• ÚLTIMAS...

    terça-feira, 11 de julho de 2017

    12 CADEIRAS NO CINEMA / TV


    Os autores do clássico da literatura russa são Ilya Ilf, e Evgeny Petrov. Ilf nasceu em 15 de outubro de 1897 e Petrov em 13 de dezembro de 1903, ambos em Odessa. O irmão mais velho de Petrov foi o escritor Valentin Kataev . Ilf começou sua carreira como jornalista aos 18 anos. Petrov, filho de um professor, também começou como correspondente de notícias, embora trabalhasse brevemente como investigador criminal.

    Ilf e Petrov, independentes uns dos outros, chegaram a Moscovo em 1923. Ilf foi trabalhar para a revista Gudok , escrevendo ensaios santificados. Petrov encontrou trabalho com o jornal Krasny Perets . Petrov mudou-se para Gukok em 1926.

    Eles se uniram, e em janeiro de 1928 fizeram "Doze cadeiras".Esta sátira em vários aspectos da sociedade soviética durante a NEP (Nova Política Econômica) foi um tremendo sucesso, e o romance alcançou o status de cult. Muitas expressões do romance passaram a linguagem comum.

    Ilya Ilf morreu de tuberculose em 13 de abril de 1937. Petrov morreu em um acidente de avião em 2 de julho de 1942 enquanto trabalhava como um correspondente de guerra na Crimeia.

    12 cadeiras foi diversas vezes adaptado para o cinema ou tv. Abaixo, detalhes das 21 adaptações, numa das publicações mais difíceis que já fiz (cinema russo é pouco difundido, até em sites como imdb). Alias, ouso a dizer, que site nenhum tem esta lista com todas as informações abaixo. Sempre faltam dados ou sinopse.



    A CPC Umes filmes nos prestou o favor de lançar uma das versões (adquira aqui), que é uma das melhores e mais divertidas. Eles estão resgatando pérolas, afim de tornar o cinema soviético mais visível. Espero que estejam conseguindo, pois sei que é um trabalho árduo.
    Confiram abaixo as 21 adaptações da história:


    Ferdinand Šuplátko passou a maior parte de sua vida ralando numa barbearia, entre sabão, escova, lâminas de barbear e bochechas ensaboadas. E ele certamente passaria a vida neste emprego sem reclamar, até que um dia bateu na sua porta alguém levando a notícia de que ele é o único herdeiro da sua falecida tia, que morreu recentemente em Varsóvia.


    George Withers descobre que ele deve herdar algumas jóias valiosas de sua tia, e solicita a ajuda de um advogado com jeito de picareta para garantir que ele  obtenha a herança. Acontece que as pedras estão escondidas no revestimento de uma das seis cadeiras antigas da sua tia, que deixou instruções para que seu sobrinho adquira as cadeiras em leilão. Mas infelizmente eles são vendidos separadamente, pois ele chega tarde no evento, gerando muita confusão.


    Felix Rabe , que é proprietário da barbearia, viaja para Viena para reclamar sua herança deixada pela falecida tia Barbara. Mas a tia deixa apenas 13 cadeiras. A fim de pagar a passagem de volta, ele vendeu-as  para um negociante de sucata  chamado Alois Hofbauer. Depois disto, ele encontra uma carta, afirmando que todos os seus bens financeiros estão costurados em uma das cadeiras. Só que ao voltar no negociante, Felix descobre que as cadeiras foram vendidas.


    Uma velha senhora decide deixar de herança ao seu sobrinho 12 cadeiras de estilo veneziano. Porém cadeiras são vendidas a um negociante de sucata e, após a venda, o sobrinho descobre uma carta de sua tia, que diz que em uma das cadeiras está escondida a soma de 100.000 libras em dinheiro. A partir deste momento começa a  caça à cadeira certa. 


    Filip  ( Åke Söderblom ) descobre que ele tem uma herança de sua tia, em Estocolmo. Ele vai de trem para a cidade, e nele encontra a bela jovem Gun Svärdsjö ( Lillebil Kjellén ), a quem  imediatamente se apaixona. Uma vez em Estocolmo Filip toma conhecimento que ele herdou treze cadeiras. Ele foi persuadido a vendê-las  pelo negociador Gottfrid Andersson ( Ludde Gentzel ). Após isso, Filip descobre que no estofamento de uma das cadeiras, há 100 mil em dinheiro.


    Um mestre de cerimônias (Fred F. Trumble Floogle) de um um circo de pulgas herda uma fortuna, mas depois descobre que ela está em uma das cadeiras que foi a leilão. 
    Vários atores conhecidos fazem cameo, como Don Ameche , Rudy Vallee , William Bendix , Jerry Colonna , Robert Benchley , John Carradine , Sidney Toler .
    Há uma versão alternativa onde há uma narração em off de Fred Allen  nos crédito de abertura.


    O filme conta a história de um diamante que foi costurado em uma cadeira preta . Jean é um prisioneiro que quando cumpre sua pena, decide realizar mais um trabalho antes de começar uma vida honesta. Por um dos prisioneiros, ele fica sabendo de um valioso diamante escondido em uma das 7 cadeiras pertencentes a um homem chamado Taylor. Porém, quando ele descobre que as cadeiras foram vendidas e ele parte para uma busca, tentando descobrir com quem está a cadeira premiada.


    Felix Rabe é um empregado de um salão de cabeleireiro. Ele inventou um restaurador de cabelo que nunca funcionou. Um dia ele recebe uma carta do tribunal distrital: sua tia Caroline morreu e ele é o único herdeiro. Felix deixa para trás o salão de cabeleireiro e parte em busca do que a tia deixou para ele, porém chega lá e descobre 13 cadeiras. Frustrado, decide vendê-las, sem saber que em uma das cadeiras reside uma pequena fortuna. 


    Oscarito interpreta Bonifácio, um barbeiro do interior que recebe uma herança de uma tia: uma mansão na cidade. Mas o imóvel é confiscado e ele acaba ficando apenas com 13 cadeiras. Após vendê-las, desespera-se ao descobrir que a falecida havia escondido uma fortuna no estofamento de uma delas. Junto com a dançarina de cabaré Ivone (Renata Fronzi), ele tentará então reavê-las, se envolvendo em muita confusão.


    Ao descobrir que sua sogra havia escondido uma fortuna em jóias no forro de uma entre doze cadeiras idênticas confiscadas pela Revolução, um jovem cubano inicia sua caça ao tesouro, mas ele não é o único ao saber sobre as pedras preciosas e terá que recuperá-las antes que seus adversários.


    A rica Hippolyte Vorobyaninov antes de sua morte, disse ao homem que escondeu  diamantes na dentro de uma das 12 cadeiras do hotel. Fato ocorrido  durante a revolução, por isso, cada cadeira teve um fim (alguma jogada fora, outra roubada, vendida...). E juntamente com o vigarista Ostap Bender, o homem vai em busca das cadeiras, afim de descobrir em qual se encontra o tesouro escondido. Mas a tarefa não vai ser fácil.


    Mario, um jovem vagabundo, herda 13 cadeiras antigas. Sem grana ele decide arranjar alguma coisa para vender e acaba vendendo as cadeiras Mais tarde, ele descobre que uma das cadeiras tinha um documento secreto, um mapa do tesouro. Assim começa uma jornada de aventuras em busca da cadeira da sorte.


    Na década de 1920, durante a Rússia  da União Soviética, um aristocrata falido, um padre e um vigarista saem em uma caça ao tesouro. Após descobrirem que as jóias de uma família local estão escondidas dentro de uma das doze cadeiras da sala de jantar, os três saem separadamente em busca das cadeiras que foram perdidas durante a revolução.


    O ex-aristocrata Kisa Vorobianinov (Sergei Filippov) possui uma vida miserável na Rússia Soviética. Sua sogra revela um segredo a ele - ela escondeu os diamantes da família em uma das doze cadeiras que eles uma vez tiveram. Vorobianinov, Com a ajuda do jovem vigarista Ostap Bender (Archil Gomiashvili), inicia uma longa busca pelos diamantes.


    O personagem principal se envolve com a justiça graças ao roubo de uma poltrona. No tribunal, ele conta toda a história. Anos atrás, ele foi forçado a vender quatro poltronas de veludo para um negociante. Após a morte de sua tia, ele foi informado de que sua herança era  uma caixa de jóias escondida em uma dessas quatro poltronas. Porém, elas foram vendidas para outras pessoas, e então uma busca desesperada pela poltrona certa começa, resultando em muitas aventuras.


    A vida tranquila do registrador Ippolit Matveyevich Vorobyaninov é abalada pela morte súbita de sua sogra, Claudia Ivanovna, que  costurou seus diamantes no assento de uma das doze cadeiras pertencentes à sua antiga sala de estar, a fim de escondê-los das forças soviéticas, que estavam confiscando tesouros de todos.
    Porém as cadeiras foram vendidas e Matveyevich decide procurá-las. Mas ele não estará sozinho. O sacerdote da cidade, padre Fyodor, também sabia do segredo de Claudia Ivanovna como parte de sua confissão e decide encontrar as cadeiras por conta própria..


    Franz Sedlak e sua neta Sami receberam uma carta do cartório dizendo que eles herdaram a nobre casa de sua tia-avó Karoline Weber em Klagenfurt. Eles vão até o lugar e descobrem o  apartamento vazio, apenas com 13 cadeiras. Como nada interessou, Franz solicitou o leilão do lugar com as cadeiras e de volta à sua cidade, ele inicia uma corrida contra o tempo depois que ele descobre que sua tia costurou cerca de € 200.000 no forro de uma das cadeiras.  Franz está  precisa descobrir os endereços dos novos proprietários das 13 cadeiras e tentar comprá-las novamente.


    Em seu leito de morte, uma velha aristocrata russa confia a seu enteado um segredo guardado a sete chaves: ela escondera todas as suas jóias em uma de suas doze cadeiras que foram confiscadas e levadas para longe após a revolução.


    Baseado na famosa novela de Ilya Il'f e Yevgeniy Petrov, esta é uma produção para a tv dividida em duas partes e conta a história de Ostap Bender e Kisa Vorobyaninov que estão a procura de joias escondidas em uma das 12 cadeiras de uma aristocrata madrasta de Vorobyaninov, durante a revolução. Com sua morte, as cadeiras se perdem, e eles partem em busca de onde estão as cadeiras ou com quem.


    Um tesouro escondido em uma cadeira; uma esteticista e uma tatuadora que se apaixonam enquanto a procuravam; um misterioso sacerdote que aparece na vida deles como uma ameaça. Os rivais em primeira instância, depois se tornam aliados, numa aventura incrível, entre mal-entendidos, perseguições, e um único objetivo: a fortuna


    Com: Farzad Dezdemeh, Ahmad Najafi, Dariush Asadzadeh, Afsar Asadi, Arjang Amirfazli, Azadeh Mehdizadeh, Ramtin Khodapanahi, Alireza Osivand, Reza Tavakoli, Mehran Rajabi, Farshid Zareiifar, Arash Nozari, Sattar Haris

    Eskandar, que era o motorista pessoal de "Hoveyda" - primeiro ministro do regime de Pahlavi -conhece um segredo dele, mas ninguém leva sua palavra a sério. Até o dia em que ele conhece Amir Vaziri e conta-lhe sobre o segredo sobre uma coleção de "carros"; E uma vez que ele previu a próxima turbulência política no país, esconde uma coisa muito valiosa no banco traseiro de um dos doze carros que ele possuía! Então, Amir e Eskandar começam a procurar o item escondido,  que eles não sabem exatamente o que é.

    O filme foi feito em 2011, e completado em 2012. Mas somente em 2015 houve a pós produção. Portanto, encontrarão facilmente uma destas datas em sites de informações sobre o filme como sendo a data oficial da produção.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top