google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

11 FILMES DE CANIBAIS QUE PRECISAM CONHECER



Afinal, o que é Canibal?

O termo canibalismo surgiu por causa de uma comunidade indígena que habitava a região do Caríbe, e que realizava rituais onde a carne humana era consumida. Durante a exploração do espanhol Cristóvão Colombo à região, os espanhóis ficaram aterrorizados com esta prática e deram o nome de "canibales" (em referência à região do Caríbe) aos índios. Os atos canibais são muitas vezes considerados sinônimos dos antropofágicos, no entanto, o canibalismo não pode ser entendido como um sinônimo pleno de antropofagia. O termo antropofagia, do grego anthropophagía ("anthropo" = "homem" e "phagía" = "comer"), é o ato de comer carne humana. Apenas carne humana.

Já o canibalismo consiste no ato de comer um ser vivo da mesma espécie (um ser humano comer outro ser humano, por exemplo). Ou seja, se um animal come outro animal, mas de espécie diferente, não pode ser considerado um canibal, mas sim apenas antropófago (um leão comer um homem, por exemplo).

Atualmente, o canibalismo ainda é uma pratica comum em rituais satânicos ou em algumas religiões pagãs, onde um indivíduo deve servir de sacrifício em homenagem à um deus ou entidade. Os membros dessas seitas, religiões ou cultos acreditam que ingerindo a carne humana conseguirão revigorar as suas forças e energias espirituais, já que também estão "comendo" a alma do sacrificado.

Canibalismo humano

O canibalismo humano é denotado pela ação ou maneira comportamental de uma brutalidade extrema. Em sociedades antigas, o ato de comer carne humana em rituais e cerimônias tinha uma característica justificada em uma crendice religiosa popular.

Atualmente, o canibalismo é considerado crime em todos os países do mundo ocidental. A figura do canibal é repudiada, sendo até mesmo tratado como um paciente portador de doenças ou distúrbios mentais, devido a sua natureza cruel e da falta de empatia pelo sofrimento do próximo. Em alguns casos isolados, o canibalismo humano é praticado como última alternativa para a sobrevivência de um indivíduo ou grupo de pessoas, que normalmente encontram-se isoladas e sem qualquer outra fonte de alimento.

Na internet, não achei listas que fazem distinção dos filmes sobre canibais. Aqui, apontei 10 filmes de canibais mesmo. Não citei nenhum sobre o ato do canibalismo, praticado circunstancialmente, como no filme "Vivos", ou no recente "No coração do mar".

Vamos aos filmes

1)CANNIBAL HOLOCAUSTO 
(CANNIBAL HOLOCAUST, 1980)

Harold Monroe (Robert Kerman), professor de antropologia em Nova York, viaja para uma longínqua floresta na América do Sul para descobrir o que aconteceu com um grupo de documentaristas que desapareceu no local dois meses atrás. Durante a estadia, Harold encontra pedaços do filme e descobre torturas cometidas pela equipe.


2)CANIBAIS
(THE GREEN INFERNO, 2014)

Um grupo de ativistas americanos decidem ir até a Amazônia para tentar proteger uma tribo que está desaparecendo. Durante o percurso, o avião sofre problemas e eles caem no meio da selva.  Eles são resgatados e presos como reféns da tribo que desejavam salvar.


3)O SILÊNCIO DOS INOCENTES
(SILENCE OF THE LAMBS, 1991)

A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.


4)MORTOS DE FOME
(RAVENOUS, 1999)

É uma receita de ação sem fim onde os habitantes de um isolado posto militar enfrentam um bando de insaciáveis canibais num confronto mortal por sobrevivência! Guy Paearce (L.A. – Cidade Proibida), Robert Carlyle (007 – O Mundo Não é o Bastante) e David Arquette (Pânico) precisam lutar contra os brutais elementos da selvagem Sierra Nevada – assim como contra seus próprios instintos assassinos – na aventura mais emocionante do ano.


5)A ESTRADA
(THE ROAD, 2009)

Um evento cataclísmico atingiu a terra, devastando-a por completo. Milhões de pessoas foram erradicadas por incêndios, inundações, a energia elétrica se acabou e outras morreram de fome e desespero. Um pai e seu filho resolvem partir em uma longa viagem pela América destruída, em direção ao oceano, em uma épica jornada de sobrevivência nesse mundo pós-apocalíptico. Os dois devem permanecer unidos, contando com uma imensa força de vontade que mantém suas esperanças vivas, não importa a qual custo, para enfrentar todos os obstáculos, desde as condições adversas de temperatura até uma gangue de caçadores canibais. 


6)EMANUELLE E OS ÚLTIMOS CANIBAIS
(EMANUELLE E GLI ULTIMI CANNIBALI ,1977)

A jornalista Emanuelle entra numa instituição para doentes mentais com o intuito de realizar uma reportagem com as internas e descobre que entre elas há uma garota de uma tribo indígena brasileira composta por canibais. Com sua veia jornalística, ela fará uma expedição até a Amazônia a procura da misteriosa e sangrenta tribo.

7)CANIBAL FEROX
(CANNIBAL FEROX, 1981)

Quando estudantes de pós-graduação de Nova York e a antropóloga Gloria, seu irmão Rudy e seu amigo Pat, viajam para uma área remota da selva amazônica para tentar encontrar e provar uma teoria local de que existe canibalismos entre as tribos locais, mas se deparam com algo muito pior, um cruel e traficante sádico, das ruas, chamado Mike Lawson e seu parceiro, Joe, que estão escondendo-se na selva fugindo de acusações de assassinatos e de tráfico de drogas.


8)A MONTANHA DOS CANIBAIS
(LA MONTAGNA DEL DIO CANNIBALE , 1978)

Susan Stevenson é a esposa de um famoso explorador perdido nas florestas da Nova Guiné. Assustada com a possibilidade de seu marido estar morto, ela e seu irmão Arthur Weisser, vão pedir ajuda ao consulado britânico, porém ela é informada pelo cônsul Burns que as buscas foram interrompidas porque a expedição foi conduzida ilegalmente.


9)CANIBAIS DO APOCALIPSE
(APOCALIPSE DOMANI, 1980)

Durante a Guerra do Vietnã, oficiais norte-americanos são contaminados com misterioso vírus que transforma pessoas em canibais. De volta para casa, o comandante Norman Hopper começa a sentir o desejo de se alimentar de carne humana, que se intensifica quando dois dos seus soldados, internados num manicômio por praticarem canibalismo, fogem da instituição.

10)ÚLTIMO MUNDO DOS CANIBAIS
(ULTIMO MONDO CANNIBALE, 1977)

Alegadamente baseado numa história real (o que não é verdade), o filme mostra o drama de Robert Harper, um magnata do ramo do petróleo, que, perdido nas selvas da Nova Guiné, é aprisionado por uma tribo de primitivos que vivem nos tempos das cavernas e praticam o canibalismo. Confinado entre a tribo, Harper é obrigado a testemunhar terríveis rituais, mortes violentas, cenas reais de animais sendo sacrificados e esquartejados, até finalmente escapar com a ajuda de uma bela nativa - sofrendo uma angustiante perseguição pelo restante da tribo.
11)GRAVE
(RAW, 2016)

Justine (Garance Marillier) é uma jovem tímida e vegetariana, caloura na mesma faculdade de veterinária em que estuda sua irmã, Alexia (Ella Rumpf). Durante o trote, a menina é forçada a comer carne animal pela primeira vez e a ação provoca mudanças extremas em sua vida.




Tecnologia do Blogger.