• ÚLTIMAS...

    FENDA NO TEMPO (1995) - FILM REVIEW


    Stephen King é um jogador. Seus livros, o tabuleiro. Os personagens, as peças. Simples assim a fórmula de um dos autores com mais obras diferentes adaptadas para o cinema ou tv. Seus temas, disfarçados de ficção, mostra casos do dia a dia, pessoas fazendo D.R. e muitas vezes, ao longo de 3 ou 4 horas. 

    Assistindo "Fenda no tempo", por exemplo, ele coloca uma dúzia de pessoas num avião, que passam boa parte da produção discutindo o que aconteceu com os demais tripulantes que desapareceram. Para quem lê a Bíblia, sabe que este episídio é mencionado lá como "arrebatamento".

    E assim é King. Faz seus personagens discutirem em meio ao caos, exporem suas mazelas, e tentarem uma redenção. Bullying, inclusive, é um tema bastante recorrente. As tramas, sempre sabiamente pontuadas com elementos de horror e ficção. No caso de "Fenda no tempo", a ameaça são os "Langoliers", monstrinhos estranhos, feitos pelos piores efeitos especiais que uma produção poderia pagar.


    Fenda no tempo é dirigido pelo Mestre do horror Tom Holland (que eu bati um papo e você pode conferir aqui). Ele nos deu filmes como "A hora do espanto" e "Brinquedo assassino". Ele inclusive faz uma ponta, no início como um taxista.A direção do cineasta conseguiu manter toda a ação em apenas dois cenários, o avião e um aeroporto abandonado, o que acentua a tensão da narrativa.

    Fenda é mais uma das adaptações com mais de 3 horas de duração, o que permite o diretor explorar mais do conteúdo do livro no filme/série/minissérie. E isto, provou-se uma solução acertada, já que filmes como o recente "Torre negra" foi um retumbante fracasso antes mesmo de estrear por conta de sua duração de apenas 1h e 40 min. O enorme livro que dá origem ao filme foi pensado para uma minissérie, mas resolveram fazer uma espécie de prólogo para o cinema, mas a decisão não poderia ser mais infeliz. E pior que é o filme foi ruim e fracasso de crítica e público, unindo o pior dos mundos para um filme. Nas minisséries, não era preciso cortar personagens nem situações importantes do livro. Foi o caso, por exemplo, da minissérie A Dança da Morte, de 1994, também lançada pela Vinyx. King  aprovou o resultado e  acabou escrevendo  alguns roteiros especialmente para minisséries, como Golden Years (lançado pela Vinyx) e Rose Red. E ainda viabilizou uma minissérie mais fiel ao seu livro "O Iluminado" (que a Vinyx também lançou). King  nunca gostou do filme de Kubrick, acreditem.


    E mais inacreditável ainda é que Fenda no tempo tenha 3 horas de duração. Parece um filme comum de uma hora e meia. Tudo é tão interessante, que passa num piscar de olhos. Interessante que como obra, Langoliers era menos conhecida, publicada na coletânea "Depois da Meia-Noite". Este livro, lançado em 1990, tinha outras três histórias, sendo que mais uma delas virou o "A Janela Secreta", que está entre os melhores filmes do ator Johnny Depp. 

    A minissérie se apoia nos 10 personagens abaixo. Deem uma olhada com estão hoje: 

    1) Brian, interpretado por David Morse: Um piloto de avião que acabou de chegar de um voo complicado e descobriu que sua ex-esposa, Anne, morreu num incêndio.


    2) Bob, interpretado por Dean Stockwell: Um autor de livros de mistério, que funciona como o "mestre dos magos" do grupo, sempre pontuado a história com direcionamentos e esclarecimentos.


    3) Craig, interpretado por Bronson Pinchot. Do grupo, é o que sofreu o bullying mais forte moldando suas atitudes de forma violenta.


    4) Nick, que está no voo para cumprir uma última missão, relativa ao seu trabalho. Mark Lindsay Chapman dá vida ao personagem.


    5) Dinah, uma menina que parece vidente (não, não é piada). Ela é cega e interpretada pela atriz Kate Maberly


    6) Laurel, uma professora feita por Patricia Wettig


    7) Albert (Christopher Collet), o jovem músico que vai a Boston para ter aulas de violino na Escola de Música de Berkley.


    8) Bethany (Kimber Riddle): a jovem que se recupera das drogas e vai passar uns dias com a tia.

    9) Don (Frankie Faison): Um mecânico de aviões que vai a Boston para conhecer sua primeira neta.


    10) E por fim, Rudy interpretado por Baxter Harris.

    A dinâmica destes 10 personagens move o filme, tornando-o extremamente interessante, fazendo valer a pena curtir 3 horinhas de mais uma boa adaptação do mestre Stephen King. Infelizmente, como nada é perfeito, a tradução do filme (Fenda no tempo) é um spoiler do que os personagens enfrentarão no final da produção. 

    King na Vinyx

    A minisséries de King estão sendo lançadas pela Vinyx, com o selo Empire Filmes, como podem ver nas fotos. Alias, vários filmes baseados na obra de King também. São edições caprichadas visualmente, algumas inéditas ou fora de catálogo, e que são imperdíveis para os fãs. 
    Adquira nas melhores lojas:


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top