google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

NEIL JORDAN - 10 FILMES ESSENCIAIS


O diretor escolhido de hoje é Neil Jordan, que este mês tem o filme "Nó na garganta" e "Byzantium" lançado no mercado de home vídeo. 
Ele começou auxiliado nas filmagens de Excalibur, dirigido por John Boorman. Depois começou a cuidar dos seus próprios projetos e fez história, tornando um diretor bastante cultuado.

Confiram os 10 filmes essenciais que recomendamos conhecerem:


Clara (Gemma Arterton) é uma jovem mãe vampira que morde sua filha Eleanor (Saoirse Ronan). Procurando por refúgio, a dupla mortal conhece o solitário Noel. Pouco tempo depois, a adolescente faz amizade com Frank (Caleb Landry Jones) e conta que elas sobrevivem com sangue humano há cerca de 200 anos. O segredo começa a se espalhar e o passado das mulheres vai voltar para assombrá-las.


Patrick "Pussy" Braden (Cillian Murphy) é travesti numa pequena cidade da Irlanda. Filho de um relacionamento entre uma doméstica e o padre local, depois de abandonado pela mãe Patrick foi criado por Ma Braden (Ruth McCabe), que não suporta seu jeito afeminado. Juntamente com seus amigos Charlie (Ruth Negga), Irwin (Laurence Kinlan) e Laurence (Seamus Reilly), Patrick decide sair de casa e partir em busca de sua mãe verdadeira.


Numa noite chuvosa de 1946, o novelista Maurice Bendrix (Ralph Fiennes) encontra Henry Miles (Stephen Rea), marido de sua ex-amante Sarah (Julianne Moore). Maurice e Sarah tiveram um tórrido caso dois anos antes, até que, sem qualquer explicação, Sarah terminou o romance. O encontro com Henry reacende a obsessão de Maurice por Sarah, num misto de ciúme e desejo em reencontrá-la. Para tanto, começa uma investigação, para poder entender o porquê do rompimento do romance entre os dois.


A vida numa pequena comunidade rural irlandesa, nos anos 60, vista pelos olhos de Francie (Eammon Owens), menino de 12 anos. Em meio às brincadeiras com o amigo Joe (Alan Boyle) e a conturbada vida familiar junto a seu pai alcoólatra e à mãe, que lentamente perde a razão, o garoto busca a redenção em fantasias espirituais.


Em 1916, na Irlanda, Michael Collins (Liam Neeson) é preso em virtude de participar de uma manifestação contra a presença inglesa em seu país. É neste período que ele passa a acreditar que a guerrilha poderá levar seus compatriotas ao fim de uma submissão ao governo inglês, que dura 700 anos. Assim é criado o Exército Republicano Irlandês, o IRA, conseguindo em 1921 realizar o primeiro acordo de paz com os ingleses, quando fundou a República da Irlanda do Norte. Mas a paz almejada foi apenas o início de um conflito entre Irlanda do Norte e Inglaterra, que permanece até os dias de hoje.


São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.


O IRA sequestra um soldado inglês (Forest Whitaker), que desenvolve uma certa amizade pelo guerrilheiro (Stephen Rea) encarregado de vigiá-lo. Mas o soldado morre e o guerrilheiro vai comunicar sua morte namorada do soldado, por quem acaba se apaixonando. Mas esta paixão lhe provocará um choque inesquecível, enquanto companheiros do IRA querem que ele participe de uma perigosa missão.


Um ex-presidiário consegue como emprego ser motorista de uma prostituta de luxo negra. Além do trabalho rotineiro de levá-la a diversos lugares, ele tenta encontrar uma amiga dela, que também é prostituta. Neste meio tempo ele se apaixona pela meretriz e começa a defendê-la dos "clientes", mesmo quando ela não quer ser protegida.


O filme reinterpreta a história de Chapeuzinho Vermelho numa perspectiva de emergente sexualidade adolescente. É constituído por uma série de histórias sobre lobos, lobisomens e uma pequena aldeia, num ambiente de conto de fadas, e cheio de referências e conotações sexuais. Nesta versão do antigo conto, o lobo é um lobisomem e a Chapeuzinho é uma jovem de 14 anos, Rosaleen.


Após uma apresentação, o saxofonista Danny testemunha o assassinato do produtor de sua banda e de uma garota muda. Interrogado pela polícia, lembra-se somente dos sapatos ortopédicos do líder dos assassinos. Assim, começa sua busca de respostas para esse crime e de vingança.


Tecnologia do Blogger.