google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

50 FILMES DE ASSALTO PARA VER ANTES DE MORRER


Tudo começou num distante 1903, com o Grande roubo do trem. Não só os filmes de assalto começaram ali, como o próprio cinema de gênero. O filme de Edwin S. Porter fez história. De lá para cá, foram assaltos de todas as formas: diligências, joalherias, bancos, corridas de cavalos para enumerar os mais populares. E quanto mais mirabolantes, melhor. A cena de assalto mais emblemática do cinema é a de Rififi (1955), feita em tempo real, com total silêncio. Muitas refilmagens foram realizadas, como Thomas Crown e os 11 do Danny Ocean.

Dada a importância deste sub-gênero, fiz esta lista, que se não gabarita os filmes de assalto (são milhares e ruins), serve de ponto de partida para curtir este tipo de cinema.

Boa diversão:

O SEGREDO DAS JÓAIS (1950)

Título original: The Asphalt Jungle
Direção: John Huston
Elenco: Sterling Hayden, Louis Calhern, Jean Hagen
Duração: 112 min

Recém-saído da prisão, Doc Riedenschneider (Sam Jaffe), um mulherengo gênio do crime, já planeja o próximo assalto milionário. Ele recruta seus homens de confiança: Louis (Anthony Caruso), Gus (James Whitmore), Emmerich (Louis Calhern) e Dix Handley (Sterling Hayden), mas pequenas falhas em todos os setores comprometem o sucesso do roubo.

RIFIFI (1955)

Título original: Du rififi chez les hommes
Diretor:Jules Dassin
Elenco:  Jean Servais, Carl Möhner, Robert Manuel
Duração: 122 min

Tony Stephanois acabou de sair da prisão e está irritado por causa da infidelidade de sua garota. Ele resolve se juntar a seus colegas, Jo e Mario, no planejamento de um ambicioso assalto a uma joalheria. Cercado de uma execução meticulosa, as coisas começam a dar erradas quando um dos integrantes do grupo comete um erro no momento em que tudo estava quase terminado...

QUINTETO DA MORTE (1955)

Título original: The Ladykillers
Diretor: Alexander Mackendrick
Elenco:  Alec Guinness, Peter Sellers, Cecil Parker
Duração: 91 min

Cinco criminosos que podem ser considerados no mínimo excêntricos e uma mulher muito esperta planejam roubar um banco. Para a elaboração do plano, eles decidem alugar uma casa em King's Cross, em Londres, só que eles não contavam que a dona do lugar fosse uma velhinha fofoqueira de olhos bem abertos. Ela acaba por descobrir o que eles estavam tramando e se torna alvo dos bandidos. No entanto, eles não esperavam que fosse tão difícil matá-la.

O GRANDE GOLPE (1956)

Título original: The Killing
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards
Duração: 85 min

Após cumprir uma pena de 5 anos, Johnny Clay (Sterling Hayden) está convencido de que se o ladrão não fizer um plano perfeito ele será preso, independente da quantia. Assim, decide apostar alto e elabora uma complexa trama para assaltar o hipódromo. Se der certo, ele e seus cúmplices ficarão ricos, pois calcula que obterá no assalto 2 milhões de dólares, mas tudo tem que funcionar como engrenagens de uma máquina e basta uma delas não se ajustar para tudo fracassar.

ETERNOS DESCONHECIDOS (1958)

Título original: I soliti ignoti
Diretor: Mario Monicelli
Elenco: Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni, Renato Salvatori 
Duração: 106 min

Os Eternos Desconhecidos é um dos maiores clássicos da comédia italiana. O mestre Mario Monicelli (Quinteto Irreverente) dirige um elenco estelar liderado por Vittorio Gassman, Mario Monicelli, Claudia Cardinale e o genial Totò. Nesta divertida sátira aos filmes de assalto, acompanhamos a história de Peppe, um ex-boxeador que, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer o assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmara, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que o bando imagina. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Os Eternos Desconhecidos é uma das comédias mais engraçadas de todos os tempos

ONZE HOMENS E UM SEGREDO (1960)

Título original: Ocean's Eleven
Diretor: Lewis Milestone
Elenco: Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr.
Duração:  127 min

Onze amigos que se conheceram durante a Segunda Guerra Mundial se reúnem para elaborar um plano além de arriscado, totalmente mirabolante: assaltar cinco dos mais famosos cassinos de Las Vegas numa mesma noite, , liderados por Danny Ocean (Frank Sinatra).

ASSALTO AO TREM PAGADOR (1962)

Título original:Idem
Diretor: Roberto Farias
Elenco: Eliezer Gomes, Reginaldo Faria, Jorge Dória
Duração:  102 min

Baseado num caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 1960, quando um bando atacou e assaltou o trem pagador da Central do Brasil. Armados, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros e mataram um homem. O caso só foi encerrado um ano depois, com a prisão dos culpados.

TOPKAPI (1964)

Título original: Idem
Diretor:  Jules Dassin
Elenco:  Melina Mercouri, Peter Ustinov, Maximilian Schell
Duração: 120 min

Os problemas fervilham nas exóticas torres de Istanbul quando a também exótica Elizabeth Lipp (Melina Mercouri) recruta Walter (Maximilian Schell), seu ex-amante, para fazer parte de um fantástico esquema para roubar de um museu o orgulho da cidade de Topkapi: uma valiosíssima adaga cravejada de jóias. Mas o "serviço" logo toma ares cheios de tensão quando o desajeitado Arthur (Peter Ustinov) e outros amadores são contratados para ajudar na empreitada.

COMO ROUBAR UM MILHÃO DE DÓLARES (1966)

Título original: How to Steal a Million
Diretor:  William Wyler
Elenco:  Audrey Hepburn, Peter O'Toole, Eli Wallach
Duração: 123 min 

Nicole Bonnet (Audrey Hepburn) é a filha de um falsificador de obras de arte que pede a ajuda de Simon Dermott (Peter O'Toole), um desconhecido que recentemente invadiu sua casa, para roubar uma estátua. O pedido é feito porque seu pai, Charles Bonnet (Hugh Griffith), emprestou para um museu a estátua e sem ler um documento, autorizou exames que provem a autenticidade da obra. Quando os testes forem feitos ficará claro que a obra é falsa, assim todos os quadros que Charles vendeu serão testados de todas as formas e será comprovado que ele é um falsificador. Mas Nicole nem imagina quem a está ajudando em um roubo quase impossível de ser realizado.

UMA RAJADA DE BALAS (1967)

Título original: Bonnie and Clyde
Diretor: Arthur Penn
Elenco: Warren Beatty, Faye Dunaway, Michael J. Pollard
Duração: 111 min

Durante a era da Grande Depressão, Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) são dois jovens que se conhecem de forma inusitada, acabam se apaixonando e tornam-se uma das duplas de assaltantes mais famosas de toda a história americana. Baseado em fatos reais.

CROWN - O MAGNÍFICO (1968)

Título original: The Thomas Crown Affair
Diretor: Norman Jewison
Elenco: Steve McQueen, Faye Dunaway, Paul Burke
Duração: 102 min

Sendo chefiados por Thomas Crown (Steve McQueen), um próspero homem de negócios que eles não conhecem, quatro homens cometem um ousado assalto em um banco, roubando durante o dia dois milhões e seiscentos mil dólares e colocando todo o dinheiro em um carro. O motorista, por sua vez, coloca todo o dinheiro roubado em uma lata de lixo do cemitério e, enquanto os ladrões fogem separadamente, Thomas recolhe o produto do roubo. Mas Vickie Anderson (Faye Dunaway), uma investigadora de uma agência de seguros, tem certeza de que Thomas organizou o golpe, apesar de não precisar do dinheiro. Ela receberá 10% da quantia recuperada, mas paralelamente entre Vickie e Thomas surge uma forte atração e, mesmo ele sabendo que ela espera uma falha dele, os dois não deixam de se encontrar, com seu relacionamento se tornando um jogo no qual um tem que perder.

CÍRCULO VERMELHO (1970)

Título original: Le cercle rouge
Diretor:  Jean-Pierre Melville
Elenco:  Alain Delon, Bourvil, Gian Maria Volonté 
Duração:  140 min

Corey (Alain Delon) é um charmoso ladrão que deixou a prisão no mesmo dia que o assassino Vogel (Gian Maria Volonte) escapou da custódia do superintendente de polícia Mattei. Assim começa a parceria entre os dois bandidos, que juntos com um ex-policial planejam um roubo de jóias. Só que eles precisam escapar da ira de um chefe da máfia, roubado por Corey, e da perseguição policial.

O GOLPE DE JOHN ANDERSON (1971)

Título original: The Anderson Tapes
Diretor: Sidney Lumet
Elenco:  Sean Connery, Dyan Cannon, Martin Balsam
Duração: 99 min

Após passar dez anos na cadeia, Duke Anderson é liberado. Ao sair da prisão, ele planeja o roubo de um luxuoso edifício em Manhattan, no qual mora sua antiga namorada. Financiado por um chefe sindical, Duke reúne os mais experientes ladrões de Nova Iorque. Ao mesmo tempo em que cada detalhe do roubo é minuciosamente planejado, tudo está sendo gravado por dispositivos secretos, instalados por Forças Particulares e Públicas, originando um desfecho inquietante.

GANGUE DOS DOBERMANS (1972)

Título original: The Doberman Gang
Diretor: Byron Chudnow
Elenco: Byron Mabe, Hal Reed, Julie Parrish
Duração: 87 min

Os animais são verdadeiras estrelas nesse clássico dos filmes de roubo dos anos 70. Na história, os cachorros são treinados para assaltar bancos, forçando os caixas a colocar dinheiro em bolsas presas em seu corpo. O filme ajudou a popularizar a raça doberman, que faria enorme sucesso em todo o mundo nas décadas de 80 e 90. Uma curiosidade é que os seis animais tem nomes de assaltantes famosos.

OS IMPLACÁVEIS (1972)

Título original: The Getaway
Diretor: Sam Peckinpah
Elenco:  Steve McQueen, Ali MacGraw, Ben Johnson
Duração: 122 min 

Doc McCoy está preso há quatro anos. Para escapar ele trama um plano ousadíssimo: pede à sua esposa Carol, para fazer um acordo com Jack Beynon, um político corrupto. Neste acordo, Doc ganha a liberdade e em troca, assalta um banco no Texas para dividir o dinheiro com Beynon. Depois de planejar meticulosamente o assalto, Doc conta com a cumplicidade de Rudy e Jackson, dois capangas de Baynon. Porém, durante o assalto a quadrilha se desentende e Rudy acaba eliminando Jackson. Percebendo que vai ser traído por Rudy, Doc vai ao encontro de Baynon, para dividir o produto do roubo. No entanto, o político facínora tem outros planos: além de ficar com todo o dinheiro, ele quer ficar com Carol. E - para isso - vai usar toda a sua astúcia política.

UM DIA DE CÃO (1975)

Título original: Dog Day Afternoon
Diretor: Sidney Lumet
Elenco:  Al Pacino, John Cazale, Penelope Allen 
Duração: 125 min

Baseado numa história real, Al Pacino brilha no papel de Sonny Wortzik, um ladrão que resolve assaltar um banco num dia de calor escaldante em Nova York. As coisas não correm exatamente como ele planejou e, em pouco tempo, o banco está cercado pela polícia e por um gigantesco circo de mídia – daí em diante, tudo só se complica. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.

UM GOLPE MUITO LOUCO (1978)

Título original: The Brink's Job
Diretor: William Friedkin
Elenco:  Peter Falk, Peter Boyle, Allen Garfield 
Duração: 104 min

Nos anos de 1940, o pequeno arrombador de Boston Tony Pino lidera amigos e familiares irlandeses em roubos a lojas e fábricas. Depois de cumprir pena ao ser preso em flagrante, ele vai trabalhar num sujo restaurante mas não passa muito tempo e volta a planejar e cometer crimes com seus antigos colegas que reencontra após saírem da prisão ou voltarem da Guerra. Ao passar pela sede da transportadora Brink's em Boston, ele nota como motoristas e guardas de um carro blindado manuseiam um grande volume de sacos de dinheiro de forma descuidada e entediada. Começa aí este filme de roubo com toques de comédia.

O PRIMEIRO ASSALTO AO TREM (1979)

Título original: The First Great Train Robbery
Diretor: Michael Crichton
Elenco:  Sean Connery, Donald Sutherland, Lesley-Anne Down
Duração: 110 min

Esta é a história do 1º assalto "ferroviário" acontecido na Inglaterra na virada do século, estrelada por um elenco muito especial: Sean Connery, Donald Sutherland e Lesley-Anne Down - o trio de vigaristas mais ousado e charmoso do cinema. A trama do filme é cheia de requintes. Um plano mirabolante, brigas homéricas e uma infinidade de situações surpreendentes e hilariantes, para deixar o espectador sem fôlego. Produção classe A, dirigida com inteligência e bom gosto por Michael Crichton, especialista em filmes de ficção cientificas, misturando suspense e humor na medida certa. Um filme de pura diversão da mais alta qualidade, para espíritos aventureiros.

PROFISSÃO: LADRÃO (1981)

Título original: Thief
Diretor: Michael Mann
Elenco:  James Caan, Tuesday Weld, James Belushi
Duração: 122 min

Frank (James Caan) é um ex-presidiário que ganha a vida de fato realizando roubos ousados de jóias e arromanando cofres. Solitário, ele nunca se apegava a ninguém até conhecer Jesse (Tuesday Weld), uma garçonete que pratica pequenos golpes. Obcecado a mudar o rumo de sua vida, ele faz um pacto com Leo (Robert Prosky), chefe do crime organizado, e concorda em participar de um perigoso golpe, mas acaba envolvido em uma trama que coloca sua vida em risco.

UM PEIXE CHAMADO WANDA (1988)

Título original: A Fish Called Wanda
Diretor:  Charles Crichton, John Cleese 
Elenco:   John Cleese, Jamie Lee Curtis, Kevin Kline
Duração: 108 min

Londres. George Francis Thomason (Tom Georgeson) planeja um roubo de jóias no valor de 13 milhões de libras. Sua namorada, Wanda Gerschwitz (Jamie Lee Curtis), apresenta Otto (Kevin Kline) para George e Ken (Michael Palin), outro integrante da quadrilha. Wanda diz que Otto é seu irmão quando na verdade é seu amante, muito ciumento. O roubo é um sucesso, Wanda e Otto denunciam George e vão pegar as jóias onde supostamente foram guardadas, mas nada encontram. Wanda se envolve então com o advogado de George, Archie Leach (John Cleese), que afirma saber onde o tesouro foi escondido.

CAÇADORES DE EMOÇÃO (1991)

Título original:  Point Break
Diretor: Kathryn Bigelow
Elenco:  Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey
Duração: 122 min

Em uma cidade costeira da Califórnia atua uma gangue de ladrões de banco que se autodenomina "Os Ex-Presidentes", pois cometem seus assaltos usando as máscaras de Reagan, Carter, Nixon e Johnson. O F.B.I. acredita que os membros da quadrilha possam ser surfistas e manda para lá um jovem agente disfarçado, Johnny Utah (Keanu Reeves), que tem como missão se infiltrar entre os surfistas e obter informações.

CÃES DE ALUGUEL (1992)

Título original:  Reservoir Dogs
Diretor:  Quentin Tarantino
Elenco:   Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen
Duração: 99 min

Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo ao saiu, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.

GRANDE ASSALTO (1993)

Título original: The Real McCoy
Diretor: Russell Mulcahy
Elenco:  Kim Basinger, Val Kilmer, Terence Stamp 
Duração: 105 min 

Karen McCoy (Kim Basinger) é liberta da prisão somente com a roupa do corpo. Especialista em roubo de bancos, passou mais de dez anos na prisão, longe do filho. Agora ela só quer sossegar, levar uma vida honesta e tranquila. Para sua infelicidade, seu ex-marido não a deixa ver o menino. Mesmo querendo ficar longe do crime, seu ex-patrão a força a fazer o último serviço .

PARCEIROS DO CRIME (1993)

Título original: Killing Zoe
Diretor:  Roger Avary
Elenco:  Eric Stoltz, Julie Delpy, Martin Raymond
Duração: 96 min

Zed, um americano arrombador de cofres, acaba de chegar na linda Paris e já está planejando um novo golpe. Após dormir com Zoe, uma garota de programa, se encontra com Eric, um velho amigo, e iniciam os planos para um audacioso ataque ao único banco que estará aberto no feriado comemorativo ao dia da Queda da Bastilha. Porém, Zed se vê preso em uma situação além de seu controle quando devido ao abuso de heroína, um fraco plano de ataque e a descoberta de que Zoe trabalha no banco, conspiram para transformar o roubo em um sangrento ataque.

A FUGA (1994)

Título original: The Getaway
Diretor:  Roger Donaldson
Elenco: Alec Baldwin, Kim Basinger, Michael Madsen
Duração: 115 min

Ao ser traído depois de fazer um "serviço", Carter "Doc" McCoy (Alec Baldwin), um assaltante profissional, é preso. Sua mulher, Carol McCoy (Kim Basinger), com o objetivo de libertá-lo vai para cama com um "empresário", Jack Benyon (James Wods), que deseja-a, mas também está interessado em "Doc" para concretizar um grande roubo. Ele é solto e o assalto é realizado, mas novas traições e imprevistos fazem o casal ser perseguido tanto pela polícia como por bandidos.

AMBIÇÃO EM ALTA VOLTAGEM (1995)

Título original: Dead Presidents
Diretor:  Albert Hughes, Allen Hughes
Elenco:   Larenz Tate, Keith David, Chris Tucker
Duração:  119 min

Anthony Curtis é um garoto do Bronx, que decide se alistar, deixando tudo para trás. Quando volta da guerra condecorado, descobre rapidamente que não será tratado como herói. Sem profissão definida, respeito, emprego ou dinheiro, a única alternativa é montar algum "esquema para levantar grana". Eles se utilizam de conhecimentos de combate e planejam o assalto a um carro forte.

ASSALTO SOBRE TRILHOS (1995)

Título original: Money Train
Diretor: Joseph Ruben
Elenco:  Wesley Snipes, Woody Harrelson, Jennifer Lopez
Duração:  110 min 

John (Wesley Snipes) e Charlie (Woody Harrelson) são grandes amigos que trabalham como policiais de trânsito. No momento eles agem disfarçados, em pleno metrô de Nova York, e estão apaixonados por Grace Santiago (Jennifer Lopez), o que faz com que a rivalidade entre eles fique ainda maior. Após perder o emprego e passar por uma série de problemas, Charlie resolve elaborar um plano para roubar o trem que guarda todo o dinheiro ganho nas bilheterias do metrô. Cabe a John impedir que Charlie leva o plano adiante ou se juntar a ele na empreitada.

FOGO CONTRA FOGO (1995)

Título original: Heat
Diretor: Michael Mann
Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer
Duração: 170 min

Em Los Angeles é cometido um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão de títulos ao portador e três policiais são mortos no assalto. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando.

CILADAS DA SORTE (1996)

Título original: Albino Alligator
Diretor: Kevin Spacey
Elenco:  Matt Dillon, Faye Dunaway, Gary Sinise
Duração: 97 min

Ciladas da Sorte é a história de um confuso e absurdo trio de assaltantes às voltas com uma mal sucedida empreitada. Dova, Milo e Law disparam o alarme do banco onde tentavam executar o assalto perfeito. Como se não bastasse, entram em um cerco da polícia federal, são confundidos com contrabandistas de armas, matam três agentes e batem o carro. Sem ter noção do caos em que se meteram, refugiam-se no primeiro lugar que encontram, um bar da periferia, com uma única porta de entrada e saída. Mas, de repente, se vêm cercados por um destacamento da polícia de Nova Orleans. Desesperados e encurralados, tomam como reféns as cinco pessoas que estavam no bar e daí para frente, tudo pode acontecer.

TEMPESTADE (1997)

Título original: Hard rain
Diretor: Mikael Salomon
Elenco:  Morgan Freeman, Christian Slater, Randy Quaid
Duração: 98 min

Durante uma chuva torrencial, que deixa uma pequena cidade totalmente ilhada, Tom (Christian Slater), um guarda de segurança de um carro blindado que ficou preso na chuva, vê assaltantes matarem seu parceiro, pois desejam roubar os US$ 3 milhões que estavam sendo transportados. Tom foge com o dinheiro e o esconde em um cemitério, que já está quase submerso. Porém ele logo depois é preso, sob suspeita de ter roubado o dinheiro. É quando quase todos decidem se apossar da grana, inclusive o xerife local (Randy Quaid), que decidiu ter esta fortuna para sua aposentadoria.

NEWTON BOYS - OS IRMÃOS FORA DA LEI (1998)

Título original: The Newton Boys
Diretor: Richard Linklater
Elenco:  Matthew McConaughey, Ethan Hawke, Skeet Ulrich
Duração: 113 min

Nos anos 1920, os quatro irmãos Newton viviam na pobreza e quando ficam adultos eles querem enriquecer, já que não há como tirar dinheiro de uma terra infértil. É por isso que os irmãos, liderado pelo mais velho, Willis (Matthew McConaughey), se transformam em assaltantes de bancos, se tornando notórios foras-da-lei.

THOMAS CROWN - A ARTE DO CRIME (1999)

Título original: The Thomas Crown Affair
Diretor: John McTiernan
Elenco: Pierce Brosnan, Rene Russo, Denis Leary
Duração: 113 min 

Quando um Monet avaliado em 100 milhões de dólares é roubado do Metropolitan em Nova York, Thomas Crown (Pierce Brosnan), um bilionário que está acostumado a ter tudo que deseja, não é nem ao longe considerado suspeito, mas Catherine Banning (Rene Russo), uma investigadora contratada para reaver a pintura (por 5% do seu valor), tem certeza que Thomas é o responsável. Paralelamente Catherine e Thomas se sentem atraídos e ela principalmente é afetada pelo ciúme, mas mesmo assim diz para Thomas que sabe que ele cometeu o roubo e espera um erro dele para pegá-lo. Os dois então começam a jogar, mas também se apaixonam e isto não estava nos planos de ninguém.

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA (1999)

Título original:  Family Business
Diretor: Sidney Lumet
Elenco:  Sean Connery, Dustin Hoffman, Matthew Broderick 
Duração:  110 min 

Quando é libertado um velho (Sean Connery) acostumado a aplicar golpes convida o neto (Matthew Broderick), que deseja seguir seus passos, a ajuda-lo em um assalto. Mas o pai do jovem (Dustin Hoffman), um ex-assaltante, reluta em apoiar tal empreitada.

ARMADILHA (1999)

Título original: Entrapment
Diretor: Jon Amiel
Elenco:  Sean Connery, Catherine Zeta-Jones, Ving Rhames 
Duração: 113 min 

Bela agente de seguros (Catherine Zeta-Jones) é escalada para descobrir se o velho e charmoso ladrão Robert MacDougal (Sean Connery) foi o responsável pelo roubo de valiosa obra de arte. Mas os dois acabam se unindo para aplicar um ousado e bilionário golpe no mercado financeiro internacional.

CARTADA FINAL (2001)

Título original: The Score
Diretor: Frank Oz
Elenco:  Robert De Niro, Edward Norton, Marlon Brando
Duração: 124 min

Nick Wells (Robert De Niro) é um criminoso profissional que decidiu abandonar a vida de crimes, após quase ser capturado em seu último assalto. Nick pretende agora levar uma vida pacata com sua namorada Diane (Angela Bassett), que coordena seu clube de jazz em Nova York. Até que Max (Marlon Brando), seu grande amigo e financiador de Nick em seus trabalhos ilegais, lhe faz uma oferta impossível de recusar: o roubo de um histórico cetro francês que havia sido descoberto recentemente e que estava em exibição na cidade. Porém, para realizar o roubo Nick precisa da ajuda de um cúmplice, Jackie Teller (Edward Norton), que é um jovem, talentoso e agressivo ladrão, mesmo que para tanto ele tenha que quebrar sua própria regra de nunca trabalhar com parceiros.

ONZE HOMENS E UM SEGREDO (2001)

Título original: Ocean's Eleven
Diretor: Steven Soderbergh
Elenco:  George Clooney, Brad Pitt, Julia Roberts
Duração: 116 min  

Danny Ocean (George Clooney) é um homem de ação. Apenas 24 horas após deixar a penitenciária de Nova Jersey ele já está pondo em prática seu mais novo plano: assaltar três cassinos de Las Vegas em apenas uma noite, em meio à realização de uma luta que vale o título mundial dos peso-pesados. Para tanto Ocean reúne uma equipe de 11 especialistas a fim de ajudá-lo em seu plano, seguindo sempre três regras básicas: não ferir ninguém, não roubar alguém que realmente não mereça e seguir o plano como se não tivesse nada a perder.

VIDA BANDIDA (2001)

Título original: Bandits
Diretor: Barry Levinson
Elenco:  Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Cate Blanchett 
Duração: 123 min  

Quando o irresistível Joe (Bruce Willis) e o hipocondríaco Terry (Billy Bob Thornton) fogem da prisão, eles decidem aplicar uma série de roubos a banco de Oregon até a Califórnia, a fim de bancar suas novas vidas. Mas para realizar os roubos eles agem de forma inusitada: vão até a casa do gerente no dia anterior ao assalto e lá passam a noite, para depois poderem realizar o roubo. Logo eles se tornam os assaltantes a banco de maior sucesso na história dos Estados Unidos, sendo perseguidos pela mídia e pela polícia e adorados pelo grande público. Até que em meio a um assalto eles encontram Kate (Cate Blanchett), que vê na possibilidade de seguir junto com Terry e Joe a chance de escapar de sua vida tediosa. Os dois amigos logo se apaixonam por Kate, que considera o homem ideal uma perfeita combinação dos dois. Mas a situação se complica quando a polícia acredita que Kate é na verdade uma refém de Terry e Joe e resolve realizar uma gigantesca caçada humana a fim de capturá-los.

A SENHA (2001)

Título original: Swordfish
Diretor: Dominic Sena
Elenco:  John Travolta, Hugh Jackman, Halle Berry 
Duração:  99 min

Um usuário de computador condenado à prisão por atividades ilegais na Internet. Os termos da liberdade condicional de Stanley Jobson são claras. Agora, com mais $10 milhões, espera-se que esse super hacker execute um trabalho habilmente planejado pelo agente do governo Gabriel Shear - o ousado roubo de um banco, onde o único meio de entrar é através da senha: Swordfish. John Travolta é o mentor deste plano, Hugh Jackman (o Wolverine de X-Men – O Filme) é o hacker e Halle Berry (a Tempestade de X-Men - 0 Filme) e Don Cheadle participam deste elétrico e empolgante thriller, onde nada é o que parece ser neste mundo high-tech. Dirigido por Dominic Sena (de 60 Segundos) e produzido por Joel Silver (Matrix) e Jonathan D. Krane (A Outra Face), Swordfish é a palavra-chave para você ter acesso a este incrível filme de ação e suspense. Digite, entre e confira o que está por trás da Senha.

O ASSALTO (2001)

Título original: Heist
Diretor: David Mamet
Elenco:  Gene Hackman, Rebecca Pidgeon, Danny DeVito
Duração: 109 min

Joe Moore (Gene Hackman) é um ladrão de princípios que tem a opinião de que um bom roubo deve ter uma fuga perfeita. Porém, justamente em seu último assalto, Moore se deixa filmar por uma câmera de segurança. Este descuido gera um grande desentendimento com Bergman (Danny DeVito), seu receptador, que exige que Moore faça mais um assalto para compensar os problemas ocorridos. Deste modo, Moore precisa convencer seus comparsas Bobby Blane (Delroy Lindo) e Pinky Pincus (Ricky Jay) a fazerem mais um roubo, antes que o próprio Moore parta para a América do Sul para viver sua aposentadoria.

JOGO DE RISCO (2003)

Título original: Foolproof
Diretor: William Phillips
Elenco:   Ryan Reynolds, Kristin Booth, Joris Jarsky
Duração: 94 min

Kevin, Samantha e Rob são amigos que, com a ajuda da alta tecnologia, projetam planos para realizar roubos sensacionais. Porém, tudo na teoria. Eles nunca realmente puseram nenhum deles em prática. Mas, tudo muda quando surge Leo, um criminoso britânico que descobre suas atividades. Em pouco tempo, Leo consegue um de seus planos para roubar um valioso diamante. E o utiliza com absoluto sucesso! Agora, Leo quer colocar as mãos em 20 milhões de dólares e chantageia Kevin, Sam e Rob para que realizem o crime. Sob ameaça de serem entregues à polícia como autores do roubo do diamante, Kevin, Sam e Rob, não têm outra alternativa senão cooperar com Leo. Mas, para colocar sua teoria em prática, agora eles necessitam de mais do que um plano infalível... Eles precisam escapar vivos!

UMA SAÍDA DE MESTRE (2003)

Título original: The Italian Job
Diretor: F. Gary Gray
Elenco:  Donald Sutherland, Mark Wahlberg, Edward Norton
Duração: 111 min

Charlie Croker (Mark Wahlberg) é um gênio do crime, que está decidido a recuperar um cofre repleto de ouro que fora roubado por seu ex-sócio Steve (Edward Norton), que o traiu. Para tanto ele conta com uma gangue formada pelo gênio da computação Lyle (Seth Green), Handsome Rob (Jason Statham), o especialista em explosivos Left Ear (Mos Def), o arrombador de cofres John Bridger (Donald Sutherland) e ainda a bela Stella Bridger (Charlize Theron). O plano da gangue é recuperar o cofre em plena Los Angeles, criando para tanto o maior engarrafamento que a cidade já viu em sua história.

O PLANO PERFEITO (2006)

Título original: Inside Man
Diretor:  Spike Lee
Elenco:  Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster
Duração: 129 min

Quatro pessoas vestidas com uniformes de pintor entram no movimentado banco Manhattan Trust. Em poucos minutos elas controlam o local, para a realização de um assalto planejado em detalhes. Após a notícia do assalto ser divulgada chegam ao local os detetives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor), que têm a missão de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell (Clive Owen). Os detetives trabalham com o auxílio do capitão John Darius (Willem Dafoe) e esperam que a situação seja resolvida rapidamente. Porém eles não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia. Quando a capacidade de Frazier começa a ser posta em dúvida surge Madeline White (Jodie Foster), uma poderosa jogadora que solicita um encontro particular com Russell.

ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTA MORTO (2007)

Título original: Before the Devil Knows You're Dead
Diretor:  Sidney Lumet
Elenco:  Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney
Duração:  117 min 

Nova York. Andrew "Andy" Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, que demonstrará graves problemas na sua área, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), que também tem problemas financeiros (deve três meses da pensão da sua filha, cuja guarda está com a ex-mulher), a assaltar a joalheria dos pais deles, Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). O plano parece fácil, porém nada funciona como planejaram.

EFEITO DOMINÓ (2008)

Título original: The Bank Job
Diretor:  Roger Donaldson
Elenco:  Jason Statham, Saffron Burrows, Stephen Campbell Moore
Duração: 111 min

Em setembro de 1971 foi construído um túnel para dentro da caixa-forte de um banco na Baker Street, em Londres. De lá foram roubados diversos cofres de dinheiro e jóias, no valor de milhões de libras. O assalto esteve em destaque na imprensa por uns dias, mas logo desapareceu devido à obstrução à mesma pelo governo do Reino Unido. Esta é a história do que estava escondido nos cofres e qual era sua relação com a família real.

ASSALTO AO CARRO BLINDADO (2009)

Título original: Armored
Diretor: Nimród Antal
Elenco:  Columbus Short, Matt Dillon, Laurence Fishburne
Duração: 88 min

Sofrendo problemas financeiros, o veterano de guerra Ty Hackett é contratado para trabalhar como segurança na mesma empresa do seu amigo Mike Cochroone (Matt Dillon). Ele é designado para a equipe do cunhado de Mike, Baines (Laurence Fishburne), que conta ainda com Quinn (Jean Reno), Palmer e Dobbs. Uma noite, Mike convida Ty para participar de um roubo milionário, prometendo que ninguém sairia ferido na ação.

INIMIGOS PÚBLICOS (2009)

Título original: Public Enemies
Diretor: Michael Mann
Elenco: Christian Bale, Johnny Depp, David Wenham
Duração: 140 min

Nos anos 30, o FBI corre atrás de três famosos mafiosos (John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd), durante a era da Depressão, quando uma onda de crimes assolou os Estados Unidos. Foi a partir daí que o FBI tornou-se a primeira agência federal de polícia do país, controlado por J. Edgar Hoover.

LADRÕES (2010)

Título original: Takers
Diretor: John Luessenhop
Elenco:  Chris Brown, Hayden Christensen, Matt Dillon
Duração: 107 min

Um grupo de ladrões - formado por Paul Walker, Hayden Christensen, Chris Brown, Idris Elba e Michael Ealy - executa golpes cronometrados com exatidão, mas ambicionam alto demais em um último serviço, e terminam numa caçada contra dois detetives insistentes (Matt Dillon e Jay Hernandez).

ATRAÇÃO PERIGOSA (2010)

Título original: The Town
Diretor: Ben Affleck
Elenco:  Ben Affleck, Rebecca Hall, Jon Hamm
Duração: 125 min 

Doug MacRay é um criminoso, o líder de um grupo cruel de ladrões de banco que se orgulha em roubar o que quer e sair limpo. Sem parceiros confiáveis, Doug não tem medo de perder alguém próximo a ele. Mas isso muda no último trabalho do grupo, quando eles pegam uma gerente de banco como refém, Claire Keesey.

ASSALTO AO BANCO CENTRAL (2011)

Título original: Idem
Diretor: Marcos Paulo
Elenco:  Milton Gonçalves, Lima Duarte, Giulia Gam 
Duração: 104 min 

Barão (Milhem Cortaz) teve a grande ideia de ganhar muito dinheiro em pouco tempo ao cometer o crime perfeito, sem violência. Para tanto basta arrumar as pessoas certas, dispostas a receber R$ 2 milhões, botar o plano em prática e executar a façanha. Após cerca de três meses de operação, R$ 164,7 milhões foram roubados do Banco Central, em Fortaleza, no Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando três toneladas de dinheiro. Foi o segundo maior assalto a banco do mundo.

TRUQUE DE MESTRE (2013)

Título original: Now You See Me
Diretor: Louis Leterrier
Elenco:  Jesse Eisenberg, Common, Mark Ruffalo
Duração: 115 min

Daniel Atlas (Jesse Eisenberg) é o carismático líder do grupo de ilusionistas chamado The Four Horsemen. O que poucos sabem é que, enquanto encanta o público com suas mágicas sob o palco, o grupo também rouba bancos em outro continente e ainda por cima distribui a quantia roubada nas contas dos próprios espectadores. Estes crimes fazem com que o agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo) esteja determinado a capturá-los de qualquer jeito, ainda mais após o grupo anunciar que em breve fará seu assalto mais audacioso. Para tanto ele conta com a ajuda de Alma Vargas (Melanie Laurent), uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.


Tecnologia do Blogger.