• ÚLTIMAS...

    quarta-feira, 28 de setembro de 2016

    O MORRO DOS VENTOS UIVANTES NO CINEMA / TV



    Morro dos ventos uivantes: adaptações para o cinema e tv


    O Morro dos Ventos, lançado em 1847, foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX. Teve várias adaptações para o cinema.


    Toda a história, com poucas exceções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Ellen Dean, ao locatário da propriedade Thrushcross Grange, também traduzida como Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, Inglaterra, enquanto este se encontrava adoentado.

    vamos às adaptações...

    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1920)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: A.V. Bramble
    Roteiro:  Eliot Stannard 
    Elenco:  Milton Rosmer, Colette Brettel, Warwick Ward
    Duração: 90 min

    Filme mudo, tendo seu estado de sobrevivência classificado como desconhecido.

    O Brontë Parsonage Museum, localizado na Inglaterra, está tentando encontrar uma cópia deste raro longa. Acredita-se ser a primeira adaptação cinematográfica do homônimo livro, tendo como estrelas alguns dos atores mais populares do Reino Unido da época.

    Enquanto que a maioria das produções modernas terminam a meio caminho do livro, esta versão abrange todo o romance. Ele foi filmado em locações ao redor da casa da família Brontë. E ao contrário das outras adaptações que vendem um enredo romanceado, este por sua vez, parece se aproximar mais da ideia original do livro, com o slogan em seu lançamento de 'extraordinária história de ódio de Emily Brontë', sobre amantes que arruínam-se e a todos ao seu redor com seu amor autodestrutivo.
    Atualmente, mantem-se conservado o roteiro de 22 páginas, além de fotografias originais da equipe de filmagem.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: William Wyler
    Roteiro: Charles MacArthur, Ben Hecht
    Elenco:  Merle Oberon, Laurence Olivier, David Niven
    Duração: 104 min

    Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar (David Niven).

    Certo dia, o Sr. Earnshaw retorna de viagem da cidade, trazendo consigo um pequeno órfão chamado Heathcliff. Porém, o filho de Earnshaw, Hindley, sente ciúmes do garoto, enquanto Catherine, sua filha, torna-se a paixão infantil e logo o amor de Heathcliff. As coisas mudam quando os pais dos garotos morrem, e Heathcliff começa a ser tratado como mero empregado, enquanto sua paixão descobre os prazeres da burguesia, e começa a se distanciar dele.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1948)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor:  George More O'Ferrall
    Roteiro: John Davison
    Elenco:  Kieron Moore, Katharine Blake, Christine Lindsay
    Duração: 90 min

    Conto de amor e vingança, baseado no livro clássico de Emily Bronte.

    ESCRAVOS DO RANCOR (1953)

    Título original: Abismos de pasión
    Diretor: Luis Buñuel
    Roteiro: Luis Buñuel
    Elenco:  Irasema Dilián, Jorge Mistral, Lilia Prado 
    Duração: 91 min 

    Escravos do Rancor é a adaptação do mestre Luis Buñuel para O Morro dos \/entos Uivantes, o célebre romance gótico de Emily Brontë. No México rural do século XIX, Alejandro reencontra Catalina o grande amor de sua vida, casada com um rico latifundiário. Loucamente apaixonado, propõe a Catalina que fujam juntos, mas ela se nega. Então, Alejandro cai nos braços de Isabel, mas não encontra consolo. Seu destino parece estar ligado, tragicamente, ao de Catalina que Ao som do belíssimo tema de tristão & Isolda, de Richard Wagner, Buñuel constrói um melodrama de atmosfera soturna repleto de imagens oníricas. Escravos do Rancor não pode faltar na coleção dos admiradores de cinema e literatura.


    O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1959)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Alan Burke
    Roteiro: Nigel Kneale
    Elenco:  Annette Andre, David Bluford, Richard Davies
    Duração: 100 min

    Produção australiana que conta a história clássica do romance gótico de Emily Brontë. A mais popular versão ainda é a de 1939, com Laurence Olivier, que concorreu o Oscar no ano considerando ano dourado concorrendo com E o vento levou, Magico de oz, No Tempo das Diligências entre outros.


    O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1962)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Rudolph Cartier
    Roteiro: Nigel Kneale
    Elenco:  Keith Michell, Claire Bloom, Jean Anderson
    Duração: 95 min

    No início da trama, o patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciuma seu filho legítimo, Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustentá-la que Heathcliff.


    O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1967)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Peter Sasdy
    Roteiro: Hugh Leonard
    Elenco:  Ian McShane, Angela Scoular, John Garrie 
    Duração: 4 Episódios de 50 min cada

    Mais uma versão da clássica história de  Emily Brontë. E mais uma vez contada de forma episódica e detalhada.  E mais uma vez produzida pela BBC.
    A história segue o amor imortal e a paixão destruidora.


    O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1967)

    Título original: Morro dos ventos uivantes
    Diretor: Lauro César Muniz
    Elenco:  Altair Lima , Irina Greco, Egídio Eccio . Maria Estela

    O Morro dos Ventos Uivantes é uma telenovela de Lauro César Muniz exibida na TV Excelsior em 1967, baseada no romance Wuthering Heights,de Emily Brontë. A trama da novela narra o amor dos irmãos de criação Heathcliff e Catarina.

    No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catarina Earnshaw e Heathcliff, seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catarina e a crueldade de como Hendley Earnshaw, seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton, um homem rico e gentil, foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catarina o ama, e não o futuro marido.

    Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hendley e Edgar e do abandono que Catarina lhe infligiu.


    O SOLAR DOS VENTOS UIVANTES (1970)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Robert Fuest
    Roteiro: Patrick Tilley 
    Elenco:  Anna Calder-Marshall, Timothy Dalton, Harry Andrews
    Duração:  104 min

    Crescendo nas colinas de Yorkshire, Heathcliff (Timothy Dalton) e Cathy (Anna Calder-Marshall) se apaixonam, mas ela parte o coração dele - e liberta a sua fúria. Um romance que venceu vários preconceitos e o próprio tempo. 


    O MORRO DOS VENTOS UIVANTES  - MINISSÉRIE (1978)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Peter Hammond
    Roteiro: Hugh Leonard, David Snodin
    Elenco:  Ken Hutchison, Brian Wilde, Pat Heywood 
    Duração: 300 min

    Minissérie em 5 episódios produzida pela BBC. Adaptação da obra "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emily Brontë. É considerada a versão mais fiel ao livro. Com Ken Hutchison no papel de Heathcliff e Kay Adshead no papel de Cathy.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1985)

    Título original: Hurlevent
    Diretor: Jacques Rivette
    Roteiro: Pascal Bonitzer
    Elenco:  Fabienne Babe, Lucas Belvaux, Sandra Montaigu
    Duração: 130 min

    Órfão, Roch (Lucas Belveaux) é um adolescente adotado por uma família de fazendeiros do sul da França. Filha da família, Catherine (Fabienne Babe) mantém uma forte relação com o jovem rapaz. Seu irmão, Guillaume (Oliver Cruveiller), o filho mais velho, não gosta de Roch e deixa isso bem claro em seu comportamento. O primogênito assume o controle da casa após a morte do pai e passa a maltratá-lo.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1988)

    Título original: Arashi ga oka
    Diretor:  Yoshishige Yoshida
    Roteiro:  Yoshishige Yoshida 
    Elenco: Yûsaku Matsuda, Yûko Tanaka, Rentarô Mikuni
    Duração: 143 min

    Baseado no romance de Emily Bronte, adaptado para o Japão medieval, esse drama conta história de um garoto adotado pela família Yamabé, padres responsáveis por acalmar o deus da cólera da Montanha de fogo. Ele se apaixona por Kinu, a linda filha da família Yamabé que se casa com um membro de família rival.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1992)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Peter Kosminsky
    Roteiro: Anne Devlin
    Elenco:  Juliette Binoche, Ralph Fiennes, Janet McTeer
    Duração: 105 min

    No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw (Juliette Binoche) e o cigano Heathcliff (Ralph Fiennes), seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw (Jeremy Northam), seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton (Simon Sheperd), um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1998)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor:  David Skynner
    Roteiro: Neil McKay
    Elenco:  Robert Cavanah, Peter Davison, Orla Brady 
    Duração: 113 min

    Heathcliff é filho adotivo e seus irmãos o humilham, tratando-o como um empregado. Ele e Cathy, sua irmã adotiva, são apaixonados, mas Cathy decide que seria melhor para ela se casar com o Sr. Linton. Inconformado, Heathcliff deixa a família e retorna anos mais tarde, buscando vingança contra aqueles que o separaram de Cathy.


    TORMENTA DE AMOR (2002)

    Título original: Sparkhouse
    Diretor: Robin Sheppard
    Roteiro: Sally Wainwright
    Elenco:  Sarah Smart, Joe McFadden, Alun Armstrong
    Duração: 180 min

    Adaptação moderna do romance O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights), obra de Emily Brontë. A série narra a historia do casal Carol e Andrew, proibidos de ficarem juntos pois Carol é pobre, enquanto Andrew é proveniente de uma família em melhor condição financeira. O drama se desenvolve com a mesma intensidade que na obra original, agora com ares mais modernos, que facilitam a aceitação da obra pelo publico de hoje. Onde Heathcliff é uma mulher (Carol Bolton) enquanto Cathy passa a ser um homem (Andrew Lawton).


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (2003)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Suri Krishnamma
    Roteiro: Max Enscoe
    Elenco:  Erika Christensen, Mike Vogel, Christopher Masterson 
    Duração:  90 min

    No filme, Jovem aspirante a cantor, apaixonado por bela garota desde a infância sofre quando ela o abandona para casar com um vizinho rico. Aos poucos, começa a se tornar um astro do rock, mas sem nunca esquecê-la. História de paixão e ciúme da autora Emile Brontë, aqui numa moderna adaptação feita pela MTV com elenco de jovens astros e uma vibrante trilha sonora de rock.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (2009)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Coky Giedroyc
    Roteiro: Peter Bowker, Emily Brontë
    Elenco:  Tom Hardy, Charlotte Riley, Andrew Lincoln
    Duração: 142 min

    O Morro dos Ventos Uivantes já teve várias versões para TV e cinema, incluindo uma em 1939, com Merle Oberon e Laurence Olivier, vencedora de um Oscar, e outra em 1992 com Juliette Binoche e Ralph Fiennes. É 1848, e Heathcliff é atormentado pela perda de Cathy, sua falecida amante e alma gêmea eterna. Heathcliff concebe um plano para espalhar seu ódio e vingança sobre aqueles que o rodeiam.


    MORRO DOS VENTOS UIVANTES (2011)

    Título original: Wuthering Heights
    Diretor: Andrea Arnold
    Roteiro: Andrea Arnold,  Olivia Hetreed
    Elenco:   Kaya Scodelario, James Howson, Solomon Glave
    Duração: 129 min

    Nova adaptação do romance clássico escrito por Emily Brontë, mostra a história de duas gerações das famílias Earnshaw e Linton, enquanto suas fortunas se entrelaçam numa complexa trama, dominada pelo ardente relacionamento entre dois amantes amaldiçoados, Heathcliff e Cathy. Heathcliff é um jovem adotado por uma rica família na Inglaterra. Com o tempo, ele nutre uma obsessão por Catherine Earnshaw, sua irmã adotiva. Quando descobre que ela irá se casar com Edgar Lindon, Heathcliff resolve fugir para fazer fortuna, para que no futuro possa retornar e conquistá-la.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top