BOXE NO CINEMA


O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Hoje preparamos uma listinha com filmes imperdíveis, que sempre será atualizada conforme novos filmes vão surgindo.
O RINGUE (1927)

Título original: The Ring
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco:  Carl Brisson, Lillian Hall-Davis, Ian Hunter
Duração: 116 min

Jack One Round Saunders (Carl Brisson) é um lutador de boxe que realiza frequentemente lutas de exibição. Ele é casado com a bela Nelly (Lillian Hall-Davis). Sem revelar a verdadeira identidade, o campeão australiano Bob Corby (Ian Hunter), que se apaixonou por Nelly, desafia Jack para um combate. One Round perde e Bob, que quer se aproximar de Nelly, contrata Jack para ser seu sparring. Pouco tempo depois, Bob e Nelly fogem juntos, para desespero de Jack, que passa a treinar intensamente para uma histórica revanche. E ele quer simplesmente o Albert Hall como palco de sua nova luta contra Bob.

O CAMPEÃO (1931)

Título original: The Champ
Direção:  King Vidor
Elenco:  Wallace Beery, Jackie Cooper, Irene Rich
Duração: 86 min

Andy Purcell (Wallace Beery), também conhecido como Campeão, é um ex-campeão mundial de boxe, na categoria peso pesado. Ele é um alcóolatra que está tentando voltar a fazer carreira para sustentar seu filho, Dink (Jackie Cooper). Este ama seu pai, apesar de seus vícios, e faz tudo por ele. Após entrar no mundo das apostas, Andy consegue realizar o sonho de Dink: ter um cavalo de corrida. Eles levam o Pequeno Campeão - nome que o menino deu ao cavalo - para correr em Tjuana. Durante a corrida, Dink conhece uma proprietária de cavalos de corrida, Linda Carleton (Irene Rich), que coincidentemente se mostra como a mãe biológica de Dink, do primeiro casamento, com Andy. Ela é muito rica e acredita que a vida que Andy pode proporcionar a seu filho não é a ideal para um menino da idade dele. Andy e Linda passam a brigar pela custódia de Dink, usando até suborno para conseguirem o que querem.

CONFLITO DE DUAS ALMAS (1939)

Título original: Golden Boy
Direção: Rouben Mamoulian
Elenco:  Barbara Stanwyck, Adolphe Menjou, William Holden
Duração: 99 min

Violinista frustrado decide deixar a música e tentar a sorte como boxeador. Sob a direção do técnico Tom Moody, ele tem sucesso imediato, mas sempre paira a dúvida. A Namorada tenta persuadi-lo de permanecer no ringue, mas aos poucos se apaixona por ele e muda de pensamento.

CORPO E ALMA (1947)

Título original: Body and Soul
Direção: Robert Rossen
Elenco:  John Garfield, Lilli Palmer, Hazel Brooks
Duração: 104 min

No East Side de Nova York um jovem homem judeu, Charley Davis (John Garfield), ganha um campeonato amador de boxe. Logo depois ele se envolve com Peg Born (Lilli Palmer), que estuda arte e almeja ser pintora. Charley acaba despertando o interesse de um pequeno empresário de lutas, Quinn (William Conrad). A mãe de Charley, Anna Davis (Anne Revere), não quer ver o filho lutando, mas quando o pai dele é assassinado acidentalmente e a família começa a passar por dificuldades financeiras ele começa a lutar por dinheiro. Sua carreira tem uma rápida ascensão quando ganha uma luta atrás da outra, mas em pouco tempo um poderoso empresário do boxe, Roberts (Lloyd Gough), que tem um comportamento nada ético, planeja se aproveitar de Charley.

O INVENCÍVEL (1949)

Título original: Champion
Direção: Mark Robson
Elenco:  Kirk Douglas, Arthur Kennedy, Marilyn Maxwell
Duração: 99 min

Após comprarem, com dificuldade, parte de um restaurante de Los Angeles, dois jovens pobres, Midge e Connie Kelly, saem de Chicago para assumirem a parte que lhes cabe no negócio.  Sem dinheiro, pegam carona até Kansas City, no carro do lutador de boxe, Johnny Dunne, que viaja em companhia de sua amante, Grace Diamond. Ao chegarem a Kansas City, onde Dunne vai lutar naquela noite, Midge e Connie tentam trabalhar como garçons no Ginásio onde vai-se dar a luta, mas terminam se metendo numa briga e quebrando seis caixas de refrigerantes.Sem dinheiro, são levados à presença do responsável pelo Ginásio que, estando com problemas para encontrar um substituto para um lutador machucado, que deveria se apresentar na luta preliminar, dispensa o prejuízo e ainda oferece US$ 35 para que Midge suba ao ringue. Sem qualquer técnica, Midge perde a luta, mas é procurado por Tommy Haley, um empresário que vê nele um futuro campeão, pela valentia demonstrada.

PUNHOS DE CAMPEÃO (1949)

Título original: The Set-Up
Direção: Robert Wise
Elenco: Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias
Duração: 73 min

Bill "Stoker" Thompson é um boxeador que, apesar das relutâncias de sua esposa (Audrey Totter), está se preparando para a luta que ele acredita que será a reviravolta de sua carreira. O seu ambicioso agente, Tiny (George Tobias), aceitou uma proposta de um grupo de gângsters contra Stoker, grupo esse liderado por Little Boy (Alan Baxter), que investiu muita grana na vitória do oponente.



BRUTOS EM FÚRIA (1955)

Título original: The square jungle
Direção: Jerry Cooper
Elenco: Tony Curtis, Pat Crowley, Ernest Borgnine
Duração: 86 min

Um balconista de mercearia, preocupado em perder seu pai para o alcoolismo e sua namorada, por falta de perspectivas de carreira, resolve entrar para o Box. Um amigo policial o financia e um ex-presidiário o treina. Três anos mais tarde, ele se torna um desafiante para o campeonato.
TRÁGICA FARSA (1956)

Título original: The Harder They Fall
Direção: Mark Robson
Elenco: Humphrey Bogart, Rod Steiger, Jan Sterling
Duração: 109 min

Eddie Willis, um jornalista de esportes que une forças com o corrupto promotor de boxe Benko (Rod Steiger). Juntos, eles planejam enganar Toro Moreno (Mike Lane), um tolo gigante de mais de dois metros de altura, e o público fazendo todos crerem que Moreno tem uma oportunidade de ganhar o título mundial de boxe. Diante de uma série de lutas vencidas cuidadosamente arranjadas, Toro começa a crer que é um boxeador de talento até que seus sonhos - e seu enorme corpo - são brutalmente destroçados na luta contra o campeão mundial de boxe. Jersey Joe Walcott interpreta o treinador de Moreno. O filme também conta com a participação especial do ex-boxeador Max Baer como o campeão de peso pesado. A TRÁGICA FARSA é um filme intrigante que faz justiça aos clássicos de Bogart.

MARCADO PELA SARJETA (1956)

Título original: Somebody Up There Likes Me
Direção: Robert Wise
Elenco:  Paul Newman, Pier Angeli, Everett Sloane
Duração: 113 min

"Os maiores boxeadores do mundo treinam aqui diariamente", diz o cartaz fixado do lado de fora do Ginásio Stillman. Thomas Rocco Barbella não é um boxeador. Ele é apenas um jovem assustado e desesperado que precisa de dinheiro. Assim, ele passa a freqüentar o ginásio, dando a ele mesmo o nome de Rocky Graziano, se sujeita a atuar como sparring por US$ 10 e acaba fazendo com que um campeão beije a lona. O nome pega, assim como o impacto de sua inspiradora proeza. Graziano surgiu da pobreza e da raiva rumo ao título de campeão. Robert Wise dirige esse filme, ganhador de dois Oscar®, com a força de um nocaute. O gongo vai soar. Esse é um verdadeiro campeão.

TALHADO PARA CAMPEÃO (1962)

Título original: Kid Galahad
Direção: Phil Karlson
Elenco:  Elvis Presley, Gig Young, Lola Albright
Duração: 95 min

Walter Gulick (Elvis Presley) é um jovem que, após sair do exército, vai parar em um centro de treinamento para aspirantes a boxeadores, o Grogan's Gym, que fica na região onde ele nasceu. Walter quer ser mecânico de carros, pois tem experiência no ramo, mas o dono do lugar, Willy Grogan (Gig Young), não pode empregar ninguém, pois atravessa uma crise financeira bem grave. Por acaso Gulick é usado em um treino de boxe e, apesar de não ter nenhuma noção de defesa, nocauteia seu oponente. Willy vê a possibilidade de financeiramente se recuperar caso ele passe a empresariar Gulick, que poderia ser um bom pugilista se fosse corretamente treinado. Quando Gulick nocauteia um gângster, que estava sendo inconveniente com Rose (Joan Blackman), a namorada de Grogan, este não tem mais dúvidas. Em razão de Walter ser respeitador passou a ser "Kid Galahad" e lhe foi dada uma chance de mostrar suas habilidades em um ringue de boxe. Logo derrota vários adversários, mas paralelamente conhece e se apaixona pela a irmã de Grogan, Dolly (Lola Albright). Por não aceitar esta relação Grogan marca uma luta com "Sugarboy" Romero (Orlando De La Fuente), um lutador muito experiente que provavelmente derrotará Galahad e o deixará bem machucado.


REQUIEM PARA UM LUTADOR (1962)

Título original: Requiem for a Heavyweight
Direção: Ralph Nelson
Elenco:  Anthony Quinn, Jackie Gleason, Mickey Rooney
Duração: 95 min

Pra começar réquiem significa repouso e é uma palavra pouco utilizada hoje. No clássico de 1962 o campeão dos pesos pesados Mountain Rivera (Anthony Quinn) se retira dos ringues após uma avalização médica onde constata que está prestes a sofrer danos irreversíveis, mas seu agente completamente atolado em dívidas o convence a entrar no mundo das lutas greco - romanas (luta livre) para uma carreira lucrativa, porém humilhante.
A excelente atuação de Anthony Quiin faz desse filme um ponto diferente na história dos filmes de boxe, a forma como o orgulho de um lutador e a corrupção no boxe são tratadas transformam pouco mais de uma hora de longa em uma viagem pesada pelo mundo do pugilismo. Boas cenas de luta e a participação especial do lendário Muhammad Ali elevam o nível .

GRANDE ESPERANÇA BRANCA (1970)

Título original: The Great White Hope
Direção: Martin Ritt
Elenco:  James Earl Jones, Jane Alexander, Lou Gilbert
Duração: 103 min

No início do século XX Jack Jefferson (James Earl Jones) torna-se o primeiro boxeador negro a se tornar campeão. Entretanto ao namorar Eleanor (Jane Alexander), uma branca, é vítima de um racismo tão forte que se cria uma artimanha para prendê-lo. Jack foge para a Europa, mas por onde vai é perseguido, já que vários negros não aceitam ele ter uma relação inter-racial.

CIDADE DAS ILUSÕES (1972)

Título original: Fat City
Direção:  John Huston
Elenco:  Stacy Keach, Jeff Bridges, Susan Tyrrell
Duração: 100 min

Abandonado pela esposa, um boxeador alcoólatra decide voltar a lutar e acaba se aproximando de um outro boxeador em começo de carreira.
O “pequeno filme” mais eficaz de John Huston, Cidade das Ilusões conta a história de um boxeador que já passou por seu auge (Stacy Keach). Agindo de acordo com os estereótipos de Hollywood, ele prepara um retorno aos ringues que dá errado, mesmo quando a sua corajosa determinação diante da derrota lhe oferece uma espécie de transcendência. Como muitos dos heróis de Huston, Tully (Keach) perdeu a sua grande oportunidade, mas o acaso lhe apresenta uma nova chance de readquirir o seu auto-respeito.
Ele une-se com um Boxeador mais jovem chamado Ernie (Jeff Bridges), tornando-se o seu mentor e rival enquanto o par procura um “grande sucesso”. Ernie pode ser talentoso o bastante para conseguir êxito como boxeador, mas também fica aprisionado por circunstâncias, forçado a casar-se com sua namorada e a levar uma vida de responsabilidades intermináveis. Paradoxalmente, talvez a pessoa de quem Tully gosta, a psicótica e autodestrutiva Oma (Susan Tyrrell), o abandona por um antigo amante, um homem violento que a maltrata.

ROCKY - O LUTADOR (1976)

Título original: Rocky
Direção:  John G. Avildsen
Elenco:  Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
Duração: 119 min

Em 1976, as plateias lotaram os cinemas para torcer por um desconhecido chamado Sylvester Stallone em um papel que ele parecia nascido para interpretar: Rocky Balboa, o zé-ninguém que encontra sua única e grande chance de conquistar o amor, respeito próprio e o título mundial dos pesos pesados do boxe...e tornou-se um vencedor. A torcida continua. O filme que muitos fãs do cinema incluem em suas listas de melhores de todos os tempos e que ganhou três prêmios Oscar em 1976, incluindo os de Melhor Filme, Direção e Edição continua sendo exuberante, empolgante e repleto de ação. Seu forte legado permanece vivo nas continuações de Rocky, uma das mais bem sucedidas da história do cinema.
O único na lista que possuí diversas continuações

ROCKY 2 - A REVANCHE (1979)

Título original: Rocky II
Direção:  Sylvester Stallone
Elenco:  Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
Duração: 119 min

A revanche mais esperada da história do cinema tinha de acontecer. Em Rocky II após uma luta histórica contra o campeão mundial Apollo Creed , Rocky pretende se aposentar do mundo do boxe, mas o desempenho contra o campeão faz com que pessoas do mundo inteiro peçam a revanche ao ponto de deixarem Apollo revoltado, depois de muitas provocações Rocky aceita o desafio e parte para sua luta mais difícil.
Rocky II tinha uma missão complicada e não fez feio , o filme continua explorando o lado humano de Rocky e suas dificuldades para se encaixar na sociedade (principalmente agora como celebridade) o lado superação está presente de novo reforçado por uma parceria que se manteve excelente entre Sylvester Stallone e Burgess Meredith (treinador Mickey) o ponto forte é a luta final bem fotografada e com uma coreografia mais dramática que o primeiro para levar a um encerramento empolgante e inesperado.

O CAMPEÃO (1979)

Título original:The Champ
Direção: Franco Zeffirelli
Elenco:  Jon Voight, Faye Dunaway, Ricky Schroder
Duração: 121 min

O mundo está de olho em Billy Flynn, um ex-campeão de boxe vencido pela bebida e pelo jogo. Mas seu filho, TJ, vê além. Ele sabe que seu pai está na pior, mas para ele o pai será sempre O Campeão. O roteiro do Francês Marion, para o filme original de 1931, conquistou dois Oscar® e foi regravado e dirigido por Franco Zeffirelli, em 1979, estrelando Jon Voight, Faye Dunaway e Rick Schroder. Voight interpreta Billy, um boxeador e homem de bom coração que volta ao ringue para provar seu amor pelo filho, enquanto a mãe (Dunaway) começa a competir pelo afeto da criança. Schroder, no papel de TJ, estréia no cinema com uma atuação memorável, o que lhe rendeu o Globo de Ouro (Melhor Ator Juvenil do ano) por seu apaixonante e comovente desempenho. O Campeão é a história de amizade e respeito entre pai e filho, capaz de suportar todas as dificuldades do mundo adulto.

TOURO INDOMÁVEL (1980)

Título original: Raging Bull
Direção:  Martin Scorsese
Elenco:  Robert De Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci
Duração: 129 min

Touro Indomável conta a trajetória do boxeador meio - pesado Jake LaMotta que ao mesmo tempo que crescia como atleta em lutas épicas (principalmente contra seu rival Ray Robinson) via sua vida desmoronar devido a seu temperamento forte e incontrolável.
LaMotta além de ser uma máquina nos ringues sempre e se mostrou um homem violento e possessivo fato que o colocou em diversas encrencas e afastou sua família. O sempre injustiçado Martin Scorsese perdeu o Oscar, mas o filme entrou para história como um dos grandes clássicos do cinema, com uma fotografia densa combinada a atuação impecável de Robert DeNiro (o vencedor do Oscar engordou 30 kilos para o filme) e de Joe Pesci (indicado a Melhor Coadjuvante), dupla que protagonizou a grande cena do filme que faz o espectador ficar estático quando o ciumento LaMotta pensa ter descoberto um caso entre o irmão (Pesci) e sua esposa e lhe aplica uma surra que dói até a alma. O trunfo é justamente mostrar como em pleno auge Jake começou a pavimentar o caminho de sua destruição...um filme indispensável...

TRIUNFO DO ESPÍRITO (1982)

Título original: Triumph of the Spirit
Direção:  Robert M. Young
Elenco:  Willem Dafoe, Edward James Olmos, Robert Loggia
Duração: 120 min

No ano de 1939 Salamo Arouch (Willem Dafoe) é o campeão boxeador da categoria dos médicos dos Balkans. Quando os nazistas ocupam a Grécia, ele, a família e os amigos são presos e mandados para a Polônia. Para o campo da morte: Auschwitz. Enquanto milhares de pessoas eram torturadas, enforcadas, metralhadas ou morriam nas câmaras de gás, Salamo consegue sobreviver... Para entretenimento dos oficiais da SS, ele lutará contra um companheiro do campo, numa luta sem rounds, que somente terminará quando o perdedor não puder mais se aguentar em suas próprias pernas. O vencedor terá que lutar novamente para poder sobreviver. Salamo luta para manter-se vivo, enfrentando a pior dor, sempre pensando em salvar seu pai, amigos e a própria alma. Vivendo em conflito, cada vitória se toma um pesadelo, o perdedor morre na câmara de gás... Esta é uma história sensível, assustadora e comovente sobre a vida, a morte e a consciência. Com grandes atuações de Dafoe, James Olmos e Robert Loggia.

ROCKY III (1982)

Título original: Rocky III
Direção: Sylvester Stallone
Elenco:  Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
Duração:  99 min

Rocky luta contra o mais poderoso adversário que havia enfrentado até agora - o selvagem Clubber Lang, interpretado por nada menos do que Mr. T! Sylvester Stallone escreve, dirige e estrela com paixão e garra aquele que talvez seja o filme mais excitante e dinâmico da série. Rocky Balboa (Stallone) faz sucesso e mora no coração de milhões de pessoas. A vida não poderia estar melhor. Ele vence dez lutas consecutivas, consegue contratos lucrativos e torna-se famoso mundo a fora. Mas quando Clubber Lang nocauteia Rocky em uma humilhante derrota, fica evidente que ele perdeu a garra. Já pensando em pendurar suas luvas, Rocky recebe um encorajamento inesperado: seu antigo Nêmesis, Apollo Creed (Carl Weathers). Com a ajuda de Creed, Rocky luta para voltar a ter sua antiga coragem antes de confrontar Lang em uma cruel revanche pelo Campeonato Mundial dos Pesos Pesados.

ROCKY IV - (1985)

Título original: Rocky IV
Direção: Sylvester Stallone
Elenco:  Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
Duração: 91 min

O confronto entre o Ocidente e o Oriente acontece quando Rocky enfrenta um terrível boxeador soviético, que literalmente matou seu último oponente! Sylvester Stallone escreve, dirige e estrela esta batalha entre duas nações, na qual a única batalha é disputada no ringue de box. Rocky precisa defender sua honra, seu amigo e a própria América. Rocky orgulhosamente detém o título de campeão dos pesos pesados, mas surge um novo desafiante: Drago (Dolf Lundgren), um lutador de 1,90 m de altura e 130 kg, que possui o apoio da União Soviética. O amigo de Rocky, Apollo Creed (Carl Weathers) luta com Drago em uma luta apenas de exibição, mas após a derrota fatal de Creed, Rocky tem a certeza de que ele terá que vingar seu amigo e derrotar o adversário soviético. O programa de treinamento de Rocky o leva à fria Sibéria, onde ele prepara-se para o combate em Moscou, que será transmitido pela TV para todos os cantos do mundo. Rocky e Drago disputam essa luta instante a instante até o emocionante final.

HOMEBOY - CHANCE DE VENCER (1988)

Título original: Homeboy
Direção:  Michael Seresin
Elenco:  Mickey Rourke, Christopher Walken, Debra Feuer
Duração:  115 min

Johnny Walker (Mickey Rourke), cowboy à beira do fim da carreira, tenta agora a sorte nos ringues como lutador de boxe amador.Suas lutas não chegam a empolgar mas chamam a atenção do malandro Wesley Pendergross (Christopher Walken) que se afeiçoa a Walker e planeja usá-lo em um lucrativo golpe.Walker, por sua vez, só tem olhos para o ringue e para Ruby (Debra Feuer), por quem está apaixonado. Mas um soco bem dado poderá fazer seus sonhos ruírem.

ROCKY V (1990)

Título original: Rocky V
Direção: John G. Avildsen
Elenco:  Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
Duração: 104 min

Quando Rocky (Stallone) volta para casa, recém chegado de seu último triunfo, ele descobre que todo seu dinheiro foi perdido por um consultor financeiro inescrupuloso. Para tornar as coisas ainda piores, as seqüelas deixadas por anos de luta exigem que ele deixe os ringues. Então, ele, sua esposa (Talia Shire) e seu filho Rocky Jr. (Sage Stallone) mudam-se para uma vizinhança pobre no Sul da Filadélfia. Lá, Rocky precisa solucionar um profundo ressentimento de seu filho, uma amargura que aumenta à medida que Rocky treina Tommy Gunn (Tommy Morrison), um jovem boxeador que logo se torna a nova revelação nacional. Quando Tommy dá as costas ao seu mentor e publicamente zomba de seu mestre, Rocky sabe que terá que lutar mais uma vez.

ROCKY MARCIANO (1999)

Título original: Rocky Marciano
Direção: Charles Winkler
Elenco:  Jon Favreau, Penelope Ann Miller, Judd Hirsch
Duração: 99 min

Apesar de ser um filme feito para Tv, Rocky Marciano tem todos os pré-requisitos para aparecer nesta lista. Contando a história real do pugilista Rocky Marciano, vivido pelo ótimo Jon Favreau (Homem de Ferro), o longa mostra a carreira do lutador desde seu apogeu até o seu triste fim. Mostrando o drama familiar na vida do lutador, o filme tem uma ótima narrativa e atuações convincentes. Além disto, as cenas de boxe são bem realizadas, e a personalidade do lutador é bem adaptada para as telas das tv's. Como se não bastasse tudo isto, o lutador Rocky Marciano serviu de grande inspiração para que Sylvester Stallone fizesse o clássico Rocky Balboa. Ou seja, mais um motivo para conhecer a bela história de vida, deste pugilista, que nunca conheceu a derrota dentro de um ringue.

HURRICANE O FURACÃO (1999)

Título original: The Hurricane
Direção: Norman Jewison
Elenco:  Denzel Washington, Vicellous Reon Shannon
Duração:  146 min

Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter (Denzel Washington) era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.

POR UMA BOA BRIGA (2000)

Título original: Play It to the Bone
Direção: Ron Shelton
Elenco:  Woody Harrelson, Antonio Banderas, Lolita Davidovich
Duração: 124 min

Os peso-pesados de Hollywood, Woody Harrelson e Antonio Banderas, desferem um verdadeiro golpe com esta hilariante comédia repleta de ação. Companheiros de todas as horas e parceiros de treino, Vince (Woody Harrelson) e Cesar (Antonio Banderas) são lutadores de boxe, fora de forma e decadentes, que se atiram a última oportunidade de alcançar o sucesso. Mas eles precisam estar imediatamente em Las Vegas. Assim, sem saber exatamente porque, eles colocam o pé na estrada. Porém, quando Vince e Cesar sobem ao ringue e se engalfinham em uma luta dramática, a amizade dá lugar a uma feroz competição, em que somente o vencedor terá direito a disputar o título. Você não pode perder nenhum dos arrebatadores momentos que transformam Por Uma Boa Briga em uma emocionante comédia, que conta ainda com a participação da sexy Lolita Davidovich (Esquentando o Alasca) e da sensual Lucy Liu.

BOA DE BRIGA (2000)

Título original: Girlfight
Direção:  Karyn Kusama
Elenco:  Michelle Rodriguez, Santiago Douglas, Jaime Tirelli
Duração: 110 min

Diana Guzman (Michelle Rodriguez) é uma jovem garota com grandes sonhos e uma vida dura. Entre problemas na escola, um pai que a deprecia e nenhuma atividade social, ela busca respeito, amor e, acima de tudo, um desafio. E ele surge através do boxe, quando Diana resolve por se matricular, contra a vontade do pai, numa academia local, onde começa a praticar o esporte visando o campeonato local para mulheres pugilistas.

ALI (2001)

Título original: Ali
Direção:  Michael Mann
Elenco:  Will Smith, Jamie Foxx, Jon Voight
Duração:  157 min

Mais uma daquelas cinebiografias onde parece que o protagonista recebeu um espirito. O filme Ali baseado na vida do lutador mostra como Cassius Clay (que mudaria seu nome para Muhammad Ali ) chegou ao auge como boxeador e passou por diversas controvérsias ao longo da carreira como : mudança de religião, recusa do exército, ativismo pelos direitos civis, casos extraconjugais e as polêmicas entrevistas de auto promoção.
Além de ser uma das maiores lendas da história do esporte mundial Muhammad Ali foi uma figura que sempre despertou muita curiosidade por seu jeito ousado e carismático , um dos grandes precursores do marketing esportivo ele conseguiu criar um mecanismo de promoção para as lutas e para si próprio que nenhum outro atleta conseguiu reproduzir até hoje, no filme Will Smith está fantástico em atuação que lhe rendeu indicação ao Oscar em filme quase documental.

IMBATÍVEL (2002)

Título original: Undisputed
Direção: Walter Hill
Elenco:  Wesley Snipes, Ving Rhames, Peter Falk
Duração:  94 min

James ´Keman´ Chambers (Ving Rhames) é um invicto campeão mundial de boxe que se vê envolvido num rumoroso caso de estupro. Depois de julgado, ele é condenado e enviado para uma prisão de segurança máxima onde estão o que há de pior entre os bandidos presos. Enquanto isso, Monroe Hutchen (Wesley Snipes), o campeão invicto da prisão, defende brutalmente seu titulo contra outro oponente sob o olhar atento de Mendy Ripstein (Peter Falk), um velho chefe mafioso que está preso há anos. Logo Mendy começa a organizar um grande tira-teima entre os dois para ver quem será o verdadeiro Imbatível.

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS (2004)

Título original: Against the Ropes
Direção:  Charles S. Dutton
Elenco:  Meg Ryan, Omar Epps, Charles S. Dutton
Duração:  110 min

Inspirado em uma história real, uma vibrante e vistosa pretendente a empresária de boxe, decidida a transformar Luther Shaw "Letal" (Omar Epps), de um mero deliqüente de rua em um campeão de primeira classe. Para conseguir que ele chegue ao topo do ranking, Kackie traz de volta da aposentadoria Felix Reynolds, treinador veterano (Charles S. Dutton). Mas antes de realizar seu sonho, eles têm que aprender o que é preciso para ficar firme.

MENINA DE OURO (2004)

Título original: Million Dollar Baby
Direção: Clint Eastwood
Elenco:  Hilary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman
Duração: 132 min

Vencedor de 4 Oscar incluindo Melhor Filme, o longa Menina de Ouro vem pra estabelecer de vez um estilo Eastwood de se contar histórias. Dunn (Eastwood) é um treinador de boxe bastante fechado que mantém pouco contato com a filha, quando tenta retomar essa relação surge em sua vida Maggie (Hilary Swank) uma mulher muito determinada a ser uma boxeadora profissional em meio a treinamentos ambos descobrem uma relação paternal que a muito tinham perdido.
A abordagem do boxe para mulheres raríssima no cinema é um destaque nesse filme onde Clint Eastwood (Oscar de Melhor Diretor) deixa bem claras as diferenças entre o mundo masculino e feminino e trabalha a relação treinador e atleta de uma forma envolvente, ter dois atores como Hilary Swank e Morgan Freeman (ambos vencedores do Oscar por seus papéis) ajuda muito , mas o mérito maior está na direção e roteiro os diálogos são "irritantemente" bem criados e o filme é redondo sem lacunas.

ANNAPOLIS (2006)

Título original: Justin Lin
Direção: Justin Lin
Elenco:  James Franco, Jordana Brewster, Tyrese Gibson
Duração:  108 min

Após conseguir uma vaga na cobiçada Academia Naval de Annapolis, Jake Huard (James Franco) acreditava que todos os seus sonhos tinham se realizado. Sem nada a perder, ele decide participar do violento torneio de boxe da Marinha, conhecido como The Brigade Championships, onde enfrentará seu arqui-rival Cole (Tyrese Gibson). Com a participação no torneio Jake tem a chance de deixar seu pai orgulhoso, legitimar a confiança nele depositada e ainda defender os demais recrutas.


LUTA PELA ESPERANÇA (2005)

Título original: Cinderella Man
Direção: Ron Howard
Elenco:  Russell Crowe, Renée Zellweger, Craig Bierko
Duração: 144 min

Baseado em fatos reais é uma bela história de como o esporte dá voltas, Jimmy Braddock (Russell Crowe) era um boxeador promissor que após uma série de derrotas se retira do esporte para trabalhar como estivador durante a crise americana, quando um cancelamento de última hora dá a Jim a chance de lutar novamente ele surpreende a todos com uma sequência de triunfos que transforma o raquítico pugilista no "Cinderella Man" (título original do filme) um símbolo de esperança para os pobres . O sucesso trouxe seu maior desafio a luta contra o campeão mundial Max Baer (Claig Bierko) que já matou dois oponentes no ringue.

ROCKY BALBOA (2006)

Título original: Rocky Balboa
Direção:  Sylvester Stallone
Elenco:  Sylvester Stallone, Antonio Tarver, Milo Ventimiglia
Duração:  102 min

A glória faz parte do passado para Rocky Balboa (Sylvester Stallone). Dono do restaurante Adrian's, batizado em homenagem à sua falecida esposa, Rocky passa as noites contando aos clientes histórias de sua época de lutador. Rocky Jr. (Milo Ventimiglia), seu filho, não dá muita atenção ao pai, preferindo cuidar de sua própria vida. Sua vida muda após uma simulação de computador colocar Mason Dixon (Antonio Tarver), o atual campeão mundial dos pesos pesados, enfrentando Rocky em seu auge. Dixon fez fama pela facilidade com a qual conseguiu o título, mas como nunca encarou um oponente que realmente o desafiasse é considerado por muita gente como um lutador muito técnico, mas sem alma. A simulação faz com que o agente de Dixon resolva realizar a luta, oferecendo a Rocky uma nova chance de voltar aos ringues.

O VENCEDOR (2010)

Título original:  The Fighter
Direção:  David O. Russell
Elenco:  Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams
Duração:  116 min

Dicky Ecklund (Christian Bale) é uma lenda do boxe que desperdiçou o seu talento e a sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão. O Vencedor é inspirado em uma emocionante história real onde a maior luta de nossas vidas é a conquista dos nossos próprios sonhos.

GIGANTES DE AÇO (2011)

Título original: Real Steel
Direção: Shawn Levy
Elenco:  Hugh Jackman, Evangeline Lilly, Dakota Goyo
Duração: 127 min

Uma homenagem ao boxe tradicional sempre com alfinetadas ao M.M.A , Gigantes de Aço traz Hugh Jackman como um ex - boxeador que tenta sobreviver como treinador num mundo onde as lutas humanas foram substituídas pelo boxe entre robôs. No meio disso tudo recebe a notícia de que sua ex - esposa faleceu e agora terá de criar o filho de 11 anos com o qual mal teve contato até momento, depois de muitos desentendimentos os dois descobrem que podem se ajudar e com um robô obsoleto começam a caminhada rumo ao título mundial.
O próprio Sugar Ray (de Touro indomável) é consultor das lutas

AJUSTE DE CONTAS (2013)

Título original: Grudge Match
Direção: Peter Segal
Elenco: Robert De Niro, Sylvester Stallone, Kim Basinger
Duração: 113 min

Em Ajuste de Contas, Sylvester Stallone e Robert De Niro interpretam Henry “Razor” Sharp e Billy “The Kid” McDonnen, dois pugilistas de Pittsburg que chamam a atenção dos holofotes pela feroz rivalidade entre si. Cada um venceu uma disputa entre eles durante o seu apogeu, mas em 1983, às vesperas da terceira e decisiva luta, Razor anuncia repentinamente sua aposentadoria, recusando-se a explicar o motivo, mas efetivamente desferindo um soco de nocaute nas duas carreiras. Trinta anos depois, o promotor de boxe Dante Slate Jr., enxergando a possibilidade de lucro alto, faz uma oferta que eles não podem recusar: voltar aos ringues e ajustar as contas de uma vez por todas.
Espécie de Rocky Balboa vs Jake La Mota.

NOCAUTE (2015)

Título original: Southpaw
Direção: Antoine Fuqua
Elenco: Jake Gyllenhaal, Rachel McAdams, Oona Laurence
Duração: 124 min

Billy "The Great" Hope (Jake Gyllenhaal), um lutador, trilha seu caminho rumo ao título de campeão enquanto enfrenta diversas tragédias em sua vida pessoal. Além das batalhas nos ringues, ele é forçado a lutar para conquistar o amor e o respeito de sua filha, em uma busca por redenção.


CREED - NASCIDO PARA LUTAR (2015)

Título original: Creed
Direção:  Ryan Coogler
Elenco:  Sylvester Stallone, Michael B. Jordan, Wood Harris
Duração: 95 min

Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida.



PUNHOS DE SANGUE (2016)

Título original: The Bleeder
Direção: Philippe Falardeau
Elenco: Liev Schreiber, Naomi Watts, Ron Perlman
Duração: 98 min

 A história real de Chuck Wepner (Liev Schreiber), vendedor de bebidas na cidade de Nova Jersey e boxeador peso-pesado que inspirou a saga "Rocky" ao ir até o 15º round lutando contra o então maior pugilista do mundo, Muhammad Ali.


Tecnologia do Blogger.