• ÚLTIMAS...

    CESAR COFFIN SOUZA - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS


    Cesar Eduardo Almeida de Souza ou“ Coffin Souza”, é um ator, diretor, produtor, maquiador de vídeos e filmes desde 1982
    Nascido em junho de 1962 em Porto Alegre, RS.  Experiência em super-8 e vídeo e participação em mais de 15 longa metragens e dezenas de curtas. Canibal Filmes e Fábulas Negras (ES). Foi co-autor (com Petter Baiestof) do livro “Manifesto Canibal” (2004-Achiamé Editora).
    Realizou mais de 20 curtas; participou da coletânea “13 Histórias Estranhas”- com outros 12 realizadores do sul do país e como ator do curta metragem “O Colecionador de Sacis” de Andriolli Costa e Magnum Borini.

    Confiram sua filmografia no IMDB: http://www.imdb.com/name/nm5775806/
    E seja amigo dele na rede social de filmes - Filmow: http://filmow.com/cesar-coffin-souza-a150004

    Abaixo Cesar resposte às sete perguntas capitais: 

    1) - Quando surgiu o seu interesse pelo cinema? 

    CCS.:Desde que me lembro, eu sempre fui fascinado por filmes. Primeiro foi na TV, com filmes de Ficção e fantasia antigos, séries como Ultraman, Robot Gigante, Perdidos no Espaço, Viagem ao Fundo do Mar, etc. Depois o Cinema, que se tornou mais do que um hábito, um vício.


    2) - Coleciona filmes, cds ou algo relacionado à 7ª arte ?

    CCS.:Agora ando mais devagar, mas sempre colecionei Filmes (primeiro VHS, depois…); Livros sobre cinema fantástico (principalmente importados) ;Revistas (idem, a minha favorita já foi a Fangoria, agora é a inglesa The Dark Side); Posters, Lobby Cards, bonecos, máscaras, memorabilia…Grande parte do que levo comigo quando me mudo, são caixas e mais caixas com este meu “tesouro” (risos).


    3) - Como começou sua relação com o gênero do horror? Como nasceu César Coffin?

    CCS.:Aos 15 anos eu já sabia que estaria envolvido com cinema, pelo resto da vida. Meu primeiro emprego foi como office boy, e comprei em muitas prestações, câmera, projetor, iluminação e moviola para Super-8.  Comecei a fazer curtas na bitola, ajudado por primos e amigos…e claro..eram “filmes de terror”. Bem mais tarde me envolvi com os vídeos de Petter Baiestorf, e na primeira participação (O Monstro Legume do Espaço) criei este personagem, que depois foi transposto para os fanzines que fazia (via desenhos de Rogerio Baldino) e acabei sendo chamado assim e adotei o “nome artístico”.


    4) - Qual sua experiência dentro deste universo artístico que mais te marcou?

    CCS.:Toda experiência marca. Meu primeiro curta, minha primeira experiência com VHS, Conhecer José Mojica Marins pessoalmente nos anos 90, A Canibal Filmes, Festivais, Experiências novas,(como produção para outros parceiros), Fabulas Negras, a reação do público, pessoas que conheci neste universo e que fazem parte de meu círculo íntimo de amigos, …tenho dificuldade com esta coisa de escolher  e fazer listas…na próxima pergunta vai ser igual…(risos)



    5) - Existe uma lista de filmes que marcaram sua vida?

    CCS.:Esta é uma pergunta difícil! Mas vou listar alguns agora no impulso: O Dia em Que a Terra Parou (1951), A Meia Noite Levarei ma Sua Alma, O Gabinete do Dr. Caligari, Nosferatu (as duas versõess), 2001, Uma Odisséia no Espaço, Plan 9 From Outer Space, Cidadão Kane, A Festa do Monstro Maluco (Mad monster Party), Fitzcarraldo, AS Diabólicas, Encouraçado Potemkin, Frankenstein (1931), A Mansão de Frankenstein, Suspiría, O Massacre da Serra Elétrica 2, Carnival of Souls, O Enigma do Outro Mundo, Godzilla (1954), King Kong (1933), Farsa Trágica, Dawn of the Dead ,  Vampyros Lesbos…Jean Rollin, Harryhausen, Jesus Franco, José Mojica Marins, Mario Bava, Dario Argento, Ed Wood Jr., Werner Herzog, Stanley Kubrick, Hitchcock, Peter Jackson, George Romero, Akira Kurosawa, Sam Raimi, Roger Corman, Russ Meyer, Terence Fisher, Ishiro Honda…Poderia continuar em muitas páginas! (risos).



    6) - Fale um pouco dos seus projetos para este ano. Tanto os que estão acontecendo quanto os previstos para começar. 

    CCS.:Estou em mais uma de minhas fases de mudanças…Voltei a meu Estado e cidade natal á um ano e agora estou em uma cidade próxima de Porto Alegre. Abri um negócio com um velho parceiro, mas agora estou em um emprego convencional…Novas adaptações. Novidades sempre!.Parar cria limo! Estou envolvido em pelo menos 3 projetos para este ano, todos curta-metragens: Ator em um curta no interior de São Paulo; roteiro e direção de um curta para uma antologia em Porto Alegre, e colaboração (efeitos, cenografia e afins) em um curta de amigos estreantes. Nada de títulos por enquanto, porque todos estão em fase de pré-produção em níveis diferentes. Pensei seriamente (e ainda me bate esta ideia diariamente…) em me “aposentar”, ou pelo menos tirar umas férias prolongadas, mas, acabo me envolvendo e na verdade, preciso disto…Também continuo com meus blogs dedicados ao cinema de gêneros e Scream Queens:
    SHE DEMONS ZINE (http://shedemonszine.blogspot.com.br/), e o
    MUSEU DA MEIA NOITE (  http://museudameianoite.blogspot.com.br/ ).

    7) - E se pudesse deixar uma lição desta vida dedicada ao cinema, qual seria?

    CCS.:Não sou muito fã da humanidade em geral. Mas se existe uma coisa que me faz ter “esperança” (aspas duplas) nos meus semelhantes, é a criação artística (cinema, literatura, artes plásticas,etc..). Algo sempre me incentiva e diverte.Então, apesar de sermos uma espécie que está sempre destruindo seu próprio habitat e tudo a sua volta, apesar das MUITAS ignorâncias NOSSAS…Estar envolvido com o cinema, criação e com o “udigrudi”,  me dá vontade de continuar…
    M.V.:NValeu amigo. Sucesso




    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top