google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O QUE É WESTERN SPAGHETTI

De forma geral, Western Spaghetti é um subgênero do faroeste que, com muito sarcasmo, desconstrói a seriedade com que o tema sempre foi tratado no cinema. O termo foi muito usado pelos críticos americanos, já que a maioria desses faroestes foi produzido e dirigido por italianos.

De certa forma, o Western Spaghetti era tratado com menos respeito que os filmes de um John Ford, por exemplo. Mas ainda que os americanos tenham difundido, o "sobrenome" veio de um jornalista espanhol. A maioria dos filmes Spaghetti foram coproduções internacionais entre Itália e Espanha, e ainda envolvendo outros países como França, Alemanha Ocidental, Inglaterra e até os EUA.  


Esses filmes foram originalmente lançados em italiano ou com dublagem italiana, mas como a maioria dos filmes apresentava elencos multilíngues e o som era pós-sincronizado. Ou seja, ninguém se entendia, mas como o objetivo era matar, estava tudo certo.  

O orçamento era de filme B. E o boom do Spaghetti foi entre 1964 e 1978. O marco zero veio justamente com um filme de um grande diretor, que foi Sergio Leone, com Por um Punhado de Dólares. Curiosamente, podemos dizer que um dos filmes de sua trilogia, a obra-prima "Três Homens em Conflito", é um filme classe A, ainda que seja efetivamente, um Spaghetti Raíz.


Estes subgêneros evoluem e até um "marco zero" veio de algum outro filme com características similares. No caso de "Por um Punhado de Dólares", ele evoluiu de três fatores: Primeiro, de um western americano-britânico filmado na Espanha, chamado "O Xerife do Queixo Quebrado", lançado em 1958 e filmado por Raoul Walsh. Em 1961, veio Armas Selvagens (1962), um western anglo-espanhol, novamente filmado na Espanha. Isso marcou o início da Espanha como um local de filmagem adequado para qualquer tipo de western europeu abrindo as portas para o que viriam 2 anos depois. Inclusive, os filmes misturavam western, aventura e comédia, outro ponto em comum com os westerns Spaghetti.  

Entre um e outro, O Gosto da Violência (1961) trouxe a Revolução Mexicana para agregar aos temas que seriam recorrentes. Em 1963, foram produzidos três westerns ítalo-espanhóis: Duelo no Texas,, Por um Punhado de Prata e Minha Lei é o Gatilho. Colocando todos estes elementos no liquidificador, surgiu um longa de animação chamado West e Soda, que seria o primeiro western do subgênero propriamente dito.  


No filme, dirigido por Bruno Bozzetto, contava a história de uma jovem e doce Clementina, que vive em uma fazendinha verdejante nos arredores de um vilarejo do Velho Oeste. Mas não vive em paz: o terrível "Gordinho", o poderoso local, ambiciona as suas terras. Após esgotar todas as propostas, o vilão manda que seus dois capangas, "Urso", e "Magrão" perturbá-la continuamente, até que surge Johnny, um cavaleiro solitário e misterioso, para defender a pobre Clementina.

A obra não levou fama porque foi lançado um ano depois do filme de Leone. Porém, foi rodado um ano antes e por ser uma animação, a pós-produção demorou mais que o filme de Sergio. O próprio Bozzetto afirma ter inventado o gênero Spaghetti Western. Mas na falta de um acordo de quem veio primeiro, o filme de Leone foi um sucesso e trouxe visibilidade para os filmes que já estavam sendo produzidos. E com eles, um nome surgiu para dar contornos inesquecíveis às trajetórias dos cowboys: Ennio Morricone. Por vezes, suas trilhas eram melhores que os filmes.


E o que seria do cinema sem seus gênios?

Por um Punhado de Dólares é um remake não oficial de um filme do grande Akira Kurosawa. Desavenças à parte por conta do "não oficial", o fato é de que, oficialmente, Kurosawa foi corresponsável pelo sucesso do Spaghetti, porque a genial trama e a própria perspectiva do personagem, veio do seu Yojimbo (roteirizado por ele mesmo).

Mas um gênio também estava por trás deste western e respondia pelo nome de Sergio Leone. Algumas marcas de sua direção são inconfundíveis e já neste filme, usou um estilo visual distinto com grandes closes de rostos para contar a história de um herói entrando em uma cidade que é governada por duas gangues fora da lei, e as relações sociais comuns são inexistentes.  


Ele trai e joga gangues umas contra as outras para ganhar dinheiro. Em seguida, ele usa sua astúcia e habilidade excepcional com armas, para ajudar uma família ameaçada por ambas as gangues. Ou seja, um cowboy entra numa cidade, envenena dois bandos rivais e ainda sai de bom samaritano. Perverso e genial. A indústria de cinema, claro, viu ali algo interessante a ser explorado e assim o fez.  

Mas explorou tanto que a bela macarronada acabou se tornando um miojo. Nomes como o próprio Clint, Franco Nero e sua cópia, Terence Hill e outros de filmes genéricos como George Hilton e Anthony Steffen, ou melhor, Antônio Luiz de Teffé, brasileiro, criado em Roma, e que faleceu em 2004, no Rio de Janeiro. Anthony nasceu na embaixada brasileira na Itália e era sobrinho-neto de Nair de Teffé, ex-primeira-dama do Brasil, esposa do marechal Hermes da Fonseca, considerada a primeira caricaturista mulher do mundo.

Trinity


Dois filmes da série com Terence Hill tiveram pedigree: Meu Nome é Ninguém e Trinity e Seus Companheiros, que levam a marca de Leone. Mas por conta disto, a comédia foi levada ao Spaghetti com mais ênfase, além de ter dado origem a uma das mais lembradas cine-séries do cinema italiano, com o personagem Trinity transcendendo o gênero após formar dupla com Bud Spencer e realizando vários filmes similares ao western de origem, porém atualizando o tempo em que se passam as histórias. 

E curiosamente (para muitos não foi coincidência), a ascensão do personagem e migração para outros gêneros se deu paralelamente à decadência do spaghetti. Os "muitos" citados na linha acima são críticos do cinema que apontam que o pós-Trinity degenerou o Western Spaghetti raíz, tornando-o um pastelão.  


Abaixo uma coletânea de 1 hora de duração chamada: Ennio Morricone - Spaghetti Western Music Collection


Embora em queda, ele influenciou várias produções pelo mundo, como na U.R.S.S., no Japão e o próprio cinema do ator Clint Eastwood, que levou o "homem sem nome" para diversos de seus filmes. Mesmo na história recente, nomes como Takashi Miike e Quentin Tarantino fazem referência ao spaghetti em seus filmes. 

Com grandes diretores, mesmo que ladeados de outros nem tanto, com memoráveis trilhas sonoras, e heróis feios, sujos e malvados, o "macarroni" marcou o cinema, com seu melhor e seu pior, no curto tempo em que os holofotes do mundo se voltaram para este marcante subgênero do western.

Aí vai uma lista referência para curtir, especialmente as magníficas trilhas de Ennio Morricone que são ouvidas em 8 a cada 10 western spaghetti. 


A Trilogia dos Dólares, também conhecido como Trilogia do Homem Sem Nome, é uma série de filmes composta por três filmes western spaghetti dirigidos por Sergio Leone. Os filmes são intitulados Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito. Eles foram distribuídos pela United Artists.


No primeiro filme, Clint Eastwood é um perigoso e misterioso pistoleiro recém chegado a San Miguel, uma pequena cidade da fronteira, rude e empoeirada onde dois grupos rivais de contrabandistas aterrorizam os cidadãos mais pobres. Rápido no gatilho, o pistoleiro logo recebe ofertas de emprego vindas das duas gangues. Mas, sua lealdade não pode ser comprada, mas mesmo assim ele aceita os dois empregos. Sua intenção é desmascarar os criminosos com um inteligente jogo de confrontos mortais.

No segundo filme, Clink Eastwood é um astuto caçador de recompensas, que perambula pelas cidades do velho oeste americano em busca de um novo alvo. Ele o encontra quando vê o cartaz de procurado de Indio (Gian Maria Volonté), um perigoso bandido que também está sendo procurado pelo coronel Douglas Mortimer (Lee Van Cleef), outro caçador de recompensas. Os dois partem no encalço de Índio mas, sem conseguir capturar o bandido nem eliminar o rival, eles precisam decidir entre unir forças ou serem eliminados pela gangue de Índio.

E por fim, o terceiro que mostra três bandoleiros "ajudam-se e enganam-se" mutuamente, tentando se apossar de uma fortuna de dólares em ouro, durante a Guerra Civil americana:


Na fronteira mexicana, duas gangues rivais respectivamente lideradas pelo major americano Winchester Jack e pelo general mexicano Hugo Rodrigues, são surpreendidas por um pistoleiro chamado Django, que chega arrastando um misterioso caixão. Disposto a vingar a morte de sua esposa, Django parte para uma luta sangrenta contra os bandidos das duas facções. Quem irá vencer no final? E o que Django traz dentro do caixão?


Scott (Giuliano Gemma) é um desafortunado limpador de ruas na cidade de Clifton no Arizona. Quando Frank Talby (Lee Van Cleef) chega na cidade, os dois iniciam uma grande amizade e Talby acaba atirando em um dos valentões que zombavam de Scott. Após isso, Talby resolve ir embora, pois está perseguindo Wild Jack, um "ex-parceiro de negócios" que lhe deve 50 mil dólares e Scott resolve acompanhá-lo. Ele quer aprender a atirar e ser rápido no gatilho para se tornar um pistoleiro como Talby. 

Quando os dois capturam Wild Jack, ficam sabendo que ele foi traído por alguns moradores de Clifton, que agora estão com o dinheiro. Porém, as coisas se complicam para os dois pistoleiros, e eles têm que abrir caminho a balas. Agora, como um pistoleiro temido e respeitado por todos, Scott e seu companheiro Talby, retornam a Clifton para recuperar o dinheiro, mas as coisas não saem conforme o planejado...


Ainda criança, Bill, é a única testemunha do assassinato de toda a sua família por quatro assaltantes. Quinze anos depois, ele vai atrás dos assassinos em busca de vingança. Durante sua jornada, ele cruza o caminho de Ryan, um ex-condenado que acabou de sair da cadeia, e também quer se vingar dos bandidos que o colocaram lá. Juntos, os dois formam uma dupla nada comum em busca do mesmo objetivo, mas por diferentes razões.


Jonas (Joseph Cotten), um antigo oficial da Confederação, deseja reorganizar as suas antigas tropas no sudoeste para reavivar as lutas da Guerra Civil Americana. Com uma grande quantia de dinheiro roubada, ele elabora uma rota para explorar o território inimigo. Enquanto isso, um de seus filhos viaja com uma viúva contratada em direção a um novo começo.


Durante a Revolução Mexicana, um jovem americano misterioso se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chucho. A partir daí iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde. Mas quando o Gringo resolve colocar em prática seus ideais juntamente com o grupo de bandidos, El Chucho descobre que as verdadeiras armas de guerra não pertencem a nenhum exército. Numa terra devastada pela pobreza e violência, será possível comprar a liberdade com uma única bala?


Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma outra mulher, de Nova Orleans, que passa a ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.


O bando de assassinos sanguinários liderado pelo perverso Loco (Klaus Kinski) esconde-se nas montanhas de Utah. Depois que o marido de Pauline (Vonetta McGee) se torna a última vítima de Loco, ela contrata um matador de aluguel, Silence  (Jean-Louis Trintignant), para se vingar do facínora.


O destemido forasteiro Sabata entra em ação para resolver o roubo de um banco em uma cidade do faroeste americano. Sua missão é encontrar os ladrões e recuperar o dinheiro. No entanto, ele descobre que grandes poderosos podem estar envolvidos no roubo.


A dupla de heróis do desastre, rápidos no gatilho e bons de briga, tentam salvar uma cidade das mãos de ladrões de gado, cruéis e sanguinários. O diabólico xerife da cidade também está envolvido nesta aventura cheia de adrenalina. E na medida em que Trinity resolve interferir nos planos dos bandidos, a tensão aumenta. Esta situação explosiva, atira violentamente os dois irmãos de encontro a um clímax incrível. Com muita ação, tiros e humor, nossos heróis tentarão salvar a cidade e seus colonos das garras dos bandidos. 


Tecnologia do Blogger.