google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

50 CURIOSIDADES SOBRE "O EXORCISTA"


O Exorcista (1973)

1. O COMEÇO

No filme de estreia da saga, o ator Jack MacGowran é o primeiro a morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria. Uma semana após terminar de gravar MacGowran morreu mesmo. Dizem que vítima de pneumonia. Será?

2. PROBLEMAS

Muitas "tragédias" ocorreram com o "amigo do amigo do amigo". O ator Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu irmão havia morrrido. A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê. E por aí vai...

3. MAIS PROBLEMAS

A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que refrigerava o quarto onde aconteceu as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serrou o dedão do pé. Imprudência no trabalho? Não, culpa do diabo!

4. ELLEN

A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. A culpa é tanto do demônio quanto do diretor Willian Friedkin, que instruiu o técnico responsável por puxá-la com a corda e "dar tudo de si".

5. MERCEDES

A atriz Mercedes McCambrige ingeriu ovos crus, fumou igual uma chaminé e fez o diabo pra ficar com a voz rouca e demoníaca da menina possuída. Mas os produtores "esqueceram" de colocar o nome dela nos letreiros do filme. A atriz processou o estúdio - só para saberem que não se brinca com o demo!

6. LALO

O argentino Lalo Schifrin compôs uma trilha sinistra para O Exorcista, mas o diretor Friedkin achou o trabalho muito... chinfrim. Preferiu então usar o tema de piano já pronto ("Tubular Bells"). Schifrin vendeu a trilha rejeitada para o filme A Casa do horror (1979). Resultado: recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara para um filme de terror!

7. MAX

Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set que esquecia constantemente suas falas

8. TRAILER

A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado "assustador demais" para plateias médias. O vídeo mostrava trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o estúdio liberou o vídeo no You Tube para os curiosos (e corajosos)

9. BASEADO EM FATOS REAIS

O filme foi inspirado num livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que também assumiu o roteiro. O que pouca gente sabe é que Blatty se inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown estamparam em suas capas o "terrível exorcismo" de Robbie Manheim, garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois que ele brincou com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto

10.  JOHN

Joseph Dyer, amigo do padre Karras no filme, é interpretado pelo padre William O´Malley, que até hoje leciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodada. Ele ainda mostra cenas do longa em suas aulas admitindo que "80% dessa história é real"


11. PROBLEMAS NO SET

O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no meio das filmagens. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da menina possuída, Regan. Além disso, a casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto turístico

12. PLATEIAS

Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados Unidos recebiam sacos de vômito antes de entrar nos cinemas

13. PLATEIAS 2

Durante uma exibição em 1974, um homem desmaiou e acabou quebrando as costelas. Posteriormente, ele processou a Warner Bros., mas fechou acordo fora do tribunal

14.  O PASTOR

O pastor evangélico Billy Graham pregava, até pouco tempo, que todas as fitas VHS com o filme estavam possuídas pelo demônio. Quem a comprasse corria sérios riscos de ser possuído. Mesmo assim, as vendas do longa bateram recordes

15. PLATEIAS 3

Após o lançamento do longa, a atriz Linda Blair foi ameaçada de morte por fanáticos religiosos, que afirmavam que ela "glorificava o Demônio" com o papel da menina possuída. Por conta disso, ela passou seis meses amparada por seguranças contratados pelo estúdio

16. WILLIAM

As cenas no quarto do padre Karras foram rodadas na residência de um famoso frei americano. Por conta de alguns acidentes - entre eles a morte de alguns nomes envolvidos na produção -, o roteirista William Petter Blatty chamou um padre para abençoar o set principal, em Washington

17. O OUTRO WILLIAM

O diretor William Friedkin não poupou esforços para assustar seus atores, chegando a dar tiros no ar sem avisar ninguém no meio das filmagens. Ele ainda encomendou um freezer gigante para "esfriar" o set. Linda Blair, no entanto, só usava sua camisola nas cenas e acabou pegando pneumonia.

18. O NÚMERO

A pós-produção do filme foi feita num estúdio na Fifth Avenue, em Nova York. O número da casa? 666

19. SONS

Para reproduzir os terríveis gemidos de Regan, William Friedkin gravou os ruídos estridentes de porcos sendo levados para o abate em uma fazenda próxima ao set

20. MAIS PROBLEMAS 2

Na época do lançamento, lendas urbanas garantiam que todo mundo que participou da produção estaria amaldiçoado pela eternidade. Foram nove mortes no total. A atriz Vasiliki Maliaros, que viveu a mãe do Padre Karras, nem chegou a ver o filme nos cinemas. Morte a tiros, mão decepada, dedos do pé cortados...estes e outros casos fazem a história macabra do filme.


21.  CRÍTICA

'O Exorcista' foi o primeiro filme de terror da história a ser indicado ao Oscar. Foram dez nominações, incluindo melhor atriz coadjuvante para Linda Blair, e duas estatuetas: melhor roteiro adaptado e melhores efeitos sonoros.

22. BOX OFFICE

Controverso ou não, até o lançamento de Tubarão, dois anos depois, O Exorcista foi o filme mais lucrativo da história. Se não considerada a inflação, o longa aparece até hoje entre os dez mais vistos de todos os tempos. O maior, neste sentido é e sempre será, E o vento levou (Titanic e Avatar nem passam perto).

23. COTADAS

As atrizes Jane Fonda e Shirley MacLaine chegaram a ser sondadas sobre a possibilidade de interpretarem a personagem Chris MacNeil.

24. EXTENDED EDITION

Foi relançado nos cinemas americanos em 2000, com uma nova cópia, som digital e 11 minutos de cenas extras inseridas ao longo do filme. Eu particularmente acho que Friedkin teve um relance de George Lucas, acrescentado efeitos que cortam o clima realista do filme.

25. OSCAR E GLOBO

OSCAR 1974
Ganhou
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Som

Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - William Friedkin
Melhor Atriz - Ellen Burstyn
Melhor Ator Coadjuvante - Jason Miller
Melhor Atriz Coadjuvante - Linda Blair
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Edição

GLOBO DE OURO 1974
Ganhou
Melhor Filme - Drama
Melhor Diretor - William Friedkin
Melhor Atriz Coadjuvante - Linda Blair
Melhor Roteiro

Indicações
Melhor Atriz - Ellen Burstyn
Melhor Ator Coadjuvante - Max von Sydow
Melhor Revelação Feminina - Linda Blair

26. MENSAGENS?

O filme faz uso do flash de imagens estáticas durante o filme, como o rosto do demônio que possuiu Regan. O diretor William Friedkin admitiu o uso dos flashes, mas disse que eles são usados pelo efeito dramático e não são mensagens subliminares propriamente 

 27. VÔMITO

Enquanto todo mundo acha que o vômito de Regan foi feito de sopa de ervilha, os produtores usaram uma marca conhecida nos EUA, a enlatada Campbell. Mas os produtores não gostaram do resultado e a trocaram. Quando a garota vomitou na cara do padre Karras, o ator Jason Miller realmente não aprovou o gosto. Ele disse que a sopa foi parar no seu peito após se afogar.

28. PEREGRINAÇÃO

O filme foi vetado em algumas cidades do Reino Unido. Com isso, a produtora local precisou criar o "The Exorcist Bus", que levava os espectadores para as cidades próximas que exibiam o longa.

29. ELLEN 2

A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em "O Exorcista" estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demônio!"), contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi omitida da história.


30. DEEP

Em 1974, a banda Deep Purple lançou o álbum “Stormbringer” e trouxe para a faixa homônima ao nome do álbum, elementos baseados no longa-metragem. No início da faixa, um pouco antes do primeiro verso, o jargão arrastado que é falado por David Coverdale é o mesmo diálogo, de trás para frente, que Regan MacNeil (interpretada pela atriz Linda Blair) profere no filme quando é questionada pelo padre.

31. OZZY

Em 1988, Ozzy Osbourne lançou o álbum "No Rest for the Wicked" e trouxe na faixa "Bloodbath in Paradise", uma mensagem subliminar referente ao filme. A frase "Your mother sells whelks in Hull" ("Sua mãe vende caramujos em Hull") é uma paródia do xingamento "Your mother sucks cocks in hell.", usado em "O Exorcista".

32. SHADOWS

Uma sombra no formato de uma Cruz passou sobre a testa de Linda Blair( Regan MacNeil ) Pouco antes de uma Cena começar .

33. E AS CHUVAS CHEGARAM

Na estreia em Roma, no Teatro Metropolitano caiu um temporal . Um raio caiu em uma Cruz de oito metros numa igreja do século XVI nas proximidades do local onde estava sendo  exibido o filme.

34. O HORROR, O HORROR


O filme foi considerado o mais assustador de todos os tempos segundo as revistas ‘Entertainment Weekly’ e ‘Maxim’....Vamos a o que interessa ...

35. O RECONHECIMENTO

A partir de 2010, “O Exorcista” afirmou seu lugar como parte importante da história do cinema, quando a Biblioteca do Congresso norte-americano seleciona o filme selecionado o filme para a conservação no National Film Registry. Os filmes selecionados para esta designação “devem ser cultural, histórica e/ou esteticamente significativas”. “O Exorcista” libertou o espírito de um fenômeno cultural que agora serão preservados até o fim dos tempos.

36. MAIS INDICAÇÕES

Foi indicado ao BAFTA na categoria de melhor som.
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films - ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.

37. AUTO PARÓDIA

Mal sinal quando a atriz principal faz uma paródia do seu melhor e mais importante papel. Resultado: Linda Blair, A repossuída e Fim de carreira.


O Exorcista II: O Herege (1977)


1. BOORMAN TENTOU...

John Boorman foi a primeira escolha para dirigir O Exorcista, mas recusou a oferta. Anos depois, assumiu as rédias de O Exorcista II - o Herege. Durante as filmagens, contraiu uma infecção respiratória e passou mais de um mês de cama. Quando tentou pular fora da roubada, foi ameaçado de processo judicial pelo estúdio e concluiu o filme contrariado.

2. LINDA

A menininha meiga do primeiro filme virou uma mocinha rechonchuda em O Exorcista II. Se alguém desconfiava que a jovem atriz Linda Blair era talentosa, ela fez questão de pulverizar essas suspeitas. O filme marca o início de sua decadência rumo ao ostracismo e a um corpo em forma... de pêra!

3. EXORCISTPLOITATION

Se você acha O Exorcista II ruim (e ninguém aqui afirma o contrário!), precisa ver as imitações bisonhas que surgiram em toda parte do mundo. Aliás, precisa não. É melhor evitar. Coisas como Abby (a versão "black power" de O Exorcista), Seytan (a imitação cena a cena feita na Turquia) e Jadu Tona (produção hindu com muito canto e dança). Devem irritar até o próprio capeta!

O Exorcista III (1990)

1. SEM SENTIDO....

O Exorcista III não é uma sequência dos anteriores. Ou melhor, não era para ser. O filme se baseia no livro O Espírito do Mal, de William Peter Blatty, autor do primeiro O Exorcista, que aqui também brinca de diretor. Foi ideia dos produtores trocar o título e inserir referências ao clássico de 1973. O enredo se inspirou num serial killer verdadeiro, confundindo ainda mais as coisas.

2. TÍTULO

O filme receberia o seu nome original "Legião", mas optaram como certo muda-lo para "O Exorcista III" já que o filme trabalhava com os personagens do filme original de 1973, O Exorcista.

3. KARRAS

Inicialmente não estava prevista a presença de Jason Miller. No entanto, foi decidido que deveria aparecer pelo menos um ator do filme inicial. A história não foi adaptada, pois inicialmente já era desta forma, mas assim foi possível filmar novas performances do Padre Karras.

4. FRAMBOESA

George C. Scott foi indicado ao Framboesa de Ouro.

O Exorcista: O Início (2004)

1. COMEÇOU MAL

John Frankenheimer (Operação França II, Ronin) era um diretor respeitado em Hollywood. Isso até esnobar o convite para dirigir Exorcista: o Início. Respondeu um sonoro "não" aos executivos do estúdio e acabou fulminado por um derrame apenas um mês depois.

2.TERMINOU MAL

A carreia de Paul Schrader ia mal quando ele teve a boa chance de dirigir Exorcista: o Início. Mas sua abordagem mais psicológica não fez a cabeça dos produtores. Ele foi demitido e deu lugar a Renny Harlin, que, precavido, já disse acreditar na maldição da saga.

3. ACABOU MAL

Michael Kamen (Máquina Mortífera, X-Men) foi o primeiro compositor cogitado para cuidar da trilha sonora do novo filme, antes de Christopher Yung assumir o posto. Kamen sofreu um ataque cardíaco fulminante em 2003. O músico, porém, já flertava com o perigo: em 1999, gravou com a banda Metallica, aquela que estourou nas paradas de sucesso após vender a alma ao diabo...


4. EXORCISTA - O INÍCIO VS EXORCISTA - DOMINION

Mais uma história estranha.  Dois filmes, do mesmo ano, com os mesmos atores, porém diretores diferentes. O espectador desinformado não vai entender se assisti-los em épocas diferentes, mas a história é simples: Paul Schrader fez um filme psicológico e ruim. Foi substituído por Renny Harlin que fez um filme de mais efeitos apelativos, e ruim também. Por fim, lançaram os dois.

5. COTADOS

Os atores Liam Neeson, Ryan Phillippe e Kerr Smith estiveram cotados para interpretar o padre Merrin em O Exorcista - O Início. Neeson chegou a estar contratado pelos produtores, mas deixou o projeto após o falecimento de John Frankenheimer.


6. MAIS UM FRAMBOESA

Indicado nas categorias de Pior Diretor e Pior Remake ou Sequência.


Tecnologia do Blogger.