google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

30 FILMES PARA CONHECER O CINEMA CATÁSTROFE

30-filmes-catastrofe

Maremotos, terremotos, tsunamis, vulcões, incêndios, tornados. Listei aqui o marcantes filmes do gênero desde os primórdios do cinema.  Eu, particularmente, adoro este sub gênero, que não trouxe nada de muito importante para a história do cinema, mas diverte. O mais impressionante na lista, é que o filmes são sempre de muita qualidade e costumeiramente, fazem sucesso.

Boa sessão:


O filme é vagamente baseado no romance de S. Fowler Wright. Uma série de terremotos destrói a costa do Pacífico dos Estados Unidos, provocando um enorme tsunami que atinge Nova York. A onda deixa a cidade submersa e quase toda a população se afoga. Os que sobrevivem precisam reconstruir suas vidas, sabendo que a civilização nunca mais será a mesma.


Marcus (Preston Foster) é um guerreiro que muitas vezes já recusou lutar na arena dos gladiadores por acreditar na paz e tolerância entre os homens. Mas quando a sua mulher morre por falta de cuidados médicos, sua vida muda completamente; e sua raiva o faz tornar-se um competidor. Sua vida como gladiador o corrompe, suas falcatruas e as suas vitórias na arena o tornam o homem mais rico de Pompéia. Seu filho, Flavius (John Wood), que era apenas um bebê quando a mãe morreu, conheceu Jesus em uma visita à Judéia. Ele é um homem bom e honesto, e seu caráter lembra muito o do homem que seu pai um dia havia sido. Seus caminhos se cruzam, e ambos constantemente entram em conflito. Mas suas divergências serão abaladas quando começa a erupção do Monte Vesúvio, e toda a cidade, invadida e destruída por lava, fogo e lama, entra em um colapso em que não se sabe quem conseguirá sobreviver...


Mary Blake (Jeanette MacDonald) vai ao saloon de Blackie Norton (Clark Gable) procurando emprego como cantora. É lá que Jack Burley (Jack Holt) e o maestro Baldini (William Ricciardi) se apaixonam por sua beleza e voz e decidem chamá-la para cantar na ópera do teatro Tivoli. Quando Blackie a vê em trajes suspeitos em um cartaz, decide processar Baldini, mas ao escutá-la cantar, pede para que ela se case com ele e volte a cantar em seu mais humilde saloon.


A ação se passa no Tahiti na primeira metade do século XX. Um jovem marinheiro é explorado por seu patrão ligado ao governo colonial. Ele rebela-se e fica em casa,com a esposa, numa outra ilha. O cenário muda radicalmente quando chega um furacão, destruindo tudo.


A história é centrada na família O'Leary, pioneiros cujos filhos mais velhos adquirem notoriedade e poder na borbulhante Chicago. Após Jack (Don Ameche) ser eleito prefeito com a ajuda de seu popular irmão Dion (Tyrone Power), os dois se desentendem sobre o futuro das favelas de Chicago. Utilizando sua esposa cantora de cabaré (Alice Faye) como um instrumento em sua disputa, Dion acirra a intensa rivalidade com seu irmão, à medida que a cidade vai se decidindo pelo partido de um ou de outro. Mas quando um intenso incêndio arrasa com o velho Chicago, a vida dos O'Learys ficará mudada para sempre.


Myrna Loy está no papel de Lady Edwina Esketh, a esposa infeliz de um lorde inglês. Para fugir da solidão, ela vive tendo casos extra-conjugais. Viajando pela Índia com o marido, ela conhece e se apaixona por Rama Safti (Tyrone Power), um jovem médico protegido da corte que pretende se dedicar aos pobres. Esse romance levará Edwina a ajudar as pessoas que sofrem com a peste, o terremoto e as enchentes que assolam a região.


Cole Henderson (Larry Keating) é um cientista que alerta que um planeta está em um rota de colisão com a Terra. Ninguém crê na história de Henderson, com exceção de Sydney Stanton (John Hoyt), um milionário que financia a construção de uma astronave gigantesca, construída para transportar sobreviventes selecionados da Terra para outro planeta. Logo fica claro que as predições de Cole se tornarão realidade, assim uma loteria mundial é feita para selecionar as pessoas que serão salvas do catástrofe pela astronave de Stanton.


Um hidro avião pousa na ilha de Talua para desembarcar três criminosos : Harry ( Frank Sinatra ), o jovem sacerdote Padre Perreau ( Kevin Mathews ) e o Padre Doonan ( Spencer Tracy ). Quando um terremoto, acompanhado de uma erupção vulcânica, castigam a ilha de Talua, o Padre Doonan convence Harry a saltar de pará-quedas sobre as montanhas para realizar um resgate em um hospital ilhado. A Comitiva quase todos crianças está ameaçada por precipícios, incêndios florestas, rios de lava e uma ponte suspensa a ponto de cair enquanto tentam chegar a um lugar seguro. Tracy e Sinatra, com uma condição física inigualável, interpretam dois heróis pouco convencionais nesta aventura dramática.


No Porto de Singapura, 1883, o Capitão Chris Hanson cumprimenta seus passageiros quando eles embarcam do Batavia Queen para iniciar sua busca pelo tesouro afundado próxima à ilha de Krakatoa. A Aventura atraiu uma grande quantidade de pessoas alguns motivados pela ganância outros pelo amor, e ainda outros pela chance de liberdade. Mas todos eles tiveram mais aventura do que tinha negociado. Assim que a fortuna em pérolas é descoberta e os passageiros estão dividindo o tesouro, Krakatoa entra em erupção, causando um maremoto gigante. O maremoto engole a ilha e põe em perigo todos a bordo do Batavia Queen, forçando cada um a escolher seu próprio destino. Alguns escolhem permanecer a bordo. Outros partem em um pequeno barco para uma ilha próxima. Para alguns, sua escolha significa vida. Para outros, sua escolha significa a morte.


Um transatlântico de luxo, o S.S. Poseidon, é atingido na véspera de Ano Novo por uma onda gigantesca, fazendo-o virar de cabeça para baixo. Um grupo de sobreviventes que está em um salão de baile de um convés superior (mas que depois de virar, fica abaixo da linha d'água) tenta escapar da embarcação liderados pelo reverendo Frank Scott. Para isso, devem chegar à casa de máquinas que se localiza no casco do navio (que agora está acima da linha d'água), e durante o percurso acabam enfrentando muitos perigos no navio instável que pode afundar a qualquer momento.


Repleto de terremotos e vulcões, o Japão está lentamente afundando no mar. Uma corrida contra o tempo e a maré começa quando os americanos e os japoneses trabalham juntos para salvar uma parte do desaparecimento do Japão.


Quando um grande terremoto acontece em Los Angeles, os vários residentes da cidade lutam contra o caos e a destruição. O arquiteto Stewart Graff está discutindo com a exigente esposa, Remi Royce-Graff, quando o desastre acontece. Mais tarde, ao procurar por sua amiga e paquera Denise Marshal, eles começam um caso. Os dramas pessoais continuam e a cidade está ameaçada por tremores posteriores e, possivelmente, terremotos mais fortes.


Após várias semanas de chuva forte, a barragem perto de Brownsville está quase transbordando. No entanto, o prefeito se recusa a abrir as comportas, com medo dos efeitos sobre os peixes do lago, a principal fonte de comida para a cidade. Isso vai estabelecer as bases para o desastre.


Um pedaço de quase oito quilômetros de largura do asteróide "Orpheus"está a caminho da Terra, depois de colodor com um cometa. A humanidade provavelmente será extinguida com a catástrofe. E para parar o meteoro, a NASA decide usarum satélite de armas nucleares ilegais, o "Hércules", mas logo acaba descobrindo que não tem poder de fogo suficiente. A única chance de salvar o mundo é unir forças com a URSS.


Depois de ser despedido da empresa onde trabalhava, homem provoca criminosamente o vazamento do estoque de óleo de uma refinaria, que escorre em direção às galerias de águas pluviais. O incêndio é inevitável e alastra-se por toda a cidade. E a vingança toma uma proporção muito maior que a esperada.


Bob Spangler é o herdeiro de uma remota ilha do Pacífico chamada Kalaleu, antiga plantação de cana-de-açúcar e que agora quer mudá-la se envolvendo em vários investimentos. Ele se torna sócio de Shelby Gilmore em um grande hotel turístico e contrata a equipe de Hank Anderson para procurar petróleo. As coisas vão bem até que o vulcão da ilha começa a dar fortes sinais de erupção iminente. Bob tenta convencer os sócios de que nada irá acontecer mas o vulcão explode e toda a ilha é abalada pela grande catástrofe.


Jo (Helen Hunt) e William Harding (Bill Paxton) um casal de cientistas norte-americanos e sua corajosa equipe tentam colher dados sobre furacões devastadores, para que possam criar um sistema de prevenção eficiente. Em uma verdadeira caçada que cruza os Estados Unidos, eles arriscam suas vidas ao perseguirem os piores tornados dos últimos 50 anos.


Em 1961, um grupo de adolescentes embarca para uma longa viagem no veleiro Albatroz, um navio-escola comandado por Christopher Sheldon, um severo capitão que, junto com sua mulher Alice, pretende transformar aqueles jovens em homens. No decorrer da viagem, o medo que os alunos sentem pelo capitão é substituído por respeito e admiração, mas uma tragédia pode colocar esta confiança em risco.


O vulcanólogo Harry Dalton chega à cidade de Dante's Peak para uma investigação. Quatro anos antes, uma erupção em Colombia vitimou sua parceira, Marianne. Harry acredita que o vulcão dormente está prestes a entrar em atividade, e seu único aliado na cidade é a prefeita, Rachel Wando, cuja família é uma das que estão em risco. Agora resta saber se o título de segundo melhor lugar do mundo para morar será prejudicado pela ameaça da natureza.


Um terremoto atinge Los Angeles, e o diretor da Defesa Civil Mike Roark interrompe suas férias para ajudar a cidade. A geóloga Amy Barnes alerta que um vulcão pode se formar nas redes de esgoto, mas não consegue apresentar evidências para que Roark faça algo. Pouco depois, um terremoto mais forte libera a lava do subterrâneo, derretendo e queimando tudo pelo caminho. Roark e Barnes tentam bolar um plano para conter a lava e dar fim à destruição que a erupção vulcânica está causando.


Um astrônomo-mirim (Elijah Wood) e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra, mas um dos descobridores morre em um desastre de automóvel. Após um ano, um repórter tentando investigar um possível escândalo sexual chega à conclusão de que a "amante" é o cometa, que está prestes a se chocar com nosso planeta. Se isto vier a acontecer os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. No entanto, uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares, para fragmentar o cometa e salvar a Terra.


Outubro de 1991. Acontecia a "tempestade perfeita", uma combinação de fatores tão rara que acontece apenas uma vez por século. Com ondas do tamanho de prédios de dez andares e ventos a quase 200 km/h, poucas pessoas a viram e sobreviveram para contar história. Até que os tripulantes do Andrea Gail, um barco de pesca comercial, se viu bem no centro deste gigantesco inferno em alto-mar.


A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.


Bilhões de habitantes da Terra não estão cientes de que o planeta tem uma data de expiração. Com os avisos de um cientista norte-americano, os líderes mundiais começam os preparativos secretos para a sobrevivência de alguns membros da sociedade. Quando o cataclisma global finalmente ocorre, o fracassado escritor Jackson Curtis tenta levar sua família para um lugar seguro quando o mundo começa a desmoronar.
 

O casal Maria e Henry está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas em uma manhã, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto, o pai e as duas crianças menores não sabem se os outros dois ainda estão vivos.


As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.


Depois que a falha de San Andreas finalmente cede e provoca um terremoto de magnitude 9 na Califórnia, um piloto de helicópteros de busca e resgate (Dwayne Johnson) e a ex-esposa que o abandonou vão de Los Angeles a São Francisco para salvarem sua única filha. Mas a traiçoeira viagem para o norte é apenas o começo.E quando pensam que o pior já passou... Tudo só começou.Depois que a falha de San Andreas provoca um grande terremoto, um piloto de helicópteros de resgate e a ex-esposa se encaminham a São Francisco para salvar a única filha.


A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Apelidado de "Dutch Boy", este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson (Gerard Butler). Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max (Jim Sturgess). 

Três anos depois, quando a coordenação do "Dutch Boy" está prestes a ser transferida dos Estados Unidos para a ONU, falhas pontuais provocam uma forte nevasca em pleno deserto no Afeganistão e altíssimas temperaturas em Hong Kong, que matam centenas de pessoas. Jake é então convocado para descobrir o que está acontecendo e, enviado para a estação internacional, desvenda uma imensa conspiração ao mesmo tempo em que precisa deixar para trás os atritos existentes com Max.


No ano de 1904, um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter sacudiu Oslo. Seu epicentro foi no "Oslo Graben", uma fenda que atravessa diretamente a cidade. Desde então, segundo geólogos, a população da capital norueguesa pode esperar futuros terremotos nessa área. E se justamente agora um deles estivesse se aproximando?


John Garrity, sua ex-esposa e seu filho embarcam em uma jornada perigosa para encontrar um santuário enquanto um cometa destruidor de planetas avança em direção à Terra. Em meio a relatos aterrorizantes de cidades sendo destruídas, Garrity vê o melhor e o pior da humanidade. À medida que a contagem regressiva para o apocalipse se aproxima de zero, sua incrível jornada culmina em um voo desesperado e de última hora para um possível refúgio seguro.



Tecnologia do Blogger.