HOMEM INVISÍVEL NO CINEMA / TV



O Homem Invisível é um livro de H. G. Wells em que o protagonista se torna completamente invisível. Obra-prima de Herbert George Wells, certamente o mais destacado entre os percursos da ficção científica, narra a história de um cientista que, após uma experiência parcialmente bem-sucedida, muda para um pacato lugarejo, gerando uma série de especulações. Com hábitos estranhos, humor instável, e sempre com o rosto enfaixado, chama sempre a atenção dos moradores da cidade.

Foram feitas ótimas adaptações, como podemos conferir abaixo:

HOMEM INVISÍVEL (1933)

FICHA TÉCNICA

Direção: James Whale 
Roteiro: R.C. Sherriff (baseado na obra de H.G. Wells) 
Produção: Carl Laemmle Jr.
Elenco: Claude Rains, Gloria Stuart, William Harrigan, Henry Travers
Duração 71 min 

SINOPSE

Cientista inventa fórmula capaz de torná-lo invisível e passa a aterrorizar a pequena cidade em que vive usando a química do mal. O resultado são assassinatos misteriosos e outros crimes. Adaptação de livro de H.G.Wells. Do mesmo diretor do clássico Frankenstein (1931).

___________________________________________________


A VOLTA DO HOMEM INVISÍVEL (1940)

FICHA TÉCNICA

Direção: Joe May 
Roteiro: Lester Cole, Curtis Siodmak (baseado nos personagens de H.G. Wells)
Produção: Ken Goldsmith 
Elenco: Vincent Price, Credric Hardwicke, Nan Grey, John Sutton, Cecil Kellaway
Duração  81 min 

SINOPSE

Preso sob a acusação de ter matado seu irmão, Geoffrey Radcliffe aguarda sua sentença - morrer na forca. Mas, logo depois de receber a visita de seu amigo Dr. Frank Griffin, Geoffrey simplesmente desaparece. O inspetor policial Sampson começa a investigar e acredita que Griffin é na verdade o irmão do Homem Invisível original (do primeiro filme) e deu a Geoffrey a fórmula da invisibilidade. Continuação do clássico de 1933.

___________________________________________________


MULHER INVISÍVEL (1940)

FICHA TECNICA

Direção: A. Edward Sutherland
Roteiro: Curt Siodmak (argumento), Joe May (argumento), Robert Lees (roteiro), Frederic I. Rinaldo (roteiro), Gertrude Purcell (roteiro)
Com: Virginia Bruce , John Barrymore ,  John Howard , Charles Ruggles ,  Oskar Homolka ,  Edward Brophy
Duração: 72 minutos

SINOPSE

O excêntrico Professor Gibbs, brilhante, mas pouco prático, inventa uma máquina de invisibilidade e põe um anúncio para uma cobaia. Ele recebe uma candidata, Kitty Carroll, uma modelo atraente e aventureira, que acha que ser invisível a ajudaria a resolver algumas pendências. As complicações surgem quando três bandidos atrapalhados roubam a máquina para usar no seu chefe.

___________________________________________________


AGENTE INVISÍVEL (1942)

FICHA TÉCNICA

Dirigido por: Edwin L. Marin
Roteiro: Curtis Siodmak
Com: Ilona Massey , Jon Hall , Peter Lorre , Sir Cedric Hardwicke
Duração: 81 minutos

SINOPSE

Os alemães desejam comprar a fórmula da invisibilidade com o filho do Dr. Frank Griffin. Este por sua vez, não vende a fórmula, e os Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial, também desejam o produto. Mas Frank Raymond resolve dar a fórmula com a condição de que ele mesmo a tome e se infiltre nos quartéis generais dos nazistas, a fim de pegar um caderno com o nome de todos agentes duplos infiltrados nos Estados Unidos e também evitar um grande ataque em massa à Nova York que planejaram. Com a ajuda na Alemanha de Maria Soreson (Ilona Massey), o agente invisível poderá auxiliar na Guerra mais do que mil espiões juntos.

___________________________________________________

VINGANÇA DO HOMEM INVISÍVEL (1944)

FICHA TÉCNICA

Direção: Ford Beebe 
Roteiro: Bertram Millhauser 
Produção: Ford Beebe 
Elenco: John Hall, Leon Errol, John Carradine, Evelyn Ankers, Gale Sondergaard, Lester Matthews
Duração 78 min 

SINOPSE

Robert Griffin (Jon Hall) é um foragido de manicômio com sérios distúrbios mentais, pois há mais de 6 anos foi soterrado em uma escavação, perdendo assim a memória e o juízo mental. Agora ele volta para junto de seus amigos de expedição e cobra sua parte na fortuna que foi descoberta. Por ser uma pessoa alterada e foragida, os amigos chamam a polícia e este é expulso do condado. Em uma noite vagando na chuva, bate a porta do Dr. Drury (John Carradine) que faz experiencia com animais a respeito da invisibilidade. Robert Griffin vê a invisibilidade como uma forma de se vingar dos amigos que o "roubaram" e tentar conquistar a filha do casal, oferecendo-se assim de cobaia para tal experimento.

___________________________________________________


MENINO INVISÍVEL (1957)

FICHA TÉCNICA

Direção : Herman Hoffman
Produção : Nicholas Nayfack
Roteiro : Cyril Hume
História : Edmund Cooper
Música : Les Baxter
Fotografia : Harold E. Wellman
Efeitos Especiais : Irving Block , Louis DeWitt , Jack Rabin
Criador do Robby : Robert Kinoshita
Duração : 90 min.

SINOPSE

O Dr. Merrinoe constrói um super computador que armazena todo o conhecimento humano e resolve as mais complexas questões matemáticas, ajudando até as Forças Armadas, nos seus primeiros projetos de lançar um foguete em órbita da Terra. Mas apesar da inteligência, o cientista não consegue fazer seu filho Timmie se interessar pelos estudos. Assim o submete ao computador para umas aulas de xadrez, o que o torna um exímio jogador. O que o doutor Merrinoe não suspeitava é que o super computador induziria seu filho a montar o fantástico robot ROBBY e então pôr em prática um diabólico plano de dominar as mentes dos principais nomes do governo e conquistar o planeta Terra.

___________________________________________________

CASO DO HOMEM INVISÍVEL (1958)

FICHA TÉCNICA

Título: El hombre que logró ser invisible 
Dirigido por : Alfredo B. Crevenna
Roteiro: Alfredo B. Crevenna
Elenco: Ana Luisa Peluffo , Arturo de Córdova
Duração: 96 minutos

SINOPSE

Um homem é condenado à prisão por um crime que não cometeu. Graças a um soro da invisibilidade, inventado por um cientista, ele consegue escapar da cadeia a fim de provar a sua inocência. No entanto, o soro tem alguns efeitos colaterais inesperados que levam à loucura e delírio.

___________________________________________________


O INCRÍVEL HOMEM TRANSPARENTE (1960)

FICHA TÉCNICA

Diretor: Edgar G. Ulmer
Produtor: Lester D. Guthrie, Robert L. Madden, John Miller
Roteiro: Jack Lewis
Com: Marguerite Chapman, Douglas Kennedy, James Griffith , Ivan Triesault 
Música : Darrell Calker
Fotografia: Meredith M. Nicholson
Edição: Jack Ruggiero
Duração: 56 minutos

SINOPSE

Paul Krenner, um ex-major com delírios de grandeza, forçou cientista Peter Ulof desenvolver uma técnica baseada em radiação para transformar homens invisíveis, com a qual o processo que pretende criar um exército invisível para vender a quem pagar mais. Ele bustos arrombador Joey Faust fora da prisão e obriga-o a submeter-se ao tratamento de invisibilidade para que ele possa roubar mais o rádio para promover a experimentação. Os planos dão errado quando Fausto descobre que há um efeito colateral dos tratamentos invisibilidade ele não contar.

___________________________________________________


MEMÓRIAS DE UM HOMEM INVISÍVEL (1992)

FICHA TÉCNICA

Direção: John Carpenter
Elenco: Chevy Chase, Daryl Hannah, Michael McKean, Sam Neil, Stephen Tobolowsky
Duração: 99 min.

SINOPSE

O especialista da bolsa de valores Nick Halloway (Chevy Chase) vai participar de um seminário em um laboratório, só que como ele está numa terrível ressaca acaba adormecendo no banheiro, e sofrendo as consequências de um bizarro acidente nuclear. Ele e todo o prédio do laboratório ficam invisíveis. Enquanto tenta se adaptar a sua nova realidade, ele é perseguido por um agente traiçoeiro da CIA, que pretende usá-lo como arma de guerra. Para sua sorte, ele também conhece uma linda garota chamada Alice Monroe (Daryl Hannah), que vai tentar ajudá-lo.

___________________________________________________


HOMEM SEM SOMBRA (2000)

FICHA TÉCNICA

Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Andrew W. Marlowe
Elenco: Elizabeth Shue, Greg Grunberg, Josh Brolin, Kevin Bacon, Kim Dickens
Produção: Alan Marshall, Douglas Wick
Fotografia: Jost Vacano
Trilha Sonora: Jerry Goldsmith, Juliana Hatfield
Duração: 112 min.

SINOPSE

Jovens cientistas descobrem um soro que deixa invisível qualquer matéria. Sebastian (Kevin Bacon), o líder arrogante da equipe, decide experimentar a fórmula em si mesmo, desconhecendo suas conseqüências e desafiando seus companheiros a acharem um antídoto para reverter o efeito.

___________________________________________________


HOMEM SEM SOMBRA 2 (2005)

FICHA TÉCNICA

Direção Claudio Fäh
Produção David Lancaster , Greg Malcolm , Vicki Sotheran
Produção executiva Lucy Fisher, Rachel Shane, Paul Verhoeven , Douglas Wick
Roteiro Joel Soisson, Gary Scott Thompson ,Andrew W. Marlowe
Elenco Christian Slater, Peter Facinelli, Laura Regan ,David McIlwraith ,William MacDonald ,Sarah Deakins
Duração: 91 minutos

SINOPSE

Michael Griffin (Christian Slater)está ainda mais perigoso e fora de controle. Mas agora ele não é o único a tomar o soro da invisibilidade. Duas vezes mais ação, mais suspense e mais terror quando dois homens sem sombra se enfrentam.


SÉRIES DE TV


HOMEM INVISÍVEL (1958 - 1960) - DUAS TEMPORADAS - 27 EPISÓDIOS DE 30 MINUTOS

Com:  Tim Turner, Lisa Daniely, Deborah Watling 

SINOPSE: Clássica série britânica do gênero fantasia, livremente inspirada no romance de HG Wells. Na série Peter Brady, um cientista britânico, investiga uma poção de invisibilidade.  Inesperadamente, sofre um acidente que o transforma num homem invisível. Embora não seja possível encontrar o antídoto, acaba trabalhando para o serviço de inteligência


___________________________________________________


HOMEM INVISÍVEL (1975 - 1976) - UMA TEMPORADA - 13 EPISÓDIOS DE 60 MINUTOS

Com:   David McCallum, Melinda O. Fee, Craig Stevens

SINOPSE: A série tem início quando o Dr. Daniel Westin descobre o mistério que envolve a invisibilidade e assim resolve fazer vários experimentos tornando objetos invisíveis, mas ao descobrir que suas descobertas iriam ser utilizadas pelos militares para fins bélicos, resolve ele próprio se tornar invisível, destruir o equipamento e a fórmula, para que ninguém pudesse utilizá-las.

___________________________________________________


HOMEM INVISÍVEL-GEMINI MAN (1976) - MINISSÉRIE - 12 EPISÓDIOS DE 60 MINUTOS

Com:  Ben Murphy, Katherine Crawford, William Sylvester

SINOPSE : Nessa versão, nosso herói tinha um relógio digital que controlava sua invisibilidade. Máscaras não eram mais necessárias, porém, Sam Casey (Ben Murphy) só podia ficar invisível por um período de 15 minutos a cada 24 horas 



__________________________________________________


HOMEM INVISÍVEL (1984) - MINISSÉRIE - 6 EPISÓDIOS DE 50 MINUTOS

Com:   Pip Donaghy, David Gwillim, Gerald James

SINOPSE:  Adaptado da clássica novela de H.G. Wells, esta série dividida em seis partes dramatiza história do cientista louco que fica invisível e aterroriza a todos.



___________________________________________________


HOMEM INVISÍVEL (2000 - 2002) - DUAS TEMPORADAS - 45 EPISÓDIOS DE 46 MINUTOS

Com:    Vincent Ventresca, Paul Ben-Victor, Shannon Kenny

SINOPSE : Darren Fawkes é um criminoso que aceita participar de uma experiência científica, em troca de sua liberdade. Ele permite que uma glândula sintética seja implantada em seu cérebro. Quando seu coração se acelera e bombeia adrenalina, a glândula produz uma poderosa substância chamada Quicksilver, com a incrível capacidade de tornar Darren invisível. Porém, a Quicksilver também tem o poder de liberar os instintos humanos mais sombrios, levando seu portador à loucura e até à morte. A liberdade de Darren pode lhe custar caro demais.

___________________________________________________


INTERESSANTE NOTAR QUE ESTAS LISTAS NÃO CONSTAM EM SITE COM DETALHES. NORMALMENTE SÃO SOMENTE CITADAS. O QUE AS TORNA ÚNICAS PARA OS PESQUISADORES E CINÉFILOS COMO EU.







Tecnologia do Blogger.