• ÚLTIMAS...

    quarta-feira, 19 de outubro de 2016

    O REI ARTHUR E OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA NO CINEMA / TV


    Rei Arthur no Cinema

    Rei Artur é uma figura lendária britânica que, de acordo com histórias medievais e romances, teria comandado a defesa contra os invasores saxões chegados à Grã-Bretanha no fim do século V, durante a batalha do Monte Badon. Os detalhes da história de Artur são compostos principalmente pelo folclore e pela literatura, e sua existência histórica é debatida e contestada por historiadores modernos. A escassez de antecedentes históricos de Artur é retratada por diversas fontes.

    O lendário Artur cresce como uma figura de interesse internacional em grande parte pela popularidade do livro de Geoffrey de Monmouth, Historia Regum Britanniae (História dos Reis Britânicos). Porém, alguns contos de Gales e da Bretanha e poemas relativos a história do Rei Arthur foram feitos antes deste livro; nestas obras Artur aparece como um grande guerreiro que defende a Grã-Bretanha dos homens e inimigos sobrenaturais, ou como uma figura fascinante do folclore, às vezes associada com o Outro Mundo, Annwn. Quanto ao livro de Geoffrey de Monmouth, foi mais adaptado dessas obras do que inventado por ele mesmo, porque ele é desconhecido.

    Embora os temas, acontecimentos e personagens da lenda de Artur variem de texto para texto e não exista uma versão totalmente comprovada, a versão de Geoffrey sobre os eventos é frequentemente usada como ponto inicial das histórias posteriores. Geoffrey descrevia Artur como um rei britânico que venceu os saxões e estabeleceu um império composto pela Grã-Bretanha, Irlanda, Islândia e Noruega. Na realidade, muitos elementos e acontecimentos que agora fazem parte da história de Artur apareceram no livro de Geoffrey, incluindo Uther Pendragon, pai de Arthur, o mago Merlim, a espada Excalibur, o nascimento de Artur em Tintagel, sua batalha final em Camlann contra Mordred em Camelot e o fim de Avalon. Chrétien de Troyes, escritor francês do século XII que adicionou Lancelot e o Santo Graal à história, iniciou o gênero de romance arthuriano que se tornou uma importante vertente da literatura medieval. Nestas histórias francesas, a narrativa foca frequentemente em troca do Rei Arthur para outros personagens, como os Cavaleiros da Távola Redonda. A literatura arthuriana teve sucesso durante a Idade Média, mas diminuiu nos séculos que se seguiram até ter um ressurgimento significativo no século XIX. No século XXI, as lendas continuam vivas, tanto na literatura como em adaptações para teatro, cinema, televisão, revista em quadrinhos e outras mídias.

    Sua história merece ser conhecida revistas através destes filmes...

    CAVALEIROS DO REI ARTHUR (1949)

    Título original: The Adventures of Sir Galahad
    Direção:  Spencer Gordon Bennet 
    Roteiro:  George H. Plympton
    Elenco:  George Reeves, Nelson Leigh, William Fawcett
    Duração: 252 min  
    País de origem: USA

    O cavaleiro Galahad, membro da Távola redonda,  procura pela lendária espada Excalibur.
    A primeira grande adaptação do tema, seguido do clássico mais famoso, em 1953. Mas talvez a melhor versão seja a de John Boorman.


    CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA (1953)

    Título original: Knights of the Round Table
    Direção:   Richard Thorpe
    Roteiro: Talbot Jennings, Jan Lustig
    Elenco:  Robert Taylor, Ava Gardner, Mel Ferrer
    Duração: 115 min
    País de origem: USA

    Na Inglaterra do século VI, o fim da ocupação romana deixa o país em turbulência. No local de uma recente batalha entre os senhores de guerra, Arthur Pendragon e sua meia-irmã, Morgana Le Fay, encontram-se conforme combinado com o feiticeiro Merlin para discutir como acabar com o derramamento de sangue. Morgana afirma que, como ela é a única descendente legítima do último rei, o trono pertence a ela, mas Merlin submete os adversários a um teste para determinar o legítimo soberano da Inglaterra. Merlin os leva à Excalibur, uma espada embutida em uma bigorna, e lhes diz que, segundo a lenda, aquele que conseguir remover a espada, será o verdadeiro soberano da Inglaterra. 

    Thorpe realiza um bom trabalho na direção, apesar do roteiro apresentar uma série de altos e baixos. A grande novidade apresentada diz respeito à sua fotografia, uma vez que se trata do primeiro filme produzido pela MGM em CinemaScope.  O filme apresenta alguns bons momentos dramáticos, como no caso em que dois exércitos de cavaleiros e soldados a pé se confrontam, ou quando Lancelot e Guinevere são apanhados juntos no quarto do cavaleiro. Por outro lado, há algumas lutas à espada que passam a impressão de que foram muito mal coreografadas. No elenco, as melhores atuações ficam por conta de Stanley Baker e Ava Gardner, seguidas pelas de Mel Ferrer e Robert Taylor.


    PRÍNCIPE VALENTE (1954)

    Título original: Prince Valiant
    Direção: Henry Hathaway
    Roteiro:  Dudley Nichols 
    Elenco: James Mason, Janet Leigh, Robert Wagner
    Duração: 100 min
    País de origem: USA

    O rei Aguar e sua família viking se tornaram cristãos e por isso são vítimas de traição e fogem para o exílio, ficando sob a proteção do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Quando atinge a maioridade, o filho de Aguar, Príncipe Valente, é enviado pelo seu pai à corte do rei Artur, para se tornar cavaleiro. Ao chegar à praia, ele é atacado por um misterioso Cavaleiro Negro. Consegue fugir e chegar até Camelot, onde fala com o rei. Pedindo para ser cavaleiro, o rei lhe põe aos cuidados de Sir Gawain, para treinar como escudeiro.


    O ESPADACHIM NEGRO (1954)

    Título original: The Black Knight
    Direção: Tay Garnett
    Roteiro:  Alec Coppel
    Elenco:  Alan Ladd, Patricia Medina, André Morell
    Duração: 85 min
    País de origem: Reino Unido

    John, um ferreiro, não esperava ganhar a mão de Linet, filha do Conde de Yeonil. Ele tentará provar ser um nobre cavaleiro, porém, ele toma seu colete como armadura e um capacete improvisado e irá lutar por Rei Arthur como o Cavaleiro Negro. Suas peripécias incluem terras distantes visitando os reis e uma cerimônia de sacrifício Druida em Stonehenge.


    AS AVENTURAS DO SR. LANCELOT - SÉRIE DE TV (1956 - 1957)

    Título original:  The Adventures of Sir Lancelot
    Direção: Bernard Knowles, Lawrence Huntington (e outros 7)
    Roteiro: Leslie Poynton, Peggy Phillips, (e outros 7)
    Elenco:  William Russell, Cyril Smith, Ronald Leigh-Hunt
    Duração: 30 episódios de 30 minutos
    País de origem: Reino Unido

    A série da televisão britânica "The Adventures of Sir Lancelot" traz a lenda do Rei Arthur e sua Távola Redonda. Nessa produção luxuosa e detalhada. Muitos dos melhores atores ingleses da época participaram desta série. William Russell como Lancelot, Bruce Seton e Ronald Leigh-Hunt como Rei Arthur, Guinevere por Jane Hylton e Merlin "The Sorcerer" por Cyril Smith. O elenco de apoio foi igualmente forte.


    A LENDA DA ESPADA MÁGICA (1963)

    Título original: Siege of the Saxons
    Direção: Nathan Juran
    Roteiro: John Kohn, Jud Kinberg
    Elenco: Janette Scott, Ronald Lewis, Ronald Howard
    Duração: 85 min
    País de origem: Reino Unido

    O Rei Arthur descobre um dos seus cavaleiros está conspirando para assumir seu trono e se casar com sua filha. Após a morte do rei, os cavaleiros que desejam casar com a princesa, por ordem do grande mago Merlin,  terão que  remover a espada da bainha e provar o seu direito ao trono.


    LANCELOT - O CAVALEIRO DE FERRO (1963)

    Título original: Lancelot and Guinevere
    Direção: Cornel Wilde
    Roteiro:  Richard Schayer, Cornel Wilde 
    Elenco:  Cornel Wilde, Jean Wallace, Brian Aherne
    Duração: 116 min
    País de origem: Reino Unido

    O reino de Camelot é abalado quando Lancelot, o mais valoroso cavaleiro da corte, apaixona-se por Guinevere, noiva de Arthur, seu amigo e rei, gerando intrigas e traições.

    CAMELOT (1967)

    Título original: 
    Direção: Joshua Logan
    Roteiro:  Alan Jay Lerner
    Elenco:  Richard Harris, Vanessa Redgrave, Franco Nero
    Duração: 179 min
    País de origem: USA

    O filme retrata a história de amor entre o rei Arthur e Guinevere. O rei criou os Cavaleiros da Távola Redonda, uma alta ordem de cavalheirismo no qual todos eram imbuídos do desejo de ajudar os oprimidos. Um cavaleiro francês, Lancelot Du Lac, foi se unir a esta ordem e logo se tornou o mais célebre de todos os cavaleiros. Guinevere acabou se apaixonando por Lancelot e provocando uma sucessão de conflitos no reino.


    LANCELOT DO LAGO (1974)

    Título original: Lancelot du Lac
    Direção: Robert Bresson
    Produção: Jean-Pierre Rassam, François Rochas
    Elenco: Luc Simon, Laura Duke Condominas, Humbert Balsan 
    Duração: 85 min
    País de origem: França/ Itália

    Retornando da Demanda do Graal, que fora um fracasso, Lancelot do Lago retorna à corte do rei Arthur, Camelot, lá encontra Guinevere, esposa do rei, que é fiel a sua senhora. Ela faz Lancelot crer que seus atos foram responsáveis pela falha dele na procura do Graal. Modred, ciumento, fomenta um plano contra Lancelot para confundi-lo com a rainha e assim acabar com Camelot. Trata-se de um retrato cinematográfico medieval afastado da fantasia que poderia ser impregnado e centrado no limo e no sangue.


    EXCALIBUR - A ESPADA DO PODER (1981)

    Título original: Excalibur
    Direção: John Boorman
    Roteiro: Rospo Pallenberg
    Elenco:  Nigel Terry, Helen Mirren, Nicholas Clay 
    Duração: 140 min 
    País de origem: Reino Unido

    O mago Merlin (Nicol Williamson) dá ao rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) a mística Excalibur, a espada do poder. Durante uma emboscada Uther é ferido mortalmente e, pouco antes de morrer, enterra a espada em uma pedra. Fica então decidido que o cavaleiro que puder retirá-la da pedra será o novo rei, mas ninguém consegue. Anos depois o país estava divido em guerra entre os senhores feudais e Arthur (Nigel Terry), um jovem escudeiro, retira facilmente a espada da pedra. 

    Alguns nobres juram fidelidade ao novo rei e Merlin relata que Arthur é um filho bastardo de Uther, mas alguns nobres não aceitam sua autoridade. No entanto o tempo faz todos se curvarem ao sábio rei, mas o tempo vai mostrar que o fator de desagregação do reino está na atração que Lancelot (Nicholas Clay), o campeão do rei, sente por Guinevere (Cherie Lunghi), a rainha. E, somando-se a isto, Morgana (Helen Mirren), a meia-irmã de Arthur, decide que Mordred (Robert Addie), o filho que ela teve com Arthur, deve ocupar o trono.


    A ESPADA DO VALENTE (1984)

    Título original: Sword of the Valiant: The Legend of Sir Gawain and the Green Knight
    Direção: Stephen Weeks
    Roteiro:  Stephen Weeks
    Elenco: Miles O'Keeffe, Cyrielle Clair, Leigh Lawson 
    Duração: 102 min
    País de origem: Reino Unido

    Nesta aventura medieval, baseada nas histórias do Rei Arthur, o jovem cavaleiro Gwain, que foi um escudeiro da corte, busca decifrar um enigma que pode salvar sua própria vida.


    MERLIN E A ESPADA (1985)

    Título original: Arthur the King
    Direção: Clive Donner
    Roteiro:  David Wyles
    Elenco:  Malcolm McDowell, Candice Bergen, Edward Woodward
    Duração: 94 min
    País de origem: USA / Iugoslávia

    A história do Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda, contada pelo mago Merlin. Sua principal inimiga, Morgana, tudo faz para destruir a unidade do reino. Dragões, magia e espíritos malignos.


    GUINEVERE - A RAINHA DE EXCALIBUR (1994)

    Título original: Guinevere
    Direção: Jud Taylor
    Roteiro:  Persia Woolley
    Elenco:  Sheryl Lee, Sean Patrick Flanery, Noah Wyle 
    Duração:  96 min
    País de origem: USA

    Antes mesmo de nascer, Guinevere (Sheryl Lee) já estava prometida em casamento ao rei Arthur. Criada e educada sob esta perspectiva, aprendeu todos os preceitos de uma rainha e o papel que deveria desempenhar ao lado do rei em importantes batalhas. Mas o coração da futura rainha se apressa a mostrar que segue leis muito próprias, e que a sua escolha difere completamente do que havia sido traçada pelo destino. Diante da responsabilidade de fazer cumprir a antiga promessa ou seguir sua paixão e tomar outro caminho, Guinevere se desespera… E um sombrio dilema se coloca em sua vida. É assim que tem início uma comovente história de lutas, amores, decepção e renúncia, em que pessoas são feridas mortalmente por estarem em busca dos mais simples ideais humanos.


    LANCELOT - O PRIMEIRO CAVALEIRO (1995)

    Título original: First Knight
    Direção: Jerry Zucker
    Roteiro:  Lorne Cameron, David Hoselton
    Elenco: Richard Gere, Sean Connery, Julia Ormond
    Duração: 134 min 
    País de origem: USA

    Quando o boêmio e espirituoso Lancelot (Richard Gere) salva a bela Guinevere do ataque de um ex-cavaleiro, Sir Malagant (Ben Cross), eles se apaixonam à primeira vista. Só que a donzela está a caminho de Camelot para se casar com o rei Arthur (Sean Connery), e assim segue seu caminho. Pouco tempo depois, Lancelot é nomeado cavaleiro do rei mas não conta a ele que conhece sua futura noiva. No reencontro com Guinevere (Julia Ormond), os dois precisam decidir entre o verdadeiro amor e a lealdade ao rei.

    O filme foge totalmente da lenda em prol da história de amor. E isto, de uma certa forma, choca mais que satisfaz. Mas ao fundo, brilhante trilha sonora de Jerry Goldsmith.


    MERLIN - TV MINI-SÉRIE (1998)

    Título original: Merlin
    Direção: Steve Barron
    Roteiro: Peter Barnes, Edward Khmara, David Stevens
    Elenco:  Sam Neill, Helena Bonham Carter, John Gielgud
    Duração: 182 min 
    País de origem: USA

    Merlin, é uma criatura nascida da magia pagã, vivendo em um mundo que se converte ao cristianismo, ele está ao lado de Arthur, quando ele toma Excalibur, quando constrói Camelot e quando ele é traído por sua esposa, Guinevere. Lado a lado são ameaçados pelos planos de Morgan Le Fey, e seu filho com Arthur, Mordred. Teve uma continuação.


    A ESPADA MÁGICA - A LENDA DE CAMELOT (1998)

    Título original: Quest For Camelot
    Direção: Frederik Du Chau
    Roteiro: Kirk De Micco
    Elenco:  Jessalyn Gilsig, Cary Elwes, Andrea Corr
    Duração: 86 min 
    País de origem: USA
    Animação

    Logo após a coroação do rei Arthur, a menina Kayley quer se tornar cavaleira da Távola Redonda. Sua chance surge quando vilões roubam Excalibur, a espada do monarca, e ela decide reavê-la com a ajuda do mago Merlin, de um rapaz cego e de um engraçado dragão de duas cabeças.


    AS BRUMAS DE AVALON - TV MINI-SÉRIE (2001)

    Título original:  The Mists of Avalon
    Direção: Uli Edel
    Roteiro: Gavin Scott
    Elenco: Anjelica Huston, Julianna Margulies, Joan Allen 
    Duração: 183 min
    País de origem: República Tcheca/ Alemanha

    O filme narra a história de Rei Arthur (Edward Atterton) sob a perspectiva de Morgana (Julianna Margulies), uma sacerdotisa da lendária ilha de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa mãe. Os saxões varriam a Bretanha matando igualmente cristãos e seguidores da Deusa mãe. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a região estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igraine (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia. Morgause (Joan Allen), a irmã de Igrane, também lá morava e apreciava o poder de Avalon.


    REI ARTHUR (2004)

    Título original: King Arthur
    Direção:  Antoine Fuqua
    Roteiro: David Franzoni
    Elenco:  Clive Owen, Stephen Dillane, Keira Knightley
    Duração: 126 min
    País de origem: Reino Unido / Irlanda

    Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.

    Inicialmente seria Michael Bay o diretor de Rei Arthur, que deixou o projeto devido a problemas de orçamento; Apesar do tempo no filme parecer bastante frio, as filmagens de Rei Arthur ocorreram na Irlanda em uma época onde as temperaturas estavam bastante altas;  As locações utilizadas nas filmagens de Rei Arthur são praticamente as mesmas utilizadas por Excalibur (1981); Não há créditos de abertura, nem mesmo são citadas as empresas que produziram o filme; Algumas das cenas de batalha foram editadas de forma a diminuir a violência, com o objetivo de conseguir uma censura mais branda nos Estados Unidos;  Para se preparar para Rei Arthur a atriz Keira Knightley fez um extenso treinamento, que a fez lutar boxe, treinar com arco e flecha e luta de machado e até mesmo realizar levantamento de peso;  O ator Laurence Fishburne narra o trailer de Rei Arthur;


    AS AVENTURAS DE MERLIN - SÉRIE DE TV (2008 - 2012)

    Título original: Merlin
    Direção: Jeremy Webb, Alice Troughton, David Moore (e outros 8)
    Criadores:  Johnny Capps, Julian Jones, Jake Michie, Julian Murphy
    Elenco:  John Hurt, Bradley James, Colin Morgan
    Duração: 5 temporadas / 13 episódios cada de 45 minutos
    País de origem: Reino Unido

    Merlin é uma série britânica do famoso canal BBC. Conta a história do jovem e talentoso Merlin, que chega ao povoado de Camelot, onde a feitiçaria é castigada com a morte. Lá Merlin conhece Arthur, o filho do rei, é aí que Merlin começa a descobrir qual seu verdadeiro destino, a partir daí, Merlin se encontra frente a frente com personagens lendários e fantásticos.


    CAMELOT - SÉRIE DE TV (2011)

    Título original:  Idem
    Direção: Mikael Salomon, Stefan Schwartz, Ciaran Donnelly, Jeremy Podeswa, Michelle MacLaren
    Criador: Chris Chibnall, Michael Hirst
    Elenco:  Joseph Fiennes, Jamie Campbell Bower, Tamsin Egerton
    Duração: 10 episódios de 45 min
    País de origem: Irlanda, Canadá, Reino Unido

    Com a morte súbita do Rei Uther, o caos ameaça engolir a Grã-Bretanha. Quando o mago Merlin tem visões de um futuro sombrio, ele ajuda o jovem e impetuoso Arthur, um jovem que desde o nascimento é criado como um plebeu e que tem total desconhecimento de sua linhagem real, para tomar a coroa. Mas a fria e meticulosa meia-irmã de Arthur vai lutar até o fim, convocando as forças não naturais para reivindicar a coroa nesta batalha épica pelo controle.



    REI ARTHUR - A LENDA DA ESPADA (2017)

    Título original: King Arthur: Legend Of The Sword
    Direção:  Guy Ritchie
    Roteiro:  Joby Harold, Guy Ritchie
    Elenco:  Charlie Hunnam, Astrid Bergès-Frisbey, Jude Law
    Duração: 126 min
    País de origem: EUA

    Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem das ruas que controla os becos de Londonium e desconhece sua predestinação até o momento em que entra em contato pela primeira vez com a Excalibur. Desafiado pela espada, ele precisa tomar difíceis decisões, enfrentar seus demônios e aprender a dominar o poder que possui para conseguir, enfim, unir seu povo e partir para a luta contra o tirano Vortigern, que destruiu sua família.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top