google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

70 FILMES DE TRIBUNAL PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


Para quem procura filmes de julgamentos, tribunais, montei uma lista com quase uma centena de histórias interessantes, por vezes peculiares e que merecem ser conhecidas antes de morrer.

A lista abaixo contem 70 filmes imperdíveis que falam por si.

Boa sessão.

Direção: Nicholas Ray

Jovem e atraente, um desajustado descendente de italianos é preso como o principal suspeito da morte de um policial. Apesar dos esforços de seu advogado, um homem que superou os obstáculos de uma origem humilde, ele logo está no crime outra vez e com poucas chances de ser absolvido.

Direção: George Cukor

Adam (Spencer Tracy) e Amanda Bonner (Katharine Hepburn) formam um casal de advogados que se vê em lados opostos em um polêmico caso: a ré tentou assassinar o marido ao encontrá-lo com a amante. No início, marido e mulher mantêm as discussões durante o julgamento, mas em virtude da ampla cobertura dada pela imprensa, o casal deixa de apresentar suas posições apenas no tribunal e isto gera algumas confusões e muitas brigas.

Direção: Fritz Lang

Susan, que é contra a pena de morte, convence seu futuro genro Garrett a assumir a culpa por um crime, para explorar os meandros do sistema penal americano. Ela promete salvá-lo, com provas cabais de sua inocência, depois de conseguir as informações. Mas a situação se complica quando Susan é assassinada, e Garrett perde seu álibi.

Direção: Sidney Lumet

O filme gira em torno de um julgamento, onde um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Os 12 jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze deles, cada um com sua razão, votam pela condenação. Henry Fonda faz o papel do único que acredita na inocência do garoto. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o filme vai revelando sobre cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos. Refilmado em 1997

Direção: Billy Wilder

Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e "supostamente" está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação.

Direção: Otto Preminger

No Michigan, Paul Biegler (James Stewart) é um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, Parnell McCarthy (Arthur O'Connell). Após ter recusado inicialmente, ele decide aceitar a defesa de Frederick Manion (Ben Gazzara), um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou Laura Manion (Lee Remick), sua mulher, mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa e que Laura, que tem uma reputação de promíscua, estava realmente tendo um caso com o bartender assassinado, sendo que durante um acesso de cíúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.

Direção: Stanley Kramer

O famoso caso ocorrido em 1925, no estado americano do Tennesse, quando o professor John Thomas Scopes foi julgado criminalmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin em uma escola pública. ''O Julgamento do Macaco'' (Monkey Trial), como ficou conhecido, teve repercussão mundial pela batalha travada pelos advogados de acusação e defesa. Durante o julgamento, que durou onze dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio, a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas em favor da teoria da evolução. Baseado no romance de J. Lawrence e Robert E. Lee, escrita em 1951. Refilmado em 1999

Direção: Henri-Georges Clouzot

Dominique Marceau (Brigitte Bardot) está sendo julgada pelo assassinato de Gilbert Tellier (Sami Frey). Os advogados disputam para explicar porque a linda e instável menina matou o talentoso recém-formado do conservatório. São ouvidos os depoimentos dos conhecidos de Gilbert, antigos amantes de Dominique e sua irmã Annie (Marie-José Nat), a estudante de violino que era noiva dele. Suas evidências acabam sendo mais acreditáveis do que as justificativas eloquentes e convincentes dos advogados.

Direção: John Frankenheimer

Um menino cego porto-riquenho é assassinado por uma gang de adolescentes na Itália. Do grupo, três jovens são pegos e vão à júri, onde são acusados intensamente pelo promotor. O advogado resolve então investigar mais profundamente o caso e acaba descobrindo que a história não era como ele pensava.

Direção: Gottfried Reinhardt

Alemanha, setembro de 1960. Quatro soldados do quartel McBride, que fica perto de Neustadt, uma pequena cidade, ficam bêbados e vão embora. No entanto, num bosque próximo, Karin Steinhof (Christine Kaufmann) e Frank Borgmann (Gerhard Lippert), um casal de namorados, conversam. Ela quer seduzi-lo, ficando irritada com a cautela de Frank e acabam tendo uma discussão. Ainda bem chateada, Karin nada até o outro lado da margem de um pequeno rio. Os soldados a vêem, ficam interessados nela e a estupram, enquanto ela pedia que Frank a socorresse, mas ele nada pôde fazer, pois foi esmurrado por um dos soldados. Quando o caso vem à tona o exército quer o julgamento em um grande lugar público e convoca o major Jerome Pakenham (E.G. Marshall) para atuar na promotoria, enquanto o major Steve Garrett (KIrk Douglas) é escolhido para fazer a defesa dos réus. 

Direção: Stanley Kramer

Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.

Direção: Robert Mulligan

Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

Direção: André Cayatte

Um garoto é sequestrado e morto. Três suspeitos são detidos. Pelo abundante relato de testemunhas é indubitável que dois deles cometeram a barbárie. O terceiro apenas teve o azar de estar nas proximidades da cena do crime. Sendo impossível precisar qual dos três é o inocente, cada um dos advogados de defesa busca convencer o júri da insuficiência de provas para a condenação de seu respectivo cliente. A estratégia resulta eficaz. Dada a altíssima possibilidade de cada suspeito ser inocente, os jurados concordam que todos poderiam ser, em tese, inocentes.

Direção: Luís Sérgio Person

A reconstituição de um caso real, ocorrido no Estado Novo em 1937, na cidade de Araguari (MG). Tudo começa quando um homem foge, levando o dinheiro de uma safra de arroz. Os irmãos Joaquim (Raul Cortez) e Sebastião Naves (Juca de Oliveira), sócios do fugitivo, denunciam o caso à polícia. De acusadores eles passam a réus, por obra e graça do tenente de polícia (Anselmo Duarte) que dirige a investigação. Presos e torturados, os Naves são obrigados a confessarem o crime que não cometeram.

Direção: André Cayatte

Jean Doucet (Jacques Brel) é um professor que vivem em uma pequena cidade na Normandia. Tudo ia bem, até o dia em que uma aluna, Catherine Roussel (Delphine Desyeux), filha de um garçom, o acusa de tentar violá-la. Agora, o homem que vivia felizmente casad com a professora Suzanne (Emmanuelle Riva), deverá responder à queixa que os Roussels fizeram dele na polícia.

Direção: Claude Bernard-Aubert

Baseado em um caso real de 1952, quando um idoso francês foi acusado de assassinar uma família de turistas ingleses, apesar de não existir provas materiais contra ele. Atuação magnífica do lendário Jean Gabin em um dos seus últimos filmes.

Direção: James Bridges

James T. Hart é um estudante do primeiro ano de Direito na universidade Harvard. Seu maior desafio é sobreviver ao rígido e lendário professor Kingsfield, mas com a ajuda dos amigos da classe ele logo se torna um dos melhores alunos da turma. E ganha prestígio junto ao professor. O problema é que James novamente será provado quando descobre que a garota com quem está saindo é justamente a filha do professor.

Direção: Robert Benton

Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.

Direção: Norman Jewison

Arthur Kirkland (Al Pacino) é um advogado idealista que já teve vários desentendimentos (inclusive já foi preso por desacato) com Fleming (John Forsythe), um inflexível juiz. Arthur recebe com surpresa a notícia de que o magistrado foi preso, acusado de estupro, e ironicamente Fleming quer ser defendido por ele, pois como todos sabem da rivalidade que existe entre os dois Kirkland só o defenderia se tivesse certeza da sua inocência. Em retribuição, Fleming promete rever um caso no qual Arthur tenta pôr em liberdade um cliente inocente (Thomas G. Waites), que está preso há dezoito meses.

Direção: Sidney Lumet

Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.

Direção: Robert Greenwald 

Uma esposa violentamente abusada cansa de apanhar do marido. Todo lugar em que ela procura ajuda, ninguém pode faezr muito por ela. Após ser estuprada por ele, uma noite, ela coloca fogo na cama enquanto ele dorme. Baseado em uma história real. O caso criou um precedente legal de como outros casos de violência doméstica deveriam ser tratados no futuro. Marcou também o começo de uma lenta e gradual mudança de pensamento e atitude em relação à negligência da sociedade e da justiça no que dizia respeito à violência doméstica sofrida pelas mulheres. 

Direção: Richard Marquand

Um poderoso editor (Jeff Bridges) de São Francisco tem a sua esposa (Maria Mayenzet) brutalmente assassinada, quando ela estava sozinha na sua isolada casa de praia. Após uma investigação inicial descobre-se que ele era o herdeiro absoluto da fortuna de sua mulher, mas até o momento da morte dela ele era na prática um empregado dela. Assim, ele se torna o principal suspeito do crime. Para defendê-lo, ele chama uma famosa advogada (Glenn Close) que só aceitará o caso se ficar convencida de que ele é inocente. Ela acaba acreditando nele e os dois também ficam fortemente envolvidos. No entanto, este é um longo julgamento onde vários fatos são revelados, que podem desestabilizar esta credibilidade.

Direção: Martin Ritt

Claudia Draper (Barbra Streisand) é uma prostituta de luxo que mata Allen Green (Leslie Nielsen), um "cliente", para se defender. A defesa alega insanidade, com o apoio da família dela, pois acreditam que só assim ela terá chance de escapar da condenação. Entretanto, isto também significa que será mandada para um instituição para doentes mentais por tempo indeterminado. Assim, entrega seu caso a Aaron Levinsky (Richard Dreyfuss), um advogado que tem como função não provar que ela é inocente mas sim sua sanidade, pois assim poderá ser julgada em tribunal e então tentar provar sua inocência.

Direção: Peter Yates

O juiz Charles F. Lowell comete suicídio e logo após Elizabeth Rose Quinn, sua secretária, é encontrada morta. Carl Wayne Anderson (Liam Neeson), um indigente surdo-mudo, é preso pelo assassinato. Kathleen Riley (Cher), uma defensora pública, é designada pela corte como sua advogada. Inicialmente Anderson se mostra muito agressivo, mas quando Kathleen consegue se comunicar com ele se mostra bem mais sociável. Ela tem dúvidas se ele é realmente culpado, assim decide achar o verdadeiro assassino. É ajudada por Eddie Sanger (Dennis Quaid), um assessor parlamentar, que faz parte do júri. Apesar de advogada e jurado não poderem se falar, eles descobrem juntos um perigoso círculo de corrupção no Judiciário.

Direção: Jonathan Kaplan

Sarah Tobias (Jodie Foster) é estuprada em um bar e, ao denunciar a agressão, defronta-se com dois problemas: seus agressores e o sistema penal, no qual as vítimas de estupro são suspeitas em seus próprios casos.

Direção: Fred Schepisi

Lindy Chamberlain (Meryl Streep) e Michael Chamberlain (Sam Neil) são um casal que vai acampar em Ayer's Rock, no interior da Austrália,com seus filhos. No entanto, após o que seria um pequeno descuido, sua filha menor some, aparentemente raptada por animais. O casal então passará por um pesadelo social, em que as suspeitas sobre o sumiço da menina recaem sobre sua mãe.

Direção: Joseph Ruben

Eddie Dodd (James Woods), um renomado defensor dos direitos civis nos anos 60, agora um cínico amargurado que ganha apenas o suficiente para viver defendendo traficantes de drogas. A paixão de Dodd pela justiça é revivida quando um jovem advogado idealista (Robert Downey Jr.) vai até ele para reabrir o caso de um crime ocorrido há oito anos, cujo jovem prisioneiro cumpre pena em Sing Sing. A frenética busca de Dodd pela verdade acaba levando-o a um angustiante labirinto de inescrupulosos promotores, grupos brancos racistas e policiais corruptos. Será que ele estará pondo a vida em jogo pelas suas crenças?

Direção: Costa-Gavras

Desde que chegou nos Estados Unidos, há 50 anos atrás, Michael Laszlo (Armin Mueller-Stahl), um imigrante húngaro, se fez sozinho. Ele tem muito orgulhoso da sua filha, Ann Talbot (Jessica Lange), uma bem-sucedida advogada de Chicago. Entretanto, quando os russos revelam alguns documentos da 2ª Guerra Mundial, ele é acusado de ser um conhecido criminoso de guerra. Ele diz que está convencido que é uma trama dos comunistas para desacreditá-lo e insiste que sua filha o defenda.

Direção: Alan J. Pakula

Rusty Sabich (Harrison Ford) é um promotor que, ao chegar no trabalho pela manhã, descobre que sua colega Carolyn Polhemus (Greta Scacchi) foi brutalmente assassinada. Obrigado a lidar com as investigações pelo chefe Raymond (Brian Dennehy), que está em plena campanha de reeleição, Rusty tenta apagar os indícios de seu caso com Carolyn encontrando um suspeito. Porém Rusty entra em colisão com Tommy Molto (Joe Grifasi), que também está em campanha pela chefia da promotoria e garante que Rusty esteve no apartamento de Carolyn no dia de seu assassinato e que tem suas impressões digitais em um copo. Com isso Rusty é preso e desprezado por Raymond, que lhe nega apoio. Decidido a provar sua inocência, ele contrata um advogado (Raul Julia) e passa a contar apenas com a ajuda do detetive Lipranzer (John Spencer), seu velho colega de trabalho, e em Barbara (Bonnie Bedelia), sua esposa, que sempre soube de seu caso com Carolyn mas decidiu por ficar ao seu lado.

Direção: Barbet Schroeder

Em dezembro de 1979, Sunny von Bülow (Glen Close), herdeira de 14 milhões de dólares, entra em coma irreversível. Seu marido, Claus von Bülow (Jeremy Irons), é acusado de tê-la colocado neste estado utilizando altas doses de insulina e contrata o famoso professor de Direito Alan Dershowitz (Ron Silver) para provar sua inocência. Baseado em fatos reais, o filme recupera um dos julgamentos mais famosos da década de 1980.

Direção: Michael Apted

Gene Hackman e Mary Elizabeth Mastrantonio são pai e filha e adversários em um sério processo jurídico! Gene Hackman é Jedediah Tucker Ward, um famoso e brilhante advogado que dedicou sua vida a defender coitados e causas perdidas. Mary Elizabeth Mastrantonio é Maggie, sua filha distante e igualmente brilhante, que trabalha em um dos escritórios de advocacia de elite que seu pai despreza. 
Um tribunal torna-se o palco de batalha para sua rivalidade, pois eles se enfrentam como advogados das partes adversárias em um processo de milhões de dólares sobre um projeto de carro potencialmente defeituoso.Muito mais do que dinheiro está em jogo. O caso envolve corrupção de altos executivos e violações da ética jurídica. Perseguir a verdade pode colocar suas carreiras em perigo... ou até mesmo, suas vidas! A batalha termina em um julgamento tenso que coloca pai contra a filha, e justiça contra vitória. E apenas um pode vencer.

Direção: Jonathan Lynn

Quando Bill Gambini (Ralph Macchio) e um amigo são acusados de assassinato eles decidem chamar Vincent La Guardia Gambino (Joe Pesci), um primo de Bill que é advogado, para defendê-los. Mas quando Vinny chega descobre-se que ele se formou há poucas semanas e nunca defendeu nenhum tipo de causa e, para piorar as coisas, Vinny vai medir forças com Jim Trotter III (Lane Smith), um experiente promotor, e também com Chamberlain Haller (Fred Gwynne), um juiz que não suporta seu modo de se vestir e de se comportar no tribunal. Mas Mona Lisa Vito (Marisa Tomei), sua extrovertida e bela noiva, resolve ajudá-lo a esclarecer o caso.

Direção: Rob Reiner

Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um "alerta vermelho", uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente. Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade.

Direção: Sidney Lumet

Jennifer Haines (Rebecca De Mornay) é uma advogada de sucesso de Chicago que acaba recebendo em suas mãos o caso de David Greenhill (Don Johnson) para defender, um homem que está sendo acusado de assassinar sua esposa. Jennifer se sente moralmente obrigada a traí-lo de alguma maneira.

Direção: Sydney Pollack

Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma em Memphis. Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de dinheiro da Máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram precocemente, de forma misteriosa. O filme questiona o código de ética, que mantêm em sigilo da relação do advogado com o cliente, que proíbe por toda a vida que um crime cometido por um cliente seja revelado por seu advogado.

Direção: Jonathan Demme

Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

Direção: Jim Sheridan

Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlandês que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso.

Diretor: Joel Schumacher

Um menino de 11 anos (Brad Renfro) presencia o suicídio do advogado de um mafioso, mas antes de morrer ele conta ao garoto que seu cliente tinha assassinado um senador e em qual lugar o corpo estava escondido. Quando a polícia descobre o corpo do suicida, também encontra o menino no local e tanto o FBI quanto a Máfia tem certeza de que ele falou menos do que realmente sabe. 
Sentindo-se pressionado por um promotor (Tommy Lee Jones), que quer se promover para tornar-se governador, o garoto pede ajuda à uma advogada (Susan Sarandon) inexperiente, ex-alcoólatra (devido a problemas pessoais ela bebeu antes de estudar direito), mas determinada. No entanto, enquanto as investigações prosseguem a vida do menino corre perigo.

Direção: Heywood Gould

Antes do julgamento de um mafioso, a principal testemunha da promotoria é assassinada. Como se isto não bastasse, um ex-policial que agora trabalha para o criminoso é encarregado de intimidar uma jurada, ameaçando a vida do seu filho. Totalmente atemorizada, ela concorda em votar pela inocência e tentar criar dúvidas nos outros jurados.

Direção: Marc Rocco

Um garoto de 17 anos, por não conseguir emprego, rouba 5 dólares e vai para Alcatraz. Quando tenta escapar é capturado e confinado em uma solitária por três anos, saindo da sua cela apenas 30 minutos por dia, para se exercitar. Quando enfim é colocado junto com os outros presos, comete um assassinato na frente de 200 testemunhas. Mas seu advogado pretende alegar que os maus tratos na prisão o enlouqueceram e que os verdadeiros responsáveis são aqueles que dirigem o presídio.

Diretor: Arne Glimcher

Um conceituado professor de Harvard (Sean Connery), que não advoga há 25 anos e é contra a pena de morte, é convencido, após uma relutância inicial, em tentar obter provas que provem a inocência de um jovem negro, que está no corredor da morte acusado de ter estuprado e assassinado de forma extremamente brutal uma jovem. À medida que ele investiga uma série de revelações surpreendentes vem à tona

Direção: Gregory Hoblit

Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer.

Direção: James Foley

Adam Hall é um jovem advogado de 26 anos que se vê obrigado a tentar salvar a vida de seu avô, Sam Cayhall, um ex-membro da organização racista Ku Klux Klan. Sam é réu confesso de um atentado que matou duas crianças e mutilou o pai delas, nos anos 60, e está condenado a morrer na câmara de gás do Estado do Mississippi. 
O trabalho de Adam faz com que o governador McAllister comece a se preocupar com fatos que podem vir à tona e que ele preferiria que permanecessem enterrados. Ele pede à sua assessora, Nora Stark, para vigiar todos os passos de Adam. Mas ela termina por ajudá-lo a descobrir provas que poderão levar à suspensão da execução de Cayhall.

Direção: Rob Reiner

Myrlie Evers (Whoopi Goldberg) é a viúva de um líder negro dos direitos civis, que tenta, quase 30 anos depois sua morte, colocar na cadeia o assassino do seu marido, Byron De La Beckwith (James Woods). Byron já foi julgado duas vezes, mas nenhuma pena lhe foi imposta. Porém agora a viúva conta com a ajuda de um promotor branco (Alec Baldwin), que ironicamente é genro do juiz que presidiu os dois julgamentos anteriores e sempre teve fama de ser racista. A atitude do promotor coloca seu casamento em crise, mas ele decide não recuar.

Direção: Milos Forman

Cinebiografia do homem que tornou a pornografia explícita de sua revista, Hustler, na coqueluche dos EUA dos anos 70. Uma espécie de Hugh Hefner das classes operárias, Larry Flynt construiu um império, mas teve que lutar com unhas e dentes para vencer batalhas judiciais e um atentado que o deixou paraplégico.

Direção: Joel Schumacher

Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.

Direção: Brian Gibson

Annie Laird (Demi Moore), uma artista plástica que é mãe de Oliver (Joseph Gordon-Levitt), é escolhida como jurada no julgamento de um chefe mafioso (Tony Lo Bianco) que é acusado de envolvimento em um duplo assassinato. Entretanto, um homem (Alec Baldwin) é encarregado de "convencê-la" a votar pela absolvição e de influenciar o corpo de jurados a fazer o mesmo, pois a vida do seu filho depende da sua decisão.

Direção: Barry Levinson

Nos anos 60 quatro adolescentes que viviam em Hell's Kitchen, em Nova York, ferem acidentalmente uma pessoa gravemente. Eles são condenados a ir para um centro de reabilitação juvenil, onde são humilhados de todas as formas possíveis, tendo inclusive sofrido abusos sexuais dos guardas. No início dos anos 80, dois deles encontram por acaso em um bar o guarda (Kevin Bacon) que mais os humilhou. Nesta hora a vingança dos quatro amigos tem seu início.

Direção:Francis Ford Coppola

Um jovem advogado desempregado (Matt Damon) é a única esperança de um casal que não consegue obter de uma companhia de seguros dinheiro para a cirurgia do filho, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea para salvar sua vida. Enquanto o advogado trabalha em seu primeiro caso se apaixona por uma mulher casada (Claire Danes), cujo marido a atacou várias vezes, inclusive com um taco de baseball.

Direção: Steven Spielberg

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. 
Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

Direção: Taylor Hackford

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. 
No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

Direção: Tom Shadyac

Fletcher Reede (Jim Carrey), um advogado, se vê em uma situação delicada quando Max Reede (Justin Cooper), seu filho, ao soprar as velas do bolo pede que seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de falar qualquer tipo de mentira, mas se as pessoas falam uma mentira ou outra, para um advogado mentir faz parte do cotidiano. Fletcher não entende o que está acontecendo e se envolve em várias confusões, principalmente quando precisa defender no tribunal uma mulher traidora (Jennifer Tilly) que tem que se passar por santa para tirar os bens do rico marido.

Direção: Steven Zaillian

Jan Schlittman (John Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e profissional.

Direção: Stephen Hopkins

Henry Hearst (Gene Hackman) é um rico e famoso advogado que com sua bela esposa (Monica Bellucci) chega ao Festival de San Sebastian em San Juan, Porto Rico, dispostos a auxiliar na arrecadação de verbas para os desabrigados da ilha, vítimas da fúria de um devastador furacão. Porém, no meio da festa, ele e sua esposa são chamados para depor na delegacia por seu amigo Victor (Morgan Freeman), para esclarecer o fato de, no dia anterior, Henry ter encontrado o corpo de uma garota de 12 anos. A partir de então tem início um interrogatório que faz com que Henry logo perceba que ele está sendo acusado de ter cometido o crime.

Direção: Alan Parker

David Gale (Kevin Spacey) é um professor que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte. Até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom (Kate Winslet), uma jornalista que decide investigar a vida de Gale e também o sistema judicial que o condenou à pena de morte.

Direção: Gary Fleder

Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

Direção: Sidney Lumet

Após anos de investigação de autoridades federais, 20 membros da família Lucchese, a maior família de mafiosos nos Estados Unidos, foram levados a julgamento para responderem por 76 diferentes crimes. O governo americano se preparava para derrubar os Lucchese, até que um dos réus decide fazer o impensável: dispensar seus advogados e passar a fazer sua própria defesa. Munido de determinação implacável e um senso de humor aguçado, ele surpreende todo o tribunal com um estilo de defesa nada convencional.

Direção: Juan José Campanella

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Direção: Peter Hyams

C.J. Nichols (Jesse Metcalfe) é um jornalista investigativo disposto a denunciar o famoso promotor Mark Hunter (Michael Douglas), franco candidato a governador, por manipular provas em seus processos. Para isso, decide expor os perigos da evidência circunstancial, que pode levar um inocente a ser condenado, vai preso por um assassinato que não cometeu, mas seu plano começa a dar errado e a sua prisão pode ser definitiva. 

Direção: Robert Redford

Logo após o assassinato do presidente Abraham Lincoln em 1865, seis homens são acusados de conspiração e com eles uma viúva, Mary Surrat, dona de uma pensão onde se reuniram e mãe de um dos suspeitos. ela é levada a um tribunal militar empenhado em condená-la, independente da ausência de provas. houve um grande esforço do diretor Robert Redford em manter-se fiel aos fatos, mas com algumas liberdades maniqueístas, limpando a imagem dos Surrats - não têm um escravo no filme, embora fossem sulistas e escravagistas - e enfeiando a imagem dos militares, agindo nos bastidores.

Direção: Tony Goldwyn

Betty Anne (Hilary Swank) e Kenny (Sam Rockwell) são irmãos muito unidos desde a infância. Já adultos, Kenny passa a ser perseguido pela polícia local por já ter ficha suja. Desta forma sempre que há algum crime acontecendo na cidade ele é detido para averiguações, mesmo que não haja o menor indício de sua participação. A situação se complica quando ele é preso ao ser acusado de ter cometido o assassinato de uma jovem. 
O caso vai a tribunal e, com vários depoimentos contra si, Kenny é condenado à prisão perpétua. Betty Anne sempre acreditou em sua inocência e jamais se conformou com a sentença, buscando meios de recorrer. Sem dinheiro para pagar um advogado de renome, ela decide voltar a estudar para se formar em Direito. O projeto leva anos até ser concluído, de forma que possa assumir ela mesma a defesa do irmão em uma tentativa de recorrer da pena.

Direção: Brad Furman

Mick Haller (Matthew McConaughey) é um advogado diferente, a começar pelo seu local de trabalho devidamente instalado no banco de trás de seu carro, um automóvel modelo Lincoln. Separado da competente promotora Maggie (Marisa Tomei), ambos possuem uma filha e tudo corria bem com ele defendendo pequenos conflitos, mas um dia um caso importante caiu em suas mãos e ele estava disposto a provar a inocência do réu, um jovem milionário (Ryan Phillippe) acusado de assassinato. Só que ele não imaginava seu cliente escondendo a verdade, o que pode tornar todo o processo numa causa perdida.

Direção: Yang Woo-seok

Sem clientes, amigos da faculdade, e nem sequer um diploma, Song Woo-suk (Kang-ho Song) pelo menos tem um bom olho para os negócios, e, assim, se torna um dos mais bem sucedidos advogados tributaristas da cidade. Mas ele logo começa a questionar seus valores quando se envolve no caso de estudantes detidos pela polícia sob falsas acusações.

Direção: Atom Egoyan

Em 1993, os adolescentes Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr. foram acusados de assassinar brutalmente três crianças de oito anos. Em um julgamento repleto de polêmicas e incertezas, eles foram condenados. Após uma longa batalha judicial, foram soltos no ano passado. Adaptação do livro "The Devil’s Knot: The True Story of the West Memphis Three".

Direção: David Dobkin

Advogado de muito sucesso, Hank Palmer (Robert Downey Jr.) volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe, que há muito não via. É recebido de forma hostil pela família e resolve ficar um pouco mais quando seu pai, veterano juiz, é apontado pela polícia como responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Mesmo não se entendendo com o pai, Hank debruça-se sobre o caso, mas os dois não conseguem conviver amigavelmente e a possibilidade de condenação aumenta a cada revelação.

Direção: Peter Howitt

Apesar de estar embriagado, Mitch pega o carro para voltar para casa. Um homem aparece em seu caminho, e Mitch o atropela. Sem saber como agir, esse jovem advogado deixa o cadáver na rua e foge, pensando não ter sido visto por ninguém. Nos dias seguintes, outro homem, Clinton, é incriminado pelo assassinato, e o advogado chamado para defendê-lo é justamente Mitch.

Direção: Todd Haynes

Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado de defesa corporativo que ganhou prestígio trabalhando em casos de grandes empresas de químicos. Quando um fazendeiro chama sua atenção para mortes de gado que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande corporação, ele embarca em uma luta pela verdade, em um processo judicial que dura anos e põe em risco sua carreira, sua família e seu futuro.

Direção: Aaron Sorkin

Um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã em Chicago, no ano de 1968, se transformou em um confronto violento com a polícia. No ano seguinte, sete pessoas foram acusadas de conspiração pelo governo federal dos Estados Unidos.

Direção: Destin Cretton

Em Luta por Justiça, Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região.

Direção: Justine Triet

O filme conta a história de um homem que é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho, pois o menino é a única testemunha do acontecido. 

Tecnologia do Blogger.