google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FREIRAS NO CINEMA / TV

freiras-no-cinema-tv.

Na Igreja Católica, freira é a designação dada a uma mulher que renunciou a vida comum em sociedade e optou recolher-se em um convento ou mosteiro, passando a ter uma vida inteiramente dedicada aos serviços religiosos.

As freiras são mulheres consagradas a religião, assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos. Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado. As freiras, por norma, fazem parte de ordens ou congregações religiosas de características mendicantes.


Este post faz uma homenagem a elas. No cinema elas foram retratadas de forma digna em alguns dos melhores filmes de suas épocas de produção. Fiz uma separação com os posts do termo Nunsploitation (neste link), que é uma variação do Blaxploitation, porém os elementos "convento", "sexualidade" e "freiras" sempre presentes, ainda que eu tenha colocado alguns importantes na lista de 50 filmes abaixo.

Vamos aos filmes.


Angela Chiaromonte (Lillian Gish) é a filha de um rico conde italiano o qual morre ao se acidentar de uma queda de cavalo. Embora Angela esteja para herdar uma grande propriedade, sua meia irmã queima o testamento deixado por seu pai com essa determinação e se apropria ela mesma dos bens, jogando Angela na pobreza. Por sorte, Angela se casa com um arrojado oficial, Capt. Giovanni Severin (Ronald Colman) mas ele é capturado por árabes em uma expedição à África. Dedicando sua vida a memória do noivo, Angela se torna uma freira, sem saber que ele escapou de seus captores e regressou a Itália! 


Na Espanha, uma bela órfã, Joanna, deixa sua família para ingressar no convento de Santa Maria e se tornar freira. O único contato do convento com o mundo exterior é através do médico, no entanto, as freiras estão terminantemente proibidas de mostrar o rosto até a ele. A única versão em inglês filmada da clássica peça espanhola de Gregorio Martinez Sierra, de 1911


A ordem Irmãs de Betânia é uma instituição de freiras dedicada a cuidar de mulheres ex-condenadas. Quando a jovem freira Anne-Marie chega, é encarregada da detenta Thérèse, que alega estar lá injustamente. Quando esta é liberta, vai às ruas matar o homem que a incriminou, e volta para a instituição em busca de refúgio. Lá, Anne-Marie tenta obcecadamente mudar Thérèse, mas é eventualmente expulsa da ordem.


França, 1858. Nos subúrbios da cidade, a adolescente Bernardette tem uma visão. Os moradores consideram que a imagem é a Virgem Maria. O governo considera que Bernadette está louca e faz o possível para abafar o assunto. Apesar disso, com o passar do tempo, ela atrai mais seguidores, alterando profundamente suas vidas.


Aqui Bing Crosby recria o papel do Padre O'Malley, que é enviado para recuperar a falida escola paroquial. O bem-humorado padre logo se desentende com Irmã Benedict (Ingrid Bergman) sobre a educação das crianças, o que gera entre eles enormes e engraçadas discussões. Além disso há o ganancioso empresário Horace P. Bogardus (Henry Travers), que quer demolir o Santa Maria.

O filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, além de Melhor Ator e Melhor Atriz para a dupla de protagonistas. Uma curiosidade: Bing Crosby foi o primeiro ator a receber duas indicações ao Oscar pelo mesmo personagem. No anterior, havia levado a estatueta para casa também pelo papel de O’Malley em O Bom Pastor (1944), longa que também recebeu o prêmio de Melhor Filme. 


Um grupo de freiras lideradas pela jovem e inexperiente Irmã Clodagh (Deborah Kerr) tem a missão de estabelecer um novo convento no alto do Himalaia. Em meio a um povo majoritariamente não cristão, as freiras dão aulas e oferecem atendimento médico, mas a presença constante de um homem (David Farrar) começa a tirá-las do sério, provocando sérios tormentos, sentimentos incontroláveis e ações inesperadas.


Duas freiras de um convento francês chega em uma pequena cidade da Nova Inglaterra com um plano para construir um hospital infantil.Eles pedem a ajuda de vários personagens coloridos para alcançar seu sonho, incluindo um artista esforçando-se, um compositor popular, e um gângster famoso.


Anna é uma jovem freira que trabalha como enfermeira. O dilema por qual passa a faz relembrar as circunstâncias que a levaram a vestir o hábito. Enquanto atendia a um grande número de pacientes gravemente feridos por causa da guerra, Anna conhece um homem por quem se apaixona perdidamente. Mas entre os dois há uma outra mulher, formando assim um triângulo amoroso impraticável. Anna se vê obrigada a fazer sua escolha e revelar seu passado como cantora de uma boate.


Filme recria o cenário político e os fatos que envolvem o mês de maio de 1917, em Fátima, zona rural de Portugal, quando os pequenos Lúcia, Jacinta e Francisco testemunharam a aparição de nossa senhora numa colina.

A história emocionante de sua aparição aos três pastores na aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou muito rapidamente a sua devoção pelo mundo.No dia 13 de maio de 1917, em um dia claro, as três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisca, estavam pastoreando nas colinas, quando sobre uma pequena azinheira, surge um clarão após um relâmpago, e a figura "de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente". Ela dirige-se às crianças e lhes pede que rezem o terço todos os dias pela paz do mundo, que peçam pela conversão dos pecadores, e pelo fim da guerra. As aparições continuam, e sempre a Virgem repete que se ore pela paz e pela conversão dos pecadores e que se reze o terço diariamente.


Cpl. Allison (Robert Mitchum) fica sozinho em uma ilha japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, após o naufrágio de seu navio. Enquanto tenta passar despercebido pelos nipônicos do local, ele acaba conhecendo Irmã Angela (Deborah Kerr), com quem vive grandes momentos - e o amor da Irmã por Deus será testado frente à este grande homem que entra em sua vida.


A irmã Luke (Audrey Hepburn) é uma grande religiosa que não se conforma com as desigualdades sociais. Suas ações acabam conflitando com os votos que fizera na época que se firmou freira, tais como silêncio, pobreza e castidade. 

Poucas religiosas foram tão marcantes na história do cinema hollywoodiano quanto Audrey Hepburn ao ser dirigida por Fred Zinnemann (cineasta vencedor de quatro Oscars, entre eles pelo clássico A Um Passo da Eternidade, 1953). Por este trabalho, tanto ele quanto ela foram lembrados pelo prêmio máximo do cinema mundial, sendo que o longa somou um total de oito indicações – inclusive, também, à Melhor Filme e Roteiro Adaptado.


Freiras italianas na 2ª guerra mundial, durante a ocupação nazista, ajudam à contrabandear crianças judías através do convento para fora de um campo de concentração próximo. O oficial do exército italiano no comando suspeita do que pode estar acontecendo, mas deliberadamente faz vista grossa. Quando os alemães assumem a segurança do acampamento, a atividades das freiras tornam-se muito mais perigosas.


A noviça Viridiana (Silvia Pinal) faz uma visita ao seu tio moribundo, atendendo a um pedido do próprio. O pervertido homem, obcecado pela beleza da jovem, tenta seduzi-la de todas as formas. Ele morre e Viridiana decide não mais voltar ao convento. Em contrapartida transforma a antiga casa do tio num abrigo para necessitados e moradores de rua. 


Passado no século XVII, o filme conta a história da  madre superiora que é vítima de possessão demoníaca, assim como outras de suas colegas religiosas, elas que habitam uma paisagem cuidadosamente arquitetada para amplificar a sensação de estarmos – junto delas – num terreno meio inóspito que não nos permite fincar os dois pés na compreensão total e irrestrita dos fenômenos. Exorcistas vão ao encontro das possuídas que sofrem um verdadeiro martírio, mas a bem da verdade o elemento principal da narrativa é o desejo.

 Um dos primeiros filmes a tocar no tema de exorcismo. O filme é um clássico do cinema europeu que ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1961.


Mosteiro de Monza. A jovem Virginia, foi forçada a tomar à ordem de freira por seu pai e tia, em pouco tempo começa a passar uma vida normal como uma freira, recebendo importantes posições graças à sua boa conduta. Mas um algo inesperado vai mudar toda a vida de nossa heroína.


Homer Smith (Sidney Poitier) é um operário desempregado, que trabalha em construções. Ele pára seu carro em uma remota fazenda, devido ao superaquecimento do motor. Na propriedade rural moram freiras católicas do leste europeu. Maria (Lilia Skala), a madre superiora, acredita que ele foi mandado por Deus para ajudá-las a construir uma igreja naquela região. Apesar disto não estar em seus planos, Homer se propõe a fazer pequenas tarefas, mas gradativamente começa a ser envolvido pelas religiosas.


No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta religiosa, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, que tem sete filhos, ele é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquista o carinho e o respeito das crianças, mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.


Irmã An (Debbie Reynolds), uma freira que dedica sua vida à caridade, deixa seu convento dominicano e parte para Bruxelas, para atuar em uma instituição religiosa em uma região humilde do local. Lá, acaba desenvolvendo seu grande talento pela música e, ao encontrar inspiração no pequeno Dominique, uma criança muito maltratada, cria um música em sua homenagem que vai mudar a carreira dela para sempre.


Uma comédia que segue as aventuras e desventuras de um grupo de adolescentes num colégio interno católico, gerido pelo pulso de ferro da Madre Superiora. As rebeldes Mary e Rachel pregam partidas às suas colegas e às freiras, levando a Madre Superiora ao desespero.

Com um elenco quase exclusivamente feminino, Anjos Rebeldes marca o regresso de Ida Lupino ao cinema depois de um hiato de dez anos e é também o seu último filme para o grande público.


França, Século XVIII. Suzanne (Anna Karina) é uma jovem francesa que é forçada por seus pais a se tornar freira. Eles alegam não ter condições financeiras para cuidar dela. Na verdade eles só querem se livrar da garota, pois ela é fruto de um caso extraconjugal que sua mãe teve na juventude. No convento, Suzanne conhece três madres superioras: Madame de Moni (Micheline Presle), Irmã Sainte-Christine (Francine Bergé) e Madame de Chelles (Liselotte Pulver). Rebelde, a moça é vítima de todo tipo de humilhação, sadismo e assédio sexual, apesar de receber algum carinho de vez em quando.


A história retrata a rivalidade entre a conservadora Madre Superiora (Russell) e a jovem Irmã progressiva George (Stevens), com elas conduzir um ônibus cheio de meninas do colégio católico a uma reunião de jovens que está sendo realizada em Santa Barbara, Califórnia. Além de debater expressões de fé e papel da Igreja na América tumultuada dos anos sessenta, elas também têm que lidar com os conflitos de duas estudantes rebeldes, Rosabelle (Susan Saint James) e Marvel Anne (Barbara Hunter). Sequência de Anjos Rebeldes (The Trouble with Angels).


John Carpenter (Elvis) é um médico de um bairro pobre que conhece três moças dispostas a ajuda-lo. Michele, Barbara e Irene. Sem saber que são freiras, John se apaixona por Michele. Pode Ele Mudar sua vida? Pode Ela esquecer seus votos e Seguir seu Coração? Será o amor mais forte que a Fé ? Ultimo filme com a atuação do Rei do Rock.


O filme começa com Hogan, um mercenário americano aliado dos juaristas, salvando uma mulher raptada e prestes a ser molestada por bandoleiros do deserto. Após ser liberta, a mulher, quase despida, surpreende o cowboy ao vestir um hábito de freira, dizendo-se chamar irmã Sara. Hogan concorda em acompanhar a irmã Sara durante o resto da travessia do deserto, mesmo sabendo que isso o atrasará, pois a mulher monta uma mula carregada e lenta. Ela se mostrará uma companheira competente em várias situações de perigo que os aguardam. Mas o cowboy não sabe de toda a verdade sobre a religiosa.


A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio III (Alec Guinness).


O controverso Euro-Cult clássico ressurge em DVD, em uma versão sem cortes e remasterizada: Flávia é forçada por seu pai a viver como uma freira. Após anos de luta contra injustiças e em constante questionamento sobre sua própria fé, ela escapa do convento em busca de uma vida melhor. Assim que começa a provar a liberdade fora dos confinamentos do convento onde viveu por anos, ela é recapturada e torturada por ter desafiado a igreja.Flávia inicia uma rebelião... 

Um sangrento e violento confronto no qual ela lidera guerreiros extremistas que violentam e assassinam as outras irmãs. De uma freira confusa em busca de fé, Flávia se torna uma líder violenta e dominadora que está prestes a sentir as consequências de se obter tanto poder.


A jovem e decidida Mayumi entra para o Convento de St. Clores a fim de elucidar todo o mistério por trás da morte de sua mãe, uma antiga freira do local. Atividades nada condizentes com as normas da igreja tem lugar no convento e a garota logo se verá em apuros neste antro de perdição.


Maria é uma humilde camponesa de dezesseis anos que é flagrada pelo padre Vicente brincando de forma inocente com um amigo no bosque. O padre a acusa de atos impuros e força a mãe a enviá-la a um convento a fim de acabar com seus pecados. Chegando ao convento Maria percebe que a instituição religiosa foge dos padrões tradicionais e que a Madre Superiora e o tal Padre agem de forma estranha em nome da fé.


Um convento na Itália no início do século XIX pode ser descrito em poucas palavras como o centro de sexualidade feminina reprimida.  Por meio do autoritário controle da madre superiora, todas as religiosas tentam exprimir, de todas as maneiras possíveis e imagináveis, seus desejos carnais enrustidos.


A irmã Gertrudes é a enfermeira freira principal cujo o comportamento cada vez mais psicótico, coloca em perigo a sanidade dos pacientes e funcionários do hospital. A freira que é apegada na morfina e na loucura, presidi sobre um regime de lesbianismo e mortes.


O padre Rivard atua em uma pequena cidade de mineração de carvão economicamente deprimida. Trabalhando no que ele acha que é uma obra "controversa", convive com a vida brutal de seus pobres paroquianos, as velhas freiras hostis no convento próximo e suas próprias dúvidas. Quando Rita, uma jovem e enérgica irmã, chega à paróquia, ele encontra alguém com quem pode conversar, alguém com quem tem muito em comum.


Rui, é um policial de alto escalão que por seu caráter íntegro e acima de qualquer suspeita é escalado para resolver o caso de uma professora acusada de crimes políticos. Em sua investigação, ele descobre que ela é na verdade, uma freira. O que só dificulta o fato de que para fazê-la falar a verdade, ele terá que torturá-la. No entanto, a cada passo que dá, mais do que se sentir intrigado, ele fica cada vez mais atraído por esta mulher sensual e enigmática.


Canadá. A jovem freira Agnes, que vive num convento, dá à luz a um filho, que é encontrado enforcado pelo cordão umbilical na lata de lixo de seu quarto. Sua gravidez foi mantida em segredo, com a situação apenas sendo revelada devido a um grito dado por Agnes. A situação é levada à justiça, que designa a dra. Martha Livingston, para analisar o estado mental de Agnes. Entre os advogados há consenso de que Agnes é louca, mas Martha, decide investigar a personalidade da jovem freira e as causas que a fariam cometer este ato. Porém ela logo bate de frente com a irmã Miriam Ruth, coordenadora do convento, que acredita que Agnes, é tocada por Deus e quer poupá-la do desgaste promovido pela investigação.


Jovem é levada pelo pai para um convento para se livrar dos pecados. Porém, uma vez lá dentro, inicia um romance com um padre. As demais freiras, enciumadas e violentas, também desejam a moça e a submeterão a horrores sob a desculpa de que ela estaria possuída pelo demônio.

Sobre este filme eu tenho uma história curiosa para contar: Fui ao cinema Central da minha cidade, eu então com 10 anos. Este filme passava no cinema Paraíso, que era ao lado do cinema que eu ia. Ao comprar meus ingressos para ver algum filme dos trabalhões, percebi que duas freiras compraram os ingressos para o filme ao lado. É obvio que naquela idade, eu não fiz nenhuma conexão do conteúdo impróprio para as freiras na época. A situação se seguiu. Eu comprava ingresso sempre adiantado, uma meia hora no mínimo. Depois fui dar uma volta. Quando voltei para ver meu filme, me deparei com as freiras saindo correndo do cinema (elas haviam entrando e assistido pelo menos uns 20 minutos). E foi isto. Nunca mais esqueci do Monjas pecadoras...


Em Reno, Nevada, Deloris Van Cartier (Whoopi Goldberg) é uma cantora que acidentalmente testemunha um brutal assassinato cometido pelo seu namorado, Vince LaRocca (Harvey Keitel), um gângster. Enquanto tentam capturar Vince, um detetive, Eddie Souther (Bill Nunn), é encarregado de protegê-la. Deloris é colocada no programa de proteção às testemunhas e é mandada para um convento em São Francisco disfarçada de freira, usando o nome de irmã Mary Clarence.Mas seu jeito extrovertido, que não é aprovado pela Madre Superiora (Maggie Smith), acaba fazendo ela dar uma nova vida ao coral, chamando a atenção das pessoas e de Vince.

No ano seguinte a história continua em MUDANÇA DE HÁBITO 2 - MAIS CONFUSÕES NO CONVENTO.


Quando uma séria epidemia de cólera atinge a região de Catania em 1854, Maria (Angela Bettis), uma noviça de 16 anos, é obrigada a sair do convento e voltar para casa para evitar a contaminação. Chegando lá, ela encontra dificuldades em viver como uma adolescente normal, pois a madrasta e suas meias-irmãs a tratam como "a esposa de Deus". Maria acaba se apaixonando por Nino (Johnathon Schaech), seu lindo vizinho, e esta relação inesperada pode mudar o rumo da história da noviça.


Um detento no corredor da morte, Matthew Poncelet (Sean Penn), vê sua data de execução se aproximando e pede ajuda à Irmã Helen Prejean (Susan Sarandon) para entrar com uma apelação, insistindo em sua inocência no assassinato de um jovem casal. Poncelet começa a criar laços com a religiosa, que visita sua família e os parentes das vítimas, esperando saber mais sobre o caso. Mas a situação de Poncelet começa a se complicar e a freira faz o possível para consolar o condenado.


Esta é a verdadeira história de Madre Teresa, a partir de Calcutá, na Índia, onde enfrenta a adversidade de cada direção e onde ela estabelece as bases para sua cruzada para ajudar os mais pobres .


Irlanda, década de 60. Margaret (Anne-Marie Duff) foi estuprada num casamento por seu primo. Bernardette (Nora-Jane Noone) é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança. Rose (Dorothy Duffy) e Crispina (Eileen Walsh) são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com o intento de "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. As internas são conhecidas como "as irmãs Magdalena". Elas são humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando até mesmo castigos físicos.


A história de Inês Gonxha Bojaxhiu (Olivia Hussey), que nasceu em Skopja, capital da atual república da Macedônia. Aos 21 anos ela mudou seu nome para Teresa e ingressou em um convento em Calcutá. Onze anos depois ela deixou o convento para trabalhar nos bairros mais pobres da cidade, onde fundou em 1946 a Congregação das Missionárias da Caridade.

Feito para a TV. Lançado diretamente em vídeo no Brasil. Também disponível em versão com 110 minutos, já que o filme tem 3 horas de duração.


Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora rígida e atemorizante da Escola da Igreja São Nicholas, sofre uma aversão extrema contra o progressista e popular pároco padre Flynn (Philip Seymour Hoffman). Procurando por transgressões em todos os cantos, a Irmã Aloysius acredita que tenha descoberto o pecado máximo quando ouve o Padre Flynn mencionar que tem interesse em um garoto problemático. Mas sem ter como provar, a única coisa que resta é a dúvida.

Se Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman brilham, Amy Adams e Viola Davis (esta última aparece em apenas duas cenas) não ficam muito atrás, e não à toa todos foram indicados ao Oscar por seus trabalhos memoráveis aqui. 


Jeannine Deckers, também conhecida como Irmã Sorriso, se tornou um mito internacional com seus dois milhões de álbuns vendidos em 1963 e a música  Dominique , que superou os Beatles e Elvis Presley nas paradas de todo o mundo. Mas quem era a irmã Sourire realmente? O filme conta a comovente história de uma mulher cheia de dúvidas e entusiasmo, em busca do amor ..


Irlanda, 1952. Philomena Lee (Judi Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois.


A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina  Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.


Madre Teresa de Calcutá troca confidências com o Padre e amigo Celeste van Exem por meio de cartas. Ao longo de 40 anos de amizade, ela expõe suas dúvidas, angústias, questionamentos acerca da fé e revela traços vulneráveis de sua personalidade. As revelações mostram um lado menos beatificado da mulher que se tornou ícone das causas humanitárias.


Cinebiografia de Irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja. Contemplando da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis – personificados na figura do fictício João (Amaurih Oliveira) –, deixando um legado que perdura até hoje.


Em um pequeno convento na área rural de Quebec, Madre Augustine (Céline Bonnier) fornece uma educação musical para jovens mulheres, não importando sua origem socioeconômica. No entanto, com as mudanças iminentes trazidas pelo Concílio Vaticano II e pela Revolução Silenciosa de Quebec, o futuro da escola está em perigo.


Durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde (Lou de Laâge) descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres.


No início da década de 1960, à altura do Concílio Vaticano II, a jovem Cathleen decide se tornar freira, para espanto de sua mãe agnóstica. Contudo, o treinamento sob as duras regras da madre superiora a faz lidar com questões relacionadas à fé, às mudanças dentro da Igreja Católica como uma instituição e religião, e à sua sexualidade.


Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre assombrado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento em um campo de batalha.


A trama se passa no Himalaia, em 1934, em um palácio remoto no topo de um penhasco, que antigamente era um harém conhecido como a “Casa das Mulheres”. Palco para muitos atos lascivos e segredos obscuros, o lugar já tinha sido oferecido e abandonado por monges, que desistiram de transformá-lo num templo. Mas um grupo de jovens freiras lideradas pela ambiciosa Irmã Clodagh acredita que poderá convertê-lo num convento.

Com três episódios, a minissérie adapta o livro “Narciso Negro”, de Rumer Godden, já filmado em 1947 por Michael Powell, com Deborah Kerr como a Irmã Clodagh, a madre superiora mais jovem de sua ordem. Na nova adaptação, o papel principal cabe à inglesa Gemma Arterton (“Mistério no Mediterrâneo”).


Tecnologia do Blogger.