DARREN ARONOFSKY - FILMOGRAFIA


DIRETOR

2014 Noé 

Título original: Noah
Roteiro:  Darren Aronofsky, Ari Handel
Elenco:  Russell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins
Duração: 138 min 

Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

2010 Cisne Negro 

Título original: Black Swan
Roteiro:  Mark Heyman, Andres Heinz
Elenco:  Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel
Duração: 108 min

Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.

Breve Crítica: 

Cisne Negro me fisgou desde a primeira cena, que é o sonho de Nina (uma excelente Natalie Portman, no seu melhor e mais ousado trabalho desde Closer). Já começa com uma visão perturbadora: ela dançando, cheia de medo, enquanto seu parceiro se transforma num cisne negro que parece muito mais que um inocente cisne. Parece um monstro. Esse jeito da câmera focar unicamente na atriz, muitas vezes em close extremo, e ignorar os perigos a sua volta, só aumenta a tensão criada neste terror psicológico. E Darren Aronofsky  mantém essa tensão do começo ao fim.

O filme indicado ao Oscar 2011 mais comentado naquele ano, sem dúvida foi Cisne Negro, afinal ele realmente tem um encanto que qualquer pessoa que o vê, quer expor sua opinião, recomendar para outra pessoa, enfim. Tudo isso ocorre porque é um verdadeiro espetáculo em forma de filme (literalmente).Cisne Negro contém todos os ingredientes de uma obra perfeita, direção criativa, roteiro inteligente, elenco em perfeita harmonia, fotografia belíssima, trilha sonora genial e tudo mais que compõem um excelente filme.

O diretor Darren Aronofsky como um mestre nos leva a compartilhar o mundo psicótico da bailarina Nina de forma fantástica, usando uma delicadeza para contar a história que se torna marcante. As soluções encontradas para misturar o real do imaginário são dignas de todos os aplausos e fica impossível se tornar imune a seu estado cada vez mais louco.

A obra prima conta com um elenco afinadíssimo, todos sem exceção fazendo de seus papeis um marco, o mais impressionante sem dúvida é Natalie Portman que faz o filme de sua vida, misturando sensibilidade e fúria na medida certa e no tom exato, é uma atuação maravilhosa. A atuação de Portman valeu a ela o Oscar de melhor atriz, além de vários outros prêmios.

2008 O Lutador 

Título original: The Wrestler
Roteiro: Robert D. Siegel
Elenco:  Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood
Duração: 109 min

Randy "Carneiro" Robinson (Mickey Rourke) é um solitário e famoso lutador de wrestler que se sustenta através das lutas e também de "bicos" que faz em um mercado local. Após um intenso combate, Randy sofre um infarto e, depois de uma cirurgia, é informado que corre risco de morte se voltar a praticar atividades físicas. Assustado, ele procura dividir sua angústia com uma stripper (Marisa Tomei), por quem nutre um desejo e, que o ajuda a retomar o contato com Stephanie (Evan Rachel Wood), a filha abandonada por ele. Dividido entre um passado de glória e um futuro incerto, Randy se vê pressionado a retornar ao ringue para uma importante revanche que pode mudar a sua vida.

2006 Fonte da Vida 

Título original: The Fountain
Roteiro:  Darren Aronofsky
Elenco:  Hugh Jackman, Rachel Weisz, Sean Patrick Thomas 
Duração: 96 min

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência

2000 Réquiem Para um Sonho 

Título original: Requiem for a Dream
Roteiro: Hubert Selby Jr.
Elenco:  Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly 
Duração: 102 min 

Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.

1998 Pi 

Título original: Idem
Roteiro:  Darren Aronofsky
Elenco:  Sean Gullette, Mark Margolis, Ben Shenkman
Duração: 84 min

Em plena Manhattan vive Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e computação que vive escondido da luz do sol, que lhe dá constantes dores de cabeça, e evita o contato com outras pessoas. Max conseguiu construir um supercomputador que o fez com que compreendesse toda a existência da vida na Terra, já que percebeu que todos os eventos se repetiam após um determinado espaço de tempo. Com isso Max pôde adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores, já que conhecia as tendências que se repetiriam, e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da Torá.

1994 No Time (Curta) 

1993 Protozoa (Curta) 

1991 Supermarket Sweep (Curta) 

1991 Fortune Cookie (Curta) 

ROTEIRO

 2014 Noé 
 2006 Fonte da Vida 
 2002 Submersos 
 2000 Réquiem Para um Sonho 
 1998 Pi 
 1993 Protozoa (Curta) 
 1991 Supermarket Sweep (Curta)

ATOR

 2011 The Original Black Swan (Curta) 
 2000 Réquiem Para um Sonho

PRODUTOR

 2015 Zipper 
 2014 Noé 
 2010 O Vencedor 
 2008 O Lutador 
 2002 Submersos 

 1991 Fortune Cookie (Curta)


Cisne negro. Faríamos justiça, pois no ano que ele concorreu ao Oscar e não venceu. Mas Requiem para um sonho é um dos mais contundentes filmes sobre drogas do cinema. O lutador é um dos melhores filmes sobre luta. Então, na nossa opinião, ele venceria 3.


Tecnologia do Blogger.