• ÚLTIMAS...

    BRUCE BERESFORD - 10 FILMES ESSENCIAIS


    "Deus, foi terrível. Aquela foi a pior experiência que eu tive. O elenco estava mal, os locais eram todos estranhos. Nós filmamos num local inadequado." Esta declaração foi dada por Bruce Beresford sobre o filme Jogos de Conexão (1994), estrelado por Sean Connery e dirigido por ele mesmo.

    Nem sempre um diretor acerta em seus projetos. Mas quando acerta, costuma fazer obras primas inesquecíveis. Abaixo estão listados os 10 + deste diretor australiano que conseguiu prestígio internacional, principalmente devido a dois filmes "Breaker morant e Conduzindo Miss Daisy".

    Um dos melhores, Força do carinho, foi lançado pela Classic Line. Em breve farei um review sobre o filme. 

    Boa sessão:


    Com roteiro de John Rice e Joe Batteer, a história apresenta a trajetória de Bonnie, uma garçonete que se muda para o Texas com a mãe Emma, uma costureira que está em busca de uma vida melhor em plena era da Grande Depressão. Lá ela conhece Clyde que, na companhia do irmão Buck e de outros, forma uma gangue para praticar diversos assaltos a pequenos bancos, lojas e postos de gasolinas. Ao se unir ao grupo, Bonnie também passa a ser procurada pela polícia, liderada por Frank Hunter, um patrulheiro do Texas.


    China, durante a Revolução Cultural implementada por Mao Tsé Tung. Aos 11 anos Lin Cunxin (Wen Bing Huang/Chengwu Guo/Chi Cao) foi escolhido para deixar sua família de camponeses e estudar balé em Pequim. Em 1979, durante uma visita ao Texas, nos Estados Unidos, ele se apaixona por uma mulher local. Dois anos depois, ele se torna o principal dançarino do Houston Ballet e também o principal artista do Australian Ballet.


    Antonio Banderas (Entrevista Com o Vampiro) estrela essa incrível história que retrata como o revolucionário mexicano Pancho Villa permitiu que uma equipe de Hollywood filmasse suas batalhas, alterando assim o curso da história do cinema e das guerras. A aventura começa quando os gigantes da aurora do cinema D.W. Griffith (Colm Feore) e Harry Aiken (Jim Broadbent) enviam o jovem executivo Frank Thayer (Eion Bailey) ao México. O objetivo: comprar diretamente de Pancho Villa os direitos para filmar sua revolução.


    Quando os japoneses invadiram Cingapura, em 1942, várias mulheres e crianças das mais diversas classes sociais foram levadas a um campo de concentração japonês. Entre elas estava Adrienne Pargiter (Glenn Close), formada pela Academia Real de Música, que decide organizar no local um coral, apesar da resistência do exército japonês.


    O filme se passa no ano de 1634, quando o padre jesuíta La Forgue (Lothaire Bluteau) inicia uma jornada através do Canadá a fim de ajudar os índios Algonquinos, que haviam se envolvido com um jesuíta a quem chamavam de "Roupão Negro", em alusão a seu hábito religioso. Além disso, o filme ilustra o conflito com os índios Iroqueses.


    Quando os japoneses invadiram Cingapura, em 1942, várias mulheres e crianças das mais diversas classes sociais foram levadas a um campo de concentração japonês. Entre elas estava Adrienne Pargiter (Glenn Close), formada pela Academia Real de Música, que decide organizar no local um coral, apesar da resistência do exército japonês.


    Atlanta, 1948; Uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim premiado do seu vizinho. O filho (Dan Aykroyd) dela tenta convencê-la de que seria o ideal ela ter um motorista, mas ela resiste a esta idéia. Mesmo assim o filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman) como motorista. Inicialmente ela recusa ser conduzida por este novo empregado, mas gradativamente ele quebra as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles, crescendo entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.


    Lennora Josephine Magrath (Diane Keaton), Margaret Magrath (Jessica Lange) e Rebeca Magrath Botrelle (Sissy Spacek) são irmãs com personalidades e modos de vida bem diferentes. Elas se reúnem quando a mais jovem, Rebeca, atirou no marido dela, Zackery (Beeson Carroll). A irmã mais velha, Lennora, cuida do avô delas e está se transformando em uma empregada, enquanto Margaret tenta fazer carreira em Hollywood como atriz e cantora e teve uma vida intensa, preenchida por muitos homens. O encontro delas causa muita alegria, mas também muitas tensões.


    Mac Sledge (Robert Duvall) é um cantor de músicas country que guarda amargas recordações de sua vida. Com sua carreira em declínio, ele se entrega de vez à bebida. Até que, num hotel do Texas, conhece Rosa Lee (Tess Harper), uma viúva com um filho de 10 anos. Logo Rosa e Mac iniciam um relacionamento, que o faz recuperar a alegria de viver.


    Durante a Guerra Bôer, em 1899, três tenentes australianos que haviam se juntado ao exército britânico são injustamente acusados de um crime, quando, na verdade, haviam apenas seguido ordens superiores. Durante o julgamento, a defesa luta bravamente para inocentá-los.

    No site Rotten tomatoes, é o único filme da filmografia do diretor com média 100%.





    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top