google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TERRY GILLIAM - 10 FILMES ESSENCIAIS



Quando os Monty Python estavam ativos, Terry Gilliam tornou-se diretor e escritor.

Os seus primeiros filmes foram feitos com a colaboração de amigos dos grupo. Jabberwocky, Os Bandidos do Tempo (Time Bandits) e Brazil – O Filme (Brazil), contaram com Michael Palin, que também escreveu o roteiro de Os Bandidos do Tempo. O seu último filme, até hoje que contou com participações de outros membros dos Monty Python foi As Aventuras do Barão Munchausen (The Adventures of Baron Munchausen) que tinha Eric Idle no elenco.

Os seus filmes são normalmente fantasias altamente imaginativas. Na maioria, parte do desenrolar da história parece ocorrer parcial ou totalmente na imaginação das personagens, levantando dúvidas sobre a definição da sua identidade ou sanidade. As suas obras costumam também conter uma luta contra um grande poder que pode ser uma situação emocional, um ídolo humano ou até a pessoa em si e as situações nem sempre acabam bem. Há constantemente uma atmosfera sombria e paranoica com personagens incomuns, que já foram membros normais da sociedade.


Os filmes de Gilliam têm um visual único, facilmente reconhecível. Estes têm um aspecto barroco. Por exemplo, em Brazil, os cenários estavam decorados com monitores de alta-tecnologia equipados com lupas. Há também uma justaposição da beleza com o feio ou da antiguidade com a modernidade.

Uma outra característica de Gilliam, é a sua má sorte em várias produções. Desde que começou a sua carreira como diretor, vários dos seus projetos viram-se cancelados ou adiados devido a vários problemas. O caso mais conhecido é o da sua tentativa de realizar o filme The Man Who Killed Don Quixote. Gilliam começou a produção do filme em 2000 (com Johnny Depp e Vanessa Paradis no elenco), mas apenas uma semana depois, o ator Jean Rochefort, que fazia de D. Quixote, sofreu com uma hérnia de disco, o que o impossibilitou de continuar no filme. Pouco depois uma inundação destruiu parte do cenário e a produção foi cancelada. Devido a problemas com a companhia de seguros da primeira tentativa, o projeto ficou suspenso durante alguns anos, embora tanto Terry Gilliam como Johnny Depp tenham mostrado interesse em tentar concretizar o filme. Recentemente, Gilliam afirmou numa entrevista que estava tudo pronto para voltar a tentar em 2009 (que não ocorreu), só faltava Johnny Depp. No IMDB consta que o filme é para 2017.

Boa sessão:


Entre para o mundo de fantasia de Jeliza-Rose, onde esquilos falam, vaga-lumes têm nome e cabeças de boneca – há muito tempo separadas de seus corpos – são suas melhores amigas. Após a morte de sua mãe por overdose, Jeliza e seu pai drogado embarcam em uma estranha jornada até a fazenda abandonada da família onde não há comida, não há água, não há nada. Com tamanha solidão, resta a Jeliza se afundar cada vez mais em sua imaginação e evitar o sofrimento da realidade.


Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.


No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.


Locutor de rádio larga o ofício, traumatizado após ouvinte matar várias pessoas num bar porque seguiu seus conselhos num programa. É quando encontra ex-professor que, com a morte da esposa justamente naquele bar, torna-se um mendigo insano que procura pelo Santo Graal.


As fantásticas histórias do maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte, encontrar seus amigos e salvar a cidade do ataque dos turcos, o Barão relembra a aposta com o Califa, a visita à Lua, a dança com Afrodite, entre outras aventuras.


Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão. Neste mundo opressivo Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.


Com a chegada do inverno e em meio a neve, três garotos de uma cidade pequena têm a ideia de serem lembrados para sempre. O plano consiste em receber um prêmio no livro dos recordes, o Guinnes World Records. Passando por valentões do colégio e se unindo, eles percebem que a fama pode ser passageira, mas, que verdadeiras amizades duram para sempre.


Na companhia de anões caçadores de tesouros, um garoto parte numa aventura diferente: dotados de um mapa que pertence ao Ser Supremo, eles viajam pelo tempo participando de eventos históricos e encontrando personagens famosos (Robin Hood, Napoleão, Rei Agamemnon). Mas um poderoso vilão cobiça o mesmo mapa.


O filme conta a história de Dennis (Michael Palin), um camponês que, após a morte do pai, resolve tentar a vida e vai para a cidade, que era governada pelo Rei Bruno, O Questionável (Max Wall). Lá, o jovem passa por diversas aventuras e enfrenta muitos perigos. O local vinha sendo constantemente aterrorizado por um monstro terrível, um dragão chamado Jabberwocky (Peter Salmon), fera que Dennis acabaria tendo que confrontar.


A história se passa durante a Idade Média, na Inglaterra, onde o Rei Arthur parte numa jornada em busca de pessoal para formar o grupo conhecido como os Cavaleiros da Távola Redonda. Quando consegue formá-lo, recebe a missão divina de encontrarem o cálice sagrado, que está escondido em algum lugar do reino britânico.
Tecnologia do Blogger.