O QUE É UM FILME TRASH?


INTRODUÇÃO:

Nossa iniciativa tem por finalidade apresentar os principais conceitos do cinema, sem aprofundar ou mesmo discutir cada conceito, apenas mostrar cada um e colocar filmes de referência, para os interessados buscarem na prática, os conceitos aqui estabelecidos.

Fiquem com o conceito de hoje e não deixem de acessar os demais.

ENTÃO...

Trash é uma palavra americana que quer dizer "lixo". Desta forma, filme Trash é um filme  mal feito (normalmente por falta de recursos, mas algumas vezes é até proposital) .Muitas vezes é tão charmoso que é considerado bom por ser ruim.

O Trash pode ser de qualquer gênero, mas por inúmeras razões, o terror é mais comum.


Há naturalmente, critérios para se definir um filme trash. Abaixo, uma lista de características identificadoras:
  • Baixo orçamento – aqui depende da época do lançamento, devido a inflação.
  • Produção pobre, de segunda categoria, feita às pressas, destacando-se a pobreza da fotografia, efeitos especiais, figurino e cenário,
  • Roteiro surreal, com premissas inverossímeis, ou com muitos furos de continuidade
  • Gênero típico: terror, ficção científica, comédias e paródias associadas
  • Elenco amador
  • Personagens estereotipados 
  • Vilões com motivação destrutiva, sem aplicação real (destruiu o mundo, e aí?), contendo ainda:
  • Dotado de recursos ilimitados, Personalidade forte juntamente com desvios psicológicos, 
  • Personagens de alívio cômico, sem aplicação real (seriam demitidos/ mortos na primeira babaquice pelo vilão)
  • Mulheres sensuais, com roupas minúsculas, particularmente em situações aonde não é apropriado;
  • Bucha-de-canhão: soldado, seguidor, assecla, que segue o vilão incondicionalmente, com aparência idêntica (eventualmente com máscara para não mostrar individualidade ou passar pena pela sua morte), claramente inepto, no qual mesmo em quantidade superior não consegue impedir o herói;
  • Monstros, alienígenas, mutantes, ou seres humanos de aparência horrível;
  • Personagem crossover de características pouco prováveis (ex. indiano lutador de kung-fu perneta fanho)
  • Elementos recorrentes: Sangue em excesso; Mortes cruéis (decapitação, amputamento, empalamento, gore em geral, etc), Heróis com ferimentos gravíssimos, mas que não morrem, ou que aparentemente morrem e retornam à vida;
  • Armas incomuns no contexto do personagem (martelo, motosserra, lança-chamas, equipamento militar usado por civis), eventualmente usado com destreza, apesar de não condizer com o personagem;
  • Piadas infames;
  • Equipamento (gadget) “certo para a hora certa”;
  • Artefato do juízo final, em poder do vilão, ou no qual o vilão procura;
  • Recursos ilimitados (armas, fortalezas, etc), de posse do antagonista porém mal geridos, com brechas encontradas pelos protagonistas com relativa facilidade;
  • Lutas ou ações que desafiam as leis da física;

São características apresentadas, porém se assistir um filme de James Bond dá década de 70, muitas características estão presentes. Então o filme Trash é uma espécie de conceito espontâneo. Uma percepção que a pessoa tem em relação a um filme. E não raro,  o público não está em desacordo com esta opinião.

No Brasil, o termo ficou muito popular por causa do Cine Trash, apresentado por um dos grandes personagens do cinema nacional: Zé do Caixão. Eu por exemplo assisti a todos. Alguns filmes nem eram Trash, assim como nem sempre o Supercine dá Globo passava grandes filmes.

O que causa certa confusão é que são conceitos dentro de conceitos, que vou tentar esclarecer mais a frente: trash, filme "b", splatter e slasher...


5 FILMES TRASH PARA VER ANTES DE MORRER 

(Ou filmes para não assistir até morrer )

1) Vingador tóxico (1984)

O jovem Melvin Junko é um faxineiro atrapalhado que é constantemente desprezado e humilhado pelos frequentadores de uma academia de ginástica da cidade de Tromaville, até o dia em que cai em um tanque de lixo químico e torna-se o Vingador Tóxico. A partir daí, ele começa a perseguir gangues e bandidos da cidade.



2) Troll 2 (1990)

Durante uma viagem para uma pequena cidade no interior, a família Waits descobre que os seus moradores são Goblins vegetarianos. Sob o disfarce de humanos, os monstros planejam transformar seus visitantes em plantas, para que dessa forma possam se alimentar deles.


3) O Ataque dos Tomates Assassinos (1978)

Tomates geneticamente modificados pelo governo começam a ganhar vida própria e saem matando tudo e a todos nos EUA! Para esconder tudo, o governo dá um jeito para esconder tudo e salvar a população.


4)Trash - náusea total (1987)

Um extravagante grupo governamental investiga a presença de alienígenas no planeta Terra. Até aí tudo bem, não fossem os visitantes esquisitos (quando não estão disfarçados de humanos) e perigosos, usando os cérebros e carne humanos como guloseimas – não é pra menos que a intenção dos seres de outro mundo é conseguir matéria prima para uma rede de fast-food intergaláctico.


5) The room (2003)

Johnny (Tommy Wiseau) é um banqueiro bem-sucedido que vive em São Francisco com sua noiva Lisa (Juliette Danielle). Entediada com a vida que leva, Lisa decide seduzir o melhor amigo de seu companheiro, Mark (Greg Sestero). Em consequência, a vida de todos mudará.


OBS: CLARO QUE A LISTA DOS FILMES TRASH DA BAND NÃO PODERIA FALTAR;ACESSE:







Tecnologia do Blogger.