• ÚLTIMAS...

    sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

    O GORDO E O MAGRO NO CINEMA


    Laurel and Hardy (O Gordo e o Magro) foi uma famosa dupla de comediantes e uma das equipes cômicas mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890–1965) e um gordo, o americano Oliver Hardy (1892–1957), a dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.

    Os dois comediantes trabalharam juntos pela primeira vez no filme mudo The Lucky Dog (1917). Após um período aparecendo separadamente em vários curta-metragens no Hal Roach Studios durante a década de 1920, eles começaram a atuar juntos em 1926. Laurel e Hardy tornaram-se oficialmente uma dupla no ano seguinte, e logo se tornaram as estrelas mais lucrativas de Hal Roach. Entre seus filmes mais populares e bem sucedidos estão os longa-metragens Filhos do Deserto (1933), Dois Caipiras Ladinos (1937), e A Ceia dos Veteranos (1938) e os curtas Negócio de Arromba (1929), Liberdade e Seus Perigos (1929) e Caixa de Música (1932), este último vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem (Comédia).

    A dupla deixou o Hal Roach Studios em 1940, e apareceram em oito comédias "B" da 20th Century Fox e Metro-Goldwyn-Mayer de 1941 até 1944. Decepcionados com os filmes em que tinham pouco controle criativo, de 1945 a 1950, a dupla não apareceu em nenhuma produção cinematográfica e se concentrou em suas apresentações teatrais, embarcando em uma turnê pela Inglaterra, Irlanda e Escócia. O último filme d'O Gordo e o Magro foi Atoll K (1951), e depois se aposentaram das telonas. No total, eles apareceram juntos em 106 filmes, sendo 40 curtas sonoros, 32 curtas mudos e 23 longa-metragens, e nos outros 11 filmes fizeram pequenas pontas.

    O FIM

    Em maio de 1954, Hardy teve um infarto do miocárdio; em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hal Roach, Jr., para uma série de TV baseada na fábula da Mother Goose (“Mamãe Ganso”), Laurel and Hardy's Fabulous Fables. Laurel, porém, sofreu um AVC, com uma lenta convalescença. Hardy teve um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e se mover. 

    Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu, aos 65 anos. Laurel não compareceu ao seu funeral, pois entrara em severa depressão com a morte do amigo e parceiro, e disse que Babe (apelido carinhoso que dera a Hardy) compreenderia. Laurel decidiu, a partir de então, não mais trabalhar sem o seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comédias. Os amigos diziam que Laurel ficara totalmente arrasado após a morte de Hardy, sem nunca ter se recuperado.


    Stan viveu seus últimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Monica. Jerry Lewis era um dos muitos comediantes que o visitavam, aproveitando suas sugestões para a produção de The Bellboy (1960).

    Faleceu vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos. Seu corpo está enterrado no Forest Lawn- Hollywood Hills Cemetery, em Los Angeles.

    VAMOS AOS FILMES DA DUPLA...

    E até agora, nenhum site na internet (mesmo wickipédia ou imdb) apresentam esta lista de forma mais detalhada (com dados, posters e sinopse)


    1951 A Ilha da Bagunça 

    Título original: Atoll K
    Direção:  Léo Joannon, John Berry 
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Suzy Delair
    Duração: 1h 40min

    Náufragos estão indo para uma ilha que receberam de herança. Último filme da dupla. Oliver continuo carreira fazendo diversas participações em filmes. Stan encerrou a carreira.

    1945 Toureiros 

    Título original: The Bullfighters 
    Direção:  Malcolm St. Clair
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Margo Woode
    Duração: 1h 1min

    Os detetives Stan e Oliver vão ao México atrás de uma trambiqueira. Mas precisam fugir de um antigo desafeto que quer acabar com eles, ao mesmo tempo em que Stan é confundido com um famoso toureiro.

    1944 Os Cozinheiros do Rei 

    Título original: Nothing But Trouble
    Direção: Sam Taylor
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Mary Boland
    Duração: 1h 9min

    Dois servos malucos são contratados para servir os jantares da realeza. Só podia dar errado.

    1944 A Bomba 

    Título original: The Big Noise
    Direção:  Malcolm St. Clair
    Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Doris Merrick
    Duração: 1h 14min

    Dois detetives são designados para entregar uma nova arma em Washington.



    1943 Mestres de Baile 

    Título original: The Dancing Masters
    Direção:  Malcolm St. Clair
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Trudy Marshall
    Duração: 1h 3min

    Dois professores de dança trapalhões (Hardy e Laurel) ajudam um inventor desajeitado a vender sua nova invenção e facilitam o romance dele com uma bela jovem da alta sociedade. Eles fazem de tudo para salvar as finanças da sua escola de dança!


    1943 Ladrão que Rouba Ladrão 

    Título original: Jitterbugs
    Direção: Malcolm St. Clair
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Vivian Blaine
    Duração: 1h 15min 

    Stan e Oliver interpretam dois músicos que compõem toda uma orquestra e viajam num calhambeque precário. Em suas andanças, acabam fazendo uma inacreditável aliança com um simpático vigarista (Bob Bailey). 

    1943 Salve-se Quem Puder 

    Título original: Air Raid Wardens
    Direção: Edward Sedgwick
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Edgar Kennedy
    Duração: 1h 7min

    Laury e Hardy contra os nazistas. Rejeitados pelo exército, os dois tornam-se funcionários da Defesa Civil que atrapalham um plano inimigo de montar uma fábrica de magnésio.

    1942 Dois Fantasmas Vivos 

    Título original: A-Haunting We Will Go
    Direção:  Alfred L. Werker
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Dante 
    Duração: 1h 8min 

    Faltam caixões e sobram risadas, quando Laurel e Hardy acabam participando do espetáculo "Noites da Arábia", do mágico Dante!

    Stan e Ollie foram recrutados para transportar um defunto só meio morto para Dayton. Quando o caixão é trocado, por acidente, com um dos caixões do espetáculo do mágico Dante, eles ficam atrapalhados.


    1941 Bucha para Canhão 

    Título original: Great Guns
    Direção:  Monty Banks
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Sheila Ryan 
    Duração: 1h 14min 

    Stan e Ollie são respectivamente mordomo e motorista de Dan Forrester, um jovem rico. Cansado de ser paparicado por suas super protetoras tias, Martha e Agatha, Dan resolve se alistar no exército. 

    1940 Marujos Improvisados 

    Título original: Saps at Sea
    Direção:  Gordon Douglas
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, James Finlayson 
    Duração: 57min

    Quando Ollie sofre um colapso nervoso causado pelas ruidosas cornetas da fábrica onde ele e seu amigo Stan trabalham, eles procuram Dr. Finlayson, um médico, com o propósito de achar uma solução para o problema de saúde de Ollie. 


    1940 Dois Palermas em Oxford 

    Título original: A Chump at Oxford
    Direção:  Alfred J. Goulding
    Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Forrester Harvey
    Duração: 1h 3min 

    Stan Laurel recebe uma bolsa de estudos para Oxford, e Oliver Hardy o acompanha. Eles são o alvo de piadas e travessuras até que Stan recebe um golpe na cabeça e se torna a reencarnação de um herói da universidade.

    1939 Paixonite Aguda 

    Título original: The Flying Deuces
    Direção:  A. Edward Sutherland
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Jean Parker
    Duração: 1h 9min

    Em Paris, Ollie se apaixona por uma bela moça chamada Georgette, mas não sabe que ela já está comprometida com um oficial chamado François. Assim, no momento em que ele a pede em casamento, ela acaba recusando, deixando-o arrasado. Para se esquecer de sua amada, ele decide se alistar na Legião Estrangeira junto com o seu amigo Stanley. E assim começam os problemas...

    1938 A Ceia dos Veteranos 

    Título original: Block-Heads
    Direção: John G. Blystone
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Patricia Ellis
    Duração: 57min 

    Provando ser um soldado ultra disciplinado, Stan, ao receber ordens para não sair da trincheira, lá permanece por vinte anos sem saber que havia acabado a Primeira Guerra Mundial. Quando é achado, passa a viver no Lar dos Soldados onde recebe a visita de Ollie, agora casado com uma megera que o sustenta. 

    1938 Queijo Suíço 
    Título original: Swiss Miss
    Direção:  John G. Blystone, Hal Roach
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Grete Natzler
    Duração: 1h 13min 

    Neste filme, a dupla Stan e Oliver são vendedores de ratoeiras e eles viajam até a Suíça para vender seus produtos. Chegando lá, eles encontram um produtor de queijos que lhes compra todas as suas ratoeiras, mas lhes dá dinheiro de mentira. Sem dinheiro de verdade para pagar a conta do hotel, Stanley e Ollie são forçados a trabalhar no estabelecimento para quitar a conta.

    1937 That's That (Curta) 

    1937 Mania de Hollywood 

    Título original: Pick a Star
    Direção:  Edward Sedgwick
    Elenco:  Jack Haley, Rosina Lawrence, Patsy Kelly
    Duração: 1h 16min 

    Uma jovem do interior vai para uma reunião em Hollywood e alcança sucesso com a ajuda de um publicitário. Stan e Oliver fazem participações, contribuindo para o sucesso do filme.

    1937 Dois Caipiras Ladinos 

    Título original: Way Out West
    Direção:  James W. Horne
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Sharon Lynn
    Duração: 1h 4min 

    Stanley e Ollie estão a caminho Brushwood Gulch, onde devem entregar o título de propriedade de uma mina de ouro muito valiosa à legítima herdeira de um explorador falecido e de quem eles eram sócios. Na diligência em que viajam, Ollie tenta impressionar Vivien Oakland, a única mulher a bordo, ao puxar conversa com ela. 

    1936 Sossega Leão 

    Título original: Our Relations
    Direção:  Harry Lachman
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Alan Hale
    Duração: 1h 13min

    Os amigos Stan e Ollie têm algo em comum: ambos tiveram irmãos gêmeos que haviam morrido em um motim. Todos os problemas começam quando Alf e Bert, os irmãos que julgavam mortos, aparecem na cidade. Eles se metem em uma série de confusões e Stan e Ollie acabam levando a culpa por tudo.


    1936 Caminho Errado (Curta) 

    1936 A Princesa Boêmia 

    Título original: The Bohemian Girl
    Direção:  James W. Horne, Charley Rogers 
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Thelma Todd
    Duração: 1h 11min

    A dupla se mete em mil confusões ao se juntar a uma caravana de ciganos.



    1935 Mosqueteiros da Índia 

    Título original: Bonnie Scotland 
    Direção:  James W. Horne
    Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, June Lang
    Duração:1h 20min 

    Stanley e Ollie viajam para a Escócia, na expectativa de Stan receber uma herança dos MacLaurel.   Uma vez na Europa, eles descobrem que o dinheiro que Stan esperava receber na realidade era destinado à sua irmã Lorna.  Em pouco tempo, os dois se vêem sem um tostão.

    1935 De Puro Sangue (Curta) 
    1935 The Fixer Uppers (Curta) 
    1935 Dente por Dente (Curta) 
    1934 O Morto-Vivo (Curta) 


    1934 Era uma Vez Dois Valentes 
    Título original: Babes in Toyland
    Direção:  Gus Meins, Charley Rogers
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Virginia Karns
    Duração: 1h 17min

    Trata-se da primeira adaptação para as telas da opereta composta por Victor Herbert e Glen MacDonough em 1903. Esta comédia musical em ritmo de conto de fadas conta a história do malvado Silas Barnaby, que ameaça despejar a viúva Peep caso sua filha Little Bo-Peep não aceite casar-se com ela. 

    1934 O Poço de Pifão (Curta) 
    1934 Vocês Me Pagam (Curta) 


    1934 Festa de Hollywood 

    Título original: Hollywood Party 
    Direção:  Richard Boleslawski
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Jimmy Durante
    Duração: 1h 8min 

    Jimmy Durante é a estrela da selvas em Schnarzan o Conquistador, mas o público esta cansado de seus falsos leões. Então, quando Barão  Baron Munchausen  chega à cidade com verdadeiros leões comedores de homens, a coisa complica.

    1934 O Xodó de Olivio VIII (Curta) 


    1933 Filhos do Deserto 

    Título original: Sons of the Desert
    Direção: William A. Seiter
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Charley Chase
    Duração: 1h 8min

    Dois homens enganam suas esposas para participarem de uma convenção. Um deles finge estar doente e consegue uma prescrição médica de um veterinário para poder viajar num “cruzeiro medicinal” ao Havaí.


    1933 Trabalho Sujo (Curta) 
    1933 Que Pose! (Curta) 
    1933 Bicho Carpinteiro (Curta) 
    1933 A Patrulha da Meia Noite (Curta) 


    1933 Fra Diavolo 

    Título original: The Devil's Brother
    Direção:  Hal Roach, Charley Rogers
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Dennis King
    Duração: 1h 30min 

    Dois bandidos vão aderir ao serviço de um nobre arrojado.


    1933 Eu e a Companhia (Curta) 
    1933 Dois a Dois (Curta) 
    1932 Barqueiro de Voga (Curta)
    1932 Sua Primeira Falta (Curta) 


    1932 Procura-se um Avô 

    Título original: Pack Up Your Troubles
    Direção:  George Marshall, Ray McCarey
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Don Dillaway
    Duração: 1h 8min

    Depois de várias confusões, a dupla derruba acidentalmente o presidente de um banco, que acaba ficando inconsciente.  E por isto eles acabam sendo caçado por assalto a banco por engano.

    1932 Sumam-se (Curta) 
    1932 Estado Grave (Curta) 
    1932 Somos de Circo (Curta) 
    1932 Caixa de Música (Curta) 
    1932 Lutando pela Vida (Curta) 
    1932 Ajudante Desastrado (Curta) 
    1932 Zwei Ritter ohne Furcht und Tadel (Curta) 
    1931 Hinter Schloss und Riegel (Curta) 


    1931 Les carottiers 

    Título original: Les carottiers
    Direção:  James W. Horne
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Anita Garvin
    Duração: 1h 3min

    Stan & Ollie (falando francês!), depois de terem sido expulsos por suas esposas em uma noite de inverno, tentam contrabandear seu pequeno cão em um prédio de apartamentos onde os cães não são permitidos.

    1931 Farra de Praxe (Curta) 
    1931 Beau Gênio (Curta) 
    1931 Formação de Culpa (Curta) 
    1931 Fale a Verdade (Curta) 


    1931 Xadrez para Dois 

    Título original: Pardon Us
    Direção: James Parrott
    Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy
    Duração: 56 min

    Laurel e Hardy estão prisão por contrabando, e tentam neutralizar uma revolta de prisioneiros.

    1931 Spuk um Mitternacht (Curta) 
    1931 Rapto à Meia Noite (Curta) 


    1931 Politiquices 

    Título original: Politiquerías
    Direção: James W. Horne
    Elenco:  Oliver Hardy, Stan Laurel, Enrique Acosta
    Duração: 56 min 

    Um remake em espanhol do curta Chickens Come Home (1931). Expandiu-se com um recurso adicionando cenas de um mágico e um regurgitador atuando.

    1931 Os Caveirinhas 

    Título original: Los calaveras
    Direção: James W. Horne
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Anita Garvin 
    Duração: 1h 3min

    Versão em espanhol dos curtas "Be Big!" & "Laughing Gravy" unidos para lançamento no mercado espanhol.


    1931 Em Estado Grave (Curta) 
    1931 The Stolen Jools (Curta)


    1931 Perdão para Dois 

    Título original: Los presidiarios
    Direção: James Parrott
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Enrique Acosta
    Duração: 1h 2min

    Nos tempos da lei seca, a dupla vai para a cadeia porque eles tentam vender cerveja para um policial. Na prisão, Stan ganha o respeito do "Tigre", um feroz prisioneiro e líder da prisão e a dupla tenta se esquivar de uma tentativa de fuga do"Tigre" e acabam frustrando a escapada. 

    1931 Perfeito Imperfeito (Curta) 
    1931 Glückliche Kindheit (Curta) 


    1931 Tira Bota (Curta) 

    1930 Feu mon oncle 

    Título original: Feu mon oncle
    Direção: James Parrott
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Jean De Briac
    Duração: 50 min



    1930 Tiembla y Titubea (Curta) 
    1930 Une nuit extravagante (Curta) 
    1930 Outra Encrenca (Curta) 


    1930 Piratas de Meia Cara 

    Título original: Noche de duendes
    Direção:  James Parrott
    Elenco:  Stan Laurel, Oliver Hardy, Frank Austin 
    Duração: 52 min 

    Versão em espanhol dos filmes Murder Case e  Berth Marks combinados. Fizeram um longa de dois média metragens estrelados pela dupla.


    1930 As Aventuras de Laurel e Hardy (Curta) 
    1930 Radiomanía (Curta) 
    1930 Um Marido Distraído (Curta) 


    1930 Amor de Zíngaro 

    Título original: The Rogue Song
    Direção:  Lionel Barrymore
    Elenco:  Lawrence Tibbett, Catherine Dale Owen, Nance O'Neil
    Duração: 1h 44min

    Na Rússia czarista, uma princesa se ​​apaixona por um arrojado bandido, mas seu romance revela-se tempestuoso.

    1930 Frio Siberiano (Curta) 
    1930 Cantando na Chuva (Curta) 
    1930 Filhos de Peixe (Curta) 
    1930 Noites de Farra (Curta) 
    1930 Piratas de Meia Cara (Curta) 
    1930 Gatos Escaldados (Curta) 
    1930 Pêle-Mêle (Curta) 
    1929 Amor de Cabra (Curta) 
    1929 Xadrez para Dois (Curta) 
    1929 Príncipe Sem Sorte (Curta) 
    1929 Companheiros de Quatro (Curta) 
    1929 Delícias de um Automobilista (Curta) 
    1929 Sururu no Parque (Curta) 
    1929 Leito Reservado (Curta) 
    1929 Alegria em Dobro (Curta) 
    1929 Vizinhas Camaradas (Curta) 
    1929 Negócio de Arromba (Curta) 
    1929 Apresento-lhe a Minha Esposa (Curta) 
    1929 Novamente Errado (Curta) 
    1929 A Liberdade (Curta) 
    1928 Maridos Muito Vivos (Curta) 
    1928 Habeas Corpus (Curta) 
    1928 Navegando em Seco (Curta) 
    1928 Gordo Herdeiro (Curta) 
    1928 Should Married Men Go Home? (Curta) 
    1928 Their Purple Moment (Curta) 
    1928 You're Darn Tootin' (Curta) 
    1928 Da Sopa à Sobremesa (Curta) 
    1928 The Finishing Touch (Curta) 
    1928 Na Idade da Pedra (Curta) 
    1928 Leave 'Em Laughing (Curta) 
    1928 Should Tall Men Marry? (Curta) 
    1927 The Battle of the Century (Curta) 
    1927 Putting Pants on Philip (Curta) 
    1927 Detetives Pensam? (Curta) 
    1927 Hats Off (Curta) 
    1927 Call of the Cuckoo (Curta) 
    1927 Prisioneiros Azarados (Curta) 
    1927 Now I'll Tell One (Curta) 
    1927 Cuidado com os Marujos (Curta) 
    1927 Velhos e Velhacos (Curta) 
    1927 Os Reservistas (Curta) 
    1927 Why Girls Love Sailors (Curta) 
    1927 O Namorado (Curta) 
    1927 Eve's Love Letters (Curta) 
    1927 Slipping Wives (Curta) 
    1927 Duck Soup (Curta) 
    1927 Seeing the World (Curta) 
    1926 45 Minutes from Hollywood (Curta) 
    1926 On the Front Page (Curta) 
    1926 Get 'Em Young (Curta) 
    1926 What's the World Coming To? (Curta) 




    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top