AEROPORTO NO CINEMA


AEROPORTO (1970)


FICHA TÉCNICA

Título no Brasil: Aeroporto
Título Original: Airport
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 137 minutos
Ano de Lançamento: 1970
Estúdio/Distrib.: Universal
Direção: George Seagal

Elenco:
Burt Lancaster .... Mel Bakersfeld
Dean Martin .... Capt. Vernon Demerest
Jean Seberg .... Tanya Livingston
Jacqueline Bisset .... Gwen Meighen
George Kennedy .... Joe Patroni
Helen Hayes .... Ada Quonsett
Van Heflin .... D. O. Guerrero
Maureen Stapleton .... Inez Guerrero
Barry Nelson .... Capt. Anson Harris
Dana Wynter .... Cindy Bakersfeld
Lloyd Nolan .... Harry Standish
Barbara Hale .... Sarah Bakersfeld Demerest
Gary Collins .... Cy Jordan
John Findlater .... Peter Coakley
Jessie Royce Landis .... Mrs. Harriet DuBarry Mossman


SINOPSE

Mel Bakersfeld (Lancaster), administrador de um aeroporto, está em situação complicada com a amante Jean Seberg e a esposa Dana Wynter, enquanto tem de lidar com uma tempestade de neve, auxiliado pelo chefe da manutenção George Kennedy. No céu, o capitão Vern Demerest (Martin) precisa manter o controle de um 707 com a ajuda da comissária de bordo (Jacqueline Bisset), que também é sua namorada e está grávida, e também lidar com uma esperta passageira clandestina (Helen Hayes) e um maníaco homem-bomba (Van Hefling) a bordo.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

» Em 1971, vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Helen Hayes) e indicado em mais nove categorias: Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Maureen Stapleton), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro
» Em 1971, ganhador do Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Maureen Stapleton) e indicado também a Melhor Filme - Drama, Melhor Ator Coadjuvante (George Kennedy) e Melhor Trilha Sonora
» Em 1971, indicado ao Bafta Awards de Melhor Atriz Coadjuvante (Maureen Stapleton)
» Em 1971, vencedor do Grammy Awards de Melhor Composição Instrumental e indicado também a Melhor Trilha Sonora para Filme



VOCÊ SABIA???

Como curiosidade mórbida e dentro do assunto, o Boeing 707, alugado pela Universal Films para as filmagens, teve vários donos depois do filme e acabou operado pela Transbrasil...e caiu sobre a cidade de Guarulhos, SP, em Março de 1989; causando 25 mortes e centenas de feridos...
AEROPORTO 75 (1975)


FICHA TÉCNICA

Título no Brasil: Aeroporto 75
Título Original: Airport 1975
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento: 1974
Direção: Jack Smight

Elenco:
Charlton Heston .... Alan Murdock
Karen Black .... Nancy Prior
George Kennedy .... Joe Patroni
Efrem Zimbalist Jr. .... Capitão Stacy
Susan Clark .... Helen Patroni
Helen Reddy .... Irmã Ruth
Linda Blair .... Janice Abbott
Dana Andrews .... Scott Freeman
Roy Thinnes .... Urias
Sid Caesar .... Barney
Myrna Loy .... Sra. Devaney
Ed Nelson .... Major John Alexander
Nancy Olson .... Sra. Abbott
Larry Storch .... Glenn Purcell
Martha Scott .... Irmã Beatrice
Jerry Stiller .... Sam
Norman Fell .... Bill
Conrad Janis .... Arnie
Beverly Garland .... Sra. Scott Freeman
Linda Harrison .... Winnie
Guy Stockwell .... Coronel Moss
Brian Morrison .... Joseph Patroni Jr.
Gloria Swanson .... Gloria Swanson


SINOPSE


Um pequeno avião particular se choca com um 747 e acaba matando ou incapacitando a tripulação. Uma aeromoça, seguindo instruções de rádio, assume o comando da aeronave. É então elaborado um plano quase suicida em que, através de um buraco na cabine de comando, um piloto é enviado para resgatar o avião.


SOBRE

Ridicularizado pela crítica em seu lançamento, o Airport 1975 foi, todavia, um enorme sucesso comercial. Com um orçamento de $3 milhões, o filme fez mais de $47 milhões na bilheteria, tornando-se o filme de sexta maior bilheteria de 1974 e filme de desastre com a terceira maior bilheteria do ano, atrás de The Towering Inferno e Earthquake. O filme foi incluído no livro The Fifty Worst Films of All Time publicada em 1978. O filme está listado no livro do fundador do Framboesa de Ouro, John Wilson, The Official Razzie Movie Guide como um dos 100 filmes ruins mais divertidos já feitos.

Este é um entre muitos de uma classe de filmes de desastre que se tornou uma mania popular durante a década de 1970. Seus dispositivos e caracterizações da trama, incluindo uma freira cantora (Helen Reddy), uma ex-estrela glamourosa (Gloria Swanson como ela mesma), uma alcoólatra (Myrna Loy), uma criança que necessita de um transplante de órgão (Linda Blair) e um tagarela (Sid Caesar) foram parodiadas em Airplane! de 1980 e no The Carol Burnett Show como "Disaster '75". As características de Airport 1975 foram usados ​​em inúmeros filmes similares por vir, incluindo as seqüências Airport '77 e The Concorde ... Airport '79.Helen Reddy foi nomeada para a 32ª edição dos prêmios Globo de Ouro para Revelação Mais Promissora - Feminina.

Na revista The New Yorker, a crítica de cinema Pauline Kael disse que Helen Reddy "envergonhou a si mesma...parecendo Beulah Witch de Kukla, Fran and Ollie.

A atriz Greta Garbo chegou a ser considerada para interpretar a personagem de Gloria Swanson no filme.

Foi o último filme da atriz Gloria Swanson, após 22 anos afastada do cinema. Foi a própria atriz quem escreveu seus diálogos no filme.

Jodie Foster fez teste para o papel de Janice, que acabou ficando com Linda Blair.
AEROPORTO 77 (1977)


FICHA TÉCNICA

Título no Brasil: Aeroporto 77
Título Original: Airport'77
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 1977
Direção: Jerry Jameson

Elenco:
Jack Lemmon .... Don Gallagher
Lee Grant .... Karen Wallace
Brenda Vaccaro .... Eve Clayton
Joseph Cotten .... Nicholas St. Downs III
Olivia de Havilland .... Emily Livingstone
Darren McGavin .... Stan Buchek
Christopher Lee .... Martin Wallace
Robert Foxworth .... Chambers
Robert Hooks .... Eddie
Monte Markham .... Banqueiro
Kathleen Quinlan .... Julie
Gil Gerard .... Frank Powers
James Booth .... Ralph Crawford
Monica Lewis .... Anne
Maidie Norman .... Dorothy
Pamela Bellwood .... Lisa
James Stewart .... Philip Stevens

SINOPSE

Em uma viagem para Palm Beach, onde vai inaugurar um museu composto de peças da sua coleção particular, Philip Stevens (James Stewart), um magnata, transporta em seu jumbo sua coleção de arte, tendo seus amigos como convidados. Mas um desastre provocado por seqüestradores faz o avião cair no mar.

SOBRE

Alfred Hitchcock foi cogitado para dirigir o filme; o climax lembra Foreign Correspondent, quando um avião é bombardeado e cai no oceano.
A cena introdutória que mostra Philip Stevens em Palm Beach, foi na verdade filmado em Villa Vizcaya, Miami.

Como era comum com filmes da época da Universal Pictures como Earthquake e Two-Minute Warning, uma versão televisiva do filme foi preparado com uma grande quantidade de novas imagens, a fim de Airport '77 como duas parcelas de duas horas separadas (com comerciais). Ao contrário desses filmes, que tiveram novo material filmado com novos atores acrescentando subtramas independentes, Airport '77 teve adicionado de uma hora de material filmado durante a produção com as estrelas do filme. Inúmeras cenas foram adicionados e estendidas, e flashbacks foram gravados durante a maior parte dos personagens para mostrar suas vidas de volta para casa, o que eles contemplados como o avião repousou no fundo do oceano. A versão estendida foi ao ar na televisão muitas vezes, mas nunca foi lançado em vídeo comercial/DVD.

As cenas adicionadas foram:

  1. Uma cena introdutória mostra sequestradores Banker e Wilson roubando o gás usado a partir de uma instalação do governo norte-americano. Os créditos de abertura são mostradas ao longo desta cena.
  2. A cena mostra a aeromoça em uma cabine treina a tripulação a praticar uma evacuação utilizando uma lâmina de fuga. Pouco depois, Anne introduz a tripulação a Joe Patroni.
  3. Uma cena mostra uma conversa entre Anne e Joe Patroni.
  4. A cena mostra Gallagher e Chambers treinando em simulador de voo.
  5. Joe Patroni e seu filho (que já apareceu em Airport 1975) são mostrados no hangar no aeroporto de Dulles Stevens no início do filme.
  6. Alguns momentos adicionais de conversa entre Wilson e Chambers são mostrados após o 747 atinge a plataforma de petróleo.
  7. Eva e Gallagher descobrir que navegador do avião está morto. (Isto explica melhor por que Lisa Stevens enlouquece no filme.)
  8. Eva revela que está grávida de Gallagher.
  9. Quando Joe Patroni fica sabendo do acidente, ele cancela planos para ver pós-graduado Joe Jr., e isso deixa seu filho chateado.
  10. Lisa Stevens (no primeiro dos quatro flashbacks) se lembra de seu afastamento de seu pai. Ela e Ralph Crawford discutir seu relacionamento com seu pai.
  11. Steve, o pianista cego, fica ferido e Julie cuida dele. Apesar de obter-lhe um copo de água, Julie lembra um jantar (na segunda das quatro flashbacks), ela e Steve tiveram antes do voo. Ela revelou a ele naquela noite que ela o ajudou a conseguir o emprego como pianista. Eles celebram o seu trabalho, e o público vê que os dois estão apaixonados. (No corte do cinema, nada disso é visto.)
  12. A mãe de Bonnie, Jane (no terceiro de flashback) lembra sua vida em casa. Toda a família Stern é visto, incluindo o marido de Jane e pai de Bonnie. (Ele nunca é visto no corte do cinema.) Ele pergunta a Jane sobre o vôo Stevens uma noite, quando eles estão todos no quintal, grelhar o jantar. Jane está apreensivo sobre isso, mas o marido acalma seus medos; após isso, ela concorda em ir.
  13. No flashback final, Karen Wallace acha que volta para os tempos mais felizes de seu casamento com Martin, que está prestes a ir com Gallagher para a superfície. Ela traz uma cesta de piquenique para Martin, que está acontecendo em uma de suas expedições subaquáticas. Esta cena mostra que os dois se amavam, antes de Martin dedicar mais de seu tempo ao seu trabalho e Karen começar um caso com um colega de Martin.
  14. Depois de Martin morre, seu corpo é mostrado flutuando fora do porão de carga, e é visível para os passageiros (incluindo Karen) através das janelas.
  15. Como Gallagher e a equipe de mergulho fazem um plano para levantar o avião, eles descobrem o corpo mutilado de Banker enquanto eles fazem os preparativos.
  16. Toda a cena do avião que está sendo levantado é prorrogado.
  17. Depois que o avião é levantado, Gerald Lucas tenta sair primeiro, mas está parado.
  18. Há um pouco mais de diálogo entre Philip Stevens e Eddie, a bordo do USS Cayuga. Stevens entrega a Eddie um pedaço de papel, o que revela que a esposa de Eddie deu à luz a meninas gêmeas. Stevens entrega Eddie um charuto para comemorar a ocasião.
AEROPORTO 80 - O CONCORDE (1979)


FICHA TÉCNICA

Titulo: Aeroporto 80 - O Concorde
Título Original: The Concorde: Airport '79
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 123 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1979
Estúdio: Universal Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Direção: David Lowell Rich
Roteiro: Eric Roth, baseado em estória de Jennings Lang e em livro de Arthur Hailey
Produção: Jennings Lang
Música: Lalo Schifrin
Fotografia: Philip H. Lathrop
Desenho de Produção: Henry Bumstead
Direção de Arte: Mickey Michaels e Mary Ann Biddle
Figurino: Burton Miller
Edição: Dorothy Spencer
Efeitos Especiais: Universal Hartland

Elenco:
Alain Delon (Capitão Paul Metrand)
Susan Blakely (Maggie Whelan)
Robert Wagner (Dr. Kevin Harrison)
Sylvia Kristel (Isabelle)
George Kennedy (Capitão Joe Patroni)
Eddie Albert (Eli Sands)
Bibi Andersson (Francine)
Charo (Margarita)
John Davidson (Robert Palmer)
Andrea Marcovicci (Alicia Rogov)
Martha Raye (Loretta)
Cicely Tyson (Elaine)
Jimmie Walker (Boisie)
David Warner (Peter O'Neill)
Mercedes McCambridge (Nelli)
Avery Schreiber (Técnico Markov)
Ed Begley Jr.

SINOPSE

O bilionário Kevin Harrison (Robert Wagner), que desenvolvendo equipamento bélico fez boa parte da sua fortuna, vendeu armamentos de forma ilegal. Ele tenta em duas ocasiões destruir o Concorde, num esforço para acabar com evidências incriminatórias que estão sendo transportadas pela repórter Maggie Whelan (Susan Blakely), que era apaixonada por ele mas está disposta a delatá-lo.

SOBRE

O personagem de todos os filmes da série "Aeroporto", Joe Patroni (George Kennedy), retorna desta feita como co-piloto do Concorde (é funcionário da Federation World Airways). Nos filmes anteriores ele fora chefe dos mecânicos da Trans World Airlines (Airport), Vice-Presidente de Operações da Columbia Airlines (Airport 1975) e um funcionário de cargo não identificado do empresário da aviação Phillip Stevens (Airport'77).
O roteiro previa um "voo da amizade" para Moscou, em comemoração à Olimpíadas de 1980 que ocorreria no ano seguinte. Contudo, este ponto acabou prejudicado pela vida real, com o boicote dos Estados Unidos como retaliação à invasão do Afeganistão pelo Exército Russo.
Na versão para a TV pela ABC que foi ao ar em 1982, muitas cenas foram adicionadas.
Foi o terceiro e último filme que atuaram juntos Eddie Albert e Robert Wagner.
Foi o único filme da série que não teve os figurinos de Edith Head.


VOCÊ SABIA???



O Concorde usado nas gravações, que se acidentou na história mostrada no filme, foi a mesma aeronave que caiu em 2000, matando todos os ocupantes e mais 4 pessoas em terra.

O Voo Air France 4590 correspondia a um voo regular da companhia Air France, de Paris a Nova Iorque, feito com uma aeronave modelo Concorde.

O dia 25 de julho de 2000 ficou marcado na história aeronáutica pela ocorrência de um acidente envolvendo essa rota. Um vazamento de combustível devido à ruptura do tanque nº 5 provocou um grande incêndio sob a asa esquerda da aeronave. Depois de uma sequência de falhas, a aeronave não conseguiu ganhar altitude e caiu instantes depois da decolagem.



















Tecnologia do Blogger.