• ÚLTIMAS...

    SHAFT NO CINEMA / TV


    Baseado no romance policial homônimo de Ernest Tidyman, publicado em 1970, as aventuras do ator Richard Roundtree como Shaft ganharam uma importância tão grande que foi selecionada para ser preservada na “United States National Film Registry” pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente e historicamente ou esteticamente significante” no ano de 2000.

    O filme acabou tendo continuações, remake (que sairá uma continuação em breve) e uma série de tv, que nada mais são que sete filmes separados.
    Confiram quais são as produções:

    O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros.


    • O elenco conta com Richard Roundtree como John Shaft, Moses Gunn como Bumpy Jonas, Charles Cioffi como Vic Androzzi entre outros. O filme foi adaptado por Ernest Tidyman e John DF Black do romance de mesmo nome de 1971 escrito pelo próprio Tidyman. 
    • O filme é um ótimo exemplo do gênero blaxploitation.O álbum da trilha sonora de Shaft, gravado por Isaac Hayes, também foi um grande sucesso, tendo a música Theme from Shaft ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972.
    O melhor amigo de Shaft é assassinado. Ele então descobre que o companheiro estava sendo chantageado por mafiosos e ainda queriam colocar as mãos em 200 mil dólares - que o morto deixou escondido. Por ter descoberto isso, Shaft se vê envolvido numa caçada pelos bandidos, que querem dominar o território e encontrar o dinheiro. Shaft precisa agora chegar aos US$ 200 mil antes dos bandidos e ainda proteger a viúva do amigo.

    Ameaçado de sofrer consequências físicas, mas com a promessa de ganhar um bom dinheiro e ainda ter sido atraído por uma bela tutora, o policial detetive John Shaft se arrisca numa missão na África. Lá ele terá de assumir uma identidade secreta e tentar conter a ação de criminosos que estão contrabandeando escravos e os explorando. Ocorre que os bandidos sabem quem é Shaft. Terceira aventura do personagem, que mais tarde se transformaria em série de TV, entre 1973 e 1974, e depois seria refilmado em 2000.

    Ao invés de trabalhar paralelo com a polícia, fazendo um tipo de vigilante do crime, Shaft (Richard Roundtree) passa a fazer parte da polícia. Sempre ladeado de lindas mulheres, Shaft resolve os casos mais mirabolantes em 7 episódios de 90 min.


    • Shaft foi uma série de televisão produzido pela Metro Goldwyn Mayer Television, baseado nos personagens criados por Ernest Tidyman, do gênero drama e crime, apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 9 de outubro de 1973 a 19 de fevereiro de 1974 e no Brasil exibido pela extinta Rede Tupi.
    O detetive John Shaft (Samuel L. Jackson) é um policial que luta contra o racismo e o tráfico de drogas em uma comunidade de Nova York. Quando o mimado universitário Walter Wade mata um aluno negro na frente de um bar, John Shaft logo aparece para fazer a prisão. Contudo, depois de pagar a fiança, o assassino foge do país. Após dois anos de espera, Shaft consegue trazer Walter sob custódia no momento em que ele tentava entrar secretamente nos Estados Unidos. E quando o pai rico de Walter paga novamente a fiança, ele fica livre pelas ruas - mas, dessa vez, decidido a se vingar de Shaft. Agora, o policial precisa encontrar Diane Palmieri - a testemunha do assassinato - que pode tirar, de uma vez por todas, todos os inimigos de seu caminho.




    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top