• ÚLTIMAS...

    ANG LEE - 10 FILMES ESSENCIAIS


    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). A lista SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, escolhidos com base na popularidade, prêmios, opiniões de leitores, de críticos e sites importantes, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial.

    E os filmes essenciais não significam que estamos excluindo os demais. Se fosse assim, a publicação se chamaria "Os 10 filmes essenciais", que não é o caso.



    O ator, produtor e cineasta Ang Lee estudou na National Taiwan College of Arts e depois, já morando nos Estados Unidos, estudou direção na University of Illinois e produção cinematográfica na New York University. Durante a faculdade, foi assistente de direção de "Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads", filme universitário de Spike Lee.

    Foi um diretor com muito mais altos que baixos. E até mesmo depois do seu Hulk sendo detonado pela crítica, ele seria prestigiado no Oscar seguinte, com Brokeback Mountain.

    A obras primas lançou um box, com três filmes (dos 10 filmes abaixo) da famosa trilogia do pai, com exclusividade da FNAC e pode ser adquirido no link ao lado. U+21AC.svg FNAC ANG LEE


    Boa leitura:


    O Mestre Chu viveu toda a sua vida em Pequim,onde ensinava e estudava Tai-chi (uma arte marcial milenar). Ao sentir o peso da idade resolve ir viver com o seu filho para Nova Iorque. Quando chega aos Estados Unidos conhece um mundo bem diferente do que deixou para trás: uma língua que não conhece e costumes totalmente diferentes.
    Martha, a sua nora, é escritora e está a tentar terminar o seu primeiro romance, sofre um bloqueio criativo devido à presença do sogro em sua casa. Chu está a tentar adaptar-se à vida nos E.U.A., procurou emprego e tenta lidar com os novos costumes, mas quanto mais tenta integrar-se mais alienado se torna.


    Wai (Winston Chao) é um homem de negócios jovem e bem sucedido de Taiwan que mora em um belo apartamento no Brooklyn com seu namorado americano Simon (Mitchell Lichtenstein). Seus pais não sabem que ele é gay, e com isso ele sofre constantes pressões para se casar, então Simon o incentiva a se casar com a inquilina Wei Wei (May Chin) por conveniência. Em troca, ela conseguiria o seu green card, já que Wai é naturalizado americano. No entanto, o belo plano dos três começa a dar bem errado e render engraçadas situações quando a família do noivo chega de Taiwan na véspera do casório.

    Ang Lee escreveu o filme 6 anos antes da sua produção, e 5 anos antes do seu primeiro filme, Pushing Hands.
    Ang baseou a primeira metade do filme em uma história real de um amigo, Neil Peng.
    Esse foi o filme mais lucrativo de 1993, conseguindo fazer 23,6 milhões de dólares de um orçamento de 1 milhão.


    Em Taipei, Mr. Chu (Sihung Lung) é um mago da cozinha. Com uma diligência quase poética, ele corta, amassa, desbasta, fatia os ingredientes dos pratos fabulosos que fabrica, ocultando suas emoções em verdadeiras obras de arte gastronômicas. Todo domingo, o trabalho estafante como chef em um restaurante é trocado pelo encontro com as três filhas, Jian-Jen (Kuei-Mei Yang), Jia-Ning (Yu-Wen Wang) e Jia-Chen (Chien-Lien Wu). 

    Último filme da "Trilogia do Pai" de Ang Lee, todos os três com Sihung Lung no elenco.


    Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.

    Esta foi a terceira vez em que Emma Thompson e Hugh Grant atuaram juntos. Eles também dividiram o set em George & Frederic (1991), Vestígios do Dia (1993) e Simplesmente Amor (2003).
    Foi a primeira parceria de Emma Thompson e Alan Rickman. Eles também atuaram juntos em Momento de Afeto (1997), Judas Kiss (1998), Simplesmente Amor (2003), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007).
    Foi a primeira vez em que Hugh Grant e Alan Rickman trabalharam juntos. Posteriormente, os dois contracenaram em Jogos de Ilusão (1995) e Simplesmente Amor (2003).
    Este filme marcou a segunda parceria entre Emma Thompson e Hugh Laurie. Eles também atuaram juntos em Para o Resto de Nossas Vidas (1992) e Como Fazer Bebês (1995).
    Foi a primeira vez em que Emma Thompson, Alan Rickman e Imelda Staunton atuaram juntos. O trio repetiu a parceria em cena no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007).


    Em New Canaan, Connecticut, na época do Dia de Ação de Graças de 1973, a família Hood está a beira da desintegração, pois Benjamin (Kevin Kline) não está se relacionado bem com Elena (Joan Allen), sua esposa, e tem um caso Janey Carver (Sigourney Weaver), sua vizinha e amiga íntima da família. Enquanto isto Paul (Tobey Maguire), o filho do casal, sente-se atraído por uma colega de colégio (Katie Holmes. Já sua irmã Wendy (Christina Ricci) é bem mais precoce que seus pais imaginam e na sua necessidade de carinho e afeição descobriu "jogos", que pratica com Mikey (Elijah Wood) e Sandy Carver (Adam Hann-Byrd), os filhos de Janey. 


    Jake Roedel (Tobey Maguire) e Jack Bull Chiles (Skeet Ulrich) são dois amigos de infância. O primeiro é filho de um pobre imigrante alemão, o segundo é filho de um grande proprietário. Em 1862, durante a Guerra Civil americana, eles entram no conflito defendendo o Sul. As realidades da guerra e o inverno rigoroso faz com que haja solidariedade entre os amigos, enquanto suas vidas enfrentam grandes mudanças.

    Cavalgada com o Diabo é o 2º filme em que o diretor Ang Lee e o ator Tobey Maguire trabalham juntos. Antes eles já haviam trabalhado em Tempestade de Gelo (1997). - A cantora Jewel estréia como atriz em Cavalgada com o Diabo.


    A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

    O Tigre e o Dragão é o 1º filme de artes marciais do diretor Ang Lee, mais conhecido pelos dramas Razão & Sensibilidade e Tempestade de Gelo.
    O filme é totalmente falado em mandarim. O diretor Ang Lee chegou a pensar em filmar os diálogos em inglês, mas desistiu por considerar que a história ficaria deslocada se fosse falada em outra língua, já que possui detalhes próprios da China.
    Este é o 1º de 2 filmes em que as atrizes Zhang Ziyi e Michelle Yeoh trabalharam juntas. O posterior foi Memórias de uma Gueixa (2005).
    O Tigre e o Dragão não participou da seleção oficial do Festival de Cannes porque ficou pronto apenas 2 semanas antes de seu início. A saída então foi apresentar o filme fora de competição.


    Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

    A narrativa de Annie Proulx que serviu de base para o roteiro foi originalmente publicada na revista The New Yorker, em 13 de outubro de 1997.
    Antes de virar filme e receber diversos prêmios, o roteiro de Larry McMurtry e Diana Ossana permaneceu na gaveta durante anos por falta de investimento para fazer o filme. O texto foi escrito no final da década de 90.
    Marc Foster, Joel Schumacher e Gus Van Sant estiveram cotados para dirigir O Segredo de Brokeback Mountain.
    Este foi o primeiro filme que Anne Hathaway fez com o ator Jake Gyllenhaal. O posterior foi Amor e Outras Drogas (2010).
    Durante as filmagens, o ator Heath Ledger rodou uma sequência totalmente nu, entrando em um lago. O diretor Ang Lee cortou as cenas com nudez frontal, mas um fotógrafo de celebridades (paparazzi) conseguiu algumas com uma câmera digital e elas foram publicadas em revistas americanas, além de terem caído na internet.
    Heath Ledger quase quebrou o nariz de Jake Gyllenhaal ao realizar uma cena de beijo entre eles.


    Wang Jiazhi (Wei Tang) é uma jovem chinesa que entra na faculdade durante o período de ocupação japonesa, na 2ª Guerra Mundial. Lá ela participa de um grupo de teatro patriótico, tornando-se rapidamente a artista principal. Entretanto os planos do grupo são mais ambiciosos. Eles decidem assassinar o sr. Yee (Tony Leung Chiu Wai), um colaborador do lado japonês. Wang, então, se transforma em Mak, a fictícia esposa de um mercador. Sua função é se tornar amante do sr. Yee, para facilitar a ação do grupo.

    Eileen Chang começou a escrever nos anos 50 a estória na qual Desejo e Perigo é baseado. Após ser diversas vezes revisada pelo autor, a estória foi enfim publicada em 1979;
    As cenas de sexo foram rodadas em 11 dias em um set fechado, onde estavam presentes apenas o câmera e o responsável pelo som, entre os integrantes da equipe técnica;
    O governo de Taiwan presenteou o diretor Ang Lee com US$ 303 mil, como recompensa por ter ganho o Leão de Ouro com Desejo e Perigo. Lee doou a quantia para ajudar diretores iniciantes a produzirem seus próprios filmes;
    Foi indicado por Taiwan como seu representante ao Oscar de melhor filme estrangeiro;
    Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007;





    Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.




    Yann Martel, autor do livro o qual o filme é baseado, declarou que teve como inspiração o livro "Max e os Felinos", do escritor brasileiro Moacyr Scliar, que trazia a história de um refugiado judeu que deixava a Alemanha e cruzava o oceano Atlântico em um bote, juntamente com um jaguar.
    Famoso pelo sucesso de O Sexto Sentido, o diretor M. Night Shyamalan chegou a ter seu nome cogitado para escrever e dirigir este filme. O mesmo aconteceu com Alfonso Cuarón e Jean-Pierre Jeunet.
    Suraj Sharma foi aos testes para As Aventuras de Pi apenas para acompanhar o irmão, que tentaria o papel. Entretanto, os integrantes da equipe do diretor Ang Lee gostaram tanto dele que o convidaram a também fazer um teste. No fim das contas, ele foi escolhido entre outros 3 mil garotos que tentaram o papel principal do filme.


    O ator Andrew Garfield teve seu nome pensado para o papel do escritor, mas Tobey Maguire foi o escolhido. Por coincidência, Garfield o substituiu em O Espetacular Homem-Aranha no papel de Peter Parker.
    Apesar de ter rodado as cenas de seu personagem, Tobey Maguire acabou substituído de última hora por Rafe Spall. A decisão veio do diretor Ang Lee, que considerou que Maguire, por ser bastante famoso devido à trilogia original do Homem-Aranha, tiraria o foco do público em relação ao restante do elenco, formado basicamente por desconhecidos.
    Em momento algum Suraj Sharma, intérprete de Pi, esteve em um bote com um tigre durante as filmagens. O animal foi criado através da tecnologia CGI, sendo que um tigre verdadeiro foi usado apenas em sequências em que apareceria sozinho, como quando ele nada no oceano.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top