• ÚLTIMAS...

    domingo, 17 de julho de 2016

    50 FILMES SOBRE ALCOOLISMO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER



    INTRODUÇÃO

    Alcoolismo é um termo amplo para descrever problemas com o álcool, sendo geralmente usado no sentido de consumo compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maior parte dos casos com implicações negativas na saúde, relações afetivas e no papel social do alcoólico. Em termos médicos, o alcoolismo é considerado uma doença. O abuso de álcool pode potencialmente provocar lesões em praticamente todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. A acumulação dos efeitos tóxicos derivados do abuso crônico de álcool pode provocar problemas médicos e psiquiátricos.

    A Organização Mundial de Saúde considera o alcoolismo uma doença com componentes físicos e mentais. Não são ainda totalmente compreendidos todos os mecanismos biológicos que causam o alcoolismo. O risco é influenciado pelo ambiente social, estresse,  saúde mental, histórico familiar, idade, grupo étnico e gênero. O consumo significativo de álcool ao longo do tempo provoca alterações fisiológicas na estrutura e composição química do cérebro, como dependência física e aumento da tolerância, o que faz com que o indivíduo necessite de consumir doses cada vez maiores de álcool para atingir o efeito desejado. Estas alterações potenciam a incapacidade do alcoólico em deixar de beber e provocam síndrome de abstinência quando o consumo é interrompido.

    No cinema, alcoolismo é sempre bem retratado, com atuações comumente impecáveis, não incomum indicadas a prêmios importantes. A lista abaixo é uma passagem pelos principais filmes feitos até hoje. Interessante notar que o ator Jeff Bridges esteve em vários deles, seguido de John Wayne.

    O CAMPEÃO (1931)

    Título original: The Champ
    Diretor:  King Vidor
    Roteiro:  Frances Marion
    Elenco:  Wallace Beery, Jackie Cooper, Irene Rich
    Duração: 86 min
    País de origem: EUA

    Andy Purcell é um ex-campeão de boxe alcoólatra e decadente que vive viajando com seu filho Dink. Apesar dos problemas, pai e filho se adoram. Eles reencontram Linda, ex-mulher de Andy e mãe de Dink, que abandonou o garoto quando bebê e agora o quer de volta. Andy se recusa a entregá-lo, mas, depois de perder dinheiro em corridas de cavalos e ser preso por uma briga de bar, ele conclui que o filho estará melhor com a mãe. Refilmado em 1979.



    QUANDO A MULHER SE OPÕE (1932)

    Título original: Merrily We Go to Hell
    Diretor: Dorothy Arzner
    Roteiro: Edwin Justus Mayer
    Elenco:  Sylvia Sidney, Fredric March, Adrianne Allen
    Duração: 78 min
    País de origem: USA

    Jerry Corbett (Fredric March) é um alcoólatra que nunca superou a perda de seu antigo amor, Claire (Adianne Allen). Ele se casa com Joan (Sylvia Sidney), mas sua felicidade conjugal é abalada quando Claire surge novamente em sua vida.

    FARRAPO HUMANO (1945)

    Título original: The Lost Weekend
    Diretor: Billy Wilder
    Roteiro: Charles Brackett
    Elenco:  Ray Milland, Jane Wyman, Phillip Terry
    Duração: 101 min
    País de origem: EUA

    Em Nova York, Don Birman (Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, é completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James (Jane Wyman), editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais


    O ÉBRIO (1946)

    Título original: Idem
    Diretor: Gilda de Abreu
    Roteiro: Gilda de Abreu
    Elenco:  Vicente Celestino, Alice Archambeau, Rodolfo Arena
    Duração: 107 min
    País de origem: Brasil

    Jovem do interior, com grande talento para a música e boa situação financeira, Gilberto Silva se vê totalmente despossuído quando seu pai perde a fazenda. Sem o apoio dos parentes, o rapaz migra para a cidade grande, perambulando pelas ruas, até que, desesperado, ao entrar numa igreja, o padre ouve os seus pedidos de ajuda e convida-o a viver no anexo da sacristia. O religioso incentiva-o a procurar um emprego e, também, a explorar as suas habilidades artísticas.


    ANJO EMBRIAGADO (1948)

    Título original:  Yoidore tenshi
    Diretor:  Akira Kurosawa
    Roteiro: Keinosuke Uekusa, Akira Kurosawa
    Elenco:  Takashi Shimura, Toshirô Mifune, Reizaburô Yamamoto
    Duração: 98 min
    País de origem: Japão

    No Japão pós-guerra, um jovem gângster é ferido em uma luta com rivais e é tratado por um médico alcoólatra. O gângster é diagnosticado com tuberculose e é convencido pelo médico a fazer o tratamento, tornando-se grandes amigos. O antigo chefe do gângster sai da prisão e reassume a gangue. O jovem gângster perde seu status e é excluído do grupo. Um dia, o jovem e seu ex-chefe se enfrentam em uma luta que pode levá-los a morte.


    DE VOLTA AO PEQUENO APARTAMENTO (1949)

    Título original: The Small Back Room
    Diretor:  Michael Powell, Emeric Pressburger
    Roteiro:  Michael Powell
    Elenco:  David Farrar, Jack Hawkins, Kathleen Byron
    Duração: 106 min
    País de origem: Reino Unido

    Na 2ª Guerra, Sammy Rice era um dos melhores soldados no desarmamento de bombas. Mas ele acabou gravemente ferido e só encontra alívio para suas constantes dores na bebida e nos remédios, que ele consegue com facilidade. Quando surge um novo tipo de bomba, Sammy se vê forçado a se recuperar.

    A CRUZ DA MINHA VIDA (1952)

    Título original: Come Back, Little Sheba
    Diretor:  Daniel Mann
    Roteiro: Ketti Frings
    Elenco:  Burt Lancaster, Shirley Booth, Terry Moore
    Duração: 99 min
    País de origem: USA

    O conturbado casal, Lola(Shirley Booth) e Doc Delaney (Burt Lancaster), um alcoólatra em recuperação, sofrem uma crise pessoa em seu casamento quando alugam um quarto para Marie (Terry Moore). A jovem inquilina é muito atraente e pensa em recuperar seu cachorro perdido, Sheba. Os problemas aumentam quando Doc começa a se apaixonar pela nova inquilina.


    NA VORAGEM DO VÍCIO (1952)

    Título original: Something to Live For
    Diretor: George Stevens
    Roteiro: Dwight Taylor
    Elenco:  Joan Fontaine, Ray Milland, Teresa Wright
    Duração: 89 min
    País de origem: USA

    Jenny Carey, atriz da Broadway insegura e com medo de palco, afoga-se na bebida. Alan Miller, um publicitário ex-alcoólatra, não só lhe indica os Alcoólicos Anônimos como passa a se interessar pela sua recuperação. Os dois iniciam um romance, ainda que a contragosto de Jenny, mas Alan não pretende abandonar a esposa Edna, mãe de seu casal de filhos. Edna, por sua vez, desconfia das razões de Alan para ajudar Jenny, o que leva a estremecimentos no antes sólido matrimônio.


    AMAR É SOFRER (1954)

    Título original: The Country Girl
    Diretor: George Seaton
    Roteiro:  George Seaton
    Elenco:  Bing Crosby, Grace Kelly, William Holden
    Duração: 104 min
    País de origem: USA

    O esquecido ator e cantor Frank Elgin (Bing Crosby) tem a chance de voltar ao show business quando o diretor Bernie Dodd (William Holden) oferece a ele o papel principal de seu novo musical. Entretanto, Frank está muito inseguro, acaba recorrendo à bebida e evita assumir responsabilidades, deixando tudo nas mãos de sua esposa Georgie (Grace Kelly). Bernie tenta ajudar Frank a recuperar sua autoconfiança e acredita que é Georgie a causa de sua baixa autoestima.


    NASCE UMA ESTRELA (1954)

    Título original: A Star Is Born
    Diretor:  George Cukor
    Roteiro:  Moss Hart
    Elenco: Judy Garland, James Mason, Jack Carson
    Duração: 154 min
    País de origem: USA

    Esther Blodgett (Judy Garland) é uma sonhadora artista que deseja se tornar uma grande estrela do cinema americano. Seu sonho se torna realidade quando ela conhece o astro de Hollywood Norman Maine, e os dois se apaixonam. Depois de um tempo, eles se casam, e a carreira de Esther começa realmente a decolar, e ela passa a ser chamada pelo nome artístico de Vicky Lester. Só que enquanto sua fama aumenta, seu marido está cada vez mais decadente e afundado no álcool, o que começa a abalar a carreira da esposa. Tem uma versão anterior, de 1937 e uma posterior, de 1976.



    EU CHORAREI AMANHÃ (1955)

    Título original: I'll Cry Tomorrow
    Diretor: Daniel Mann
    Roteiro:  Helen Deutsch
    Elenco:  Susan Hayward, Richard Conte, Eddie Albert
    Duração: 117 min
    País de origem: USA

    O filme mostra a ascensão de Lillian Roth, que, após uma infância sofrida, torna-se estrela nas telas e nos palcos, antes ainda de chegar aos vinte anos. Nas vésperas de seu casamento, o noivo David Tredman morre abruptamente, o que a leva ao primeiro drinque. Em pouco tempo, ela já rolava escada abaixo em direção à completa dependência do álcool. Seu breve matrimônio com o jovem cadete Wallie termina em divórcio e ela se une a Tony Bardeman, sádico e brutal. Em seguida a uma tentativa de suicídio, Lillian recebe o auxílio de Burt McGuire, dos Alcoólicos Anônimos, o que põe fim a dezesseis anos de sofrimento e convivência com pessoas depravadas em ambientes sórdidos.


    A SOMBRA DA FORCA (1957)


    Título original: Time Without Pity
    Diretor:  Joseph Losey
    Roteiro:  Ben Barzman
    Elenco:  Michael Redgrave, Ann Todd, Leo McKern
    Duração: 85 min
    País de origem: Reino Unido

    Um homem inocente é acusado de matar sua namorada. Na prisão, aguarda sua sentença. Seu pai, um homem alcoólatra, vai fazer de tudo para livrá-lo da pena de morte.

    DEUS SABE QUANTO AMEI (1958)


    Título original: Some Came Running
    Diretor:  Vincente Minnelli
    Roteiro: John Patrick
    Elenco: Frank Sinatra, Dean Martin, Shirley MacLaine
    Duração: 137 min
    País de origem: USA

    No pós-guerra, o ex-escritor alcoólatra Dave Hirsch (Frank Sinatra) retorna para sua cidade natal em Parkman, Indiana, junto com Ginnie (Shirley MacLaine), uma mulher vulgar com quem ele dormiu e se apaixonou por ele. Em um jantar, Dave reencontra seu irmão, dono de uma joalheira e um bom cidadão de Parkman, e é apresentado a Gwen French (Martha Hyer), por quem ele fica atraído. Mas, o amor não é correspondido e Dave retorna ao bar local onde conheceu Ginnie.


    GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE (1958)

    Título original: Cat on a Hot Tin Roof
    Diretor:  Richard Brooks
    Roteiro:  James Poe, Richard Brooks
    Elenco:  Elizabeth Taylor, Paul Newman, Burl Ives
    Duração: 108 min
    País de origem: 108 min

    Harvey Pollitt (Burt Ives) é um patriarca que é um rico proprietário de terras, além de possuir uma fortuna de US$ 10 milhões. Harvey celebra seu aniversário e é visitado pelos dois filhos, mas ele ignora que tem um câncer inoperável, pois seu médico lhe disse que tinha se recuperado. Gooper (Jack Carson), um dos filhos, e sua esposa (Madeleine Sherwood) tiveram algumas crianças e cobiçam poder herdar os milhões do "Velho". Por outro lado Brick (Paul Newman), seu filho favorito, é um alcoólatra e ex-astro de futebol americano, que vive um casamento infeliz. Esta situação deixa Maggie (Elizabeth Taylor), sua esposa, muito frustrada, pois ama o marido apesar de ser desprezada por ele.


    ONDE COMEÇA O INFERNO (1959)

    Título original: Rio Bravo
    Diretor: Howard Hawks
    Roteiro:  Jules Furthman
    Elenco:  John Wayne, Dean Martin, Ricky Nelson
    Duração:  141 min
    País de origem: USA

    John T. Chance (John Wayne) é o xerife de uma cidade pequena que tenta manter um preso dentro da cadeia, com a ajuda de dois companheiros, um bêbado e um idoso aleijado. O problema é que o preso é irmão de um poderoso rancheiro, que vai fazer de tudo para ajudar o irmão, inclusive matar quem estiver em seu caminho. É depois de uma morte que o xerife vai aceitar ajuda das pessoas que se ofereceram para lutar contra o pistoleiro da região.


    VÍCIO  MALDITO (1962)

    Título original: Days of Wine and Roses
    Diretor: Blake Edwards
    Roteiro: J.P. Miller
    Elenco:  Jack Lemmon, Lee Remick, Charles Bickford
    Duração: 117 min
    País de origem: EUA

    Um relações públicas de São Francisco é um bebedor Social... Que nunca para de se socializar. Sua esposa vivaz começa a beber para fazer companhia a ele. Eles vivem pelos bons tempos. Mas eventualmente os bons tempos ficam ruins. Quando o filme de Blake Edwards baseado no romance de J.P.Miller chegou ás telas, fez os críticos delirarem, foi um grande sucesso e brilhou como um destaque nas carreiras de suas duas estrelas indicadas ao Oscar, Jack Lemmon e Lee Remick.


    TRINTA ANOS ESTA NOITE (1963)

    Título original: Le feu follet
    Diretor: Louis Malle
    Roteiro:  Pierre Drieu La Rochelle
    Elenco:  Maurice Ronet, Léna Skerla, Yvonne Clech
    Duração: 108 min
    País de origem: França

    O filme narra dois dias na vida de Alain Leroy, um homem angustiado e perdido, que deixava um hospital, onde fazia um tratamento contra o alcoolismo. Sua amante Lydia tenta ajudá-lo quando ele volta a Paris. Alain percorre bares e procura velhos amigos, em uma busca de si mesmo na reconstituição do passado.


    EL DORADO (1966)

    Título original: Idem
    Diretor:  Howard Hawks
    Roteiro:  Leigh Brackett
    Elenco:  John Wayne, Robert Mitchum, James Caan
    Duração: 126 min
    País de origem: EUA

    Na cidade de El Dorado, xerife bêbado e sem dignidade é ajudado por um pistoleiro, um jovem que prefere facas a revólveres e um veterano combatente da guerra contra os índios, a se recuperar na luta contra um fazendeiro inescrupuloso. El Dorado é o segundo filme da trilogia do diretor Howard Hawks que enfoca xerifes enfrentando situações de grande perigo. Os outros são Rio Bravo (1959) e Rio Lobo (1970), todos estrelados por John Wayne.

    QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF (1966)

    Título original: Who's Afraid of Virginia Woolf?
    Diretor: Mike Nichols
    Roteiro:  Ernest Lehman
    Elenco:  Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal
    Duração: 131 min
    País de origem: 131 min

    (Elizabeth Taylor e Richard Burton são um casal que vive trocando farpas, numa mistura de amor e ódio. após uma festa na casa do reitor da universidade, que é pai dela e chefe dele, eles convidam um novo professor e sua esposa para  sua casa. conforme o teor etílico aumenta, começam a aflorar verdades e mágoas de todas as partes, numa noite de autodestruição. dirigido por Mike Nichols e baseado numa peça célebre de Edward Albee é um dos grandes filmes sobre o tema)

    A GAROTA VICIADA (1975)

    Título original: Sarah T: Portrait of a Teenage Alcoholic
    Diretor: Richard Donner
    Roteiro:  Esther Shapiro, Richard Alan Shapiro
    Elenco:  Linda Blair, Larry Hagman, Verna Bloom
    Duração: 96 min
    País de origem: USA

    Sara é um garota de quinze anos.  Apesar do divórcio de seus pais, aparentemente, há motivos suficientes para justificar o seu problema de fato: alcoolismo. É uma garota atraente, vivendo em uma casa confortável.. Sara não pode ficar sem álcool e uma angústia desesperada leva a situações mais degradantes. Sara não hesita em oferecer qualquer coisa a fim de obter uma garrafa de vodka, qualquer coisa...


    À PROCURA DE MR. GOODBAR (1977)

    Título original: Looking for Mr. Goodbar
    Diretor: Richard Brooks
    Roteiro:  Richard Brooks
    Elenco:  Diane Keaton, Richard Gere, Tuesday Weld
    Duração: 136 min
    País de origem:

    O filme conta o longo declínio auto-destrutivo de Theresa Dunn, uma jovem e quieta professora durante o dia, mas que durante à noite busca incansavelmente o "homem perfeito", a quem ela chama de "Mr. Goodbar". Em meio ao ambiente decadente dos bares noturnos dos anos 70, ela acaba se viciando em bebidas e drogas e seus relacionamentos vão se tornando cada vez mais instáveis e perigosos.


    ARTHUR - O MILIONÁRIO SEDUTOR (1981)

    Título original: Arthur
    Diretor: Steve Gordon
    Roteiro: Steve Gordon
    Elenco: Dudley Moore, Liza Minnelli, John Gielgud
    Duração: 97 min
    País de origem: USA

    Milionário bêbado está à beira da ruína e arma um casamento de conveniência. É quando encontra o amor de sua vida, uma aspirante a atriz, que trabalha como garçonete. Ele então decide casar-se com a ricaça e manter um caso extra-conjugal com a outra.
    Continua em Arthur, o milionário arruinado (1988) e reinicia em 2011 com um remake.



    CRÔNICA DE UM AMOR LOUCO (1981)


    Título original: Storie di ordinaria follia
    Diretor: Marco Ferreri
    Roteiro: Marco Ferreri
    Elenco:  Ben Gazzara, Ornella Muti, Susan Tyrrell
    Duração: 101 min
    País de origem: Itália

    Serking é um poeta alcoólatra e rebelde que vaga pelo submundo de Los Angeles. Seus textos estão repletos de sexo e degradação. Um dia, ele conhece uma prostituta linda e autodestrutiva chamada Cass, e os dois iniciam um romance de proporções trágicas.

    A FORÇA DO CARINHO (1983)

    Título original: Tender Mercies
    Diretor: Bruce Beresford
    Roteiro:  Horton Foote
    Elenco:  Robert Duvall, Tess Harper, Betty Buckley
    Duração:  92 min
    País de origem: USA

    Mac Sledge (Robert Duvall) é um cantor de músicas country que guarda amargas recordações de sua vida. Com sua carreira em declínio, ele se entrega de vez à bebida. Até que, num hotel do Texas, conhece Rosa Lee (Tess Harper), uma viúva com um filho de 10 anos. Logo Rosa e Mac iniciam um relacionamento, que o faz recuperar a alegria de viver.


    VEREDICTO (1983)

    Título original: The Verdict
    Diretor: Sidney Lumet
    Roteiro: David Mamet
    Elenco: Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden
    Duração: 129 min
    País de origem: USA

    Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.


    À SOMBRA DO VULCÃO (1984)

    Título original: Under the Volcano
    Diretor: John Huston
    Roteiro:  Guy Gallo
    Elenco:  Albert Finney, Jacqueline Bisset, Anthony Andrews
    Duração: 112 min
    País de origem: EUA

    Cuernavaca, México, 1938. Geoffrey Firmin (Albert Finney), um ex-cônsul britânico, torna-se alcoólatra após separar-se de Yvonne Firmin (Jacqueline Bisset) e resolve permanecer morando no México com seu meio-irmão, Hugh Firmin (Anthony Andrews), o pivô da separação. Geoffrey sempre aguarda a volta da mulher e, no Dia de Finados, ela retorna repentinamente, com a finalidade de reatar seu casamento. Entretanto, as marcas da separação eram maiores do que ela imaginava.


    MORRER MIL VEZES (1986)

    Título original: 8 Million Ways to Die
    Diretor:  Hal Ashby
    Roteiro: Oliver Stone
    Elenco:  Jeff Bridges, Rosanna Arquette, Alexandra Paul
    Duração: 115 min
    País de origem: EUA

    Durante uma batida policial Scudder (Jeff Bridges), um detetive, é forçado a atirar em um violento suspeito. As conseqüências psicológicas deste acontecimento fazem piorar seu problema com a bebida e ele acaba perdendo o emprego e terminando seu casamento. Durante sua recuperação nos Alcoólatras Anônimos conhece uma prostituta, mas ao tentar ajudar esta mulher precisa circular no mundo das drogas e da prostituição para solucionar um assassinato. Enquanto luta contra a tentação de retornar ao alcoolismo, ele se defronta com um cafetão e um traficante de drogas.


    A MANHÃ SEGUINTE (1986)

    Título original: The Morning After
    Diretor: Sidney Lumet
    Roteiro:  James Cresson
    Elenco:  Jane Fonda, Jeff Bridges, Raul Julia
    Duração: 103 min
    País de origem:

    Alex (Jane Fonda) é uma atriz decadente e alcoólatra que, em uma de suas habituais bebedeiras, acaba passando a noite com um famoso fotógrafo. Ao acordar na manhã seguinte, encontra o homem assassinado na sua cama. Incapaz de lembrar onde está e o que aconteceu, ela pede ajuda a seu cabeleireiro e ex-marido (Raul Julia), para se desfazer do corpo. Neste processo, ela conhece Turner Kendall (Jeff Bridges), um ex-policial que é o único que pode ajudá-la a descobrir o que realmente houve naquela noite.


    BARFLY - CONDENADOS PELO VÍCIO (1987)

    Título original: Barfly
    Diretor: Barbet Schroeder
    Roteiro: Charles Bukowski
    Elenco:  Mickey Rourke, Faye Dunaway, Alice Krige
    Duração: 100 min
    País de origem: USA

    Henry Chinaski (Mickey Rourke) é um escritor que não leva a vida muito a sério, sem se importar com a necessidade de pertencer ao sistema ou uma sociedade. Ele passa os dias e as noites bebendo, ouvindo o rádio, brigando e, quando sobre tempo, escrevendo. Em uma de suas idas ao bar, ele conhece Wanda (Faye Dunaway). A princípio a relação deles é instável e tumultuada, mas após algumas brigas eles conseguem estabelecer uma conexão verdadeira. Henry recebe a visita de uma agente literária interessada em publicar suas histórias, e ele acaba envolvendo-se com ela. Mas quando a mulher, apaixonada, vai confrontar sua namorada, Wanda acaba ganhando a briga, e o casal segue até seu habitual bar para comemorar a felicidade, dinheiro e amor.


    IRONWEED (1987)

    Título original:
    Diretor:  Hector Babenco
    Roteiro:  William Kennedy
    Elenco:  Jack Nicholson, Meryl Streep, Carroll Baker
    Duração: 143 min
    País de origem: USA

    Francis Phelan e Helen Archer são dois alcoólatras que vivem num mundo de fantasia para sobreviver às lembranças do passado: Francis vive com o trauma de ter sido o responsável pela morte do filho, ao deixá-lo cair no chão 22 anos antes, enquanto Helen vive a depressão de ter sido uma cantora e pianista cheia de glórias. Ao mesmo tempo, Francis precisa voltar à realidade, e conseguir um emprego para dar um pouco de conforto à companheira Helen, já muito doente e enfraquecida.


    MARCAS DE UM PASSADO (1988)

    Título original: Clean and Sober
    Diretor: Glenn Gordon Caron
    Roteiro: Tod Carroll
    Elenco:  Michael Keaton, Kathy Baker, Morgan Freeman
    Duração: 124 min
    País de origem: USA

    Daryl Poynter (Michael Keaton) é um corretor imobiliário que tem problemas com álcool e drogas. Na manhã seguinte de uma festa, ele recebe um telefonema de seu patrão lhe cobrando uma enorme quantia de dinheiro que foi desviado. Desesperado, ele vai se refugiar em uma clínica de reabilitação, com o intuito de fugir das leis e punições.


    LENDA DO SANTO BEBERRÃO (1988)

    Título original: La leggenda del santo bevitore
    Diretor: Ermanno Olmi
    Roteiro:  Tullio Kezich, Ermanno Olmi
    Elenco:  Rutger Hauer, Anthony Quayle, Sandrine Dumas
    Duração: 127 min
    País de origem: USA

    Um morador de rua alcoólatra ganha de um homem misterioso uma enorme quantia de dinheiro. A única condição que o estranho lhe dá é a de retribuir o favor à outro necessitado, quando ele conseguir pagar o que recebeu. Devido ao acontecimento, o homem atribui ao Santo Bevitor, o “Santo dos Bêbados”, a sorte do ocorrido.


    QUANDO UM HOMEM AMA UMA MULHER (1994)

    Título original: When a Man Loves a Woman
    Diretor: Luis Mandoki
    Roteiro: Ronald Bass, Al Franken
    Elenco:  Meg Ryan, Andy Garcia, Ellen Burstyn
    Duração: 126 min
    País de origem: USA

    Michael Green é um piloto de avião apaixonado por sua esposa Alice. Juntos, eles têm duas filhas e fazem de tudo para construir uma vida agradável para elas. Quando o alcoolismo de Alice vem à tona e ela é obrigada a se internar em uma clínica, a relação deles é abalada, e tudo pelo o que eles lutaram pode ser destruído, inclusive a integridade deles próprios como indivíduos, amantes e família. Resta saber se o amor entre Michael e Alice poderá superar essa situação.

    O CÍRCULO DO VÍCIO (1994)

    Título original: Mrs. Parker and the Vicious Circle
    Diretor: Alan Rudolph
    Roteiro:  Alan Rudolph, Randy Sue Coburn
    Elenco: Jennifer Jason Leigh, Campbell Scott, Matthew Broderick
    Duração: 125 min
    País de origem: USA

    Em 1937, vivendo em Hollywood, Dorothy Parker (Jennifer Jason Leigh) relembra os tempos em que pertencia ao grupo Algonquin Round Table, formado por amigos escritores na Nova York dos anos 20. Entre festas, romances e amizades com os escritores, Dorothy passa por alcoolismo, comportamento auto-destrutivo e tentativa de suicídio. Destaque para a atuação elogiada de Jennifer Jason Leigh e para os diversos atores famosos que aparecem em pontas, incluindo Harpo Marx.


    UMA DOSE DE ESPERANÇA (1995)

    Título original: Drunks
    Diretor:  Peter Cohn
    Roteiro: Gary Lennon
    Elenco:  Richard Lewis, Liza Harris, Liam Ahern
    Duração: 90 min
    País de origem: USA

    Em uma reunião dos Alcoólatras Anônimos, dependentes falam de seus dramas particulares. Jim (Richard Lewis) parece que está com problemas, principalmente depois que a pessoa que paga seu tratamento o encorajou a falar no encontro, pela primeira vez em sete meses. Foi o que ele fez, saindo do lugar em seguida. Enquanto ele vaga pelas ruas, a reunião continua com várias histórias, de sobreviventes e de dependentes. E lá está Louis (Spalding Gray), que diz ter praticado o canto para se livrar do vício, e Joseph (Howard Rollins Jr.), que quase provocou a morte de seu filho por causa da bebida.


    DESPEDIDA EM LAS VEGAS (1995)

    Título original: Leaving Las Vegas
    Diretor: Mike Figgis
    Roteiro: Mike Figgis
    Elenco:  Nicolas Cage, Elisabeth Shue, Julian Sands
    Duração: 111 min
    País de origem: USA

    Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.


    PONTO DE ENCONTRO (1996)

    Título original: Trees Lounge
    Diretor: Steve Buscemi
    Roteiro: Steve Buscemi
    Elenco:  Steve Buscemi, Carol Kane, Mark Boone Junior
    Duração:  95 min
    País de origem: USA

    Tommy (Steve Buscemi) é um jovem mecânico alcoólatra que está desempregado, sua namorada o deixou e passa a maior parte de seu tempo no bar Trees Lounge, em uma cidade pequena. Ele vagueia por sua vida, ainda apaixonado por sua ex, desesperado por algum tipo de significado além do bar, algum tipo de significado para sua vida.


    28 DIAS (2000)

    Título original: 28 Days
    Diretor:  Betty Thomas
    Roteiro: Susannah Grant
    Elenco:  Sandra Bullock, Viggo Mortensen, Dominic West
    Duração: 103 min
    País de origem: USA

    Gwen Cummings uma escritora que leva sua vida de forma selvagem. Saltando de festa em festa, as coisas começam a mudar quando ela, bêbada, rouba a limusine no meio do casamento de sua irmã e bate com o carro numa casa. Encaminhada para um período de 28 dias numa clínica de reabilitação para dependentes de álcool, Gwen tem que aprender a vida num lugar onde as regras são rígidas e têm que ser cumpridas.


    PAPAI NOEL ÀS AVESSAS (2003)

    Título original: Bad Santa
    Diretor: Terry Zwigoff
    Roteiro:  Glenn Ficarra, John Requa
    Elenco:  Billy Bob Thornton, Bernie Mac, Lauren Graham
    Duração: 91 min
    País de origem: USA

    Em dezembro, dois trapaceiros vão à um shopping center vestidos de Papai Noel e duende. Melhor que espalhar a alegria do espírito de Natal, o objetivo da dupla é assaltar todas as lojas. Isso começa a ficar complicado quando eles encontram uma criança de oito anos, que ensina a eles o verdadeiro significado da data festiva.


    FACTOTUM - SEM DESTINO (2005)

    Título original: Factotum
    Diretor: Bent Hamer
    Roteiro: Bent Hamer
    Elenco:  Matt Dillon, Lili Taylor, Marisa Tomei
    Duração: 94 min
    País de origem: USA/ Noruega

    Matt Dillon é Henry Chinaski, personagem presente em alguns dos romances escritos por Charles Bukowski. Chinaski é um homem que vive de emprego em emprego (sendo despedido ou pedindo demissão mesmo), desde que o trabalho não interfira em seus interesses prioritários, que são mulheres, bebidas, as corridas de cavalo e seus textos.


    MINHA CAMA DE ZINCO (2008)

    Título original: My Zinc Bed
    Diretor: Anthony Page
    Roteiro:  David Hare
    Elenco: Uma Thurman, Jonathan Pryce, Paddy Considine
    Duração: 75 min
    País de origem: Reino Unido

    Paul foi alcoólatra durante anos. Depois de recuperado, ele começa a trabalhar ao lado de um empresário importante. Ele acaba se identificando com a mulher do seu chefe, que também é viciada, e procurou uma maneira pouco comum para se reabilitar.

    HANCOCK (2008)

    Título original: Idem
    Diretor:  Peter Berg
    Roteiro:  Vincent Ngo
    Elenco:  Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman
    Duração: 92 min
    País de origem: USA

    Hancock (Will Smith) é um super-herói que perdeu a popularidade que tinha, devido às suas tentativas de resgate pouco convencionais. Com isto virou alcoólatra, e as coisas só pioraram. Após salvar Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de relações públicas, ele se oferece para ajudá-lo a melhorar sua imagem. A ideia não é bem aceita por Mary (Charlize Theron), a esposa de Ray, que mostra ao marido que Hancock teve uma ordem de prisão contra si lançada. Ray então sugere que Hancock se entregue, mesmo podendo escapar da prisão na hora que quisesse, para dar o exemplo e iniciar a mudança de sua imagem junto ao público. Ray acredita que, com Hancock preso, a criminalidade irá disparar e, com isso, a população chamará de volta seu herói.


    CORAÇÃO LOUCO (2010)

    Título original: Crazy Heart
    Diretor: Scott Cooper
    Roteiro:  Scott Cooper
    Elenco:  Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, Colin Farrell
    Duração: 112 min
    País de origem: USA

    Bad Blake (Jeff Bridges) é um famoso cantor e compositor de música country. Mas como beberrão inveterado e fumante contumaz sua vida se resume aos pequenos shows baratos que realiza em cidades do interior para um público que ainda o reconhece. Apesar de seu agente insistir para que ele reate com seu antigo pupilo - e atual astro - Tommy Sweet (Colin Farrell), Blake não abre mão de suas convicções e recusa o "favor". Mas o cabeça dura conhece Jean Craddock (Maggie Gyllenhaal), jornalista novata por quem se apaixona durante uma entrevista e mãe solteira do pequeno Buddy (Jack Nation), e mergulha de cabeça na relação, assumindo os riscos que esse amor pode trazer.


    QUANDO O AMOR NÃO É SUFICIENTE (2010)

    Título original: When Love Is Not Enough: The Lois Wilson Story
    Diretor:  John Kent Harrison
    Roteiro: William G. Borchert, Camille Thomasson
    Elenco:  Winona Ryder, Barry Pepper, John Bourgeois
    Duração: 92 min
    País de origem: EUA

    Produção indicada ao EMMY sobre o conturbado relacionamento entre Lois Wilson (Winona Ryder), co-fundadora da Al-Anon, e seu marido, Bill Wilson (Barry Pepper). Juntos, os dois promoveram grandes avanços na luta contra o alcoolismo por todo o mundo. A história revela ainda os bastidores da criação dos "Alcoólicos Anônimos", organização idealizada por Bill e o médico Bob Smith (Frank Moore), ambos ex-alcoólatras, e também como a dedicação quase que exclusiva de Bill ao projeto afetou a vida conjugal ao lado de Lois.


    BRAVURA INDÔMITA (2010)

    Título original: True Grit
    Diretor: Ethan Coen, Joel Coen
    Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
    Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld
    Duração: 110 min
    País de origem: EUA

    O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.
    Refilmagem do Bravura indômita de 1969.



    UM NOVO CAMINHO (2010)

    Título original: Le dernier pour la route
    Diretor: Philippe Godeau
    Roteiro: Philippe Godeau
    Elenco:  François Cluzet, Mélanie Thierry, Michel Vuillermoz
    Duração: 106 min
    País de origem: França

    Hervé (François Cluzet) aparentemente tem tudo o que deseja, mas poucos sabem que ele é dependente do álcool. Seus problemas com a bebida fazem com que sua família o interne em uma clínica de reabilitação, onde ele conhece Magali, uma jovem muito mais jovem que ele, por quem se apaixona.


    PRONTO PARA RECOMEÇAR (2010)

    Título original: Everything Must Go
    Diretor: Dan Rush
    Roteiro: Dan Rush
    Elenco:  Will Ferrell, Rebecca Hall, Christopher Jordan Wallace
    Duração: 97 min
    País de origem: USA

    Nick Halsey (Will Ferrell) não está numa boa fase. Após ser demitido do emprego de vendedor, em boa parte devido ao alcoolismo, ele descobre que foi despejado de sua própria casa pela esposa, que ainda por cima jogou todas as suas coisas no jardim. Sem reação, Nick simplesmente senta numa cadeira e lá fica bebendo cerveja. Frank Garcia (Michael Peña), um amigo que é policial, lhe diz que legalmente ele pode ficar no local por cinco dias, caso realize uma venda no jardim. É o que Nick resolve fazer, colocando todas as suas coisas à venda.


    GUERREIRO (2011)

    Título original: Warrior
    Diretor:  Gavin O'Connor
    Roteiro:  Gavin O'Connor
    Elenco:  Tom Hardy, Nick Nolte, Joel Edgerton
    Duração: 140 min
    País de origem: USA

    Tommy Conlon (Tom Hardy) é o filho mais novo de Paddy (Nick Nolte) e voltou há pouco tempo para casa. Tommy supera os problemas do pai com bebida e passa a treinar com ele para poder participar de campeonatos de MMA (Mixed Martial Arts), o famoso vale-tudo. Só que sua trajetória faz com que tenha que enfrentar no ringue Brendan Conlon (Joel Edgerton), seu próprio irmão.


    DE VOLTA À REALIDADE (2012)

    Título original: Smashed
    Diretor: James Ponsoldt
    Roteiro:  Susan Burke, James Ponsoldt
    Elenco: Mary Elizabeth Winstead, Aaron Paul, Nick Offerman
    Duração: 81 min
    País de origem: Reino Unido

    Kate (Mary Elizabeth Winstead) e Charlie (Aaron Paul) formam um jovem casal cuja união se deu pelo amor que ambos sentem pela música, pela diversão e pela bebida... Principalmente pela bebida. Quando o consumo de álcool começa a levá-la a lugares perigosos e põe em perigo seu trabalho como professora, ela decide procurar os Alcoólatras Anônimos e se manter sóbria.


    O VÔO (2012)

    Título original:  Flight
    Diretor: Robert Zemeckis
    Roteiro: John Gatins
    Elenco:  Denzel Washington, Nadine Velazquez, Don Cheadle
    DUração: 138 min
    País de origem: USA

    Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrizagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.




    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    2 comentários:

    1. Gostei muito. Tem filmes bem raros na lista...

      ResponderExcluir
    2. Boas dicas, gosto sobretudo dos antigos.Faz tempo que quero ver "Quando a mulher se opõe". Frederic March é um dos meus atores preferidos. Deve ser um filme muito bom.

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: 50 FILMES SOBRE ALCOOLISMO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top