)
Com Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux.

Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada por uma aspirante a atriz, procura por pistas e respostas em Los Angeles, uma cidade em que  sonhos e realidade se misturam. Talvez o maior filme do século XXI, esta aclamada obra-prima de Lynch, pela qual ele recebeu o Prêmio de Direção no Festival de Cannes, é uma fascinante experiência visual.

Disco 2

☛UMA HISTÓRIA REAL
(The Straight Story, 1999, 112 min.)
Com Richard Farnsworth, Sissy Spacek, Jane Galloway Heitz.

A história de Alvin Straight, um senhor de 73 anos que viaja centenas de quilômetros usando um trator cortador de grama, para fazer as pazes com o irmão doente. Drama poético com personagens estranhos, magistralmente dirigido por Lynch.

O HOMEM ELEFANTE
(The Elephant Man, 1980, 123 min.)
Com Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft.

Inglaterra, Era Vitoriana, acompanhamos a triste história de John Merrick, um homem sensível e culto, com 90% do corpo deformado, que é visto como uma aberração, sofrendo todo tipo de humilhação. Indicado a 8 Oscar, incluindo melhor filme.


Informações sobre a edição:

Título: Cidade dos Sonhos, Uma História Real, O Homem Elefante
Título original: Mulholland Dr., The Straight Story, The Elephant Man
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra
Ano de produção: 1980-2001
Gênero: Drama
Direção: David Lynch
Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux, Richard Farnsworth, Sissy Spacek, Jane Galloway Heitz,  Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft
Resolução: 1080p High Definition
Idioma: Inglês, Português
Áudio: Inglês (DTS HD MA 5.1, DTS MA 2.0, LPCM 5.1), Português (Dolby Digital 2.0)
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1, 2.35:1
Tempo de duração: 382 min.
Região: A
Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras:

Especiais sobre “Cidade dos Sonhos” (219 min.), Especiais sobre “Uma História Real” e “O Homem Elefante” (155 min.)

”Versátil


Tecnologia do Blogger.