• ÚLTIMAS...

    WALTER HILL - 10 FILMES ESSENCIAIS


    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). E por conta disto SEMPRE será formada por 8 filmes essenciais do diretor, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 
    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial.
    Caso o diretor esteja em atividade, a regra só valerá para o primeiro filme realizado.
    E por fim, os 8 filmes são definidos por diversos indicadores (como críticos e público). São analisados diversos sites para chegarmos numa lista que seria a ideal. Muitas vezes ela inclusive diverge da minha opinião, mas o objetivo não é apontar meus favoritos.
    Hoje por exemplo, doeu na alma deixar de fora filmes como  48 Horas - Parte 2, Gerônimo e  Inferno Vermelho deste top 10 do diretor, mas a lista tem como base diversos indicadores (minha opinião não é uma delas).
    Walter Hill é um querido diretor, produtor e roteirista, que trabalhou em roteiros como os Implacáveis de Peckinpah e Aliens - o resgate de James Cameron. Realizou filmes excepcionais, dos quais separamos 10. 
    Confiram:


    Vince e Don são dois bombeiros do Arkansas. Eles descobrem um mapa que indica o local onde está enterrada uma grande quantidade de ouro roubado. Enquanto procuram pelo ouro, eles se deparam com os membros de uma perigosa gangue, que estão para executar um de seus rivais. Quando os criminosos começam a persegui-los, a única saída para os bombeiros é fazer de refém o irmão do líder da gangue. Encurralados dentro do armazém em ruínas, Vince e Don, impulsionados pela cobiça, continuam a procurar pelo ouro, enquanto do lado de fora, os membros da gangue se equipam para o confronto.


    Na fronteira do Texas, quem dita as leis é o Texas ranger Jack Benteen, auxiliado pelo veterano xerife Hank Pearson. Eles combatem o tráfico da cocaína vinda do México, responsabilidade de um poderoso traficante chamado Cash Bailey, que no passado foi amigo de infância do ranger. O barril de pólvora se incendeia quando chega à cidade um destacamento de soldados oficialmente mortos em combate, e usados pelo governo em missões secretas - neste caso, eliminar Cash Bailey.


    O jovem guitarrista Eugene Martone (Ralph Macchio) é apaixonado por blues. Ao encontrar Willie Brown (Joe Seneca), antigo parceiro do legendário Robert Johnson, num asilo em Nova York, ele o ajuda a fugir. Juntos eles partem rumo ao Mississipi: Eugene em busca de uma canção perdida de Johnson e Willie na tentativa de quebrar o pacto feito com o diabo. Para isto Martone terá que derrotar Jack Butler (Steve Vai) em um duelo de solos de guitarra.


    A cantora de rock Ellen Aim (Diane Lane) retorna à sua cidade para um show e é sequestrada pelos Bombers, uma gangue de motoqueiros liderada por Raven Shaddock (Willem Dafoe). Reva Cody (Deborah Van Valkenburgh) envia um telegrama a seu irmão Tom Cody (Michael Paré), ex-namorado de Ellen, pedindo que ele volte à cidade. Juntamente com o produtor e atual namorado de Ellen, Billy Fish (Rick Moranis) e com a ex-soldado McCoy (Amy Madigan), Tom enfrenta a violência das gangues para resgatá-la das mãos dos Bombers.


    San Francisco. O ladrão Albert Ganz  consegue escapar de uma gangue com a ajuda de Billy Bear. Eles se hospedam no Walden Hotel, usando nomes falsos. O policial Jack Cates e seus dois colegas, Vanzant e Algren, chegam ao hotel para checar o nome G.P. Polson, que na verdade é Ganz. Os parceiros de Cates são mortos, com Ganz e Billy conseguindo escapar. Jack deseja vingança e, para tanto, convence seu chefe a deixá-lo sozinho no caso. É quando ele vai a prisão para encontrar Reggie Hammond, um antigo parceiro de Ganz. Querendo deixar o local a qualquer custo, Reggie aceita a oferta de ter apenas 48 horas para ajudar Jack a capturar Ganz.


    O que era pra ser um simples treinamento do exército nos pântanos de Louisiana acaba se transformando num pesadelo para um pequeno grupo de soldados, ao se confrontarem com alguns “cajuns”, caçadores que vivem no local, isolados da modernidade, com costumes e dialetos próprios.
    A Trilha foi composta e executada pelo lendário Ry Cooder, sendo um dos grandes diferenciais desse filme. O ator Brion James fez laboratório no local antes das filmagens, para aprender os modos e um pouco da língua cajun (uma mistura de francês com inglês).


    Jesse James e sua gangue fora-da-lei cavalgam mais uma vez neste "extraordinário" (Los Angeles Herald-Examiner) faroeste que vibra com ação de primeira e um drama eletrizante. Quatro grupos de famosos atores irmãos - Dennis e Randy Quaid, Stacy e James Keach, Christopher e Nicholas Guest, e Keith, Robert e David Carradine - interpretam irmãos verdadeiros nestes retratos dos lendários bandidos do Velho Oeste. A notória gangue de James-Younger é o grupo fora-da-lei mais famoso do país, assaltando bancos, trens e carruagens com uma coragem que os acaba transformando em heróis populares por todos os cantos.


    Nova York, em um indeterminado futuro. As gangues de delinquentes juvenis se reúnem numa convenção. O líder do principal grupo prega a união entre eles, pois juntos poderão controlar a cidade - o contingente deles é maior que a força policial. O líder acaba sendo assassinado, com a culpa recaindo sobre um bando da periferia, que nada teve a ver com o atentado. Assim eles se vêem obrigados a atravessar a cidade, enquanto são caçados pelos membros das outras gangues.


    Alguns delinquentes de hoje em dia acreditam que são autênticos cowboys. Pensam que podem simplesmente correr por aí fazendo o que bem entendem na hora que bem entendem. Eu respeito o homem que faz bem o seu serviço." The Driver (Ryan O'Neal) é um piloto de fuga profissional, meticuloso no que faz, e o faz muito bem, ele é contratado para dirigir para assaltantes e despistar a policia caso necessário. Um detetive, que respeita o trabalho bem feito (Bruce Dern) está em seu rastro, tão obcecado em prende-lo que acaba tentando através de um meios nada convencional.


    Durante a Grande Depressão um desempregado se une a um promotor de lutas de rua para poder sobreviver. Falando pouco e lutando muito, ele consegue vitórias expressivas e uma razoável quantia. Porém seu empresário, que ganhou tanto quanto ele, se encontra em sérias dificuldades financeiras. Os dois acabam se desentendendo e se separando, mas a única chance do seu antigo promotor se salvar desta situação é convencê-lo a participar de uma grande luta sem público, com um lutador de Chicago.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top