• ÚLTIMAS...

    SIDNEY LUMET - 10 FILMES ESSENCIAIS



    A lista dos 10 filmes essenciais tem como finalidade destacar 10 produções importantes de um diretor (a) ou ator (atriz). E por conta disto houve uma mudança necessária (este texto será colocado em todas as próximas publicações): SEMPRE será formada por 8 filmes que consideramos imperdíveis, somados ao primeiro e último filme da carreira do escolhido. 

    O motivo é simples - fornecer um parâmetro de como foi sua carreira, mostrando o ponto inicial e final. Assim saberemos se a pessoa encerrou bem ou em decadência e se o início foi comum ou genial.

    O diretor de hoje é um monstro do cinema. Um dos maiores realizadores de todos os tempos. Conseguiu o marco de começar e encerrar a carreira com filmes sensacionais.

    Indicado cinco vezes ao Oscar, quatro por direção e uma por roteiro adaptado, Lumet nunca venceu, mas foi homenageado em 2005 com o Oscar honorário. Talvez os seus filmes fossem viscerais demais para a Academia na época. Lumet ajudou a definir, nos anos 70, ao lado de William Friedkin, Martin Scorsese, Brian De Palma e outros, uma geração de Hollywood que sabia refletir sobre os filmes que fazia.

    Confiram seus 10+


    1) 12 HOMENS E UMA SENTENÇA (1957)

    Um jovem porto-riquenho é acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados, que só querem ir logo para suas casas.

    2) HOMEM DO PREGO (1964)

    Durante o nazismo na Alemanha, o professor universitário judeu Sol Nazerman é confinado em um campo de concentração juntamente com sua família: esposa, pais e um casal de filhos pequenos. Ele é o único sobrevivente após a Guerra e vai para os Estados Unidos, trabalhar como proprietário de uma loja de penhores no perigoso bairro do Harlem em Nova Iorque. Ele passa os dias negociando sem qualquer emoção com toda a sorte de clientes arruinados e abalados.

    3) LIMITE DE SEGURANÇA (1964)

    Em 1964, em plena Guerra Fria, com Estados Unidos e União Soviética competindo ferozmente pela hegemonia mundial, um erro de computador pode destruir ainda mais essa relação complicada. Por uma falha técnica no sistema do Strategic Air Command (órgão estratégico de defesa nuclear dos Estados Unidos), uma frota de aviões recebe a ordem de destruir a cidade de Moscou com duas bombas atômicas. Com pilotos treinados para não receberem ordem verbais e com o procedimento de destruição em curso, os americanos vão ter que lutar contra o tempo, já que os russos prometeram destruir Nova York caso o lançamento aconteça.

    4) COLINA DOS HOMENS PERDIDOS (1965)

    Durante a 2ª Guerra Mundial, no deserto líbio, há um acampamento militar britânico cujo objetivo é disciplinar os militares que tiveram um comportamento reprovável. Os prisioneiros são perseguidos pelo 2º sargento Williams (Ian Hendry), que os faz subir várias vezes, debaixo de um sol escaldante, uma colina construída no meio do campo. O sargento Charlie Harris (Ian Bannen) é o mais humano dos guardas, mas o chefe do campo, o 1º sargento Bert Wilson (Harry Andrews), se recusa a desautorizar Williams. Um dia chegam 5 novos prisioneiros e cada um enfrentará de modo diferente a autoridade e o sadismo de Williams.

    5) SERPICO (1973)

    Na Nova York dos anos 70, Serpico (Al Pacino) é um policial jovem e idealista que, ao contrário de muitos de seus colegas, se nega a aceitar dinheiro oriundo da extorsão de criminosos locais. Com isso, ele passa a enfrentar a resistência de seus superiores em aceitar seus métodos pouco ortodoxos de combate ao crime e, mais, deixa clara a sua indignação diante da corrupção generalizada entre seus colegas da polícia, passando a colocar a própria vida em risco.

    6) UM DIA DE CÃO (1975)

    Baseado numa história real, Al Pacino brilha no papel de Sonny Wortzik, um ladrão que resolve assaltar um banco num dia de calor escaldante em Nova York. As coisas não correm exatamente como ele planejou e, em pouco tempo, o banco está cercado pela polícia e por um gigantesco circo de mídia – daí em diante, tudo só se complica. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.

    7) REDE DE INTRIGAS (1976)

    O âncora Howard Beale (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então ele passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.

    8) PRÍNCIPE DA CIDADE (1981)

    Um investigador de Nova York aceita participar de uma arriscada operação de combate à corrupção no departamento de polícia da cidade, organizada pelo Departamento de Justiça. Mas ele terá de enfrentar a possibilidade de incriminar velhos amigos e de perder a própria vida para atingir os objetivos da missão.
    Este filme foi minha última escolha. Fiquei entre 3 filmes, mas dei uma pesquisada em todos os sites que ranqueiam, e este filme aparece em praticamente em todas. Esta não era minha opção mas eu quis ser justo com a opinião da maioria.

    9) O VEREDITO (1982)

    Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.

    10) ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO (2007)

    Nova York. Andrew "Andy" Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, que demonstrará graves problemas na sua área, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), que também tem problemas financeiros (deve três meses da pensão da sua filha, cuja guarda está com a ex-mulher), a assaltar a joalheria dos pais deles, Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). 




    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top