google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PARAMOUNT PICTURES - A HISTÓRIA DO ESTÚDIO


A Paramount Pictures é um dos principais estúdios de cinema dos Estados Unidos da América, fundado por Adolph Zukor, em 1912. Ela possui este nome desde 1925.  O estúdio teve suas fases mais lucrativas nos anos  1920, 1940 e 1970, e atualmente procura reinventar sua forma de cinema através do uso de novas tecnologias, a fim de enfrentar os desafios do século XXI.

HISTÓRICO

Tudo começou quando o imigrante húngaro Adolph Zukor, que  era um simples faxineiro, se encantou com o cinema,  e passou a investir em pequenas salas, conhecidas como “nickelodeons” e que tinham como público-alvo a classe trabalhadora. Em 1912 Zukor se uniu aos irmãos produtores Daniel e Charles Frohman e fundaram a “Famous Players Film Company”. O primeiro filme da jovem companhia foi “Rainha Elizabeth”, estrelado por Sarah Bernhardt, estreando no Lyceum Theatre, em 12 de julho daquele ano. Por volta de 1913 já tinham lançado cinco produções.


Iniciando os trabalhos em 1914, a Famous Players e a Jesse L. Lasky Feature Play Company - fundada em 1913 pelo empresário Lasky em parceria com Samuel Goldwyn, Oscar Apfel e Cecil B. DeMille (que pela companhia fez o primeiro longa-metragem do cinema americano, The Squaw Man -1914), começaram a lançar seus filmes através de uma parceria (joint-venture), a Paramount Pictures Corporation, organizada com a ajuda de um dono de cinemas de Utah, W. W. Hodkinson. Hodkinson, que escolheu  o nome "Paramount" substituindo a "Progressive" (nome de sua rede de cinemas), além de criar o icônico logo da montanha inspirado no Pico Pikes, no Colorado (foto abaixo). A Paramount foi a primeira distribuidora em larga escala, abrangendo todos os Estados Unidos, já que antes filmes eram distribuídos em acordos por estado ou região.

Em 1916, as duas companhias se fundiram na Famous Players-Lasky, com Zukor presidente e Lasky vice. Goldwyn, que estava mais interessado em fazer filmes que gerir uma empresa, saiu para criar sua própria produtora, a Goldwyn Films (que se tornou em 1924, parte da Metro-Goldwyn-Mayer). A companhia era beneficiada por uma rede de distribuição para os filmes que, da base na Melrose Avenue em Hollywood, incluía centenas de salas de cinema pelo mundo, formando uma gigantesca corporação.


A Paramount logo se tornou um dos maiores estúdios de Hollywood graças à sua rede de cinemas e contratos com grandes estrelas como Mary Pickford, Marguerite Clark, Pauline Frederick, Douglas Fairbanks, Gloria Swanson, Rudolph Valentino, e Wallace Reid.

Em 1925 esta corporação fundiu-se com a Publix, pertencente à Balaban & Katz, e a companhia foi rebatizada Paramount Pictures, com ampliação da rede de cinemas e incorporação de produtoras de filmes e setores de distribuição. Com a rede da Publix, a Paramount operava mais de 1.200 salas, o maior número já registrado na história do cinema.


Esta expansão, contudo, fez com que a Paramount devesse milhões de dólares em hipotecas sobre os cinemas, o que se revelou especialmente dramático com o advento da Grande Depressão de 1929. Para a superação dessas dificuldades a empresa teve que se reestruturar financeiramente no começo dos anos 1930, e para tanto contou com grandes sucessos de bilheteria, como os filmes da Mae “Santa não sou” (West I'm No Angel - 1933) e “Uma dama de outro mundo” (Belle of the Nineties - 1934), dos Irmãos Marx, “Hotel da Fuzarca” (Coconuts - 1929) e “Gênios da Pelota” (Horse Feathers - 1932), admirados até hoje. Assim, quando a crise amenizou em 1935, a Paramount dominava todos os segmentos do mercado cinematográfico: filmagem, distribuição e mantinha uma rede nacional de salas em torno de mil cinemas.

Durante a década de 1930, com a intenção de agradar o ditador alemão Adolf Hitler e manter os altos lucros obtidos no mercado alemão, os estúdios Paramount (e outros menores) demitiram seus funcionários judeus, segundo o livro “The Collaboration: Hollywood´s Pact With Hitler”, do jornalista australiano Bem Urwand, de 2013.


A despeito da sua grande produção nos anos 1920, sua "era de ouro" se deu durante a II Guerra Mundial, quando houve um boom de filmes. Em 1936 a direção foi assumida por Barney Balaban, que imprimiu uma estratégia conservadora nos negócios, de tal modo que atingiu em 1946 um faturamento recorde de 40 milhões de dólares.

O executivo Y. Frank Freeman comandava os estúdios na Califórnia usando o conceito de usar estrelas já consagradas para os filmes e curtas-metragens. Ele trouxe do radio Bing Crosby e Bob Hope, pavimentando um caminho dos mais lucrativos filmes da Era de Ouro de Hollywood, como os épicos de Cecil B. DeMille e as comédias de Preston Sturges.

Em 1949 a Suprema Corte dos Estados Unidos da América ordenou que Balaban se desfizesse das salas de cinema, e a Paramount perdeu o fôlego lucrativo que o controle de toda a cadeia da produção cinematográfica lhe dava, ficando somente com a produção dos filmes e sua distribuição. Foi o início da perda de lucratividade.



Apesar de ter desenvolvido o sistema VistaVision de exibição Widescreen, a falta de estrelas não era compensada, e a empresa produziu apenas sucessos eventuais, como Sem lei, sem alma (Gunfight at the O.K. Corral, de 1957) ou Becket - o favorito do rei, de 1964. Apesar de os filmes de Elvis Presley garantirem lucros consistentes, um prejuízo maior ainda ocorreu em 1963. Em 1964 Balaban se afasta.

Em 1966, o conglomerado Gulf & Western Industries adquiriu a empresa, e Charles Bluhdorn tornou-se seu presidente. Para revitalizar o estúdio, contratou o ex-ator Robert Evans, que fracassou logo em seguida, após investir em grandes musicais como Os aventureiros do ouro (Paint Your Wagon - 1969) e Lili, minha adorável espiã (Darling Lili - 1970). 

Evans conseguiu sucesso com o Bebê de Rosemary de Roman Polanski em 1968, mas seu maior feito foi promover um drama de orçamento modesto baseado em um best-seller. O filme foi Love Story - História de Amor, e sua propaganda boca a boca deu ao estúdio o filme de sucesso que eles tanto precisavam. A produção, que possuía atores como Ryan O'Neal e Ali MacGraw, lucrou mais de 100 milhões em todo o mundo (esmagando todos os recordes de bilheterias anteriores) além de receber sete indicações ao Oscar®.


Mas foi só em 1972, com o sucesso de O Poderoso Chefão dirigido por Coppola, e já sob a direção de Barry Diller e Frank Mancuso, que a Paramount começou a se reerguer de verdade. Assim, com os sucessos de séries como Star Trek e filmes como os de Eddie Murphy, aliados a seriados televisivos, que no final dos anos 1970 e começo dos anos 1980, a Paramount voltou a ser um dos maiores estúdios hollywoodianos.

Impulsionado por esses triunfos, o resto dos anos 70 e 80 foram calmos para o estúdio. O Ano de 1986 foi particularmente notável, pois a Paramount que conseguiu 22 por cento das bilheterias, o dobro do competidor mais próximo, e possuía cinco dos filmes no TOP10 daquele ano, incluindo Top Gun e Crocodilo Dundee.


Em 1989 o nome foi alterado para Paramount Communications, Inc. pela Gulf & Western. Em 1994, após longas disputas, foi adquirido pela Viacom Inc. por 10 milhões de dólares, passando a usar o nome atual. Nos anos recentes, a Paramount se solidificou como um líder global em entretenimento e celebrou um grande sucesso sobre a liderança do Presidente e CEO Brad Grey, que chegou em 2005. Em um ramo que demanda excelência, Grey entregou blockbusters ganhadores de prêmios da academia com os mais respeitáveis talentos da indústria.

E em 2001, a Paramount quebrou recordes com seis dos filmes mais lucrativos da indústria, com mais de 100 milhões de dólares em bilheteria nacional por filme com Rango, Thor, Kung Fu Panda, Super 8, Transformers: O Lado Oculto da Lua e Capitão América.

A Paramount é o quarto estúdio mais antigo do mundo, atrás da Universal Studios, Pathé e Gaumont Pictures. O fundador Adolph Zukor (1873-1976), ficou famoso também por sua longevidade, vivendo até os 103 anos.

LOGOTIPO

A montanha da Paramount é o logo mais antigo ainda mostrado nas telas de cinema. A  “Montanha Majestosa” existe desde 1914 e foi esboçada por W.W. Hodkinson, presidente e membro fundador da Paramount Pictures.



A montanha original foi inspirada pela montanha de Ben Lomond, localizada no estado de Utah. Mais tarde, a arte original foi substituída por outro desenho, inspirado pelo pico Artesonraju, localizado na Cordilheira dos Andes, no Peru.

O logotipo original era cercado por 24 estrelas – simbolizando as 24 estrelas de cinema contratadas pela companhia na época. O número depois foi reduzido para 22.


O ESTÚDIO

No endereço 5555 Melrose Avenue em Hollywood está localizado um ícone do cinema mundial. O tradicional portão, em formato de arco, que dá boas-vindas aos estúdios da Paramount (a única das principais produtoras de cinema cujos estúdios ainda ficam em Hollywood). 

O tour, que é pago, se inicia em um café com uma lojinha de produtos do estúdio e tem duração de duas horas com o visitante passeando em carrinhos (semelhantes aos dos campos de golfe), descendo pra conhecer os stages (cada um tem o seu número e uma plaquinha na entrada que aponta os filmes mais importantes que foram filmados neles); visitam alguns cenários de seriados americanos e algumas curiosidades (por exemplo, vocês sabiam que Transformers tem cenas aproveitadas de Pearl Harbor?).

Fotos são permitidas em alguns locais, mas dentro dos estúdios, nos cenários mesmo, é proibido. É um tour bem interessante pra quem curte cinema, com a possibilidade de poder sentar em um dos bancos usados para Forrest Gump e fazer um pedido no tradicional e imponente portão da PARAMOUNT (uma tradição local).



E não se surpreenda se de repente encontrar uma de suas celebridades favoritas. Afinal, este é o seu local de trabalho.

RESUMO DOS DADOS DA EMPRESA

● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 8 de maio de 1912
● Fundador: Adolph Zukor, Daniel Frohman e Charles Frohman
● Sede mundial: Hollywood, Califórnia
● Proprietário da marca: Viacom Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Brad Grey
● Presença global: 140 países
● Funcionários: 2.000 (variando para mais ou menos, obviamente)
● Segmento: Estúdios de cinema
● Principais produtos: Filmes, seriados e produtos licenciados
● Concorrentes diretos: MGM, Warner Bros., Universal Studios e 20th Century Fox 
● Ícones: A “Montanha Majestosa” de seu logotipo
● Website: www.paramount.com


OPERAÇÕES NO BRASIL

Com sede em Barueri, no estado de São Paulo, a Paramount está no Brasil desde 1985, tendo iniciado suas operações com a CIC Vídeo - em joint venture com a Universal Studios - para a distribuição de fitas VHS.

Com o fim da parceria, em 2001, foi fundada a Paramount Home Entertainment (Brasil) Ltda, parte da Paramount Home Entertainment Internacional, uma divisão da Paramount Motion Picture Group, pertencente ao grupo Viacom Inc.. Posteriormente, fez parceria com a Rede Telecine (na TV por assinatura).


Atualizando a Paramount dos anos 2000 e além...

Em 2002, a Paramount; juntamente com a Buena Vista Distribution , a 20th Century Fox , a Columbia TriStar Pictures Entertainment , a MGM / UA Entertainment , a Universal Studios , a DreamWorks Pictures , a Artisan Entertainment , a Lions Gate Entertainment e a Warner Bros. formaram a Digital Cinema Initiatives . Operando sob uma isenção da lei antitruste, os estúdios se combinaram sob a liderança do Diretor de Operações da Paramount, Tom McGrath, para desenvolver padrões técnicos para a eventual introdução da projeção de filme digital. McGrath também liderou a iniciativa da Paramount para a criação e lançamento do disco Blu-ray.

E como é natural destas empresas desde sempre, elas se dividem, se unem, criam novos caminhos, abandonam outros...

A Divisão CBS / Viacom

Viacom cancelou mais de  18 bilhões de suas aquisições de rádio e, no início daquele ano, anunciou que se dividiria em dois. A divisão foi concluída em janeiro de 2006. Com o anúncio da divisão da Viacom, Dolgen e Lansing foram substituídos pelos ex-executivos de televisão Brad Gray e Gail Berman. O conselho da Viacom Inc. dividiu a empresa em CBS Corporation e uma empresa separada sob o nome de Viacom. O conselho programou a divisão para o primeiro trimestre de 2006. 


De acordo com o plano, a CBS Corporation compreenderia as redes CBS e UPN, estações de televisão Viacom, Infinity Broadcasting Corporation, Viacom Outdoor, Paramount Television, King World Productions, Showtime Networks, Simon & Schuster, Paramount Parks e CBS News. A renovada Viacom incluiria " MTV, VH1, Nickelodeon, BET e várias outras redes de cabo, bem como o estúdio cinematográfico Paramount". 

A unidade de entretenimento doméstico da Paramount continuou a distribuir o acervo da Paramount Television por meio do DVD da CBS, já que a Viacom e a CBS Corporation eram controladas pela Sumner Redstone 's National Amusements.. Em 2009, a CBS parou de usar o nome Paramount em suas séries e mudou CBS Television Studios, eliminando o nome Paramount da televisão, para se distanciar desta.

Aquisição DreamWorks

Em 11 de dezembro de 2005, a Paramount Motion Pictures Group anunciou que havia comprado a DreamWorks SKG (que foi co-fundada pelo ex-executivo da Paramount Jeffrey Katzenberg ) em um negócio de  1,6 bilhão de dólares. O acordo não inclui a DreamWorks Animation SKG Inc., a parte mais lucrativa da empresa . 


A empresa de distribuição internacional United International Pictures (UIP)  foi dividida conforme os países. Na Austrália, Brasil, França, Irlanda, México, Nova Zelândia e Reino Unido, a Paramount assumiu a UIP. Enquanto na Áustria, Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda, Rússia, Espanha e Suíça, a Universal assumiu e a Paramount construiria suas próprias operações de distribuição lá. 

Em 6 de outubro de 2008, os executivos da DreamWorks anunciaram que estavam deixando a Paramount e relançando uma DreamWorks independente. As marcas registradas da DreamWorks permaneceram com a DreamWorks Animation quando essa empresa foi desmembrada antes da compra da Paramount, e a DreamWorks Animation transferiu a licença do nome para a nova empresa.  

Os filmes da DreamWorks, adquiridos pela Paramount, mas ainda distribuídos internacionalmente pela Universal, foram incluídos na participação de mercado da Paramount. Além disso, em 2007, a Paramount vendeu outra de suas unidades "herdadas", Famous Music, para a Sony / ATV Music Publishing (mais conhecida por publicar muitas canções dos Beatles e por ser co-propriedade de Michael Jackson), encerrando oito décadas funcionou como uma divisão da Paramount.


Em março de 2010, a Paramount fundou a Insurge Pictures, uma distribuidora independente de filmes de "micro orçamento".  Porém em março de 2015, após o declínio das bilheterias, a Paramount fechou a Insurge Pictures e mudou suas operações para o estúdio principal.

No ano seguinte,  na esteira do sucesso de crítica e bilheteria do longa-metragem de animação, Rango, Paramount anunciou a formação de uma nova divisão , dedicada à criação de animações. Este fato marcou o retorno da Paramount em ter sua própria divisão de animação pela primeira vez desde 1967, quando a Paramount Cartoon Studios fechou (anteriormente era Famous Studios até 1956). 

Em dezembro de 2013, o Walt Disney Studios (por meio da compra da Lucasfilm) arrematou os direitos  de distribuição e marketing da Paramount para os vindouros filmes de Indiana Jones. A Paramount mantem permanentemente os direitos de distribuição dos primeiros quatro filmes, recebendo "participação financeira" de quaisquer filmes adicionais. 


Em 27 de março de 2017, Jim Gianopulos foi nomeado presidente e CEO da Paramount Pictures, substituindo Brad Gray.  No ano seguinte,  a Paramount assinou um contrato com a Netflix como parte da estratégia de crescimento da Viacom, tornando a Paramount o primeiro grande estúdio de cinema a fazê-lo.

Nova fusão entre a  CBS / Viacom.

Como namorados que terminam e voltam, a CBS anunciou a aquisição da Viacom como parte da fusão de 15,4 bilhões. Em 2 de agosto de 2019, as duas empresas concordaram em voltar a ser uma empresa só, chamada ViacomCBS.

Em dezembro de 2019, a ViacomCBS concordou em comprar uma participação de 49% na Miramax que pertencia ao beIN Media Group, com a Paramount ganhando a distribuição do acervo de 700 filmes do estúdio, bem como seus futuros lançamentos. Além disso, a Paramount produzirá séries de televisão baseadas nos IPs da Miramax. A ViacomCBS anunciou posteriormente que renomearia o serviço de streaming CBS All Access como Paramount + para permitir a expansão internacional usando o nome Paramount amplamente conhecido e tirado do acervo do estúdio bem como o da CBS, Comedy Central, MTV, Nickelodeon e Smithsonian Channel.




Tecnologia do Blogger.