google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PARCERIAS NO CINEMA: JOHN HUSTON E HUMPHREY BOGART

john-huston-e-humphrey-bogart-filmes

Bogart e Huston fazem parte do grupo de lendas de Hollywood. Realizaram grandes trabalhos em suas carreiras, além de icônicos filmes fazendo parceria.

Bogart nasceu em 25 de dezembro de 1899, em Nova York. Ele começou sua carreira na Broadway na década de 1920. Isso levou a fazer filmes B em Hollywood dos anos 30. O ponto de virada de sua carreira ocorreu na década de 1940, com seus papéis lendários em Falcão Maltês e Casablanca. Ele se casou várias vezes ao longo de sua vida, com sua última esposa sendo a atriz Lauren Bacall . Ele morreu em 1957, aos 57 anos, de câncer de esôfago. 


John Marcellus Huston nasceu depois, em  5 de agosto de 1906. Era um homem de muitos interesses além do cinema, como pintura, escultura, boxe, jogo, caça à raposa, entre outros. Era o pai da também atriz Anjelica Huston e de Tony, frutos do seu casamento com Ricki Soma, e do ator Danny Huston, fruto do seu relacionamento com Zoe Sallis. John ainda é pai de Pablo (com a atriz Evelyn Keyes). 

John Huston começou a carreira de ator no teatro e estreou no cinema como roteirista em Uma casa dividida (1931). Sua estreia como diretor aconteceu em ... Relíquia Macabra, no qual também foi roteirista.
Bogart e Huston fizeram obras invejáveis. Uma pena que Bogart partiu tão cedo. Huston ainda realizou filmes até sua morte, em 1987, aos 81 anos.

Sinopse: 

Um grupo de pessoas fará de tudo para colocar as mãos em uma estátua de um pássaro coberta de ouro e cheia de jóias preciosas por dentro. Sam Spade, o personagem de Humphrey Bogart, é um detetive particular que é contratado por uma mulher misteriosa, que está envolvida com um homem misterioso. Contando sua história, Samuel logo percebe que a mulher está mentindo e, quando o seu parceiro é assassinado, descobre estar participando de uma complicada história envolvendo a busca pelo tal falcão, enquanto diferentes personagens cheios de segredos vão cruzando seu caminho.

Curiosidades:

Um elenco estelar (incluindo Greenstreet, Mary Astor, Peter Lorre e Elisha Coook Jr) se juntam a Bogart nesta envolvente história que figura entre as quinze melhores na lista dos 100 Maiores Filmes Americanos de todos os tempos. 
Relíquia Macabra foi o filme de estréia do ator Sydney Greenstreet no cinema e também de John Huston na direção.
O ator George Raft havia sido inicialmente contratado para interpretar o detetive Sam Spade, mas terminou abrindo mão do papel por considerar que Relíquia Macabra não seria um filme importante, utilizando para isto uma cláusula em seu contrato que o desobrigava a atuar em refilmagens.
A referência a William Shakespeare que surge ao final do filme foi uma sugestão do ator Humphrey Bogart.
Filmado anteriormente como O Falcão Maltês (1931) e Satã encontrou uma dama (1936).
Também lançado em vídeo no Brasil com o nome O Falcão Maltês.

Sinopse: 

Rick Leland (Humphrey Bogart) é um ex-soldado que foi julgado pela Corte Marcial e expulso do Exército: por isso, ele não tem vergonha nenhuma em afirmar que sua lealdade para os Estados Unidos é, para dizer o mínimo, questionável. Resolve então se tornar mercenário e embarca no barco japonês Genoa Maru que sai de Halifax e cruzará o Canal do Panamá. Rick diz que vai à China para lutar no exército de Chiang Kai-shek. Com a maioria dos passageiros japoneses, Rick se surpreende ao encontrar dois ocidentais entre eles: o Dr. Lorenz (Sydney Greenstreet) e a bela canadense Alberta Marlow (Mary Astor). Mas à medida que o navio aproxima-se do canal, Rick começa a questionar a lealdade de seus companheiros de viagem, e se envolverá em uma incrível trama de espionagem.

Sinopse: 

Frank McCloud (Humphrey Bogart) viaja para um velho hotel em Key Largo, na Flórida, para honrar a memória do seu amigo que foi morto em sua unidade durante a Segunda Guerra Mundial. A viúva do seu amigo, Nora Temple (Lauren Bacall), e o pai do soldado, James Temple (Lionel Barrymore), são responsáveis pelo hotel e o recebem calorosamente, mas os três acabam reféns de uma gangue de marginais liderada por Johnny Rocco (Edward G. Robinson), que espera a passagem de um furacão.

Curiosidades:

Em uma entrevista com Christopher Nolan, Quentin Tarantino disse que Paixões em Fúria foi uma inspiração para seu filme Os Oito Odiados, lançado em 2015.
Claire Trevor ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Papel Secundário no Oscar de 1949 pela sua atuação no filme como a personagem Gaye Dawn.
Em um clássico caso de diretor sendo emocionalmente manipulativo, John Huston informou Claire Trevor que eles gravariam sua música naquele dia. Trevor não era uma cantora treinada e ainda não tinha ensaiado a canção. Ela também se sentiu intimidada pelos atores famosos sentados diante dela. O resultado foi uma versão hesitante, nervosa e desconfortável, exatamente o que o Huston queria.
Em homenagem ao filme, todo ano é feito um festival de filme Humphrey Bogart na ilha de Key Largo, na Flórida.
O personagem principal, Frank McCloud, descreve a batalha em San Pietro, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial com o falecido marido de Nora. O diretor John Huston estava envolvido nessa batalha como criador do documentário San Pietro (1945) enquanto estava na unidade de filmagem do exército americano.
Apesar de serem inimigos no filme, Humphrey Bogart e Edward G. Robinson eram muito respeitosos um com o outro nos bastidores. Bogart insistia que Robinson fosse tratado como uma grande estrela e não ia ao set até ele estar pronto. Frequentemente, ele ia ao camarim de Robinson para escoltá-lo ao set.
A filmagem ocorreu de dezembro de 1947 até março de 1948 em Key Largo, Key West e Seven Mile Bridge no estado americano da Florida. Os sets dos estúdios da Warner Brothers na Califórnia também foram usados.
Quando Frank está a bordo do barco a gangue, Temple tenta usar o telefone do hotel, mas não funciona por conta da tempestade. Porém, depois que o Frank despachou os marginais, ele liga do barco para o hotel e consegue. Só que não teria tempo para o telefone ter sido consertado tão rapidamente, ainda mais em uma área remota.
Quando a gangue do Rocco está colocando o corpo de Sawyer no mar, o cadáver ajuda se empurrando para dentro d´água. E quando o xerife Ben Wade tira o Clyde Sawyer da água, o homem morto ainda está respirando.
No filme, James Temple descreve o furacão de 1935 que devastou Matacumbe Key, na Flórida. Esse foi um dos piores furacões na história dos Estados Unidos e muitas vítimas da tempestade eram veteranos da Primeira Guerra Mundial, que estavam construindo a estrada Overseas em Florida Keys. Um pedaço da estrada aparece no começo do filme. A tempestade também registrou a menor pressão barométrica no continente norte americano.

Sinopse: 

México, 1925. Dobbs (Humphrey Bogart) e Curtin (Tim Holt) foram tentar a sorte no país, mas as coisas não deram tão certo. Howard (Walter Huston), um velho minerador, convence os dois a juntarem-se a ele na procura por ouro. O grupo enfrenta enormes dificuldades, os três não conseguem se entendem e são ameaçados por bandidos, mas o principal fator que pode realmente impedir o sucesso da empreitada é a ganância.

Curiosidades:

O projeto do filme, já sob comando de John Huston, começou a ser desenvolvido em 1941, mas o trabalho teve de ser interrompido por conta da Segunda Guerra Mundial.
Um dos primeiros filmes feito quase que inteiramente em locação fora dos Estados Unidos, O Tesouro de Sierra Madre foi o filme mais caro produzido pela Warner até então. As filmagens duraram cinco meses e o orçamento fugiu do controle, custando milhões além do previsto.

Sinopse: 

Notícias chegam até a pequena colônia de Dong Ku que a Primeira Guerra Mundial começou. A Alemanha, país que colonizava a pequena aldeia no norte da África, está profundamente envolvida e Dong Ku já não é mais um local seguro. A missionária Rose Sayer (Katharine Hepburn) vê seu irmão ser morto, o Reverendo Samuel Sayer (Robert Morley), quando tropas alemães invadem a cidade. Logo depois do acontecido, um navio aporta em Dong Ku e traz a bordo dele o canadense Charlie Allnut (Humphrey Bogart). Sem saída a não ser por mar, Rose obriga Charlie a levá-la com ele no navio chamado "The African Queen". Assim, os dois embarcam numa missão suicida com o objetivo de atacar o navio alemão Louisa, para Rose poder vingar a morte do irmão.

Curiosidades:

O papel feminino principal foi originalmente oferecido para Bette Davis em 1938, com David Niven como Charlie. Depois foi oferecido para ela de novo em 1947 com James Mason como Charlie, mas ela teve que recusar porque estava grávida. Quando Davis tentou pegar o papel em 1949 ele já era de Katharine Hepburn.
No making of, Katharine Hepburn descreveu a viagem que fez junto da equipe do filme como "Quando eu fui pra África com Bogie (Humphrey Bogart), Bacall e Huston (John Huston) e quase fiquei louca". Isso porque eles tiveram que percorrer 3.5 milhas de Biondo até o Rio Ruiki e foram necessários 5 carros e caminhões apenas para levar a equipe, os atores e os equipamentos. Depois tiveram que entrar em barcos e navegar mais 2.5 milhas para chegar até o local das gravações na África. Lá eles tiveram que lidar com desinteira, malária, água contaminada, cobras venenosas e diversas picadas de mosquitos. A maioria da equipe e dos atores esteve doente em grande parte da filmagem. Além disso eram mal vistos no local, como disse John Huston em fevereiro de 1952 para um artigo do The New York Times. John Huston contou que ele contratou nativos para ajudarem a equipe, mas muitos não apareceram porque estavam com medo que tanto equipe quanto atores fosse canibais.
Para mostrar o descontentamento com a quantidade de álcool que John Huston e Humphrey Bogart consumiam durante as filmagens, Katharine Hepburn bebeu apenas água. Como resultado, ela sofreu de uma séria desinteira.
Este é o papel que rendeu a Humphrey Bogart o único Oscar da sua carreira.

Sinopse:

Uma quadrilha criminosa de atuação internacional une-se ao casal de golpistas Billy (Humphrey Bogart) e Maria Dannreuther (Gina Lollobrigida) e partem todos para a África. Lá, usando a desculpa de que são vendedores de aspiradores de pó, eles tentam se apropriar de terras que supostamente têm uma grande quantidade de urânio, mesmo objetivo do casal Chelm (Edward Underdown e Jennifer Jones).

Curiosidades:

Humphrey Bogart se envolveu em um acidente automobilístico durante as filmagens. A coisa foi séria, o ator perdeu alguns dentes e ficou impossibilitado de falar por um tempo. Peter Sellers, na época um jovem ator conhecido por suas ótimas imitações, foi contratado pelo diretor John Huston para dublar as cenas de Bogart. 


Classicline lançou uma das obras citadas acima, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir.


Tecnologia do Blogger.