google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JAMES IVORY - 10 FILMES ESSENCIAIS


James Francis Ivory é um diretor de cinema norte-americano, que ficou conhecido pela sua colaboração com a Merchant Ivory Productions, em conjunto com o produtor indiano Ismail Merchant e o roteirista Ruth Prawer Jhabvala. Os seus filmes venceram seis Oscares da Academia.

Ivory se tornou o homem mais idoso a vencer um Oscar, no caso pelo roteiro do filme "Me chame pelo seu nome". James Ivory manteve a temática LGBT como uma constante na carreira...

Abaixo, seus 10 filmes essenciais:



1958. James Stevens (Anthony Hopkins), um homem de idade, em um grande carro antigo começa uma viagem pela Inglaterra em direção ao mar. Por muitos anos ele foi o mordomo-chefe de Darlington Hall, uma famosa casa de campo. Neste época sacrificou sua vida pessoal por vários anos para ter um alto desempenho profissional, mesmo reprimindo seus sentimentos e passasse uma frieza que na verdade não era parte da sua personalidade. Ele está indo visitar Sally Kenton (Emma Thompson), que ele não vê há muito tempo e tinha sido governanta em Darlington. Ele pensa que talvez ela possa ser persuadida a retomar a sua antiga posição, trabalhando para o novo proprietário de Darlington, um congressista americano aposentado.


Na Inglaterra no início do século XX, Howard's End, uma bela casa de campo de uma tradicional família, é deixada pela matriarca (Vanessa Redgrave) como herança para uma mulher culta e emancipada (Emma Thompson) para os padrões da época. Mas os filhos da falecida escondem este fato, considerado um capricho da mãe, e a beneficiária nada sabe. Mas, ironicamente, ela volta a se aproximar da família quando o viúvo (Anthony Hopkins) lhe propõe casamento.


Início dos anos 40, Kansas. Uma família de classe média de 5 membros é comandada por Walter Bridge (Paul Newman), um conceituado advogado conservador que se transforma a cada dia que passa em um homem autoritário e insensível. India Bridge (Joanna Woodward), sua esposa, se sente cada vez mais oprimida vivendo à sombra do marido, mas tenta manter a família unida enquanto o marido vai trabalhar. Os dois encontram enormes dificuldades para orientar seus filhos: o adolescente Douglas (Robert Sean Leonard); a rebelde Ruth (Kyra Sedgwick), que se sente atraída pela vida boêmia de Nova York; e a impulsiva Carolyn (Margaret Welsh), que sonha apenas com um bom casamento.


Dois amigos britânicos se apaixonam um pelo outro no colégio em Cambridge do século XIX. Para obter seu lugar na sociedade após ser expulso, Clive (Hugh Grant) entra no mundo dos negócios e se casa com Anne (Phoebe Nicholls). Sem perspectivas, Maurice (James Wilby) decide visitar a casa de campo do ex-amante em busca de repouso e de um psicanalista. Porém, ele acaba se envolvendo com o encarregado da caça, Alec (Rupert Graves).


Início do século XX. Lucy Honeychurch (Helena Bonham Carter), uma rica jovem inglesa, faz sua primeira visita à Florença acompanhada da prima Charlotte Bartlett (Maggie Smith). Hospedadas numa pensão, conhecem uma série de curiosos personagens, entre eles um velho advogado, Mr. Emerson (Denholm Elliott), e seu filho, o excêntrico George (Julian Sands). Nasce um grande amor entre Lucy e George, mas ao retornar para a Inglaterra ela terá que decidir se casa com Cecil Vyse (Daniel Day-Lewis) ou segue sua crescente atração.


Boston, 1875. Uma das líderes do movimento feminista, Olive Chancellor (Vanessa Redgrave), fica cativada por Verena Tarrant (Madeleine Potter), uma jovem e inspiradora oradora. Olive adota Verena como sua protegida, amiga e companheira. Paralelamente Basil Ransome (Christopher Reeve), um advogado de Nova York, se apaixona por Verena e quer se casar com ela para relegá-la para um segundo plano, no qual Verena só faria tarefas domésticas. Olive e Basil se vêem competindo pela afeição de Verena. A carismática jovem precisa então decidir se abraça a causa defendida por Chancellor ou se leva uma vida mais sensual e ao mesmo tempo subserviente, pois este é o desejo de Ransom.


Anne está fazendo uma investigação sobre a vida de sua tia-avó, Olivia, cujo destino sempre foi encoberto por escândalos. A pesquisar a leva de volta a década de 20, quando Olivia, recentemente casada com Douglas, um funcionário público da administração colonial, vai morar com ele na Índia. Aos poucos, Olivia se encanta pelo país e por seu administrador local, um indiano que combina pompa e impiedade. À medida que Ana mergulha na história de sua tia-avó, ela reconsidera a sua própria vida.


Outono de 1850, não muito distante da cidade de Boston: a casa do Sr. Wentworth recebe dois visitantes da Europa inesperados, Eugenia e Felix, filhos de sua meia-irmã. Gertrude, uma das filhas de Wentworth, instantaneamente idolatra seus primos, considerando-os sofisticados e conhecedores do mundo. Ela dá as costas ao Sr. Brand, que há muito tempo a visitava, a fim de se dedicar a entreter Felix. Um vizinho rico, o Sr. Acton, fica interessado por Eugenia, que está em processo de se divorciar de um aristocrata europeu. Os europeus sem dinheiro estão usando os americanos? Ou há realmente algum afeto entre eles?


O filme segue a historia de uma família de atores ingleses que viaja a Índia encenando peças de Shakespeare. Durante sua viagem, vemos a mudança da Índia moderna, onde marajás se tornam donos de hotéis, esportes se tornam mais importantes que cultura e teatro é substituído pela Bollywood em ascensão


A história começa com Prem (Shashi Kapoor) e Indu (Leela Naidu) participando do casamento de um dos irmãos da colega de Prem. Quando Prem olha para o noivo, cuja sobrancelha parece repousar o peso da tradição indiana associada ao seu casamento arranjado, ela reflete sobre sua própria experiência no passado. Este trabalho é notável por ser a primeira colaboração da famosa equipe de produção Merchant-Ivory.


Tecnologia do Blogger.