google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ROGER CORMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS


Formado em engenharia pela Universidade de Stanford e ex-aluno de Literatura Inglesa em Oxford. É um dos nomes independentes históricos de Hollywood, lançou as carreiras de diversos diretores e atores hoje consagrados. Entre os atores, podemos citar Robert de Niro e Jack Nicholson. Dos diretores, saiba que foi Corman o primeiro a reconhecer John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, James Cameron, Tim Burton, Ron Howard, Joe Dante, Peter Bogdanovich e Jonathan Demme.

Proporcionou trabalho a atores de vulto que andavam relegados ao esquecimento pela indústria cinematográfica: Peter Lorre e Boris Karloff, entre eles. Foi também responsável pala consagração do extraordinário Vincent Price como protagonista de filmes de terror, ainda que não tenha sido o primeiro a dirigi-lo.

Desde 1954 até hoje, Roger Corman já produziu e realizou mais de 500 filmes, gabando-se de ter perdido dinheiro apenas com um, The Intruder (1962), uma história anti-racista com William Shatner.

A lista abaixo é totalmente pessoal. Não leva em conta filmes mais importantes, de maior apelo ao público e sucesso com crítica. E após realizar a lista, vi que se compreende no intervalo de 60 a 64, período que ele também adaptou as obras de Edgar Allan Poe. Acho que não foi coincidência. Mas por conta de sua extensa filmografia, são 10 filmes essenciais para começar:

Boa sessão:

Sinopse:

Philip Winthrop viaja até a Casa dos Usher, uma desolada mansão circundada por um pântano, para se encontrar com a noiva Madeline Usher que conhecera em Boston. Madeline é irmã de Roderick que se opõe ao relacionamento dos dois, alegando que a família é possuidora de uma maldição sanguínea que leva todos os membros à loucura. Philip não se conforma e quer que Madeline vá embora com ele mas o amor dos dois está condenado.

Sinopse:

O filme se passa num velho castelo na Espanha do século XVI. Francis Barnard, o jovem cunhado inglês de Nícolas Medina (filho do carrasco da Inquisição Espanhola, Sebastian Medina), vem ao castelo ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth. Barnard desconfia de Nícolas que, apesar de dizer ter amado sua irmã, apresenta sinais de instabilidade por ter visto a mãe ser morta por seu pai.

Sinopse:

Terceiro filme do ciclo realizado por Corman com base em Edgar Allan Poe. Ray Milland interpreta um homem cataléptico que tem medo de ser enterrado vivo, como aconteceu com seu pai. O medo vai se tornando uma obsessão, que começa a controlar sua vida, e acaba afastando as pessoas que se importam com ele. Alguém estaria por trás de tudo para que ele acabe sucumbindo à loucura?

Sinopse:

Baseado na obra de Edgar Allan Poe, contém 4 contos interpretados pelo mestre no gênero Vincent Price. O filme tem 3 episódios:"Morella", sobre o cadáver de uma mulher morta há 26 anos; a segunda é a junção de dois contos, "O Gato Preto" e "O Barril de Amontillado", onde um velho bêbado trava amizade com um degustador de vinhos; o terceiro e último é "O Estranho Caso do Sr. Valdemar" sobre um especialista que hipnotiza um moribundo para se comunicar com o além.

Sinopse:

Quando morre o Rei da Inglaterra, Edward IV, seu irmão, Richard ambiciona o trono. O falecido Rei tinha dois filhos homens, porém, nenhum dos dois tinha idade suficiente para governar. O filho de Richard mata seu irmão mais novo, pois também deseja ser rei. Ele passa a ser assombrado pelo fantasma do irmão. Outros fantasmas o perseguem e ele torna-se uma vítima da loucura.

Sinopse:

O poderoso feiticeiro Dr. Erasmus Craven vive recluso em seu castelo, de luto pela morte de sua esposa Lenore há dois anos, para tristeza da filha dele Estelle. Numa noite, entra pela janela um corvo que se revela como o feiticeiro Dr. Bedlo, transformado na ave após um duelo de magia com o maligno Dr. Scarabus. Craven o ajuda a voltar ao normal e Bedlo quer retornar ao castelo de Scarabus para a revanche. O doutor Craven vai junto pois Bedlo lhe contara que vira o fantasma de Lenore no lugar. Acompanha a dupla de feiticeiros Estelle e Rexford, filho de Bedlo. No castelo de Scarabus ocorre o novo duelo de magia dele com Bedlo e depois, a luta final com Craven.

Sinopse:

O cientista James Xavier desenvolve uma substância que amplia a visão humana a um nível nunca alcançado. Entretanto a pesquisa é suspensa pela Fundação para a qual trabalhava quando resolve testar em si mesmo. Ele usa a capacidade para realizar cirurgia com notável capacidade de enxergar através do tecido humano, como um raio X. Em um incidente com o colega médico Sam Brant, contudo, o doutor é acusado de assassinato e torna-se foragido. Cada vez mais dependente da substância que desenvolvera e precisando de dinheiro, chega a trabalhar num circo, como curandeiro, e vai até os cassinos de Las Vegas. Essa grande capacidade no entanto, leva sua vida a caminho trágico.

Sinopse:

Charles Dexter Ward (Vincent Price) recebe um imóvel como herança de um parente distante, falecido há cem anos. A propriedade fica em um vilarejo, na Nova Inglaterra, lugar onde a população vive aterrorizada com certos acontecimentos. Mulheres desaparecem e quando retornam, estão grávidas e não se lembram do que aconteceu. Os moradores passam a crer que esses eventos são causados por um bruxo. Quando Charles chega no local de sua nova propriedade, ele passa por mudanças de personalidade, o que pode estar relacionado com o bruxo da cidade.

Sinopse:

No século 13, o sinistro príncipe Prospero (Vincent Price) vive afastado do mundo, enclausurado em seu castelo, enquanto a temível Peste Vermelha toma conta do resto da cidade. As injustiças do monarca serão vingadas durante um baile à fantasia realizado no interior do seu castelo, quando uma misteriosa figura vestida com uma máscara vermelha revela sua identidade.

Sinopse:

Na Inglaterra do século XIX, Verden Fell é um viúvo que vive com seu criado e um gato preto numa grande propriedade onde estuda relíquias egípcias. Ele teme pela alma da sua falecida esposa Ligeia, que era egípcia e que teria blasfemado contra Deus ao morrer. Verden usa óculos escuros pois não suporta a luz do dia. Durante uma caçada à raposa, a impetuosa Rowena invade as ruínas da abadia onde está o túmulo de Ligeia, nas terras de Verden, e o conhece. Pouco depois os dois se casam, mas o espírito de Ligeia parece assombrar o castelo e dominar Verden, para terror de Rowena..
Tecnologia do Blogger.