google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MORRE MARTIN LANDAU


Dia devastador este. Acabamos de noticiar a morte de George Romero. Agora Landau.

Martin, com 17 anos,  foi contratado pelo New York Daily News como cartunista e ilustrador. Durante cinco anos ilustrou "Pitching Horseshoes" de Billy Rose. Também trabalhou para o cartunista Gus Edson nas tiras "The Gumps". Mas a sua maior ambição era ser ator e, em 1951 debutou em "Detective Story".

Na Broadway apareceu em "First Love". Dos dois mil candidatos a integrar o Actors Studio só entraram ele e Steve McQueen. Este último conheceu Landau enquanto este fora mecânico na garagem onde James Dean levava a sua moto. Foi também a primeira escolha de Gene Roddenberry para fazer de Mr. Spock em "O Caminho das Estrelas". Por três temporadas, foi o mestre em disfarces Rollin Hand na série "Missão Impossível"


Trabalhou continuamente até 1972. Voou até Inglaterra com a sua mulher, à procura de trabalho e começou a filmar "Space 1999" (1975) em que fazia de comandante John Koenig. A sua carreira resumiu-se depois a pequenos papéis mas em 1988 "renasceu" em "Tucker - um homem e seu sonho, de Coppola". Tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Ganhou o Oscar de Melhor Ator (coadjuvante) em Ed Wood, onde interpretava o também ator Bela Lugosi em fase decadente.

Casou em 1957 com a atriz Barbara Bain, com quem tem duas filhas: Susan Landau e Juliet Landau, 30 de março de 1965. Estão divorciados desde 1993.

Faleceu hoje, de um mal súbito, após ser internado na noite de sábado. Aparentemente, estava bem e trabalhando a todo vapor.




Tecnologia do Blogger.