• ÚLTIMAS...

    sábado, 1 de outubro de 2016

    33 FILMES ESSENCIAIS ENVOLVENDO UM CIRCO



    33 Filmes que precisam conhecer sobre circo.



    Um circo é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.


    A história do circo no Brasil começou no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde se agruparam em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.


    Abaixo listei 25 filmes que abrangem toda história do cinema, desde o cinema mudo até os dias atuais. E completando a lista, dicas de leitores, aumentando assim a listinha e os filmes a serem vistos.

    Boa sessão:

    IRONIA DA SORTE (1924)

    Título original: He Who Gets Slapped 
    Diretor: Victor Sjöström
    Elenco: Lon Chaney, Norma Shearer, John Gilbert
    Duração: 1h 35min 


    A história de um inventor que, enlouquecido após sofrer uma grande traição, muda completamente o rumo de sua vida, tornando-se um palhaço cuja atração principal é levar tapas de todos os outros palhaços. Ele se apaixona por uma outra artista do circo, e aqueles que o traíram entram em sua vida mais uma vez...

    Este é um daqueles filmes antigos, da época que o cinema a cores ainda estava surgindo. Sua estréia oficial foi no ano de 1924, na época se falou muito de seu orçamento, valor que girava em torno de $172.000,00 . Grandes nomes como Lon Chaney, Norma Shearer, John Gilbert, Tully Marshall, Marc McDermott, Ford Sterling, Edward Arnold fazem parte deste filme, o tornando um espetáculo à parte! 

    AMOR , LUXO E RIQUEZA / SALLY A FILHA DO CIRCO (1925)

    Título original: Sally of the Sawdust
    Diretor: D.W. Griffith
    Elenco: Carol Dempster, W.C. Fields, Alfred Lunt
    Duração: 1h 44min

    O juiz Foster (Erville Alderson) expulsa sua única filha de casa porque ela se casou com um artista de circo. Pouco antes de sua morte, algum tempo depois, ela deixa sua pequena filha Sally sob os cuidados de McGargle (W.C. Fields), um malabarista trapaceiro de bom coração. Sally (Carol Dempster) cresce no ambiente circense e não tem consciência de sua filiação. McGargle, dando-se conta da responsabilidade em relação à menina, passa a trabalhar em uma caravana itinerante que, eventualmente, chega à cidade onde os Fosters, agora muito ricos, vivem.
    Perdido por um longo tempo e, recentemente restaurado, este filme é uma das poucas comédias na carreira de DW Griffith.


    MONSTRO DO CIRCO (1927)

    Título original: The Unknown 
    Diretor: Tod Browning
    Elenco: Lon Chaney, Norman Kerry, Joan Crawford
    Duração: 1h 3min 

    Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas em um circo, e faz muito sucesso por não ter os braços, e usar os pés para fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente que não suporta ser envolvida pelos braços de um homem, o que é uma vantagem de Alonzo em cima do rival Malabar (Norman Kerry). Entretanto, o pai de Nanon se enfurece quando descobre um grave segredo do homem sem braços. Para esconder esse segredo e também preservar o amor que sente pela assistente, Alonzo comete atos que vão destruir a vida de todos envolvidos.

    Durante muitos anos esse filme só existia em cópias toscas, de qualidade bem ruim, que eram comercializadas no mercado negro. Em março de 1973, em uma apresentação do filme na Casa George Eastman, o arquivista James Card disse que Henri Langlois e a equipe dele na Cinemateca Francesa descobriram uma cópia do filme em 1968 no meio de um monte de outros filmes, e que esse estava perdido porque havia sido intitulado em italiano, e não no original em inglês.


    O CIRCO (1928)

    Título original: The Circus 
    Diretor: Charles Chaplin
    Elenco: Charles Chaplin, Merna Kennedy, Al Ernest Garcia
    Duração: 1h 11min 

    O Vagabundo acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário.

    Em 2010, foi lançado um disco de DVD extra no filme, com cenas que não foram ao ar na época. Uma dessas cenas fez muito sucesso, pois consiste em uma "mulher" com um sobretudo "segurando" algo no ouvido e conversando sozinha. Nesse mesmo ano, o diretor independente George Clarke publicou um vídeo na internet sobre o fato. O vídeo já teve mais de 3 milhões de visualizações e o público acredita ser um viajante do futuro, falando ao celular. Outra teoria não comprovada é de que seja um aparelho auditivo em formato de funil, usado no fim do século XIX e início dos século XX, mas muitos questionaram o fato dela estar falando sozinha, pois se estivesse usando tal aparelho não teria por quê falar. No inicio do filme nos créditos existe em algarismos romano as letras/números MCMLXVIII ou 1968 que mostra em que ano o filme foi produzido, o correto seria MCMXXVIII ou 1928 que foi o ano correto de produção, não se sabe porque Chaplin fez isso.


    MONSTROS (1932)

    Título original: Freaks
    Diretor: Tod Browning
    Elenco:  Wallace Ford, Leila Hyams, Olga Baclanova
    Duração: 1h 4min

    O filme "Freaks" retrata a rotina de um circo onde uma bela trapezista chamada Cleopatra seduz e se casa com um anão chamado Hans, que é herdeiro de uma enorme fortuna. Mas o que Hans não sabe é que sua amada é amante de Hércules, o homem-forte que também trabalha no circo. Juntamente com esse trio o circo conta com uma enorme variedade de pessoas deformadas que servem de atração nas apresentações (estilo circo dos horrores). E essas pessoas deficientes e deformadas formam uma família muito unida, união essa reforçada pelas suas próprias deficiências em comum. Mas assim que a trapezista se casa com o bobo anão Hans, seu plano fica claro para todos, que é, obviamente, se livrar do anão para ficar com sua fortuna. 

    O filme original acabava mostrando Hercules cantando soprano na Madame Tetralini porque ele havia sido castrado pelos monstros. Depois de uma intensa reação negativa por parte das primeiras audiências, a cena foi cortada.


    CHARLIE CHAN NO CIRCO (1936)
    Título original: Charlie Chan at the Circus
    Diretor: Harry Lachman
    Elenco:  Warner Oland, Keye Luke, George Brasno
    Duração: 1h 12min 

    Após ter recebido diversas cartas anônimas ameaçadoras, um dono de circo é encontrado morto. Quase todos os que trabalham no circo são suspeitos, pois o patrão era uma pessoa muito impopular

    Acesse aqui a rara lista dos filmes do Charlie Chan -  Charlie Chan no Cinema


    O CIRCO (1936)

    Título original: Tsirk
    Diretores: Grigori Aleksandrov, Isidor Simkov
    Elenco: Lyubov Orlova, Evgeniya Melnikova, Vladimir Volodin 
    Duração: 1h 30min

    A dançarina de vaudeville Marion Dixon está com seu empresário alemão von Kneischitz em turnê na cidade de Moscou. Seu ato inclui uma arma lançando-a em direção ao trapézio, no entanto o encenador não quer uma cópia desse ato para a URSS. Em meio a isso, ela se apaixona por um engenheiro soviético, mas von Kneischitz tenta impedi-los de ficarem juntos.

    OS IRMÃOS MARX NO CIRCO (1939)

    Título original: At the Circus
    Diretor:  Edward Buzzell
    Elenco:  Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx
    Duração: 1h 27min

    O circo administrado pelo sr. Baker pode ser tomado a qualquer momento por Carter - isso, se os irmãos Marx não cumprirem seu improvável papel de salvadores da pátria...

    "Os Irmãos Marx no Circo" é mais uma comédia dos magníficos Irmãos Marx.  Embora não chegue ao nível dos melhores filmes dos comediantes, como, por exemplo, "Diabo a Quatro" ou "Uma Noite na Ópera", o filme apresenta vários momentos excelentes. Um desses momentos ocorre nas cenas em que Groucho canta "Lydia, the Tattooed Lady", que, por si só, justifica assistir ao filme.  Groucho mantém uma ótima química com Margaret Dumont.

    O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA (1952)

    Título original: The Greatest Show on Earth
    Diretor:  Cecil B. DeMille
    Elenco:  James Stewart, Charlton Heston, Betty Hutton
    Duração: 2h 32min 

    O megalomaníaco empresário Brad Braden (Charlton Heston), proprietário de um circo chamado ''Ringling Brothers and Barnum & Bailey", deseja organizar mais uma temporada de sucesso. Para isso, ele contrata um famoso trapezista conhecido como "O Grande Sebastian" (Cornel Wilde). Porém, Braden e Sebastian logo se tornam rivais, pois disputam o amor da também trapezista Holly (Betty Hutton). Enquanto isso, Braden precisa cuidar de toda sua trupe, que inclui um procurado pela polícia que agora se apresenta como palhaço (James Stewart) e um domador de elefantes cruel (Lyle Bettger). 

    Cecil B. DeMille foi sempre foi exigente com seus atores e atrizes. Ele insistiu que todos realmente aprendessem a executar as acrobacias de circo que deveriam apresentar. Isto significava que Betty Hutton realmente aprendeu trapézio e Gloria Grahame teve que deixar um elefante descansar o pé um centímetro em seu rosto. Cornel Wilde teve provavelmente o pior desempenho uma vez que ele interpretava um equilibrista. Ele tinha muito medo de altura na vida real.


    NOITES DE CIRCO (1953)

    Título original: Gycklarnas afton
    Diretor: Ingmar Bergman
    Elenco:  Åke Grönberg, Harriet Andersson, Hasse Ekman
    Duração: 1h 33min

    No interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo. O diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.

    Esse filme também é, hoje, considerado o marco inicial da evolução de Bergman, até às alturas em que hoje é colocado na história do cinema. No entanto, um ano antes, ele já mostrara em "Mônica e o Desejo" (com a mesma bonita Harriet Andersson), "Quando as Mulheres Esperam" e "Juventude" (o mais fraco dos três) as qualidades e as preocupações temáticas que anunciavam o nascimento do grande artista que viria a ser. "Noites de Circo" representa o início da parceria de Bergman com Sven Nykvist, um dos gigantes da fotografia no cinema, que emprestou também o seu grande talento a outros (poucos) diretores, como Woody Allen, na época em que este intentou imitar o cineasta sueco.


    O GRANDE ESPETÁCULO (1954)

    Título Original: Carnival Story
    Direção:  Kurt Neumann
    Elenco:  Anne Baxter, Steve Cochran, Lyle Bettger
    Duração:1h 35min

    Uma jovem batedora de carteiras é pega em flagrante, furtando durante a apresentação de um circo americano em Munique. Em vez de ser denunciada, recebe uma oferta de emprego em um difícil número circense e ir para cama com seu "salvador". Com isto, um triangulo se forma, alterando a rotina de alguns nos bastidores.

    SUGESTÃO DA LEITOR: SIBELY VIEIRA

    A ESTRADA DA VIDA (1954)

    Título original: La strada
    Diretor: Federico Fellini
    Elenco: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart
    Duração: 1h 48min

    Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampanò. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanò, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.

    "A Estrada" é mais uma obra-prima do neo-realismo italiano.  Realizado pelo grande mestre, Federico Fellini, que também trabalhou na elaboração do roteiro, o filme apresenta um vigor e uma dramaticidade inesquecíveis. Com um magistral trabalho de direção, Fellini desenvolve a trama concentrando-se em três personagens apaixonantes.  As interpretações de Giulietta Masina e Anthony Quinn são simplesmente magníficas.  Completando o trio principal, Richard Basehart também está ótimo. Finalmente, "A Estrada" apresenta ainda a maravilhosa música de Nino Rota, injustamente não premiada.


    O CIRCO DO MEDO (1954)

    Título original: Ring of Fear
    Diretor:  James Edward Grant 
    Elenco:  Clyde Beatty, Pat O'Brien, Mickey Spillane 
    Duração: 1h 33min

    O terror toma o centro do picadeiro neste filme de suspense da Batjac Production Company de John Wayne. Depois de escapar de um hospital psiquiátrico, um maníaco homicida, chamado Dublin O Malley (Sean McClory) se integra num confortável e familiar ambiente de seu passado o famoso circo de Clyde Beatty. Quando uma série de acidentes e falhas ameaça arruinar o show, Clyde Beatty, o dono (interpretado por ele mesmo), e o gerente Frank Wallace (Pat O Brien) decidem chamar o celebrado escritor policial, Mickey Spillane, especialista em crime, para ajudar a solucionar o mistério. A investigação de Spillane revela o aparente alvo da assustadora situação: a bela trapezista Valerie St. Dennis (Marian Carr), que se tornou a obsessão do desequilibrado O Malley. Em meio ao rugido dos leões e melodiosos acordes do órgão, surge gritos de terror, neste tenso e empolgante drama.


    REI DO CIRCO (1954)

    Título original: 3 Ring Circus
    Diretor: Joseph Pevney
    Elenco:  Dean Martin, Jerry Lewis, Joanne Dru
    Duração: 1h 43min

    Pete Nelson (Dean Martin) e Jerry Hotchkiss (Jerry Lewis) são dois amigos que estão sem dinheiro e que estão procurando por um pequeno trabalho. Os dois acabam indo trabalhar em um pequeno circo chamado Clyde Brent Circus (que na verdade, é Clyde Beatty Circus), cuja dona chamada Jill Brent (Joanne Dru) está em plenas dificuldades financeiras. No circo, além de Jerry trabalhar como domador de leões, ele também faz outros serviços extras como alimentar o "Humano Canibal" mas no fundo, o seu maior sonho é se tornar um grande palhaço. Já Pete, entretanto, mostra interesse pela trapezista do circo chamada Saadia (Zsa Zsa Gabor) e rapidamente consegue ser sua assistente para que pelo menos, ele consiga a sua atenção. Isso acaba enciumando Jill Brent, que na verdade, está apaixonada por Pete mas por outro lado, a vida de Jerry se enche de alegria após achar um dos palhaços do circo chamado "Puffo, The Clown" (Gene Sheldon) em estado de embriaguez. Vendo que não tinha escolha e o que ele iria fazer tornaria o seu sonho em realidade, Jerry acaba substituindo aquele palhaço em suas apresentações passando a ser "Jerrico, The Wonder Clown" tornando-se o maior sucesso no circo e sua principal estrela. Ao final, Jill e Pete acabam juntos e o circo se levanta e se recupera graças a Jerry, ou melhor, "Jerrico, The Wonder Clown".



    TRAPÉZIO (1956)


    Título Original: Trapèze
    Direção: Carol Reed
    Elenco: Burt Lancaster, Tony Curtis, Gina Lollobrigida
    Duração: 1h 45min

    Tino Orsini (Tony Curtis) é o filho de um trapezista que vai até Paris, para tentar aprender com um famoso trapezista, Mike Ribble (Burt Lancaster), que sofreu um acidente no passado, como executar o triplo mortal. Gradativamente Orsini ganha a confiança de Ribble, mas a amizade entre os dois é ameaçada quando Lola (Gina Lollobrigida), outra trapezista do circo, se livra dos seus parceiros, pois quer atuar junto de Orsini e Ribble. Entretanto Ribble só gosta de trabalhar em dupla e, além da dificuldade da tarefa, um triângulo amoroso surge, quando Lola desperta a atenção dos dois trapezistas.

    SUGESTÃO DAS LEITORAS:  ELAINE MARIA SEGATO RIZZO E NONON RUSCIOLELLI


    O GRANDE CIRCO (1959)

    Título original: The big circus
    Diretor: Joseph M. Newman
    Elenco:  Victor Mature, Red Buttons, Rhonda Fleming
    Duração: 1h 49min

    Após dividir com seu parceiro de negócios de longa data, Hank Whirling está prestes a ter seu grande circo em turnê. Ele consegue obter um empréstimo e algum dinheiro de investimento, mas tem de tomar em um de seus empregados, Randy Sherman, para manter um olho sobre as finanças. Sherman imediatamente contrata um novo agente de imprensa, Helen Harrison, apesar das objeções de Hank. Depois de uma série de acidentes, eles logo percebem que eles têm um sabotador na empresa.


    CIRCO DOS HORRORES (1960)

    Título original: Circus of Horrors
    Diretor:  Sidney Hayers
    Elenco:  Anton Diffring, Erika Remberg, Yvonne Monlaur 
    Duração: 1h 32min 

    Na Inglaterra em 1947, um cirurgião plástico foge para França quando um de seus pacientes sofre traumatismo, devido a uma cirurgia mal sucedida. Uma vez lá, começa a trabalhar num circo. No circo, tenta reconstituir uma jovem que ficou desfigurada devido às bombas de guerra. Mais tarde transforma-se no proprietário do lugar, e continua a transformar mulheres deformadas em estrelas bonitas de seu espetáculo. A polícia da Scotland Yard e um repórter investigam uma série de crimes quando algumas mulheres são encontradas mortas perto do circo, e começam a suspeitar que o bom doutor possa ser o responsável.


    AS 7 FACES DO DR. LAO (1964)

    Título original: 7 Faces of Dr. Lao
    Diretor:  George Pal
    Elenco:  Tony Randall, Barbara Eden, Arthur O'Connell 
    Duração: 1h 40min 

    Chinês gentil e idoso (possui 7322 anos), Dr. Lao (Tony Randall) chega em Abalone, Arizona, com seu circo, que tem atrações únicas (o Abominável Homem das Neves, Merlin, Medusa, Pan, Apolônio de Tiana e outros seres fantásticos). Ele constata rapidamente que a cidade é dominada por um rico rancheiro, Clint Stark (Arthur O'Connell), que alega que em 6 meses não haverá água na cidade, pois o aqueduto está quase inutilizado e o conserto seria de US$ 237 mil. Assim Stark propõe comprar toda a cidade e só Ed Cunningham (John Ericson), o dono do jornal local, se opõe à ideia. Mas em poucos dias o Dr. Lao irá alterar a vida dos moradores de Abalone.

    O diretor George Pal inicialmente queria que Peter Sellers interpretasse o Dr. Lao. - Último filme do diretor George Pal.



    CARROSSEL DE EMOÇÕES (1964)

    Título Original: Roustabout
    Direção: John Rich
    Elenco:   Elvis Presley, Barbara Stanwyck, Joan Freeman
    Duração:  1h 41min

    Charlie Rogers (Elvis Presley) dirige sua motocicleta e se apresenta em pequenos clubes, pois espera se tornar um cantor famoso. Porém, enquanto sua moto é reparada ele decide trabalhar no parque de diversões de Maggie Morgan (Barbara Stanwyck). Quando canta lá obtém sucesso, sendo que isto pode ser a salvação de Morgan, que tem uma dívida com o banco que pode fechar o parque. Entretanto, logo a moto estará pronta e Charlie vai deixá-los, a menos que a jovem Cathy Lean (Joan Freeman) o convença a ficar.


    SUGESTÃO DA LEITORA: ELAINE MARIA SEGATO RIZZO


    MUNDO DO CIRCO (1964)

    Título original: Circus World 
    Diretor:  Henry Hathaway
    Elenco:  John Wayne, Rita Hayworth, Claudia Cardinale
    Duração: 2h 15min

    Matt Masters leva seu circo para a Europa, na tentativa de escapar da bancarrota, mas acaba por perdê-lo em um naufrágio nas costas da Espanha. Enquanto procura Lili, sua amada que fugira para a Alemanha quatorze anos antes, Matt consegue reerguer seu espetáculo e torna-se grande sucesso no continente.

    Frank Capra estava ligado ao projeto, mas abandonou o filme. Ele queria escrever o roteiro e não concordava com o orçamento.  O filme é frequentemente comparado ao filme de Cecil B. DeMille, mas perde tanto artisticamente quanto em termos de sucesso junto ao público.  O roteiro foi desenvolvido por James Edward Grant, Julian Zimet e Ben Hecht (o seu derradeiro para o cinema), a partir de uma história de Nicholas Ray e Philip Yordan. Yordan, na verdade, assinou por Bernard Gordon, que estava na Lista Negra de Hollywood e, portanto, não podia assumir nenhum trabalho.

    O produtor Samuel Bronston construiu um estúdio na Espanha no início dos anos 1960 e passou a realizar superproduções espetaculares, das quais a primeira foi King of Kings e a última, Circus World. O filme foi rodado pelo processo Super Technirama 70 e lançado em Cinerama nos cinemas onde isso era possível.


    ESPETÁCULO DE CIRCO (1967)

    Título original: Berserk
    Diretor:  Jim O'Connolly
    Elenco:  Joan Crawford, Ty Hardin, Diana Dors
    Duração: 1h 36min 

    Monica Rivers é a proprietária e mestre de cerimônias de um circo itinerante e que faz qualquer coisa para atrair o público. Quando uma série de misteriosos assassinatos começa a ocorrer e alguns de seus artistas morrem horrivelmente, os lucros disparam. Ela contrata o equilibrista Frank Hawkins, impressionada com o bonito e musculoso jovem. Eles começam um caso que desperta ciúme em Durando, seu amante anterior. Quando Durando é encontrado morto pouco depois, os outros artistas começam a ficar alarmados, já que um misterioso assassino está solto no meio deles. Muitos suspeitam Monica ser cúmplice dos assassinatos, especialmente Matilda, que ficou de olho no novo namorado de Monica.


    OS PALHAÇOS (1970)

    Título original: I clowns
    Diretor:  Federico Fellini
    Elenco:  Riccardo Billi, Federico Fellini, Gigi Reder
    Duração: 1h 32min

    O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos de cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando “o que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços. O filme foi feito originalmente para a TV italiana.


    CIRCO DOS VAMPIROS (1972)

    Título original: Vampire Circus 
    Diretor:  Robert Young
    Elenco:  Adrienne Corri, Thorley Walters, Anthony Higgins 
    Duração: 1h 27min

    Os moradores de um vilarejo invadem o castelo do Conde Mitterhaus, na verdade um vampiro assassino de crianças - e o destroem com uma estaca no coração. Antes de morrer, ele amaldiçoa toda a vila. Quizne anos depois, o local sofre com uma epidemia mortal que está dizimando a comunidade. É quando um circo itinerante chega à cidade, prometendo "uma centena de encantos" e deixando a população fascinada pelas apresentações. Porém, os exóticos artistas planejam raptar as crianças do vilarejo e drenar seu sangue, para que Mitterhaus possa ressuscitar.


    SALTIMBANCOS TRAPALHÕES (1981)

    Título original: Idem
    Diretor:  J.B. Tanko
    Elenco:  Renato Aragão, Baiaco, Mário Cardoso
    Duração: 1h 35min

    Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.



    ASAS DO DESEJO (1987)

    Título Original: Der Himmel über Berlin
    Direção:   Wim Wenders
    Elenco:   Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander
    Duração: 2h 8min

    Na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles leem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista (Solveig Dommartin), deseja se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.

    SUGESTÃO DA LEITOR: HELIO NASCIMENTO



    SANTA SANGRE (1989)

    Título original: Idem
    Diretor:  Alejandro Jodorowsky
    Elenco: Axel Jodorowsky, Blanca Guerra, Guy Stockwell
    Duração: 2h 3min 

    Fenix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fenix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas.



    ROSELYNE E OS LEÕES (1989)

    Título Original: Roselyne et les lions
    Direção:  Jean-Jacques Beineix
    Elenco:  Isabelle Pasco, Gérard Sandoz, Gabriel Monnet |
    Duração: 2h 19min

    Thierry abandona os estudos para trabalhar no zoológico de Marselha, tendo lições de domador de leões. Lá conhece Roselyne e se apaixonam. São demitidos e viajam por toda a França à procura de trabalho. Eles se juntam a um circo, onde Thierry fica responsável pelo treinamento dos leões, que farão parte da apresentação de Roselyne.

    SUGESTÃO DOS LEITORES: HELIO NASCIMENTO E ELAINE MARIA SEGATO RIZZO




    A MULHER E O ATIRADOR DE FACAS / A GAROTA SOBRE A PONTE (1999)


    Título Original: La fille sur le pont
    Direção:  Patrice Leconte
    Elenco:   Vanessa Paradis, Daniel Auteuil, Frédéric Pfluger
    Duração: 1h 30min

    Adèle (Vanessa Paradis), uma garota desesperada e com vários romances fracassados, deseja profundamente morrer. Tenta se matar pulando de uma ponte, mas é salva por Gabor (Daniel Auteuil), um atirador de facas e acaba se tornando sua parceira no número circense. Bem-sucedidos em seu perigoso ofício, os dois se envolvem em uma diferente e livre relação apaixonada.

    SUGESTÃO DA LEITOR: HELIO NASCIMENTO


    ABRIL DESPEDAÇADO (2001)

    Título Original: Idem
    Direção:  Walter Salles
    Elenco:   José Dumont, Rodrigo Santoro, Rita Assemany
    Duração: 1h 45min

    Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.

    SUGESTÃO DA LEITOR: HELIO NASCIMENTO


    FREAKSHOW - CIRCO DE HORRORES (2007)

    Título original: Idem
    Diretor: Drew Bell
    Elenco:   Christopher Adamson, Rebekah Kochan, Dane Rosselli 
    Duração: 1h 25 min

    O circo dos horrores cona com a presença de verdadeiras atores de circos bizarros dos EUA e mostra a chocante e macabra história de um grupo de criminosos que se infiltraram em um circo para matar o dono e se apossarem de sua suposta fortuna. Para tanto, uma das criminosas tenta seduzi-lo sexualmente para então forjar um acidente, mas o plano começa a dar errado quando a gang mata um dos artistas mais novos do circo para evitar de serem descobertos e com esse passo falso, desencadeiam a ira de toda a bizarra família de membros do circo, que juram matar com requintes de crueldade cada um dos culpados.


    O PALHAÇO (2011)

    Título original: Idem
    Diretor: Selton Mello
    Elenco:  Selton Mello, Paulo José, Larissa Manoela 
    Duração:  1h 28min 


    Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

    Diretor e protagonista de O Palhaço, Selton Mello afirmou em entrevista que o filme "é uma mistura de Oscarito, Didi Mocó e Bye Bye Brasil". Além disto, disse que a produção o ajudou a sair da depressão.Este é o segundo filme dirigido por Mello. O anterior foi Feliz Natal (2008).


    ÁGUA PARA ELEFANTES (2011)

    Título original: Water for Elephants
    Diretor: Francis Lawrence
    Elenco:  Robert Pattinson, Reese Witherspoon, Christoph Waltz
    Duração: 2h

    Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.

    Água para Elefantes é baseado no livro homônimo de Sara Gruen, já traduzido para mais de 40 idiomas. Na época do lançamento, em 2006, esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, posição que voltou a ocupar com a chegada do filme, em 2011. No Brasil, a publicação foi lançada pela editora Sextante.



    CHOCOLATE (2015)

    Título Original: Chocolat
    Direção:  Roschdy Zem
    Elenco:  Omar Sy, James Thiérrée, Thibault de Montalembert
    Duração:  1h 50min

    O jovem negro Rafael Padilha (Omar Sy) nasceu em Cuba em 1868 e foi vendido quando ainda era criança. Anos depois ele consegue fugir e é encontrado nas docas por um palhaço que o coloca nas suas apresentações. Em seguida, Padilha passa a ser conhecido como Chocolat, tornando-se o primeiro artista circense negro na França, um grande sucesso no final do século XIX.

    SUGESTÃO DA LEITOR: HELIO NASCIMENTO



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top