google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

BRIAN DE PALMA - 10 FILMES ESSENCIAIS

brian-de-palma-10-filmes-essenciais

Talvez, o diretor que melhor estabeleceu sua marca no cinema em cima de realizadores clássicos, principalmente Hitchcock. A influência era marcante, quase óbvia, em uma tentativa de atualização da estética utilizada pelo cineasta inglês.

Foi assim com Um Tiro Na Noite, uma adaptação para Depois Daquele Beijo, do italiano Michelangelo Antonioni, de 1981. Scarface, pouco tempo depois, relembrava o filme homônimo de Howard Hawks, filmado 50 anos antes. E em Os Intocáveis, de 1987, uma clássica cena que envolve um carrinho de bebê e uma escada rolante, fazia uma clara referência à O Encouraçado Potemkin, do russo Sergei Eisenstein. Sua filmografia seguiu desta forma: dando nova roupagem a obras ou histórias já estabelecidas.

Confira abaixo o top 10:


Irmãs siamesas, criadas por freiras num orfanato, são finalmente separadas depois de vários anos vivendo literalmente unidas. Mas a separação causa um transtorno irreparável e as irmãs passa a rivalizar uma com a outra. É nesse cenário que surge um assassinato, e uma das gêmeas está diretamente ligada ao crime.


Swan  é um famoso produtor de discos, que rouba de Winslow Leach, um desconhecido compositor, uma cantata que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo. Winslow tenta protestar, mas acaba sendo incriminado por Swan e é condenado à prisão perpétua como traficante, sendo enviado para Sing Sing. Enquanto Swan planeja usar a música roubada para inaugurar o "Paraíso", uma nova casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock, Winslow consegue fugir da prisão. Ele pretende se vingar de Swan, mas sofre um terrível acidente em uma prensa de disco, que deixa seu rosto desfigurado


Nesta adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.


Michael Courtland é um importante homem de negócios em New Orleans. Mas sua feliz rotina familiar é interrompida quando a mulher e a filha são sequestradas e tragicamente mortas durante o resgate. Muitos anos depois, o empresário está na Itália a negócios quando conhece e se apaixona por uma mulher que guarda incrível semelhança com sua falecida esposa.


Um terapeuta de Manhattan, o Dr. Robert Elliott, enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida - usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e perturbadores desejos.


Jack (John Travolta) é um jovem que trabalha em uma produtora de filmes B. Certa noite, ele gravava alguns ruídos incidentais para usá-los num próximo trabalho e acaba testemunhando o acidente de carro que mata um candidato à presidência e fere sua amante Sally (Nancy Allen). Ao tentar reconstituir os acontecimentos, através das gravações, Jack se envolve em uma conspiração.


Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.


O fracassado e claustrofóbico ator de filmes B Jake Scully acaba recebendo uma proposta irrecusável de Sam Bouchard: ficar no belo apartamento de um amigo seu enquanto procura lugar para ficar, após presenciar a traição de sua esposa. No novo apartamento, ele presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha, e passa a persegui-la e a querer ajudá-la, mas não sabe o perigo que estará correndo.


O filme lançou Kevin Costner ao estrelato, vivendo o incorruptível policial Eliott Ness. Na Chicago de 1930, onde vigora a Lei Seca, Ness organiza um grupo de policiais (que se denominam intocáveis) e parte para combater Al Capone (Robert De Niro) e sua quadrilha de gângsteres. O filme tem o toque da câmera muito móvel e inquieta de Brian De Palma, mestre em provocar emoções e conduzir o espectador para onde ele desejar.


O advogado David Kleinfeld (Sean Penn) tira o gângster Carlito 'Charlie' Brigante (Al Pacino) da cadeia usando uma brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha pela primeira vez na vida. Seus planos mudam quando o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar do zero ao lado da namorada nas Bahamas.

Menções honrosas: Síndrome de Cain (1992), Pecados de guerra (1989), A fúria (1978)
Tecnologia do Blogger.