google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES COM RUAS DESERTAS QUE PRECISAM CONHECER


Eu tenho verdadeira obsessão por filmes com ruas desertas. Eu inclusive realizei um longa metragem onde o personagem principal fica sozinho no mundo. Abaixo listei 10 vezes que isto acontece no cinema. Alguns filmes como "Os últimos 5" e "A última mulher da terra", que são filmes do tema, eu não achei sequências assim. Até mesmo "Panico no ano zero" eu não encontrei cenas com ruas desertas. 

Se um dia, algum maluco pelo tema como eu, souber de um filme que tem este tipo de cena e quiser deixar nos comentários, eu publico como sugestão:

Boa sessão:
Direção: Stanley Kramer

Em 1964 alguém, em algum lugar, apertou o botão e começou Terceira Guerra Mundial. A Austrália sobreviveu à guerra, temporariamente. A radiação está vindo e o fim é inevitável. Um submarino americano sob o comando do capitão Dwight Towers (Gregory Peck) encontra na Austrália um lugar onde sua tripulação pode provisoriamente viver, mas o tempo é curto e para Dwight não resta quase nada, pois já perdeu sua mulher e filhos no Holocausto. Dentro deste contexto o capitão Towers conhece Moira Davidson (Ava Gardner) e ambos se apaixonam.
Direção: Ranald MacDougall

No ápice da Guerra Fria, o operário de uma mina Ralph Burton (Harry Belafonte) fica preso devido a um deslizamento em uma caverna enquanto fazia uma inspeção de rotina. Ele passa alguns dias aguardando ser salvo, até perceber que não escuta mais nenhum barulho de escavações e decide sair por sí mesmo dali. Quando ele consegue sair, descobre que tudo está deserto, nenhuma alma viva em toda a estado da Pensilvânia. Então decide viajar para Nova York e descobre que talvez seja o último homem vivo no planeta. O que ele não sabe é que a jovem Sarah Crandall (Inger Stevens) observa-o a distância e que em breve Benson Thacker, outro sobrevivente se juntará ao grupo que agora é o que resta de toda população da antes agitada Nova York.
Direção: Ubaldo Ragona

Baseado num romance de Richard Matheson, o filme tem como protagonista um homem que sobreviveu a uma praga global e agora se defende dos humanos doentes, típicos vampiros, que temem a luz e se alimentam de sangue, chamando seu nome durante à noite. Robert Morgan (Vincent Price) é o tal homem, cientista, que, imune à doença, tenta desesperadamente encontrar uma cura que possa salvar outros possíveis sobreviventes...

Direção: Boris Sagal

Robert Neville (Charlton Heston) é um médico que graças a uma vacina experimental conseguiu sobreviver a um apocalipse virológico. Agora é talvez o único homem moderno a pisar o planeta Terra, sendo dono de toda a cidade de Manhattan, de dia. Porque na escuridão da noite, os remanescentes de um outrora civilização enchem o caos e destruição as ruínas da cidade.
Direção: Richard Compton

Em um mundo apocalíptico dividido em dois grupos chamados de " Os Flockers " e " Os Ravagers ", um aventureiro e seu companheiro  tentam encontrar o caminho para um lugar chamado "Land of Genesis", que segundo a lenda é a última área  terra segura.
Direção:Thom Eberhardt

Após a passagem de um cometa pela Terra, muitas pessoas morrem em decorrência da radiação, ressuscitando depois, como zumbis comedores de carne. Duas adolescentes que sobreviveram à radiação, terão que lutar contra os mortos-vivos.
Direção: Geoff Murphy

O cientista Zac Hobson (Bruno Lawrence) acorda uma manhã e descobre que está só no mundo. Em meio ao silêncio, entre a euforia e o desespero, ele tenta encontrar mais alguém e desvendar o que aconteceu. Anteriormente envolvido em um projeto de pesquisa governamental, ele começa a questionar-se sobre sua responsabilidade no sumiço generalizado.
Direção: Danny Boyle

Um poderoso vírus está à solta. Transmitido em uma gota de sangue e com efeito devastador em alguns segundos, o vírus mantém os infectados em um estado permanente de descontrole assassino. Dentro de 28 dias, o país está tomado e um punhado de sobreviventes inicia esforços para garantir algum futuro à raça humana, mas o que não percebem é que o vírus mortal não é a única coisa que os ameaça.
Direção: Francis Lawrence

Dr. Neville é um cientista militar. Ele é a única pessoa que não foi contaminada por um vírus, criado 3 anos antes por uma cientista que buscava uma cura para o câncer, em toda a cidade de Nova Iorque e provavelmente em centenas de quilômetros. Ele já era o responsável por encontrar uma cura para esse vírus, por isso tem um laboratório no qual faz testes a partir do próprio sangue. As pessoas infectadas que não morreram imediatamente vivem como vampiros, apresentando sintomas parecidos aos da raiva e um comportamento selvagem e ameaçador.
 Direção: Albert Hughes e Allen Hughes

Após o término da última guerra, há 30 anos, Eli (Denzel Washington), um homem solitário, percorre a América do Norte devastada. Nesse tempo todo, ele carrega consigo um objeto que considera ser a maior esperança para a humanidade e, portanto, vive para protegê-lo. Até cruzar o seu caminho Carnegie (Gary Oldman), que sabe exatamente o poder do que Eli guarda e por isso tenta pegar para ele o valioso objeto, custe o que custar.

Criadores: Frank Darabont e Angela Kang

A série inicia com o xerife Rick Grimes sendo ferido após travar um tiroteio com criminosos armados. Ele entra em coma e desperta semanas depois, em um hospital abandonado e danificado. Ao sair do hospital, Rick descobre-se em um mundo pós-apocalíptico dominado por mortos-vivos. Rick inicia uma perigosa jornada para Atlanta, onde acredita-se que o 'Centro de Controle e Prevenção de Doenças' tenha criado uma zona de quarentena onde sobreviventes podem ficar a salvo. Ao chegar a Atlanta, ele logo descobre que a cidade foi dominada pelos mortos.

O leitor Ary Ximendes contribuiu com a lista com este clássico, que assisti há muitos anos, acho que na Retro-Tv.
Direção: Val Guest

Jornalistas britânicos investigam estranhos fenômenos, que tem deixado o clima da Terra completamente diferente e após um tempo cada vez mais quente, então descobrem que talvez os testes nucleares sejam os responsáveis, mas não imaginam a verdadeira catástrofe que está para acontecer.


A Versátil lançou Clássicos Sci-Fi vol. 6, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 filmes de ficção-cientifica, incluindo as inéditas versões recentemente restauradas das obras-primas “Vampiros de Almas” e “O Segundo Rosto” e do cult “Terra Tranquila”, além de quase três horas de vídeos extras, entre especiais e depoimentos. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

Vampiros das almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956, 80 min.)
De Don Siegel. Com Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates.

⇨ SinopseEm uma cidadezinha americana, um médico descobre que as pessoas estão sendo substituídas por cópias alienígenas idênticas. Fruto da paranoia anticomunista, esta sci-fi noir de Don Siegel é um dos maiores clássicos do gênero. 
  
O homem do terno branco (The Man in the White Suit, 1951, 85 min.)
De Alexander Mackendrick. Com Alec Guinness, Joan Greenwood, Cecil Parker.

⇨ SinopseUm químico altruísta inventa um tecido que não suja nem gasta a fim de ajudar a humanidade, mas passa a ser perseguido por empresários e sindicalistas. Obra-prima do humor inglês que mescla ficção-científica e sátira social.

  
Disco 2:

O segundo rosto (Seconds, 1966, 107 min.)
De John Frankenheimer. Com Rock Hudson, Frank Campanella, John Randolph.

⇨ SinopseInfeliz com a vida, um banqueiro de meia-idade se submete a um procedimento que forjará a sua morte e o transformará numa outra pessoa. Impressionante ficção-científica com forte comentário social e viés existencialista.
  
Odisséia para além do sol (Journey to the Far Side of the Sun, 1969, 101 min.).
De Robert Parrish. Com Roy Thines, Ian Hendry, Patrick Wymark.

⇨ SinopseO Conselho Europeu de Exploração Espacial envia dois astronautas para explorar um planeta semelhante à Terra, mas localizado do outro lado do Sol. Ficção-científica cerebral e realista com excelentes efeitos especiais.

Disco 3:

Terra tranquila (The Quiet Earth, 1985, 91 min.)
De Geoff Murphy. Com Bruno Lawrence, Alison Routledge, Pete Smith.

⇨ Sinopse: Acima

Viagem ao fim do universo (Ikarie XB 1, 1963, 87 min.)
De Jindrich Polák. Com Zdnek Stepánek, Frantisek Smolík, Dana Medrická.

⇨ SinopseNo ano de 2163, a nave Ikarie XB-1 é enviada para o misterioso “Planeta Branco” na órbita de Alfa Centauro. Baseada em um romance de Stanislaw Lem, essa genial sci-fi da Nouvelle Vague tcheca foi uma das referências de Stanley Kubrick.

Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Vampiros de Almas, O Homem do Terno Branco, O Segundo Rosto, Odisseia para Além do Sol, Terra Tranquila, Viagem ao Fim do Universo
Títulos originais: Invasion of the Body Snatchers, The Man in the White Suit, Seconds, Journey to the Far Side of the Sun, The Quiet Earth, Ikarie XB 1
País de produção: Estados Unidos, Nova Zelândia, República Tcheca
Ano de produção: 1956-1985
Gênero: Ficção-Científica
Direção: Don Siegel, Alexander Mackendrick, John Frankenheimer, Robert Parrish, Geoff Murphy, Jindrich Polák
Elenco: Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates, Alec Guinness, Joan Greenwood, Cecil Parker, Rock Hudson, Frank Campanella, John Randolph, Roy Thines, Ian Hendry, Patrick Wymark, Bruno Lawrence, Alison Routledge, Pete Smith, Zdnek Stepánek, Frantisek Smolík, Dana Medrická
Idioma: Inglês, Tcheco
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1, Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 550 min.
Região: 4
Preto & Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos
Extras: Especiais sobre os filmes (155 min.), Trailers (12 min.)


A Versátil lançou “Clássicos Sci-Fi Vol. 5”, caixa com luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 filmes de ficção-científica, incluindo as inéditas versões restauradas dos excelentes “Alphaville” e “eXistenZ”, dos mestres Jean-Luc Godard e David Cronenberg, além de uma hora e meia hora de extras, com destaque para muitos especiais sobre esses dois cults do cinema.

Disco 1:

Alphaville
(Alphaville, une Étrange Aventure de Lemmy Caution, 1965, 99 min.)
De Jean-Luc Godard. Com Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff.

⇨ SinopseO agente Lemmy Caution chega a Alphaville, com a missão de destruir a inteligência artificial que comanda a cidade. Em sua única incursão pela ficção-científica, Godard realiza um fascinante tech noir (filme noir futurista).
  
Westworld - onde ninguém tem alma
(Westworld, 1973, 89 min.)
De Michael Crichton. Com Yul Brynner, Richard Benjamin, James Brolin.

⇨ SinopseDois amigos vão passar férias num parque temático que recria, com robôs, o Velho Oeste. Tudo vai bem até que uma das máquinas sai do controle... O escritor Michael Crichton ("Jurassic Park") dirigiu esse clássico que deu origem à série de TV.

  
Disco 2:

eXistenZ
(Idem, 1999, 97 min.)
De David Cronenberg. Com Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm.

⇨ SinopsePerseguida por fanáticos religiosos, uma designer de games de realidade virtual precisa se refugiar no seu revolucionário jogo eXistenZ. Cronenberg mais uma vez explora magistralmente as fronteiras natural/artificial e humano/mecânico.
  
É proibido procriar
(Z.P.G., 1972, 95 min.).
De Michael Campus. Com Oliver Reed, Geraldine Chaplin, Don Gordon.

⇨ SinopseNum futuro distante, o mundo está superpovoado e poluído. Desesperados, os países proíbem nascimentos por 30 anos. Porém, um casal tem um bebê. Interessante distopia inglesa que antecipa "Fuga no Século 23".

Disco 3:

A decadência de uma espécie
(The Handmaid’s Tale, 1990, 109 min.)
De Volker Schlöndorff. Com Natasha Richardson, Faye Dunaway, Aidan  Quinn.

⇨ SinopseA poluição tornou 99% da população da Terra estéril. Uma jovem fértil é forçada a servir sexualmente um comandante, que deseja engravidá-la. Primeira adaptação de "O Conto da Aia" ("The Handmaid’s Tale"), de Margaret Atwood.

O diabo, a carne e o mundo
(The World, the Flesh and the Devil, 1959, 94 min.)
De Ranald MacDougall. Com Harry Belafonte, Inger Stevens, Mel Ferrer.

⇨ SinopseAcima

Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Alphaville, Westworld – Onde Ninguém Tem Alma, eXistenZ, É Proibido Procriar, A Decadência de uma Espécie, O Diabo, a Carne e o Mundo
Títulos originais: Alphaville, une Étrange Aventure de Lemmy Caution, Westworld, eXistenZ, Z.P.G., The Handmaid’s Tale, The World, the Flesh and the Devil
Un Flic, Touchez pas au Grisbi, La Désordre et la Nuit, Classe Tous Risques, Mort d’un Pourri, Série Noire
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá
Ano de produção: 1959-1999
Gênero: Ficção-científica
Direção: Jean-Luc Godard, Michael Crichton, David Cronenberg, Michael Campus, Volker Schlöndorff, Ranald MacDougall
Elenco: Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff, Yul Brynner, Richard Benjamin, James Brolin, Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm, Oliver Reed, Geraldine Chaplin, Don Gordon, Natasha Richardson, Faye Dunaway, Aidan  Quinn, Harry Belafonte, Inger Stevens, Mel Ferrer
Idioma: Inglês, Francês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.78:1, Fullscreen 1.37:1
Tempo de duração: 583 min.
Região: 0 (multizonal)
Colorido e Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos
Extras: Especiais sobre os filmes (82 min.), Trailers (10 min.)

Tecnologia do Blogger.