• ÚLTIMAS...

    FOTÓGRAFOS NO CINEMA



    Uma homenagem aos dia mundial da fotografia e uma homenagem  especial também há dois grandes amigos e fotógrafos,  Bruno Moraes e Pury.


    Fiz uma matéria sobre o que é a Fotografia de uma filme, que pode conferir aqui: FNF.

    Abaixo, listei 25 filmes diversificados, mas sempre envolvendo o tema principal, que são os Fotógrafos. 

    Vamos a eles:


    JANELA INDISCRETA (1954)

    Título original: Rear Window
    Direção: Alfred Hitchcock
    Elenco:  James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey
    Duração: 112 min

    Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.


    CINDERELA EM PARIS (1957)

    Título original: Funny Face
    Direção:  Stanley Donen
    Elenco:  Audrey Hepburn, Fred Astaire, Kay Thompson
    Duração: 103 min


    Um famoso fotógrafo de modas, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um "novo rosto". Dick o acha em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village onde um ensaio fotográfico ocorrera recentemente. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda pois lá poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas idéias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem em Paris as coisas não correm como o planejado.


    TORTURA DO MEDO (1960)


    Título original: Peeping Tom
    Direção: Michael Powell
    Elenco:  Karlheinz Böhm, Anna Massey, Moira Shearer
    Duração: 101 min

    Como garoto, Mark Lewis sofria experimentos bizarros pelo seu pai cientista, estudante dos efeitos do medo no sistema nervoso das pessoas. Agora crescido, com seus pais já mortos, ele vira um psicopata que assassina mulheres somente para gravar suas expressões de terror no momento da morte.






    BLOW UP (1966)

    Título original: Blowup
    Direção:   Michelangelo Antonioni
    Elenco:  David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles
    Duração: 111 min

    Inspirado no conto de Julio Cortázar ''Las babas del Diabo'', a história é sobre um fotógrafo profissional, Thomas, cujas ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal revelam (ou parecem revelar) um assassinato em progresso. Michelangelo Antonioni (premiado em Cannes) faz um estudo influente e cheio de estilo sobre a paranoia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. Indicado para os Oscars de direção e roteiro.


    OLHOS DE LAURA MARS (1978)


    Título original: Eyes of Laura Mars
    Direção: Irvin Kershner
    Elenco:  Faye Dunaway, Tommy Lee Jones, Brad Dourif
    Duração: 104 min

    Laura Mars (Faye Dunaway) é uma fotógrafa que está em evidência, pois utiliza "assassinatos" em seus trabalhos publicitários. Isto gera polêmica, mas lhe dá fama. Sua vida é afetada quando pessoas ligadas a ela são mortas. Laura tem visões dos crimes, mas para seu desespero só pode ver as vítimas, pois enxerga através dos olhos do serial killer.


    O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO (1982)

    Título original: The Year of Living Dangerously
    Direção: Peter Weir
    Elenco:  Mel Gibson, Sigourney Weaver, Linda Hunt
    Duração: 115 min

    Indonésia, 1965. Guy Hamilton (Mel Gibson) é um repórter australiano ambicioso e pouco experiente, que em sua primeira missão internacional chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime de Sukarno. Lá Guy recebe a ajuda essencial de Billy Kwan (Linda Hunt), um fotógrafo anão, que faz para ele importantes contatos com as facções em luta e lhe apresenta a bela Jill Bryant (Sigourney Weaver), assessora do adido militar da embaixada britânica. Alguns acontecimentos precedem a queda do ditador e dentro deste contexto Guy se envolve com Jill.


    GRITOS DO SILENCIO (1984)

    Título original: The Killing Fields
    Direção: Roland Joffé
    Elenco:  Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich
    Duração: 141 min

    A visão de Sidney Schanberg (Sam Waterston), um jornalista americano, sobre a guerra do Camboja e a amizade feita com Dith Pran (Haing S. Ngor), intérprete cambojano e jornalista local. São mostradas as trágicas conseqüências, principalmente as ações do Khmer Vermelho. Com a cobertura da tomada de Phnom Penh, Schanberg ganha o prêmio Pulitzer e retorna para o oriente procurando o amigo, que separou-se dele em razão da guerra.


    SALVADOR - O MARTÍRIO DE UM POVO (1986)

    Título original: Salvador
    Direção:  Oliver Stone
    Elenco:  James Woods, James Belushi, Michael Murphy
    Duração: 122 min

    Um jornalista desacreditado profissionalmente e com sérios problemas financeiros viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em companhia de um amigo.
    Lá ambos descobrem um país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados e crianças, mulheres e clérigos são assassinados sem a menor cerimônia e com total impunidade.



    BUSCA MORTAL (1991)

    Título original: Shattered
    Direção:  Wolfgang Petersen
    Elenco: Tom Berenger, Bob Hoskins, Greta Scacchi
    Duração: 98 min

    Após sofrer grave acidente de carro acarretador de amnésia além de severos traumas, Dan Merrick (Tom Berenger) deseja reconstituir sua vida, do mesmo modo que os médicos reconstituíram seu corpo. Ao rever retratos, ele encontra uma série de fotografias que evidenciam uma relação amorosa de sua esposa Judith (Greta Scacchi) com outro homem. Mergulhando num pesadelo, Dan contrata Gus Klein (Bob Hoskins) detetive particular para saber o que está acontecendo.


    A PROVA (1991)

    Título original: Proof
    Direção: Jocelyn Moorhouse
    Elenco:  Hugo Weaving, Geneviève Picot, Russell Crowe
    Duração: 86 min

    Uma mistura de drama e humor negro na história de Martin (Hugo Weaving), um homem cego que acha que estão sempre lhe enganando. Na infância, ele pensava que sua mãe mentia quando descrevia as coisas e paisagens. Adulto, apesar de cego, ele virou um fotógrafo, mas continua achando que o enganam. Ele tem um relacionamento de amor e ódio com Celia (Genevieve Picot), a mulher que cuida de sua casa. Quando ele conhece e se torna amigo de Andy (Russel Crowe), surge um complicado triângulo amoroso: Andy se apaixona por Celia, mas ela tem ciúmes da amizade dos dois e trama um plano para que Martin fique decepcionado com o novo amigo.


    TESTEMUNHA OCULAR (1992)

    Título original: The Public Eye
    Direção: Howard Franklin
    Elenco:  Joe Pesci, Barbara Hershey, Richard Riehle
    Duração: 99 min

    Leon Barnstein é o melhor fotojornalista de New York no ano de 1942. Especializado em crimes, fica a vontade tanto com policiais quanto com marginais, suas fotos são sempre aquelas que os outros fotógrafos desejavam ter tirado. Bernstein nunca se envolve com os casos que fotografa, até que a glamourosa Kay Levitz recorre a ele quando a máfia parece estar se infiltrando em seu clube devido à negócios inacabados com seu falecido marido. Bernstein, que não é muito bom com as mulheres, concorda em ajudar, já que poderia tirar algumas boas fotos de tudo isso. Na verdade, ele está se apaixonando por Kay.


    PONTES DE MADISON (1995)


    Título original: The Bridges of Madison County
    Direção: Clint Eastwood
    Elenco:  Clint Eastwood, Meryl Streep, Annie Corley
    Duração: 135 min

    Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.



    PECKER (1998)

    Título original:  Pecker
    Direção John Waters
    Elenco:  Edward Furlong, Christina Ricci, Bess Armstrong
    Duração: 87 min

    Narra a história de Pecker (Edward Furlong), um fotografo amador de Baltimore, que usa como assunto de suas fotos todos freaks e losers da cidade. Um dia ele é descoberto por uma dona de galeria de artes de Nova York, vivida por Lili Taylor, que resolve fazer uma exposição das fotos de Pecker. Ele acaba se transformando na nova sensação artística da cidade. Mas sua fama repentina irá mudar o comportamento de todos a sua volta, principalmente dos espectadores que não deveriam ter nada com isso.


    RETRATOS DE UMA OBSESSÃO (2002)

    Título original: One Hour Photo
    Direção: Mark Romanek
    Elenco: Robin Williams, Connie Nielsen, Michael Vartan
    Duração:  96 min

    Um empregado de um laboratório fotográfico, aparentemente equilibrado e apreciador do seu trabalho, desenvolve uma obsessão por uma família cujas fotografias são normalmente reveladas por ele.

    Obsessão que o leva a proceder a impressões extra das fotografias encomendadas e a desenvolver uma relação de pertença à própria família que leva às últimas consequências...


    HOMEM ARANHA (2002)

    Título original: Spider-Man
    Direção:  Sam Raimi
    Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Willem Dafoe
    Duração:  121 min

    Orfão desde criança, Peter Parker vive em Nova York com sua querida tia May e seu estimado Tio Ben. Peter leva a vida normal de qualquer jovem estudante, trabalhando como fotógrafo no jornal Clarim Diário, sob a tutela do editor J. Jonah Jameson, correndo atrás da atraente Mary Jane e divertindo-se com seu amigo Harry Osborn. Durante uma excursão da escola, onde Peter e seus colegas assistem a demonstrações científicas com aranhas, Peter é mordido por uma aranha geneticamente modificada. Pouco depois, ele descobre que adquiriu poderes incríveis: ele vê-se dotado com força e agilidade de aranhas, bem como uma aguçada percepção extra sensorial "aracnídea". Como Homem Aranha, Peter entende as palavras do tio e decide usar seus extraordinários poderes na luta contra o crime.



    FEMME FATALE (2002)

    Título original: Idem
    Direção: Brian De Palma
    Elenco:  Rebecca Romijn, Antonio Banderas, Peter Coyote
    Duração: 114 min

    Laura Ash (Rebecca Romjin-Stamos) é uma linda mulher que é também mestre na arte da manipulação. Após ter um papel crucial em um assalto de jóias, ela repentinamente decide deixar para trás sua carreira criminosa. Reinventando a si mesmo como a respeitável esposa do embaixador norte-americano na França, Laura quer agora fugir dos holofotes e atrair a menor atenção possível. Porém, um repórter paparazzi, Nicolas Bardo (Antonio Banderas), fica atraído por sua beleza e decide segui-la. Subitamente exposta pelas lentes de Nicolas, Laura passa a ser vulnerável aos ataques de seus inimigos e decide usar seus talentos e o instinto voyeurístico de Nicolas para criar uma nova identidade para si e escapar novamente.


    CIDADE DE DEUS (2002)

    Título original: Idem
    Direção:  Fernando Meirelles, Kátia Lund
    Elenco: Alexandre Rodrigues, Matheus Nachtergaele, Leandro Firmino
    Duração: 130 min



    Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade.Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.


    ESTRADA PARA A PERDIÇÃO (2002)

    Título original: Road to Perdition
    Direção:  Sam Mendes
    Elenco:  Tom Hanks, Tyler Hoechlin, Rob Maxey
    Duração: 117 min

    Ele não deveria estar lá. Mas no momento em que o filho Michael Sullivan presencia um brutal assassinato, as vidas desse menino de 12 anos e do gangster que é seu pai são destruídas para sempre e seus destinos unidos para sempre. Agora, perseguido pela Máfia a quem devotou sua vida, Sullivan e seu filho não têm para onde fugir ou como escapar à perseguição incansável de um sádico assassino que gosta de fotografar as vítimas.



    CLOSER (2004)

    Título original: Closer
    Direção: Mike Nichols
    Elenco:   Natalie Portman, Jude Law, Clive Owen
    Duração: 104 min

    Uma inteligente, romântica e muito perigosa história de amor sobre encontros inesperados, atrações instantâneas e traições casuais. Uma visão sobre quatro estranhos – Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen – com uma coisa em comum: eles mesmos


    PAPARAZZI (2004)

    Título original: Paparazzi
    Direção:  Paul Abascal
    Elenco:    Cole Hauser, Robin Tunney, Dennis Farina
    Duração: 84 min

    Bo Laramie é um grande astro em ascensão em Hollywood. Porém, os paparazzi - repórteres que fotografam pessoas famosas sem autorização, expondo em público as atividades que eles fazem em seu cotidiano - perseguem Bo, sua mulher Abby e seu filho de oito anos devassando a família deste publicando inúmeras mentiras em tabloides sensacionalistas. Os paparazzi inescrupulosos acabam provocando um terrível acidente com sua família e agora Bo decide se vingar deles.


    A PELE (2006)

    Título original: Fur : An Imaginary Portrait of Diane Arbus
    Direção: Steven Shainberg
    Elenco:   Nicole Kidman, Robert Downey Jr., Ty Burrell
    Duração: 122 min

    Diane Arbus (Nicole Kidman) é considerada por muitos como sendo um dos melhores fotógrafos do século XX. Ao longo de sua carreira Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pelos em todo o corpo.



    TESTEMUNHAS DE GUERRA (2009)

    Título original: Triage
    Direção: Danis Tanovic
    Elenco:  Colin Farrell, Jamie Sives, Paz Vega
    Duração: 99 min

    Mark (Colin Farrell) e David são experientes fotojornalistas de guerra que buscam imagens no Curdistão, uma região considerada muito perigosa. Mark decide ficar mais alguns dias no campo de guerra, em busca de uma foto exclusiva, enquanto David só quer voltar para casa e reencontrar sua esposa. Alguns dias depois, quando Mark retorna ferido para sua casa, ele fica chocado ao ouvir que David nunca chegou em casa. Cansado, confuso, obcecado pelos fantasmas da guerra e incapaz de voltar a sua antiga vida, com sua esposa Elena (Paz Vega), Mark preocupa a todos e tenta descobrir o que realmente aconteceu com seu amigo David.



    REPÓRTERES DE GUERRA (2010)

    Título original: The Bang Bang Club
    Direção: Steven Silver
    Elenco:  Ryan Phillippe, Malin Akerman, Taylor Kitsch
    Duração: 106 min

    Esta é uma história real de um grupo de jovens repórteres de guerra - Greg Marinovich, João Silva, Kevin Carter e Ken Oosterbroek - unidos pela amizade e pelo senso com o propósito de contar a verdade. Eles arriscam as suas vidas para contar ao mundo toda a violência e brutalidade nas primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime de Apartheid South Africa. Este período intenso da política mundial tornou-se o maior de seus trabalhos (dois deles receberam o Pulitzer), mas o preço que eles pagaram foi muito alto. Baseado no livro The Bang Bang Club escrito por Marinovich e o português João Silva, é um emocionante trabalho que expõe os riscos de quem busca a verdade.





    5 DIAS DE GUERRA (2011)

    Título original: 5 Days of War
    Direção: Renny Harlin
    Elenco:  Rupert Friend, Emmanuelle Chriqui, Richard Coyle
    Duração: 113 min

    2008. Durante a sangrenta guerra entre Rússia e Geórgia, um jornalista norte-americano, o cinegrafista que o acompanha e uma jovem local enfrentam o fogo cruzado.




    A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (2013)

    Título original: The Secret Life of Walter Mitty
    Direção:  Ben Stiller
    Elenco:  Ben Stiller, Kristen Wiig, Jon Daly
    Duração: 114 min

    Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top