MR. TIBBS NO CINEMA



No Calor da Noite apareceu em 75º lugar na lista de 2007 dos Maiores Filmes de Todos os Tempos do American Film Institute. Está presente nos livros 501 Must-See Movies e 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer. Leonard Maltin dá cotação máxima, 4 estrelas. Consta que Sidney Poitier o considera o favorito dos filmes em que trabalhou.


NO CALOR DA NOITE (1967) 

FICHA TÉCNICA

Título original: In the Heat of the Night
Lançamento: 1967 (EUA)
Direção: Norman Jewison
Roteiro: John Ball (romance) / Stirling Silliphant
Gênero: Drama /Policial
Duração: 109 min
Tipo: Longa-metragem

Elenco:

Lee Grant ……………………. Sra. Leslie Colbert
Rod Steiger ………………….. Chefe de Polícia Bill Gillespie
Larry Gates ………………….. Eric Endicott
Sidney Poitier …………….. Det. Virgil Tibbs
Beah Richards ……………….. Mama Caleba
Warren Oates ……………….. Sam Wood

SINOPSE 

Um figurão de uma pequena cidade do Mississippi é assassinado e as suspeitas caem sobre Virgil Tibbs (Sidney Poitier), um detetive negro de passagem pela cidade. Quando a polícia local descobre quem ele é, passa a depender de sua ajuda para solucionar o caso. Agora Virgil terá que lidar com criminosos e com o preconceito das pessoas do local. 

COMENTÁRIOS

Foi o grande ganhador do Oscar de 1968, com os filmes lançados nos Estados Unidos em 1967. Teve sete indicações, e levou cinco prêmios, os de melhor filme, ator para Rod Steiger, roteiro adaptado, montagem e som. Não levou os prêmios de direção e efeitos sonoros.
No total, foram 22 prêmios e 12 outras indicações, inclusive os Bafta para melhor direção e ator não britânico para Rod Steiger, mais os Globos de Ouro na categoria drama para melhor filme, ator para Steiger e roteiro.
Não tem sentido ficar discutindo se os Oscars foram justos ou não, mas, de qualquer forma, é bom lembrar que concorriam ao prêmio de melhor filme Bonnie and Clyde – Uma Rajada de Balas, de Arthur Penn, A Primeira Noite de um Homem/The Graduate, de Mike Nichols, Adivinhe Quem Vem para Jantar, de Stanley Kramer, e o menos badalado O Fabuloso Dr. Doolitle, de Richard Fleisher (que seria refilmado em 1998 com Eddie Murphy).


NOITE SEM FIM (1970)

FICHA TÉCNICA

Título no Brasil:Noite Sem Fim
Título Original:They Call Me Mister Tibbs!
Ano de Lançamento:1970
Gênero:Policial / Drama / Suspense
País de Origem:EUA
Duração:108 minutos
Direção:Gordon Douglas

SINOPSE

Em San Francisco o detetive Virgil Tibbs (Sidney Poitier) investiga a morte de uma prostituta, Joy Sturges (Linda Towne), que foi morta, espancada e estrangulada. Ele conclui que um padre, Logan Sharpe (Martin Landau), que é seu amigo, é um dos suspeitos e não tem álibi. Apesar de Tibbs querer acreditar que Logan é inocente, é impossível não considerá-lo suspeito, pois Sharpe admitiu para ele que foi para a cama com ela nos últimos meses. Assim Tibbs investiga seu amigo, mas há outros suspeitos.


ORGANIZAÇÃO (1971)

FICHA TÉCNICA

Título no Brasil:A Organização
Título Original: The Organization
Ano de Lançamento:1971
Gênero:Suspense
País de Origem:EUA
Duração:106 minutos
Direção :Don Medford
Estúdio/Distrib.:Continental

SINOPSE

Neste suspense estrelado por Sidney Poitier, o famoso detetive Mr. Tibbs está prestes a desmascarar uma quadrilha de traficantes de drogas. Último filme da série Mr. Tibbs. Neste filme está uma superorganização por trás dos crimes, o que vai tornar muito difícil a prisão dos culpados. Com a direção de Gil Melle (grande músico de Jazz) degustaremos a música clássica dos anos 70, que nos acompanhará até San Francisco, em busca dos assaltantes. Um deles, o então jovem e de primeira grandeza, Raul Julia. Lançado na época junto com Shaft e French Connection, teve uma bilheteria tímida e injusta. Grande performance do Poitier.


Tecnologia do Blogger.