• ÚLTIMAS...

    domingo, 11 de setembro de 2016

    BRIAN DE PALMA - 10 FILMES ESSENCIAIS



    Bastou Brian De Palma estabelecer seu nome entre os principais diretores após os anos 70 para que comparações entre ele e o diretor de Psicose surgissem. 


    A influência era marcante, quase óbvia, em uma tentativa de atualização da estética utilizada pelo cineasta inglês. O que pouca gente sabe, entretanto, é que até Irmãs Diabólicas, de 1973, ele só dirigira comédias, uma das quais com Robert De Niro em início de carreira (Hi, Mom!, de 1970). Após ter acertado em cheio, porém, com o longa-metragem, ele não largou mais os suspenses.


    Dois anos depois, fez Carrie - A Estranha, baseado em livro de Stephen King. A partir daí, rodou uma série de filmes que homenageavam grandes nomes do cinema mundial. Foi assim com Um Tiro Na Noite, uma adaptação para Depois Daquele Beijo, do italiano Michelangelo Antonioni, de 1981. Scarface, pouco tempo depois, relembrava o filme homônimo de Howard Hawks, filmado 50 anos antes. E em Os Intocáveis, de 1987, uma clássica cena que envolve um carrinho de bebê e uma escada rolante, fazia uma clara referência à O Encouraçado Potemkin, do russo Sergei Eisenstein. Todos estes trabalhos tiveram boas audiências. Da década seguinte, seu título mais conhecido é o primeiro Missão: Impossível e, desta década, Femme Fatale e Dália Negra.


    Este filmes abaixo misturam minha lista de filme pessoais que indico com os filmes essenciais do diretor. Alguns filmes como Femme Fatale e Dália Negra eu nunca consegui apreciar, ainda que entrem na lista de muita gente. E sempre digo: Top 10 para diretores como De Palma, sempre ficará algo maravilhoso de fora.

    A lista não está em ordem de importância e nem de data.



    Advogado (Sean Penn) tira gângster (Al Pacino) da cadeia usando brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha. Mas o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar a vida ao lado da namorada nas Bahamas.



    O filme lançou Kevin Costner ao estrelato, vivendo o incorruptível policial Eliott Ness. Na Chicago de 1930, onde vigora a Lei Seca, Ness organiza um grupo de policiais (que se denominam intocáveis) e parte para combater Al Capone (Robert De Niro) e sua quadrilha de gângsters. O filme tem o toque da câmera muito móvel e inquieta de Brian De Palma, mestre em provocar emoções e conduzir o espectador para onde ele desejar.



    O fracassado e claustrofóbico ator de filmes B Jake Scully acaba recebendo uma proposta irrecusável de Sam Bouchard: ficar no belo apartamento de um amigo seu enquanto procura lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. No novo apartamento, ele presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha, e passa a persegui-la e a querer ajudá-la, mas não sabe o perigo que estará correndo.



    Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.



    Jack (John Travolta) é um jovem que trabalha em uma produtora de filmes B. Certa noite, ele gravava alguns ruídos incidentais para usá-los num próximo trabalho e acaba testemunhando o acidente de carro que mata um candidato à presidência e fere sua amante Sally (Nancy Allen). Ao tentar reconstituir os acontecimentos, através das gravações, Jack se envolve em uma conspiração.



    Um terapeuta de Manhattan, o Dr. Robert Elliott, enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida - usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e perturbadores desejos.



    Carrie é uma jovem dotada de poderes extra-sensoriais, rejeitada por todos, inclusive sua mãe, uma religiosa fervorosa e enlouquecida. Durante a festa de formatura do colégio é ridicularizada pelos colegas. A partir de então, uma série de assassinatos começam a acontecer envolvendo seus poderes telecinéticos.



    Michael Courtland é um importante homem de negócios em New Orleans. Mas sua feliz rotina familiar é interrompida quando a mulher e a filha são sequestradas e tragicamente mortas durante o resgate. Muitos anos depois, o empresário está na Itália a negócios quando conhece e se apaixona por uma mulher que guarda incrível semelhança com sua falecida esposa.



    Swan  é um famoso produtor de discos, que rouba de Winslow Leach, um desconhecido compositor, uma cantata que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo. Winslow tenta protestar, mas acaba sendo incriminado por Swan e é condenado à prisão perpétua como traficante, sendo enviado para Sing Sing. Enquanto Swan planeja usar a música roubada para inaugurar o "Paraíso", uma nova casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock, Winslow consegue fugir da prisão. Ele pretende se vingar de Swan, mas sofre um terrível acidente em uma prensa de disco, que deixa seu rosto desfigurado



    Irmãs siamesas, criadas por freiras num orfanato, são finalmente separadas depois de vários anos vivendo literalmente unidas. Mas a separação causa um transtorno irreparável e as irmãs passa a rivalizar uma com a outra. É nesse cenário que surge um assassinato, e uma das gêmeas está diretamente ligada ao crime.






    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top