google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PARCERIAS NO CINEMA: DON SIEGEL E CLINT EASTWOOD

os-filmes-de-don-siegel-e-clint-eastwood

Continuando a série "Parceiros no cinema", hoje vamos falar um pouco de uma dupla que fez filmes celebrados, porém realizaram poucas obras juntos. Talvez porque Don Siegel se aposentou apenas 3 anos depois do seu último filme com  Clint, Alcatraz. Talvez por tê-lo "descoberto" muito tarde. 

Donald "Don" Siegel começou a trabalhar em um departamento da Warner Bros, chegando a chefe. Em 1945 realizou dois curtas-metragens. No mesmo ano realizou seu primeiro longa. Até  realizar seu primeiro trabalho com Clint, ele dirigiu filmes como Cais da maldição, Vampiros das almas, O inferno é para os heróis, Os assassinos e Os impiedosos. 

Eastwood começou sua carreira como ator fazendo pequenas aparições em filmes  A revanche do monstro e Tarântula! (1955). Seu primeiro papel de mais destaque foi em 1958, com Emboscada em Cimarron Pass. Entre filmes pouco badalados e trabalhos na tv, em 1964 fez Por um punhado de dólares, dando pontapé inicial a uma das mais magníficas carreiras no cinema, tanto atuando como dirigindo.

A união dos dois veio com um fato curioso: pouco antes das filmagens, Clint Eastwood nunca ouvira falar de Don Siegel e Siegel nunca ouvira nem vira nenhum filme em que Eastwood atuasse. Então, ambos assistiram vários filmes um do outro.

Podemos afirmar que a carreira de Clint, principalmente na direção, foi moldada através dos dois mestres iniciais na sua carreira: Sergio Leone e Don Siegel. 

Assistam aos filmes, de preferência em sequência. São grandes obras.

➤Sinopse:  

Com jeito de vaqueiro, o xerife Coogan (Eastwood), do Arizona, chega a Nova York para prender Ringerman (Stroud), um rapaz acusado de assassinato. A missão de Coogan é levar o suspeito para o Arizona, onde ele será julgado. Quando Ringerman foge, Coogan sai em sua perseguição, utilizando os violentos métodos do Velho Oeste americano em plena Manhattan dos anos 60, o que choca o detetive McElroy (Cobb), um dos melhores policiais da cidade.

➤Curiosidades:

 Quando Coogan está procurando em uma boate de Nova York é exibida em uma tela uma cena de Tarântula, filme estrelado pelo próprio Eastwood em 1955

➤Sinopse:  

Hogan, um mercenário americano aliado dos juaristas, salva uma mulher raptada e prestes a ser molestada por bandoleiros do deserto. Após ser liberta, a mulher, quase despida, surpreende o cowboy ao vestir um hábito de freira, dizendo-se chamar irmã Sara. Hogan concorda em acompanhar a irmã Sara durante o resto da travessia do deserto, mesmo sabendo que isso o atrasará, pois a mulher monta uma mula carregada e lenta. Ela se mostrará uma companheira competente em várias situações de perigo que os aguardam. Mas o cowboy não sabe de toda a verdade sobre a religiosa.

➤Curiosidades:

 Clint Eastwood foi convidado para estrelar o filme por Elizabeth Taylor, que acabou de fora do projeto pois a Universal se recusou a pagar seu alto salário.
☞ Shirley MacLaine teve discussões sérias com Eastwood e com o diretor Don Siegel durante as filmagens.

➤Sinopse: 

Quando John McBurney (Clint Eastwood), um militar da União ferido, busca abrigo num internato feminino confederado, as mulheres ali abrigadas passam a viver um grande tormento existencial. Elas temem o possível ataque de um inimigo em potencial e retaliações por ajudar um ianque, além de se verem à beira da tentação pelo contato com um homem num cenário de profundo isolamento e repressão sexual.

➤Sinopse:

Após o assassinato de uma jovem em São Francisco, uma carta é mandada para o prefeito pelo criminoso, dizendo que matará uma pessoa por dia até receber 100 mil dólares. Harry Callahan (Clint Eastwood), um detetive que não usa métodos tradicionais, é o encarregado do caso. Enquanto Scorpion (é assim que o serial killer é chamado) continua matando, Callahan e sua equipe tentam capturá-lo. Ele acaba sendo preso, mas é solto por falta de provas, assim Harry decide quebrar totalmente as regras para acabar com este assassino, decidindo usar métodos pouco ortodoxos.

➤Curiosidades:

O personagem Harry Callahan foi inicialmente oferecido a Frank Sinatra, que recusou o papel. O personagem foi então oferecido aos atores John Wayne e Paul Newman, que também o recusaram. Foi apenas então que o papel foi oferecido a Clint Eastwood, que resolveu aceitá-lo.
☞ A intenção dos produtores de Perseguidor Implacável era que o ator Audie Murphy interpretasse o vilão Scorpio. Murphy chegou a ser convidado para o papel, mas faleceu em um acidente aéreo ainda antes de responder se aceitava o personagem ou não.
☞ O ator Andrew Robinson, intérprete de Scorpio, teve que mudar o telefone de sua casa devido às constantes ameaças de morte que passou a receber, após o lançamento do filme.
☞ Por ser um pacifista convicto e totalmente avesso às armas, o ator Andrew Robinson teve que receber aulas de um especialista em armas de fogo a fim de poder convencer durante as filmagens de que realmente estava atirando em alguém. Isto porque, no início das filmagens, toda vez em que Robinson tinha que usar uma arma ele instintivamente retraía os olhos e tinha seu corpo empurrado para trás.
☞ Perseguidor Implacável é o 1º filme protagonizado pelo inspetor Harry Callahan. Os demais foram Magnum 44 (1973), Sem Medo da Morte (1976), Impacto Fulminante (1983) e Dirty Harry na Lista Negra (1988).

➤Sinopse:

São Francisco, 1960. Frank Morris (Clint Eastwood) é um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Eleé enviado para Alcatraz, uma prisão de segurança máxima que também é conhecida como A Rocha e que fica em uma ilha, sendo que quem tentou escapar de lá ou foi recapturado ou morreu afogado. Warden Gradativamente Frank vê os pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de alguns outros internos, tenta pacientemente criar um rota de fuga.

➤Curiosidades:

☞ Durante as filmagens as visitas turísticas à ilha de Alcatraz continuaram sendo realizadas normalmente, com um novo barco chegando ao local a cada meia hora. As constantes visitas atrapalhavam tanto as filmagens que a maior parte delas teve que ser transferida para a noite, quando não ocorriam mais visitas.
☞ Filme de estréia de Danny Glover. 


Tecnologia do Blogger.