• ÚLTIMAS...

    TONY SCOTT - 10 FILMES ESSENCIAIS


    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). A lista SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, escolhidos com base na popularidade, prêmios, opiniões de leitores, de críticos e sites importantes, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial.

    E os filmes essenciais não significam que estamos excluindo os demais. Se fosse assim, a publicação se chamaria "Os 10 filmes essenciais", que não é o caso.

    O post de hoje é referente a um cult movie lançado pela Obras primas do cinema (imagem abaixo) neste mês em dvd, com uma edição sempre especial, com extras e card colecionável. Não deixem de adquirir.


    O Diretor e produtor consagrado Tony Scott, curiosamente, começou sua carreira na sétima arte com uma participação como ator. Ele atuou no curta-metragem Boy and Bicycle, realizado pelo irmão Ridley Scott em 1965. Não demorou, no entanto, para migrar para trás das câmeras e quatro anos depois já dirigia seu primeiro curta, One of the Missing. O primeiro média metragem veio em 71, com Loving Memory, em que foi creditado como Anthony Scott.

    A consagração veio na década seguinte. Em 1983, lançou Fome de Viver, filme estrelado por Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon que até hoje é um dos trabalhos mais elogiados do cineasta. Nos anos seguintes vieram Top Gun - Ases Indomáveis, Dias de Trovão e Um Tira da Pesada 2, que firmaram seu nome na nata de Hollywood.

    Trabalhou cinco vezes com o amigo Denzel Washington. Christopher Walken foi outro que foi visto em diversos filmes do diretor. Tony foi sócio do irmão, Ridley Scott, na Scott Free Productions, responsável por produzir boa parte dos trabalhos da dupla, com destaque para Prometheus.

    Tony Scott faleceu no dia 19 de agosto de 2012, após saltar de uma ponte em Los Angeles. Ele tinha 68 anos.


    Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição, os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. 

    O produtor Richard Shepherd queria que Alan Parker dirigisse Fome de Viver. Foi o próprio Parker quem o convenceu a contratar Tony Scott, se baseando nos comerciais que já havia feito. David Bowie declarou que, para que seu personagem ficasse com a voz mais rouca à medida que envelhecesse, passou a ir toda noite à ponte George Washington para cantar todas as músicas punk que conhecia. David Bowie inclusive aprendeu a tocar violoncelo para gravar Fome de Viver .


    Pete "Maverick" Mitchell é um arrojado piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso na Navy Fighter Weapons School ou Top Gun, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com Charlie, instrutora na escola e desenvolve uma rivalidade com outro aluno, Ice.

    O ator Val Kilmer não queria atuar em Top Gun - Ases Indomáveis e só participou do filme devido a obrigações contratuais que tinha na época. Os produtores de Top Gun solicitaram ao cantor Bryan Adams que ele permitisse a utilização da música "Only the strong survive" na trilha sonora do filme. Porém, Adams não autorizou a utilização da música por considerar que Top Gun glorificava a guerra.Anthony Edwards, Michael Ironside e Rick Rosovich, todos integrantes do elenco de Top Gun, posteriormente trabalharam juntos na 1ª temporada da série de TV Plantão Médico (1994–2009).


    Detroit voltou a ser a área de atuação do detetive Axel Foley (Eddie Murphy), que investiga um esquema de cartões de crédito falsos. Ele interrompe esta missão ao saber através, pelo noticiário da televisão, que Andrew Bogomil (Ronny Cox), um detetive que atua em Beverly Hills, foi baleado. Assim Axel ruma para lá, pois já tinham trabalhado juntos em um caso. Lá ele se reencontra com a filha de Andrew, Jan (Alice Adair), e com os detetives William "Billy" Rosewood (Judge Reinhold) e John Taggart (John Ashton), que eram subordinados de Andrew. Novamente Axel investiga com John e Billy uma onda de assaltos bem planejados, que está sendo conhecida como "crimes do alfabeto".

    Após o sucesso de Um Tira da Pesada a Paramount queria produzir uma série de TV baseada no filme. Foi Eddie Murphy quem vetou a idéia, pois não queria retornar à TV após o sucesso obtido nos cinemas. .O nome do vilão Maxwell Dent é uma combinação dos pseudônimos usados por dois autores de revistas de ficção nos anos 30: Maxwell Grant, de "O Sombra"; e Lester Dent", de "Doc Savage". 


    Após 12 anos um piloto da marinha, Michael J. Cochran (Kevin Costner), se aposenta. Ele resolve ir até o México para encontrar Tiburon "Tibby" Mendez (Anthony Quinn), um grande amigo que se tornou um poderoso negociante e uma espécie de "chefão" da região onde vive, ou seja, o tipo de pessoa que é muito perigoso confrontar. É exatamente isto que Cochran faz ao se apaixonar por Mireya (Madeleine Stowe), a bela, sensual e jovem esposa de Tibby. Ela se sente atraída por ele e Cochran sabe que Tibby é poderoso, vingativo, possessivo e que não tolera traição.

    Originalmente Vingança seria dirigido por John Huston, que não queria Kevin Costner como protagonista. Entretanto, após o sucesso de Os Intocáveis (1987) e Sorte no Amor (1988), Costner teve poder suficiente para ser incluído no projeto e retirar Huston dele.


    O jovem Clarence Worley (Christian Slater) conhece uma call-girl, Alabama Whitman (Patricia Arquette), por quem acaba se apaixonando e se casando. Quando Clarence vai ao encontro de Drexl Spivey (Gary Oldman), o cafetão de Clarence, para pegar suas roupas e comunicar que agora ela está casada, um tiroteio se inicia. Na confusão ele pega uma mala cheia de cocaína, mas os donos da droga resolvem persegui-lo.

    Quentin Tarantino vendeu o roteiro de Amor à Queima-Roupa para poder bancar a produção de Cães de Aluguel, seu filme de estréia como diretor;- O orçamento de Amor à Queima-Roupa foi de US$ 12,5 milhões.


    Em um submarino nuclear americano acontece um choque entre o primeiro oficial Ron Hunter (Denzel Washington), um militar flexível, e outro tradicional, Frank Ramsey (Gene Hackman), o capitão, quando paira a dúvida se devem ou não bombardear russos rebeldes, que se apoderaram de um míssil nuclear que pode ser usado contra os Estados Unidos. A tensão aumenta quando a ordem de disparo contra os rebeldes seguida de uma mensagem incompreensível, que poderia ser um cancelamento da ordem anterior. Enquanto um deseja disparar, o outro acha prudente esperar a confirmação e um conflito interno se estabelece pelo controle do submarino.

    O personagem Frank Ramsey foi originalmente oferecido a Al Pacino.  O set de filmagens usado para a ponte de comando do USS Alabama em Maré Vermelha foi também utilizado para o USS Georgia em Independence Day. As imagens do submarino deixando as docas e se dirigindo ao oceano foram gravadas através de uma câmera localizada em um helicóptero filmando o verdadeiro USS Alabama deixando o Havaí.


    O congressista Phillip Hammersley assassinado por um órgão do governo, logo após ter se declarado radicalmente contra uma lei que, em nome da segurança nacional, permitiria que houvesse uma total invasão de privacidade, pois na prática qualquer pessoa poderia ser monitorada pelo governo. Mas, acidentalmente, o crime filmado e o dono da gravação, vendo-se ameaçado, coloca a prova do crime na sacola de compras de Robert Clayton Dean (Will Smith), um advogado que era seu conhecido. Ele ainda tenta escapar, mas na fuga morre atropelado. 

    Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Robert vai para casa com a gravação e deste momento em diante sua vida se transforma em um verdadeiro inferno, pois, sem que saiba, suas roupas e objetos pessoais têm escutas, logo ele perde o emprego e todos seus cartões de crédito são cancelados. Vendo-se ameaçado, ele tenta entender tudo e continuar vivo, mas suas chances são poucas, pois está envolvido em uma trama inimaginável.


    Nathan Muir (Robert Redford) é um agente da CIA que está prestes a se aposentar, até que descobre que Tom Bishop (Brad Pitt), seu protegido, foi preso por espionagem na China. Acostumado com o modo de funcionamento da CIA, Muir é convocado para resgatar Bishop de sua atual prisão. É quando, em meio ao embarque para mais uma missão, Muir relembra como ele recrutou e treinou Bishop, seus tempos turbulentos como agentes e ainda a mulher que traiu a amizade deles.

    Inicialmente o diretor de Jogo de Espiões seria Michael Van Diem, que deixou o projeto após se desentender com a Universal, produtora do filme. Robert Redford e Brad Pitt guardam uma semelhança incrível. Pitt é a cara de Redford novo, inclusive há diversas montagens dos dois na internet.


    Doug Carlin (Denzel Washington) trabalha para a Agência do Tabaco, Álcool e Armas de Fogo. Chamado para recuperar provas após a explosão de uma bomba em uma balsa localizada em Nova Orleans, Carlin descobre que aquilo que a maioria das pessoas acredita estar apenas em sua mente é bem mais poderoso do que se imagina. Ele descobre então um meio de viajar no tempo, o que possibilita que evite que a explosão ocorra.

    Os produtores decidiram rodar Déjà Vu em Nova Orleans, mas semanas antes do início das filmagens o furacão Katrina devastou a cidade. Com isto os produtores resolveram encontrar outra cidade para servir de locação. Após algumas semanas sem alguma definição, o cancelamento do próprio filme chegou a ser cogitado. - Três meses após a passagem do Katrina por Nova Orleans os produtores resolveram retomar o planejamento original e rodar o filme na própria cidade.





    Uma composição carregada de produtos altamente tóxicos está desgovernada e o perigo é iminente. Um condutor (Chris Pine) e um maquinista experiente (Denzel Washington) precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas o tempo corre contra eles.





    Inspirado em fatos reais ocorridos em maio de 2001, quando uma composição de 47 vagões percorreu mais de 100 quilômetros e atravessou três estados antes de ser parada. O filme começou a ser desenvolvido em 2004.Os diretores Robert Schwentke e Martin Campbell chegaram a ser escalados para tocar o projeto.É a quinta parceria de Tony Scott com o ator Denzel Washington. As outras foram Maré Vermelha (1995), Chamas da Vingança (2004), Déjà Vu (2006) e O Sequestro do Metrô 1 2 3 (2009).


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top