google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JURASSIC PARK (1993) - ERROS DE GRAVAÇÃO


FICHA TÉCNICA
Diretor: Steven Spielberg 
Escritores: Michael Crichton & David Koepp
Baseado no livro de Michael Crichton
Gênero: Aventura / Ficção
Site Oficial: www.jurassicpark.com
Universal Pictures

Título Original: Jurassic Park
Tempo: 120 min 
Cor: Colorido
Ano de lançamento: 1993 - USA
Recomendação: 14 anos

ELENCO

Sam Neill .... Dr. Alan Grant
Laura Dern .... Dra. Ellie Sattler
Jeff Goldblum .... Dr. Ian Malcolm
Richard Attenborough .... John Hammond
Bob Peck .... Robert Muldoon
Martin Ferrero .... Donald Gennaro
B.D. Wong .... Dr. Henry Wu
Joseph Mazzello .... Tim Murphy
Ariana Richards .... Alexis "Lex" Murphy
Samuel L. Jackson .... Ray Arnold
Wayne Knight .... Dennis Nedry
Gerald R. Molen .... Gerry Harding
Miguel Sandoval .... Juanito Rostagno

EQUIPE TÉCNICA

Produção .... Kathleen Kennedy
Produção .... Gerald R. Molen
Música .... John Williams
Fotografia .... Dean Cundey
Desenho de Produção .... Rick Carter
Direção de Arte .... John Bell
Direção de Arte .... William James Teegarden
Edição .... Michael Kahn
Efeitos Especiais .... Industrial Light & Magic
Efeitos Especiais .... Stan Winston Studio

PRODUTORAS

Amblin Entertainment
Universal Pictures
WNET New York


ERROS

1. A Dra. Sattler examina uma planta que, segundo ela, estava extinta. O método usado para recria
r os dinossauros, usando o sangue do mosquito encontrado na resina, não funciona para plantas e nenhuma explicação é dada. --> Apenas as fêmeas de pernilongos chupam sangue, os machos alimentam-se de seiva de plantas, portanto essa seiva poderia ser recuperada e e as plantas recriadas. --> Nem todos os mosquitos são hematófagos (alimentam-se de sangue). Existem mosquitos herbívoros, como o macho do Aedes Aegypt. Apenas a fêmea alimenta-se de sangue, transmitindo a dengue. Portanto, restos de folhas poderiam ter sido encontrados no estômago de um mosquito herbívoro, fornecendo DNA. Só não sei se existe como recriar as plantas. Para os dinossauros, foi feito um ovo artificial, não fertilizado, ou algo assim.


2. Um erro geográfico: na latitude em que se encontra a ilha, tempestades tropicais se movem para o oeste, não para o leste, como mostrado por Muldoon na tela do computador. 

3. Os Raptores são, na verdade, bem menores que os vistos no filme. Esses dinossauros medem a metade da altura de um ser humano. Os raptores realmente são bem menores do que mostrados no filme! Possuíam cerca de 1,5m de altura por 2,8 de comprimento (graças à cauda)! Os dinossauros mostrados no filme são os Deinonychus que são parentes próximos dos raptores mas possuem 2m de altura. Sim esse foi um grande pecado do filme, pois se esperava que fosse realizado uma pesquisa válida antes de fazê-lo! 

4. Depois que a eletricidade supostamente acaba, os ventiladores e as sombras de suas hélices podem ser vistas se movendo. --> Num lugar como aquele existem diferentes níveis de tensão (440v, 120V entre outros) o que pode ter ocorrido é caído a tensão das cercas elétricas do parque, pois a tensão era alta, mas a tensão que alimenta as coisas que exigem menor tensão, como por exemplo o próprio ventilador, poderiam não ter caído. 

5. Quando a Dra. Sattler sai para ligar novamente a energia, ela coloca os fones de ouvido de seu walkie talkie. Já na cena seguinte, eles estão enrolados ao seu lado novamente. 

6. Quando Nedry rouba os embriões do freezer, alguns dos nomes dos dinossauros estão escritos de forma incorreta. 

7. Quando Tim olha pelo pára-brisa do carro com o binóculo, Lex está olhando em sua direção. Quando a tomada muda para o carro em que Lex está, ela está olhando para outro lugar. 

8. Não justifica o uso do DNA de anfíbios para completar a cadeia genética dos dinossauros, uma vez que répteis e anfíbios pertencem a famílias diferentes no reino animal. Faria mais sentido se o DNA usado fosse de uma ave, que é descendente direta dos dinossauros. -> Não foi usado só DNA de anfíbios, DNAs de várias espécies foram usados, pois as lacunas a serem preenchidas eram relativamente pequenas, e o DNA dos vertebrados é quase 80% igual entre si. 

9. No fim do filme quando a Dra. Sattler cai do esqueleto do Tiranossauro, um zoom feito no rosto da atriz mostra um close da sua dublê e não dela.

10. Quando Alan e as crianças estão a ponto de escalar a cerca, quando ele lança uma vara nela, seu cabelo está desarrumado, está Sol e ventando. Na próxima cena o cabelo dele está penteado, não tem Sol e não está ventando. 

11. Na cena que Lex e Tim estão no carro e o T-rex os está atacando, o animal esmaga o telhado do carro, e a parte transparente cai em cima dos dois. Em um certo ponto ele ainda está inteiro, então o T-rex quebra isto com os dentes, mas logo em seguida está novamente inteiro. 

12. Na cena onde há um link de vídeo para as docas mostradas no computador, há uma barra que se move no fundo da tela, mostrando para nós que na realidade aquilo é um vídeo no computador. 

13. Na cena onde os carros de excursão estão parados, nós vemos uma cabra, que parece estar no mesmo nível dos carros, mas depois, parece estar bem mais baixo. 

14. Assista com cuidado a cena onde os Raptores entram na cozinha. Quando o primeiro raptor entra você pode ver alguém segurando o rabo dele.--> O que se vê na cena é que o outro raptor está passando por trás do que entrou na cozinha. Na verdade, é o segundo raptor entrando na cozinha. 

15. Na cena em que Nedry está fugindo com os embriões e ele pára o carro pra abrir o portão, o céu muda de cor. Quando ele aparece abrindo o portão, o céu está azul meio claro, mas quando ele vai entrar no carro, está escuro por causa da chuva. 

16. Na cena onde o dinossauro bebê nasce, num minuto a mão do robô está lá atrás do ovo como que chocando, então no ângulo inverso a mão desapareceu. 

17. Os carros de excursão andam num trilho elétrico no meio da estrada. Quando a excursão começa, os carros passam o local onde o Tyrannosauro fica, que está na esquerda deles. Depois, eles param para ver o Triceratops doente. Então quando eles voltam para os carros, eles passam no local do Tyrannosauro novamente, só que agora está no lado direito deles. Quando, e como os carros se viraram se eles estão em um trilho que segue em uma só direção? -> No fim da excursão (que era logo depois do dinossauro doente) há uma espécie de retorno para os trilhos. Isso é explicado no livro, porém não no filme. 

18. Na hora que o carro começa a cair da árvore ele quebra um farol. Então na outra cena ele está inteiro. 

19. Malcolm, Grant e Ellie estão no mesmo carro, mas quando Ian fala com Hammond, você pode ver que Grant não está sentado no assento da parte de trás. Na próxima cena quando Malcolm se senta, novamente Alan está naquele lugar. 

  ABSURDO: 20. Exatamente a 1:13:38h do filme, quando Nedry é encurralado pelo Dilophosauros, o que cospe, vemos que no primeiro cuspe tem só um pouco de gosma na camisa, mas um pouco antes dele tentar tirar isto, já tem mais quantidade do que antes. Observe que é o próprio ator que espalha a gosma na sua camisa com o que ele tem na sua mão.

21. No fim, o T-Rex salva todo mundo pegando os Raptores. O problema é que ninguém o ouve chegando como nós ouvimos no resto do filme inteiro. 

22. Na cena onde Sam Neill e o menino estão descendo da árvore, o carro está descendo atrás deles. Não seria mais fácil ir para o outro lado em vez de descer com o carro atrás ? 

23. Quando a menina está comendo sorvete, tudo na mesa está longe dela, mas logo depois ela alcança tudo que já está bem perto. 

24. A bolsa de dinheiro que Nedry recebe, desaparece dos braços dele quando ele olha para o falso recipiente. 

25. Quando o sujeito coloca na mão a espuma de barbear, ele coloca um pouco na mão direita, mas quando as câmeras focalizam por trás e ele está esfregado, sua mão está completamente limpa. 

26. Quando Nedry está tentando escapar, e seu jipe fica preso, a câmera mostra uma placa com uma seta que aponta para frente. Um pouco depois, a seta está apontando para a esquerda. 

27. Na última cena onde todos entram no helicóptero, todo mundo está sujo, suado, e com sangue no corpo. Então alguns segundos depois, Ellie parece ter tomado banho e penteado seu cabelo. 

28. Em uma cena no começo, Samuel L Jackson está lutando para ligar os computadores, e ele está fumando um cigarro inteiro, depois pela metade, depois inteiro e assim por diante. 

29. O começo é em San Jose, Costa Rica. Pelas árvores, você pode ver o oceano. San Jose está muito longe do Oceano Pacífico. Até mesmo o livro comete este erro. 

30. Quando o Tyrannosauro Rex escapa, ele derruba a perna de uma cabra no carro. Mas depois a perna desaparece. 

31. Depois que Ellie machuca seu pé correndo do raptor, ela manca às vezes com a perna esquerda e às vezes com a direita. 

32. Um touro vivo é abaixado para alimentar os Raptores, mas quando eles trazem o gancho de volta, não há nenhuma marca de sangue.

33. Na cena onde o T-Rex está batendo no carro com Lex e Tim dentro. Se você olhar a cena em câmera lenta, vai poder ver um pedaço grande de madeira que contém um das falsas árvores usadas no Set de filmagem.

34. Quando eles chegam na ilha e olham o Braquisauro, Ellie se levanta no carro. Muda o ângulo da câmera e Ellie se levanta novamente. 

35. Quando Tim, Lex e Dr. Grant estão em uma das árvores, um dinossauro grande aparece. Eles puxam algumas folhas e alimentam o monstro. Porém, quando eles escalam a árvore antes, não há nenhuma folhagem onde eles ficam. 

36. Depois que Timmy foi eletrocutado, você vê o cabelo dele todo queimado e para cima. Mas depois ele aparece limpo e penteado. 

37. Na cena onde o helicóptero está pousando, nós vemos os jipes que esperam por eles, contudo na próxima cena os jipes têm que andar mais um pouco para chegar até o helicóptero. 

38. Quando o helicóptero pousa pela primeira vez na ilha, ele não está bem em cima da cruz pintada no chão. Mas logo depois ele está. 

39. Quando todo mundo está deixando a ilha no fim, Malcolm e Hammond estão sentados na parte de trás do helicóptero no mesmo lado, com Satler no meio. Ambos estão olhando para fora das janelas opostas. Mas depois na tomada de fora do helicóptero, Hammond e Malcolm estão sentados, olhando para fora na mesma janela. 

40. O T-Rex vira o carro 180 graus. Depois vira mais um pouco e o carro parece que volta para a posição anterior. 

41. Um pouco antes do T-Rex atacar a todos, há uma tomada de Malcom e Grant que falam, com os faróis do outro S.U.V. brilhando na janela traseira. Como isto é possível se eles estão no segundo veículo? 

42. Quando o grupo está entrando no Parque pela primeira vez, a porta é enorme, Malcolm diz algo, mas sua boca não se move. Isto acontece novamente depois no filme, onde Ariana Richards e Joseph Mazzelo estão no carro, quando eles encontram o T-Rex. Lex tem a lanterna, e Timmy diz para ela desligar. Ela diz sinto muito, mas os lábios dela não se movem. 

43. De acordo com o começo do filme, a ilha está à oeste da Costa Rica. Porém, no fim do filme o helicóptero está indo à direção do por do sol. Isto significa que eles estão indo para o Havaí. Só que com aquele combustível eles nunca chegarão. 

44. Ellie, Lex, Tim e Grant estão na sala de computador e lutam para impedir que o raptor entre. Nós vemos um close das garras do raptor que tenta abrir a porta. Em uma cena rápida, nós vemos a cabeça de um dos membros da equipe de filmagem. 

45. Quando o advogado deixa Lex e Tim, e o T-Rex vem e sacode o jipe, o chão é feito de pedras. Depois tem lama, e depois não há mais nenhuma lama. 

46. Observe a posição de Hammond no helicóptero quando eles estão chegando na ilha. Ele não poderia ter visto a ilha do lugar onde ele estava sentado. 



47. Na cena onde as crianças e o Dr. Grant estão caminhando por um campo, eles são seguidos por um grupo de dinossauros. Eles se abaixam perto do tronco e passam por baixo dele. Em um ponto, um dos Dinossauros desaparece por um segundo. 

48. Depois de uma noite no parque, choveu e o terreno é barrento, Sam Neill e as duas crianças vão para cima de uma árvore. Observe os sapatos de Sam, estão limpos. 

49. Na cena onde Nedry se perde à noite quando ele bate o carro em um barranco, quando nós vemos Nedry sair do carro, ele olha para ver o que o parou. O obstáculo mudou para um tronco de tamanho médio nos pneus traseiros e não existe mais o barranco de lama. 

50. Na cena onde o advogado sai do jipe, antes do T-Rex se aproximar, ele deixa a porta de jipe aberta. Nas duas outras tomadas a porta está fechada, então depois o menino a fecha. 

51. Durante a cena que Laura Dern está correndo do VelociRaptores para a porta principal, você pode ver que ela está levando algo na cintura. Na próxima cena, aquilo desaparece e sua camisa rosa também. 

52. Quando o T-Rex está com um raptor na boca, no fim do filme, observe em câmera lenta e você poderá ver o raptor desaparecer em um dos quadros. 

53. Quando eles estão na excursão, o que eles querem ver é o Dilophosauros, mas quando eles olham na floresta tropical, você pode ver um jipe, você pode ver as luzes. Segunda cena da floresta, no lado esquerdo. 

54. Na cena onde Grant está tentando salvar as duas crianças no Jipe, o T-Rex os pega de surpresa. Grant segura a menina e lhe diz que não se mova. O T-Rex começa a cheirar ao redor e então sopra o chapéu de Grant. Bem, se você assistir com calma, vai poder ver que o ar que joga o chapéu de Grant, não vem do T-Rex, vem de algo debaixo do dele. 

55. No fim, quando eles estão deixando a ilha de helicóptero, eles estão olhando os pássaros voarem sobre o oceano. Quando você olha pelas janelas do helicóptero vê folhagens, mas logo depois não há nada, só o oceano. 

56. A posição deles quando sobem a escada muda entre uma tomada e outra. 

57. Hammond fala sobre todas as coisas que deram errado quando a Disneylândia abriu em 1956. A Disneylândia na verdade abriu em 1955. 

58. Na cena da cozinha, quando o raptor aparece na janela pequena. Você pode ver o movimento de um reflexo de um braço de uma pessoa debaixo da janela. 

59. Quando o T-Rex escapa do espaço dele, Grant e Malcolm estão observando, nós vemos o dinossauro se mover da direita da tela, para a esquerda, passando pelo Dr. Grant. Porém quando nós olhamos para Grant e Malcolm, o dinossauro está no lado de Malcolm, logo antes dele começar a avançar até as crianças. 

60. Quando eles encontram com a toca do Triceratops, Alan sai, deixando a porta aberta, Ellie sai do carro, e você ouve duas portas se fechando, como ela pôde fechar ambas ? --> O certo aqui seria dizer que quando eles encontram o Triceratops no meio da estrada, porque na verdade ele não está numa toca, ele está caído num ponto da mata. 

61. Quando Lex e Tim estão se escondendo dos 2 Raptores na cozinha, uma colher de sopa cai no chão e chama a atenção dos animais. Se você olhar na parte de cima da colher antes dela cair, vai poder ver a sombra do dispositivo que faz ela cair. 

62. Quando o T-Rex foge, o advogado sai do Jipe e vai para o banheiro. Da tomada de dentro do segundo jipe, a porta aparece fechada. Mas quando eles mostram atrás do primeiro Jipe, a porta está aberta, e Tim a fecha. 

63. Quando nós vemos os dinossauros, há muitos, e eles estão de pé e entrando em um lago, mas não há nenhuma ondulação na água onde os pés deles pisam. 

64. Em uma das cenas do laboratório, há um microscópio sendo usado de uma forma que não dá para usar. 



65. Os cabos de aço na cena do T-Rex atacando os carros muda de posição entre as cenas. 

66. Quando o Raptor está perseguindo Grant, Ellie, Tim e Lex pelo laboratório do computador, e eles entram no teto, o Raptor salta e existe uma mesa ali. Mas quando Grant o chuta no olho, e ele cai, a mesa desapareceu. 

67. Quando nós vemos o primeiro dinossauro, eles chegam de carro num campo aberto, mas depois o jipe está estacionado perto de umas árvores. 

68. Na cena onde o T-Rex está perseguindo o Jipe e Jeff Goldblum está sentado na parte de trás, a câmera mostra o espelho retrovisor externo no lado do motorista. O espelho tem uma frase que normalmente só é usada no espelho do passageiro e não no do motorista. 

69. Na cena logo antes do T-Rex aparecer, os jipes já estão molhados antes mesmo de começar a chover. -> O nome da ilha é Nublar, ou seja, as neblinas são muito grossas e a umidade relativa do ar é perto de 100%. 

70. Na excursão nos jipes, eles chegam à área do T-Rex. Existia um túnel antes, mas depois desaparece. 

71. Na cena onde o T-Rex está empurrando o jipe, o chapéu de Alan muda de lugar várias vezes. 


72. Quando o carro cai da árvore ele fica no nível do chão, mas depois ele aparece apoiado na árvore. 

73. Quando todo mundo chega ao parque, eles saem do helicóptero em uma ordem completamente diferente do que deveriam fazer pelas posições deles dentro do helicóptero. 

74. Quando Elli e o Dr. Grant estão no local de escavação deles, discutindo, ela põe um lenço vermelho ao redor o pescoço dele. Eles caminham e o lenço desaparece. 

75. Quando o doutor está mostrando o pedaço de âmbar que eles conseguiram o DNA, há um problema. O mosquito no âmbar é um macho, como pode ser visto pelas antenas dele. Só o mosquito fêma que se alimenta de sangue, o macho deveria ter só néctar no estômago. Algumas espécies de mosquito nem sangue não sugam, só sugam néctar de flores. 

76. Quando Nedry desliza e cai na cachoeira pequena, você pode ver que a área na qual ele deslizou abaixo é lisa, mas na próxima visão da cachoeira, existem alguns degraus. 

77. Na cena do Triceratops doente, o volume do seu estrume é quase tão grande quanto ele. Meio improvável. ->Falha mesmo; no livro era pra ser um Stegosaurus, não um Triceratops. Eles mudaram o dinossauro, mas não o monte de esterco. 

78. O T-Rex come a cabra e ninguém ouve seus passos, mas depois todo mundo o escuta. Nem o Falhinha escutou.

79. Quando o T-Rex está atacando o jipe e o vira, o chão às vezes está molhado e às vezes seco. 

80. No começo na mina de âmbar, observe o sujeito que fala com Gennaro quando ele diz que Grant é como ele, é um… a boca dele não se move neste momento. 

81. Quando nós conhecemos os dinossauros, Alan está sentado na frente de um lago. Ellie estava bem na frente dele. Depois, Ellie vem por trás de Alan e põe suas mãos nos ombros dele. 

82. É mostrado no filme que Muldoon é um perito em comportamento de Velociraptor. Contudo quando ele está apontando o rifle para um raptor, ele esquece completamente dos padrões de caça deles, e fica surpreso quando ele é atacado pelo lado. 

83. O Tyrannosauros se move muito lento se observarmos os efeitos causados no copo de água. As ondas no copo demoram muito entre um passo e outro, mas depois, ele aparece correndo rápido demais. 

84. Quando o menino é eletrocutado, ele é jogado para longe da cerca e Sam o pega no colo. Só que Sam estava bem embaixo da cerca e não poderia alcançá-lo.

85. Porque as crianças sobem na cerca se eles passam perfeitamente pelos buracos dela? O único que não passa é Sam com seu tamanho. 

86. Na cena onde o T-Rex come um dos Galimimus, observe em câmera-lenta e você poderá ver as letras J.P. gravadas na perna esquerda de um deles. Estas letras são gravadas nos bichos do Parque Real, e não poderiam aparecer no filme.

87. Na cena onde o jipe é virado, ele está amarrado ao chão, observe com atenção. 

88. Ainda nessa seqüência, o tiranossauro vai morder os pneus e pisotear no carro, olhem o trilho por onde o carro passou... ele sumiu! Está incompleto! 

89. Cenas depois, quando Ian Malcon está no carro em que Ellie e Muldoon vieram pra tentar encontrar as crianças, ele sente o tremor que indica a chegada do T-Rex. Na cena seguinte, em que Ellie e Mulddon chegam, o carro com ele não está mais ao lado da jaula do T-Rex, não existe mais o outro carro, o chão é de terra e eles estão numa estrada sem o trilho para os carros. O certo seria mostrar que eles voltaram até ele, andaram de carro até lá embaixo e lá ele encontrou com o T-Rex, mas, na verdade foi um erro muito grave, pois a seqüência das imagens não mostra isto. 

90. Como é que o velho ia tomar sorvete se estava faltando luz ? Provavelmente o sorvete já teria derretido. 

91. Na cena em que Alan, Lex e Tim estão no topo da árvore e são acordados por um Brachiossaurus, nós o vemos comendo uma folhagem, o erro está no movimento da mandíbula do bicho, de um lado para o outro, somente os mamíferos conseguem movimentar a mandíbula daquele jeito. 

92. No final quando estão todos pendurados nos ossos de dinossauros aparece a parte em que Lex está. Primeiro ela se solta e cai, mas na cena seguinte ela fica pendurada, e então quando todos são cercados pelos velociraptors, ela está no chão com todos, sendo que na última cena ela estava pendurada. 

93. O Dilofossauro que aparece no filme é bem menor que o animal verdadeiro. E o que prova que ele não era um filhote, é a altura do seu cercado.

94. Seria impossível que o T-Rex pudesse alcançar o jipe, quando ele não consegue correr mais do que 50 Km/h (por causa de seu tamanho e peso) 

95. Na cena em que chega vários carros que estão correndo no meio de vários dinossauros, um deles ataca um dos carros. Depois quando outro veículo passa perto, tanto o carro quanto o homem não estão mais lá. 

96. Na cena em que eles estão andando em cima das placas de metal do telhado, fugindo dos raptores, uma das mulheres quebra uma das placas e quase cai onde estão os dinossauros. Pouco antes do raptor pular para tentar alcançá-la, ela olha para a câmera, que a filma por cima. Na verdade é uma dublê da atriz. 

97. Como o Dinossauro jogou a perna da cabra se depois ele a engoliu inteira? Um animal daquele tamanho deveria ter pego a cabra toda e não jogado a perna fora da forma que aparece no filme. 

98. Todos os dinossauros eram feitos fêmeas, para que não se reproduzissem descontroladamente. Como a cadeia de DNA dos dinos estava incompleta, usaram então o DNA de um sapo. Só que o sapo utilizado tinha a capacidade de mudar de sexo. Com toda a tecnologia que os cientistas tinham à disposição, eles não perceberam que estavam cometendo um erro grosseiro? 

99.  Na cena em que Sam, Tim e Lex vão subir a cerca para passar para o outro lado do parque, Sam joga um pedaço de madeira na cerca para testar se estava com a energia ligada. Como nada acontece ele resolve encostar a mão para ter certeza. Como o teste com o pedaço de madeira poderia funcionar se a madeira não é um material condutor? 

100. Na cena onde O Dr. Grant testa a cerca elétrica jogando um graveto, todos sabem que a madeira é isolante elétrico portanto jamais poderia ser utilizada para se determinar a presença de tensão elétrica em algum ponto. E mesmo que ele tivesse jogado um pedaço de metal na cerca nada aconteceria, pois a cerca está toda com o mesmo potencial e são necessários dois fios para se fechar o circuito elétrico. Assim seria necessário encostar um pedaço de fio na terra e aproximar da cerca (o que não seria muito recomendável devido a formação de arco elétrico devido a alta tensão). 

101. Quando o tiranossauro sai do cercado, ele esta no chão na mesma altura de onde estão os dois carros. Mas quando ele está empurrando o carro no mesmo lugar de onde ele saiu, agora aparece um lugar fundo onde Sam e Lex descem por uma corda, e antes o tiranossauro apareceu por lá.  Na cena que o Tiranossauro ataca os carros, pode-se notar que ele sai de uma abertura que ele fez no cercado quando arrebentou os cabos de segurança, mais tarde quando ele resolve jogar o carro lá para baixo, podemos notar que ele joga o carro bem por onde ele tinha entrado, onde agora é um precipício bem maior que ele. Sendo assim como ele saiu de lá? 

102. Bem no início do filme, quando um dos operários do parque sobe em cima da jaula e abre a porta para soltar o dinossauro, repare na hora em que ele cai da jaula: ele cai no chão de bruços. Depois do corte, na cena onde o vemos de longe, ele está de lado. 

103. Nesta mesma cena, quando o dinossauro agarra esse funcionário e o puxa para cima, repare que o homem de chapéu, que estava tentando salvá-lo, ele o agarra pela mão direita. Depois do corte, ele o agarra novamente. É uma cena rápida, mas dá para ver se você prestar atenção.

104. Na mesma cena, no próximo corte, repare que o funcionário atacado, que estava bem no alto, aparece em outra posição, bem mais abaixado.

105. Quando o agente da seguradora chega na mina de âmbar, ele conversa com o responsável, enquanto caminha. Repare no corte que há quando ele diz: “Tenho que ir inspecionar o lugar”. Neste corte, a fumaça que há atrás deles fica bem mais espessa e abundante do que antes.

106. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição de alguns dos homens que trabalham ao fundo também muda.

107. Preste atenção na cena onde o Dr. Alan Grant está olhando para o esqueleto de velociraptor no computador e diz que eles aprenderam a voar: todos riem e o operador do computador olha para ele. Depois do corte, o operador está olhando novamente para a tela.

108. Na mesma cena, logo a seguir, repare no corte que há quando Alan diz que os dinossauros têm mais em comum com as aves de que com os répteis: antes do corte, a Dra. Ellie estava com o braço direito abaixado; depois do corte, ela está com a mão direita no rosto.

109. Na cena onde John Hammond conversa com Alan e Ellie pela primeira vez, repare que Hammomd pega um copo, o lava e, a seguir, começa a enxugá-lo com um pano branco. No corte que há quando ele fala sobre sua reserva biológica no Quênia, esse pano branco transforma-se numa toalha rosa.



110. Na mesma cena, no mesmo corte, repare também que, antes do corte, Hammond está com as duas mãos no copo; depois, só a esquerda.

111. Na cena onde vemos Dennis pela primeira vez, repare na hora em que o vemos ao fundo, quando ele chama por Dogson: neste momento, ele leva a xícara à boca com a mão direita, e vemos que a sua mão esquerda fica em cima da mesa. Depois do corte, porém, sua mão esquerda está abaixada, sob a mesa.

112. Na mesma cena, repare na hora em que Dennis pergunta a Dogson como ele vai transportar os embriões: neste momento, ele segura a maleta com as duas mãos. Depois do corte, sua mão direita está segurando a alça da maleta, o que não ocorria antes. Novo corte, e a sua mão direita não está mais na alça da maleta.

113. Na mesma cena, na hora em que Dogson diz que o prazo para Dennis entregar os embriões é de 36 horas, Dogson está com as mãos juntas. Depois do corte, suas mãos estão separadas, em volta do chapéu.

114. Na mesma cena, logo a seguir, Dennis coloca a lata de spray sobre a mesa. Depois do corte, ele já está limpando as mãos, o que não ocorria antes.

115. Na mesma cena, no mesmo corte, o chapéu de Dogson desaparece, e volta a aparecer logo depois.

116. Na mesma cena, na hora em que Dogson pergunta a Dennis como ele vai enganar a segurança, Dennis, que estava limpando as mãos, abaixa-as. Depois do corte, ele volta a estar limpando as mãos.

117. Na cena onde Ian pergunta a Alan e Ellie se eles escavam dinossauros, a maneira como Alan segura a unha do velociraptor muda várias vezes entre os cortes.

118. Na mesma cena, depois de Alan responder que tenta escavar, Ellie ri e olha para ele. No corte que há quando Hammond diz que eles terão que se acostumar com Ian, porém, ela aparece olhando para Hammond.

119. Na mesma cena, quando Ian pergunta a Alan e Ellie se eles nunca ouviram falar em atratores complexos, repare que Hammond está sentado, e suas mãos, que estão segurando a bengala, estão bem afastadas de seu rosto. Depois do corte, porém, elas estão bem próximas.



120. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que a posição das mãos de Ian também mudam.

121. Quando Hammond pede para parar os jipes e Ellie está examinando uma folha, dizendo que ela não deveria estar ali, podemos ver que Alan está olhando para o lado esquerdo. Depois do corte, ele está olhando para a frente, e volta a olhar para a esquerda. Preste atenção.

122. Na mesma cena, no mesmo corte, preste atenção e você verá que o mesmo erro acontece com Ian.

123. No corte que há quando Alan pergunta a Hammond quantos metros mede o pescoço do braquiossauro, Ellie aparece com a mão esquerda protegendo o olho do sol, o que não ocorria antes. Novo corte, e a sua mão esquerda aparece novamente abaixada.

124. Alan se senta ao saber que Hammond tem um tiranossauro no parque, porém sua posição muda entre os cortes da cena. Preste atenção.

125. Na mesma cena, Ellie se agacha ao lado de Alan e põe a mão direita no joelho dele. Preste bastante atenção, e você verá que a posição da mão dela no joelho dele muda no corte que há logo depois que Hammond também se abaixa.

126. Quando Hammond conduz Alan e os outros e eles estão subindo a escada, repare que, entre os cortes, um funcionário que está passando o rodo no chão passa duas vezes em frente ao esqueleto do dinossauro.

127. Logo depois, quando eles vão começar a assistir ao vídeo, repare que Donald se senta numa poltrona na fileira de trás e se ajeita. Quando Hammond manda todos cumprimentarem sua imagem na tela, Donald aparece com os braços apoiados no encosto da cadeira da frente, o que não acontecia antes.

128. A maneira como Hammond segura a bengala muda completamente no corte que há quando a sua imagem na tela lhe pergunta como ela chegou lá.



129. Logo depois, preste atenção em Ian na hora em que Ellie pergunta onde Hammond conseguiu sangue de dinossauro: ele estava olhando para ela e, a seguir, olha para a tela. Depois do corte, ele olha para a tela novamente.

130. Logo depois, quando as cadeiras começam a girar e as vemos ao fundo, Donald está com o braço direito esticado. Depois do corte, ele está segurando uma caneta perto do rosto, o que não ocorria antes.

131. Na hora em que Hammond pára as cadeiras e Alan, Ellie e Ian se levantam, note que Donald, ao fundo, está com a caneta na boca, e a retira. Depois do corte, ele está novamente com a caneta na boca, e a retira novamente, dizendo: “Não podem fazer isto”.

132. Na cena onde Ian pergunta a Henry como ele sabe que os animais não vão se reproduzir na floresta, repare que Ellie está com a boca aberta, maravilhada com o nascimento do velociraptor. Quando Henry responde, porém, Ellie aparece com a boca fechada.

133. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que a posição das mãos de Hammond sobre o ovo também muda.

134. Na mesma cena, no mesmo corte, Ian estava com a cabeça sobre o ombro esquerdo de Hammond. Depois do corte, não mais.

135. Na mesma cena, preste atenção e você verá que a posição do filhote de velociraptor dentro do ovo muda entre os cortes da cena.

136. Na mesma cena, repare na hora em que Henry diz que todos os animais do parque são fêmeas. A seguir, ele acrescenta: “Foram feitas assim”. No corte que há imediatamente depois dele dizer isto, Alan aparece sorrindo e mostrando os dentes, o que não acontecia antes.

137. Imediatamente depois, no corte que há quando Alan diz que a temperatura parece ser de mais de 26 graus, Alan aparece com o braço estendido sobre a mesa, tocando no filhote, o que não acontecia antes.

138. Na mesma cena, no mesmo corte, se você prestar bastante atenção em Hammond, verá que, antes, ele estava tocando no filhote com as duas mãos; depois, sua mão direita está sobre a mesa.

139. Logo depois, no corte que há quando ele pergunta a Henry como ele sabe que todos os animais são fêmeas, Henry aparece com o braço esquerdo estendido sobre a mesa, o que não ocorria antes.

140. Na mesma cena, no mesmo corte, Alan, que estava com as duas mãos na altura do peito, aparece com elas apoiadas na mesa.



141. Na mesma cena, no mesmo corte, repare também que a posição de Ellie muda completamente: antes, ela estava ereta e olhando para Alan; depois, está abaixada e olhando para o filhote.

142. Na cena onde um dos funcionários pega o filhote de dinossauro na mão e este começa a chorar, há um corte, quando Alan pergunta de que espécie é o filhote. Note que, antes do corte, Donald está com os braços cruzados; depois, ele está com o braço direito erguido.

143. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição das mãos e da cabeça de Hammond também muda.

144. Na cena onde Robert aparece, logo depois da vaca ser servida aos velociraptores, e dizer que eles correm a 90 km/h e saltam de um modo espantoso, há um corte. Antes, Ian olhava para baixo; depois, ele olha para Robert.

145. O mesmo erro volta a acontecer logo depois, no corte onde Ellie pergunta a Robert se as cercas são eletrificadas.

146. No próximo corte, quando Robert responde que sim, repare que Ian, que estava olhando para Ellie, aparece olhando para Robert.

147. Logo depois, quando Hammond pergunta quem está com fome, Ian aparece com as mãos juntas, o que não acontecia antes deste corte.

148. Preste atenção, e você verá que as mãos de Hammond mudam de posição no corte que há imediatamente depois dele dizer a Donald que o parque não foi feito só para os ricos.

149. A posição das mãos de Hammond muda no corte que há quando Ian diz que os dinossauros não foram destruídos pelo desmatamento: antes, ele estava com as mãos juntas; depois, separadas, e ele as junta novamente.

150. Logo depois, a posição de Ellie muda no corte que há quando ela diz que os dinossauros são seres agressivos que não sabem em que século estão: preste atenção em seu braço direito.

151. Na mesma cena, no mesmo corte, Alan, que estava com a mão direita no rosto, aparece com ela abaixada. E volta a estar com ela no rosto no próximo corte.

152. Na mesma cena, quando Ellie diz que, se for necessário, os dinossauros vão se defender com violência, note que ela está com as duas mãos sobre a mesa. Depois do corte, suas mãos estão juntas e erguidas.

153. Nesta mesma cena, repare no corte que há quando Hammond diz: “Dr. Grant, se há alguém aqui que possa dar valor ao que estou fazendo...”. Antes deste corte, Alan estava com a mão direita encostada na boca; depois, ele está com a mão um pouco afastada de seu rosto.

154. Na cena onde os netos de Hammond chegam, repare na hora em que os dois carros param perto deles. Lex corre para olhar dentro do primeiro carro. Depois do corte, ela está novamente junto dos outros e corre novamente para ver dentro do carro.

155. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que a posição de todos os que estão em cena muda.

156. Na mesma cena, note que, quando Lex abre a porta do carro, Donald passa por ela. Depois do corte, ele passa por ela novamente.

157. Logo depois, quando Ian diz que vai junto com Ellie, repare que ele está do lado esquerdo do carro, e caminha em direção de Alan para contorná-lo. Depois do corte, ele está novamente do lado esquerdo do carro.

158. Na cena onde Dennis pergunta a Hammond se ele acha que o seu trabalho é fácil ou barato, e toma um gole do refrigerante, repare que a posição de sua mão esquerda muda completamente no corte que há enquanto ele bebe.


159. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que a roupa de Dennis também muda: antes do corte, sua camisa estava muito mais amarrotada.

160. Na mesma cena, no mesmo corte, note que, antes do corte, há vários fios na frente da tela do computador que está a esquerda de Dennis. Depois do corte, estes fios desaparecem.

161. Na cena onde Ian cita para Ellie o exemplo da borboleta para explicar a teoria do caos, repare que ele está com o braço esquerdo junto do corpo. Quando ele diz que foi muito rápido, seu braço esquerdo está apoiado no banco de Ellie.

162. Na mesma cena, no corte que há quando Ian pede para Ellie pegar o copo, a posição da mão esquerda de Ellie sobre o banco também muda.

163.  Veja a cena em câmera lenta, e você verá que a posição da mão direita de Ian muda no corte que há logo depois dele dizer que tudo afeta o resultado do caos: preste atenção em seus dedos.

164. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que, antes, Ian, com a mão esquerda, segura a mão de Ellie. Depois, não mais.

165. Na cena onde Alan encontra a triceratops doente, repare que, quando ele se agacha perto dela, ele põe a mão direita naquele pequeno chifre que ela tem no nariz. Depois do corte, porém, ele está com a mão esquerda no chifre, enquanto que a direita está perto da boca do animal.

166. Na mesma cena, na hora em que Ellie diz que as pupilas do animal estão dilatadas, repare que ela está com a mão esquerda sobre o olho do triceratops. Depois do corte, não mais.

167. Na mesma cena, no mesmo corte, o braço esquerdo de Ellie também muda do posição.

168. Na cena onde Ellie diz que gostaria de ficar com o Dr. Harding para ajudar com o triceratops, Alan põe as duas mãos para trás. Quando Harding diz que não há problemas, e que ele pode deixá-la no centro de visitantes, Alan está com as mãos para frente.

169. Na cena onde Tim põe os óculos e olha pelo vidro traseiro do carro, preste muita atenção e você verá que o modo como Tim segura os óculos também muda: repare no dedo mínimo de sua mão esquerda.

170. Na mesma cena, quando Tim pergunta a Lex se ela sentiu o tremor, repare que Tim segura embaixo do óculos. Quando Lex olha para ele, Tim segura o óculos por cima.


171. Preste atenção na hora em que a cabana onde Gennaro se escondeu desaba, revelando-o. Ele leva as mãos ao rosto para enxugá-lo. Depois do corte, suas mãos estão abaixadas, e ele, a seguir, leva-as novamente ao rosto para enxugá-lo.

172. Na mesma cena, repare que, antes do tiranossauro atacar Gennaro, este está com as mãos na altura do peito. Quando o dinossauro o ataca, porém, ele está com as mãos erguidas acima da cabeça.

173. Na cena onde Alan tira Lex de debaixo do carro, note que ela está com o cabelo para frente, sobre o ombro direito. Quando Alan tapa a boca dela, Lex está com o cabelo todo para trás.

174. Na mesma cena, repare que a posição de Alan e Lex em relação ao carro muda entre os cortes: no início, eles estavam em frente à letra “J”, mais ou menos. Quando o tiranossauro derruba o chapéu de Alan, eles estão perto dos faróis traseiros do carro.

175. Na mesma cena, no corte que há quando o tiranossauro empurra o carro com o focinho, girando-o, a posição de Alan e Lex muda completamente: eles, que estavam ajoelhados e encostados no carro, aparecem agachados, e não estão mais encostados no jipe.

176. Na mesma cena, Alan se equilibra para não cair no fosso. Ele então se agarra nos arames da cerca para tentar descer. No corte que há quando Lex se agarra se agarra em suas costas, Alan já está com o pé direito dentro do fosso, o que não acontecia antes (para ver melhor, veja em câmera lenta).

177. A posição de Lex muda totalmente no corte que há na cena onde Alan lava o rosto e começa a chamar por Tim, que está dentro do carro, na árvore.

178. A posição de Ellie muda completamente no corte que há quando ele ouve o gemido de Ian.

179. As mãos de Alan mudam de posição no corte que há imediatamente depois dele dizer que os braquiossauros são animais herbívoros.

180. Na mesma cena, depois de Alan dizer que os dinossauros carnívoros apenas seguem seu instinto, Alan senta-se num dos galhos da árvore, e apóia seu braço direito na perna. Depois do corte, seu braço não está mais apoiado na perna.



181. A posição do braço direito de Ellie muda no corte que há quando Hammond lhe diz que há pessoas que viram as pulgas do circo que ele montou quando veio da Escócia.

182. Na cena onde Alan, Lex e Tim dormem na árvore, e o braquiossauro aparece para comer, repare que, quando o dinossauro chega, o braço esquerdo de Alan está na árvore. Depois do corte, está em volta de Lex, abraçando-a.

183. Na mesma cena, repare que a posição de Tim enquanto dorme muda no corte que há quando Lex acorda e se assusta com o braquiossauro.

184. Na mesma cena, preste bastante atenção na hora em que o braquiossauro emite um ruído e Lex e Tim tampam os ouvidos com as mãos. Depois do corte, Lex já está com as mãos abaixadas.

185. Na mesma cena, Alan ora segura o galho com as duas mãos, ora sua mão esquerda está livre. Preste atenção.

186. Na mesma cena, quando o braquiossauro pega o galho e Alan o puxa, Tim põe a mão direita no focinho do animal. Depois do corte, sua mão não está mais lá.

187. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que a posição de Alan também muda: primeiro, ele estava em pé; depois, sentado.

188. Ainda neste corte, a quantidade de folhas que o braquiossauro está comendo diminui consideravelmente.

189. Na mesma cena, repare que a posição do braço direito de Tim muda no corte que há quando Alan diz que é possível o braquiossauro estar resfriado.

190. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição de Alan também muda: preste atenção na sua cabeça e em seu braço esquerdo.

191. Na mesma cena, logo adiante, Tim diz que gosta de vacas. Nesta hora, podemos ver que Alan coça o braço esquerdo com a mão direita. Depois do corte, sua mão direita está abaixada.

192. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que o braquiossauro, que estava mastigando umas folhas, não está mais mastigando-as.

193. Logo a seguir, Lex se levanta para tocar no dinossauro. Depois do corte, ela está segurando logo a seguir, ela está segurando alguns galhos, o que não acontecia antes.

194. Na mesma cena, no próximo corte, estes galhos somem.

195. Quando Arnold desliga o sistema, ele fica olhando o relógio para marcar o tempo. No corte que há quando ele vai religar, ele está olhando na direção dos outros.

196. Quando Arnold diz que ele conseguirá a energia em três minutos, Ellie segura a lanterna para cima. Quando Hammond sugere para todos irem para o abrigo de emergência, ela segura a lanterna para baixo.

197. Na cena onde Alan, Lex e Tim sobem a colina e encontram o estouro dos dinossauros, repare que, na hora em que Alan diz que acredita que o centro de visitantes fica a 2 km da colina, ele está com a mão direita na calça. Depois do corte, não mais.

198. Na mesma cena, no mesmo corte, preste atenção e você verá que a posição de Lex muda ligeiramente.

199. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição de Tim também muda. Preste atenção: antes do corte, ele balançava bastante os braços; depois, não mais.

200. Na mesma cena, repare que, entre os cortes, Tim ora está bem atrás de Alan, ora não.



201. Na mesma cena, quando Tim tenta responder que dinossauros são aqueles, ele aparece com o braço direito erguido, o que não acontecia antes.

202. Na mesma cena, quando os dinossauros mudam de posição, Alan dá uns passos para a frente para observá-los, e estende o seu braço direito, indicando para Tim ficar onde está. Depois do corte, seu braço direito aparece em outra posição.

203. Na mesma cena, quando Alan, Lex e Tim se escondem dos dinossauros atrás dos troncos, Alan põe a mão esquerda na cabeça de Lex, e esta está com as duas pernas juntas. Depois do corte, além de suas pernas estarem bem afastadas uma da outra, a posição da mão de Alan na sua cabeça também muda.

204. Na mesma cena, no mesmo corte, a posição de Alan também muda completamente: antes, ele estava com o joelho esquerdo apoiado no chão; depois, não mais.

205. Ainda neste corte, a posição de Tim também muda (este erro é mais difícil de perceber, mas dá para ver claramente se você prestar bastante atenção à cena).

206. Na cena onde Robert e Ellie caminham e eles vêem a cerca dos velociraptores destruída, repare que a maneira como Robert segura a sua arma muda entre os cortes.

207. Na mesma cena, repare que, na tomada de cima, vemos Robert caminhar até ficar em frente ao buraco na cerca. Na tomada de baixo, ele caminha novamente até ficar novamente em frente ao buraco.

208. Na cena onde Alan conta até três para encorajar Tim a saltar, repare que a posição dos braços de Alan muda no corte que há enquanto ele conta.



209. Na mesma cena, no mesmo corte, repare que, quando Alan está começando a contar, Lex está protegendo os olhos com as mãos. Depois do corte, as mãos dela estão abaixadas, e Lex as leva novamente à cabeça (é uma cena super rápida e você só conseguirá ver este erro se assistir em câmera lenta e estiver prestando atenção nela).

210. Quando a energia volta e o velociraptor surge de repente, Ellie se assusta, e se agarra às grades, com medo do bicho. Depois do corte, seu braço esquerdo muda completamente de posição.

211. Na mesma cena, no próximo corte, veja em câmera lenta e você verá que a posição de Ellie muda completamente quando ela abre a porta: ela estava olhando para a grade, antes; depois, para o velociraptor.

212. Quando o segundo velociraptor entra na cozinha e Lex o vê, ela, para se esconder, se encosta totalmente no armário. Quando ela diz para Tim segui-la, porém, ela já não está mais encostada no armário.

213. Na cena onde o velociraptor bate com a cauda nas panelas e as derruba em cima de Lex e Tim, repare que, entre as panelas, também há uma bandeja grande. Esta bandeja some no próximo corte.

214. No final, quando todos embarcam no helicóptero, repare que a posição de Lex, enquanto ela dorme, muda várias vezes entre os cortes: ora ela está com a cabeça apoiada no ombro de Alan, ora no peito dele.

215. Na cena em que o dinossauro cospe no ator que está fugindo com o jipe, podemos observar que existe outro erro na cena em questão. Se vocês prestarem atenção, os faróis presos ao “gigante” do jeep estão o tempo todo apontados para a frente e, devido à posição do carro estão direcionando o foco para cima. Na tomada final da cena, os mesmos faróis estão apontados para baixo. 

216. Quando o T-rex joga o carro para dentro da jaula, o carro cai em um enorme precipício, e na primeira vez que eles passam pela jaula ela parece estar na mesma altura da estrada, isso não parece suspeito? 

217. Na cena em que Tim e Alex estão naquele salão de comidas, repare que o cabelo de Tim está em pé, e na outra já está arrumado. 

218. Na primeira vez que o Dr. Grant vê um dinossauro vivo (Brachiosaurus brancai), o animal se apóia nas patas traseiras para alimentar-se das copas mais altas. Acontece, que segundo estudos científicos, "esse animal não podia erguer-se sobre as patas traseiras, pois eram mais curtas que as patas dianteiras". 

219. Quando volta a energia, Tim está pendurado na Cerca que tem uma corrente de 10.000V. Com um choque desse ele deveria ao menos ter queimaduras graves! Coisa que não aconteceu! Uma criança suportaria uma tensão de 10.000V? 

220. No final do Filme quando eles estão voltando para casa quando a câmera está focada em Alan, repare que no fundo a janela mostra que o helicóptero está passando numa floresta, na tomada seguinte mostra o Helicóptero no meio do Oceano! 



221. Na cena em que o helicóptero chega à ilha e desce na vertical até o heliporto, há duas tomadas internas e duas tomadas externas do helicóptero. Nas tomadas internas a descida é lenta e aos solavancos, como se o aparelho descesse de rapel. Nas tomadas externas a descida é rápida e fluente. 

222. Na viagem de jipe após a chegada à ilha há um morro ao lado direito dos carros. Após passarem as cercas o morro está do lado esquerdo.  

223. Na cena em que estão olhando para o Braquiossaurus, o Braquiossaurus pula para pegar as folhas mais altas da árvore, o que em geral os animais não fazem enquanto são disponíveis folhas mais baixas. 

224. Alan sente-se mal e se abaixa após ver os dinossauros pela primeira vez. A Dra. Sattler está atrás dele, mas após o corte ela não está mais ali. 

225. Na mesma cena e no mesmo corte, Alan, que estava com a cabeça bastante abaixada, aparece com a cabeça erguida. 

226. Quando os jipes param para que os convidados vejam os dinossauros pela primeira vez o céu está nublado. Quando Alan e Dra. Settler estão vendo os animais fora do carro está sol. 

227. Quando entram pela primeira vez no salão principal, o salão parece estar quase pronto, mas no fim do filme o salão tem uma grande parte com lonas brancas, o que não havia antes. 

228. Na hora do almoço um garçom sai de trás de um telão e se direciona para o lado de Ian. O próximo corte mostra Donald um pouco de longe e o garçom esta ao lado dele. 

229. Na cena em que o matemático conversa com a câmera do carro e Hammond o observa da sala de controle, Ian bafeja na câmera, mas nenhum vapor aparece na tela. 



230. O Triceratops doente visto de perto, pelo tamanho de seus chifres, deve ter pelo menos 30 anos de vida. Seria possível os cientistas estarem trabalhando neste parque há pelo menos 40 anos, época em que nem havia iniciado a clonagem do DNA? 

231. A Dra. Ellie aponta a lanterna no olho do Triceratops para avaliar a reação da pupila à luz e constata que estão dilatadas. O problema é que a lanterna não emite luz nenhuma. 

232. Na dublagem em português, quando o Dr. Alan pergunta se pode tocar no Triceratops o funcionário meche os lábios em resposta, mas não sai nenhum som. 

233. Quando Alan corre do carro elétrico da frente para o de trás é notável que ele se direciona para longe da porta do carro de trás, talvez dois ou três metros de distância. No corte seguinte, quando ele chega ao carro, está correndo junto à sua lateral. 

234. Na cena em que a água do copo vibra com os passos do T. Rex, aparece Donald despertando de um cochilo. Na imagem vista do espelho retrovisor seu rosto aparece com as distorções da luz causada pela chuva que corre no vidro do carro. Quando seu rosto é visto em filmagem direta, e não através do espelho, as distorções de luz não aparecem, e obrigatoriamente deveriam aparecer do mesmo modo que na imagem refletida no espelho. 

235. Na cena em que o T. Rex chega ao carro elétrico da frente pela primeira vez, Tim fecha a porta e é possível ver um suporte de cinto segurança no alto, atrás dele. Em seguida, visto de ângulo, não existe nada além de um pequeno buraco no local. 

236. Na cena em que o Tyrannosaurus Rex entra na rua pela primeira vez está chovendo torrencialmente, mas o Rex não chega a pingar e nem dá sinais de estar molhado.  

237. Na primeira vez em que o T. Rex aborda o automóvel da frente, ele o empurra até o muro. Mais tarde ele retorna, e o carro capotado está longe do muro, a ponto de conseguir fazê-lo girar. 

238. Quando o T. Rex pisa no carro capotado as colunas da carroceria do veículo vergam e dobram. Na próxima tomada Tim e Lex estão dentro do carro e as colunas aparecem íntegras. 

239. Na cena em que os Galimimus vêm na direção de Alan, Lex e Tim há um momento em que o primeiro animal passa por eles. No corte seguinte eles são vistos de costas e não há nenhum Galimimus à frente deles e nem passando por eles. 

240. Na mesma cena e no mesmo corte, Lex e Tim correm à frente de Alan. Em seguida Alan decide correr. Após o corte estão os três de mãos dadas. 

241. No início desta cena é interessante observar que há uma árvore ao fundo. Após correrem dos Galimimus o cenário parece mudar, pois há um tronco de árvore a várias árvores ao lado. 

242. Na casa de força, o braço arrancado do Sr. Arnold nem de longe se parece com um braço humano de verdade. 

243. Logo no início do filme quando estão fazendo o tour, observar-se todo o esquema de assepsia no laboratório durante o nascimento do Raptor(luvas, aventais), porém o "japinha" (aquele que diz que todos os dinossauros são fêmeas) simplesmente apaga suas anotações feitas à lápis e espana a sujeira que sobrou para o chão como qualquer estudante num banco escolar! 



244. Quando Dr. Allan Grant, Ellie, Tim e Lex sobem no teto quando são perseguidos pelo Raptor, repare quando o Raptor levanta a tampa com Lex em cima e o Dr.Allan Grant chuta a cara dele e o derruba, logo após o corte, essa tampa se transforma num isopor e se despedaça toda.

245. Quando Tim passa para trás do carro e manda Lex apagar a lanterna, temos um corte, para uma tomada superior, onde vemos parte da cabeça do Tiranossauro, e, se observar bem o movimento que ele faz, nota-se que ele dá uma tremida ao movimentar a cabeça de um lado para o outro. Na verdade isso ocorria quando ele ficava muito molhado, (pesado mais do que já era), então eles tinham que enxugá-lo de tempo em tempo para que pudessem continuar a filmagem, mas acho que nem perceberam ou ficaram com preguiça de refilmar esta cena. 

246. A toalha que Hammond está usando para limpar os copos no trailer muda de branco para rosa. 

247. Dentro do trailer, por um momento, o pó no rosto de Grant desaparece. No resto do tempo ela fica mudando de forma. 

248. Em San José, Nedry fica sabendo que vai ganhar US$1,5 milhão se conseguir pegar embriões de 15 espécies, mas no tubo de creme de barbear só tem lugar para 11 embriões. 

249. Quando eles descem do helicóptero Gennaro corre abaixado com seu chapéu na mão, seguido por Grant e Ellie. Quando os jipes se aproximam, Gennaro está fora do helicóptero, com o chapéu na cabeça e a porta do helicóptero se abre para que os outros pudesse sair. É como se o filme tivesse voltado no tempo e Gennaro tivesse chegado antes, quem sabe de pára-quedas. 

250. Na cena em que uma vaca é descida por um guindaste na jaula dos velociraptors, quando o guindaste é levantado, ele engancha na tampa da gaiola dos raptores e a ergue como uma caixa de papelão. Como um ser racional, penso que a porta dos raptores, tão frágil, jamais resistiria àquelas criaturas. E, se me perdoam o pessimismo, eles, provavelmente após a segunda refeição desse tipo, já iriam escalar o cabo do guindaste e provocar a maior confusão. 

251. Na cenas onde há um link de vídeo para as docas mostrada no computador, há uma barra que se move no fundo da tela, mostrando para nós que na realidade quilo é um vídeo no computador. 

252. Na cena onde a cabra é colocada dentro da jaula, há sinais de que vai se iniciar uma tempestade (que ainda não tinha começado). Mas logo após a cabra se sentar os carros estão secos por um momento, depois voltam a estar secos. 



253. Na cena do.... cocô. Uma das milhas é tão alta quanto Malcolm. Como foi que aquele Triceratops, com uma bundinha tão baixinha poderia ter feito algo daquela altura? 

254. Nedry está tendo, supostamente, uma conversação ao vivo na tela de seu computador com um sujeito na doca. Olhe a margem inferior daquele vídeo, você pode ver o progresso da barra de rolagem, o que mostra que aquilo é algo gravado e não ao vivo. 

255. Na cena onde Nedry vai pegar os embriões ele pega 2 tubos. Então um close nos números 3 e 4 (ainda deveria haver lugar para 7), mas a unidade de armazenamento só tem 1 lugar sobrando à esquerda. Mesmo assim, de alguma forma, ele ainda consegue colocar mais 4. Isso totaliza 8, mas há lugar para 11, lembra? E ainda faltam 7 para completar os 15 que ele devia pegar. 

256. Quando o T-Rex aparece e Gennaro vai correndo se esconder no banheiro ele deixa a porta do carro aberta. Quando corta para uma imagem de Grant e Malcolm pelo pára-brisas a porta está fechada. Quando o T-rex se aproxima do carro ela está novamente aberta até que Tim a feche. 

257. Para que um banheiro público no caminho de uma excursão de carro automatizada onde os carros deveria ter travas nas portas para que ninguém saia do carro por segurança? 

258. Onde estão as crianças quando o T-rex consegue capotar o carro? Ao fundo vemos um grande jarro (do tipo onde são plantadas árvores) e mais à direita uma luz da equipe de filmagem. 

259. Quando Nedry está tentando achar o caminho da doca o carro derrapa na lama e bate num barranco. Logo depois o carro aparece preso um uma árvore, num declínio. 

260. Na cena de Tim levando o choque, ele JAMAIS poderia levar algum tipo de choque elétrico, naquela situação. Cercas elétricas são construídas de forma que a cerca está positivamente carregada (com "falta" de elétrons) e o "negativo" está aterrado. Sendo assim, é óbvio que os dinossauros que tocassem a cerca levariam descargas elétricas, pois eles manteriam ao menos um dos pés em contato com o chão (com exceção dos raptores, que saltavam). Portanto, Tim só deveria ter levado choque quando tocasse um dos pés no chão. E ele não sentiria nenhum dos temidos 10.000 volts se simplesmente pulasse da cerca, para o chão. 

261. Quando os garotos entram na cozinha pra se esconderem dos velociraptors seu cabelo chamuscado está arrumadinho e o machucado em sua orelha sumiu. 

262. Tim corre desesperadamente de um raptor para o frigorífico. Ele entra lá com raptor e tudo. Mas Tim é esperto e rapidamente sai. Repare: Tim fecha a porta na cara do raptor, e Lex passa através da tela, correndo e gritando. Sem nenhuma explicação as posições deles se trocam: Lex tranca a porta e Tim está adiante, ofegante. 



263. O velociraptor pula no esqueleto e ele se despedaça. Parte dele não se desmonta e, pra resolver isso Tim, discretamente, chuta os ossos, como se nada tivesse acontecido. 

264. Na cena em que eles chegam na ilha, ao passar pelo primeiro portão, que é duplo para que nunca haja a possibilidade de um dinossauro passar pelo fato de que quando um é aberto o outro permanece fechado, os dois abrem ao mesmo tempo. Que seguro hein? 

265. No momento em que os garotinhos entram na cozinha para fugir dos raptors, a cena mostra um deles baforando no vidro, embaçando-o, mas este fato seria impossível vindo de um animal de sangue frio. 

266. Durante o ataque do T-Rex aos carros da excursão, ele empurra um deles até a beira e o joga para baixo, caindo bem rente à parede. Como ele foi parar em cima da árvore, bem no meio dela? Quem planta uma árvore rente à parede? 

267. A Dra. Ellie chega de jipe, e num piscar de olhos ela desce até onde o carro estava, como se fosse no mesmo nível. 

268. Na cena em que os carros param em frente ao local onde existe uma cabra para o dinossauro, antes dela dobrar as pernas e se abaixar, podemos perceber alguém puxando a corda no pescoço dela. 

269. John anda mancando com uma bengala, mas em muitas cenas ele anda normalmente sem usar a bengala. 

270. Na cena em que Tim, Lex e Dr. Grant estão frente a frente com o T-Rex, o Dr. Grant diz que como o T-Rex enxerga mal, se eles ficarem parados eles não irá vê-los. Só que a característica de todo predador é enxergar muito bem para caçar. Os herbívoros é que em geral não enxergam muito e geralmente só percebem os predadores quando eles dão o bote. 

271. Na versão dublada da TNT, quando o "gordão" pega os embriões, o dublador diz T-REX e VELOCIRAPTOR em ordem contrária a que ele pega os tubos de ensaios identificados.  

272. Logo no inicio do filme, o personagem Alan Grant (paleontólogo) explica aos seus assistentes as relações genealógicas entre dinossauros e aves. Em boa parte de sua explicação o mesmo explica corretamente os traços que indicam algum tipo de vinculo entre ambos. Porém no final do diálogo, o personagem fala a seguinte frase "A própria palavra 'raptor' significa ave rapina." A informação está incorreta, pois a palavra 'raptor' tem origem do latino 'rapare' que significa pegar ou tomar a força. Esta palavra pertence ao inglês arcaico (do século XVIII) e sua utilização foi aplicada a seres humanos e nunca à aves. 


273. O filme cometeu um erro em apresentar os dinossauros intitulados Velocirrapitores Mongolienses (em português) ou Velociraptors Mongolienses. Na verdade, os dinossauros representados são realmente Deinonychus, ou Deinonicossauros (em português). Esses sim viveriam tranqüilamente em uma ilha tropical, já que são originários da América do Sul, isso mesmo, esses bichos viveram no Brasil, mas os Velociraptors viviam na Mongólia, não se adaptariam ao clima inter tropical. O fato é que os Deinonicossauros podem ser chamados também de Raptors, porque fazem parte de um grupo de dinossauros que se destacam em possuir um comportamento diferente dos demais. São carnívoros, velozes, mortais, inteligentes (raciocínio elevado em relação aos demais), e atacam suas presas em grupos. Por isso pode ter ocorrido um erro na dublagem do filme, seria muito estranho, mas possível. A palavra 'Raptor' significa apoderar-se, roubar, pegar algo que não te pertence. Esse significado se relaciona com a vontade intermitente de atacar presas desses dinossauros. O mesmo título foi dado às aves de 'Rapina' pelo mesmo motivo, são ótimas caçadoras. 

274. Sabendo que as ilhas são de clima inter tropical, certamente muitos animais atuais viviam nelas, mas o único mostrado foi uma cobra no primeiro filme. 


Tecnologia do Blogger.