• ÚLTIMAS...

    10 FILMES COM NU ARTÍSTICO QUE PRECISAM CONHECER


    Nu artístico, é a designação dada à exposição do corpo de uma pessoa nua em diversos meios artísticos (pintura, escultura, fotografia). 


    Embora se costume associar ao erotismo, o nu pode ter diversas interpretações e significados, da mitologia até a religião, passando pelo estudo anatômico, ou ainda como representação da beleza e ideal estético da perfeição, como na Grécia Antiga. A arte foi de sempre uma representação do mundo e do ser humano, um reflexo da vida. Portanto, o nu não deixou de estar presente na arte, sobretudo nas épocas anteriores à invenção de procedimentos técnicos para captar imagens do natural (fotografia), quando a pintura e a escultura eram os principais meios para representar a vida. Contudo, a sua representação variou com os valores sociais e culturais de cada época e cada povo, e assim como para os gregos o corpo era um motivo de orgulho, para os judeus e, depois, para o cristianismo era motivo de vergonha, era a condição dos escravos e os miseráveis.


    O estudo e representação artística do corpo humano foi uma constante em toda a história da arte, da pré-história (Vênus de Willendorf) até a atualidade. O corpo proporciona prazeres e dores, tristeza e alegria, e é um companheiro presente em todas as facetas da vida, com o qual o ser humano transita pelo mundo, e pelo qual sente a necessidade de indagar no seu conhecimento, nos seus pormenores, no seu aspecto tanto físico como recipiente do seu “eu interior”. Da sua faceta mais mundana, relacionada ao erotismo, até a mais espiritual, como ideal de beleza, o nu foi um tema recorrente na produção artística praticamente em todas as culturas que se sucederam no mundo ao longo do tempo.


    Atualmente, o nu artístico é amplamente aceite pela sociedade - pelo menos no âmbito ocidental-, e a sua presença cada vez maior em meios de comunicação, cine, fotografia, publicidade e outros mídia, converteu-o num elemento icônico mais do panorama cultural visual do homem e da mulher atual, embora para algumas pessoas ou alguns círculos sociais continue sendo tabu, devido a convencionalismos sociais e educacionais, gerando um preconceito para a nudez, que é conhecido como “gimnofóbia” ou “nudofóbia”.


    Abaixo, 10 filmes onde há pelo menos uma cena, onde uma mulher nua posa para um artista.


    Boa sessão


    1)BELA INTRIGANTE (1991)

    O pintor Edouard Frenhofer (Michel Piccoli) vive recluso em sua casa de campo em uma pequena cidade francesa. Quando recebe uma visita do jovem artista Nicolas (David Bursztein) com sua namorada Marianne (Emmanuelle Béart), Frenhofer resolve voltar a pintar um quadro inacabado: A Bela Intrigante. E ele quer Marianne como modelo. O processo criativo pelo qual o pintor passa faz com que não somente sua vida mude, mas mas a de todos em sua volta.


    2)SHORT CUTS (1993)

    Um painel da Los Angeles atual a partir do atropelamento de uma criança, filha de um apresentador de TV, por uma garçonete. Casais que não se entendem, pais e filhos que não se comunicam e amantes que não conseguem se integrar fazem parte da narrativa costurada a partir de oito contos de Raymond Carver.


    3)TITANIC (1997)

    Uma expedição aos destroços do Titanic leva uma sobrevivente do naufrágio a relembrar uma grande história de amor que viveu no navio. Em 1912, na única viagem do que então era o maior navio já construído, Rose (Winslet) é uma jovem da alta sociedade prestes a se casar com seu rico noivo. Mas a bordo do Titanic ela conhece Jack Dawson (DiCaprio), um jovem simples e aventureiro, e se apaixona pelo rapaz. As diferenças sociais fazem com que muitos se oponham ao relacionamento que surge. Em meio ao intenso romance e à rebeldia dos dois, acontece o trágico acidente, que eles enfrentam juntos.

    4)A GOVERNANTA (1998)

    Londres, início da Inglaterra Vitoriana. Rosina da Silva (Minnie Driver) é abalada pelo assassinato de seu pai, um rico comerciante judeu. Agora ela precisa ajudar a família e, para não casar com um peixeiro de boa condição financeira, Litnoff (Raymond Brody), responde um anúncio de jornal e consegue um emprego com uma família escocesa gentia. Adotando o nome de Mary Blackchurch e se passando por gentia, vai trabalhar para os Cavendish, que vivem na remota ilha Skye. Lá ela cuida de Clementina (Florence Hoath). O chefe da família, Charles Cavendish (Tom Wilkinson), faz pesquisas e é muito recluso, mas aos poucos ela se envolve profissionalmente e pessoalmente com Charles.


    5)GRANDES ESPERANÇAS (1998)


    Modernização do clássico de Charles Dickens sobre o órfão Finn, seu amor pela bela e fria Estella, criada por senhora cruel que busca vingança contra os homens por ter sido abandonada à beira do altar, e o misterioso benfeitor que muda o destino do rapaz.



    6)GOYA (1999)

    Aos 82 anos, o pintor Francisco de Goya vive no exílio com a última de suas amantes, Leocádia.  Reconstruindo os principais acontecimentos de sua vida para sua filha caçula, Rosario, ele se lembra do tempo em que era jovem e ambicioso, e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras.Lembra-se, também, de seu único amor verdadeiro, Cayetana, a duquesa de Alba, dezesseis anos mais nova que ele, cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno, atribuída à rainha.  Rica e bem casada, esse fato não impediu que se tornasse amante de Goya, período em que ela posou para dois dos mais famosos quadros do pintor: 'La Maja Desnuda' e 'La Maja Vestida'.


    7)FRIDA (2002)

    Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.


    8)VÊNUS NEGRA (2010)


    Paris, 1817. Diante do corpo de Saartjie Baartman (Yahima Torres) o anatomista Georges Cuvier (François Marthouret) diz que jamais tinha visto uma cabeça humana tão parecida com a dos macacos. Uma plateia composta por cientistas aplaude a constatação. Sete anos antes, Saartjie deixava a África do Sul como escrava de Hendrick Caezar (Andre Jacobs), sendo obrigada a se exibir em feiras de aberrações de Londres.


    9)RENOIR (2012)

    Côte d'Azur, 1915. Em seus anos de crepúsculo, Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela perda de sua esposa, as dores da velhice, doenças artríticas e a terrível notícia de que seu filho Jean foi ferido em ação. Mas quando uma jovem milagrosamente entra em seu mundo, o velho pintor é preenchido com uma energia nova e totalmente inesperada. Andrée se tornará sua última modelo, e a fonte de um rejuvenescimento incrível. De volta à casa da família para convalescer, Jean também cai sob o fascínio da estrela, essa nova ruiva do firmamento de Renoir. Em seu Éden Mediterrâneo - e em face da forte oposição de seu pai - ele se apaixona por esse espírito selvagem, indomável, nesse momento um cineasta começa a crescer.



    10)AZUL É A COR MAIS QUENTE (2013)

    Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.

























    SUGESTÃO DE LEITORES

    11) A MULHER PÚBLICA (1984)
                                                                   Título sugerido por: Rafael Batista

    Uma jovem atriz consegue um papel em uma grande produção, um filme baseado em uma obra de Dostoiévski. No entanto, o que parecia ser a grande chance de sua vida acaba se tornando um pesadelo quando o diretor, um imigrante tcheco radicado em Paris, começa a ficar obcecado por ela, danificando o discernimento da moça quanto ao que é realidade e o que é ficção.
























    11) MAZE (2000)
                                                                   Título sugerido por: Carlos Josimar

    Um artista com Síndrome de Tourette se apaixona pela namorada grávida de seu melhor amigo, que foi para a Africa trabalhar como médico.


    11) THE VOICE OF STONE (2017)
                                                                   Título sugerido por: Carlos Josimar

    Em 1950, na Toscana, o rico garoto Jakob fica traumatizado após a morte de sua mãe, e para de falar. A jovem enfermeira Verena (Emilia Clarke) é chamada à mansão da família para cuidar dele. Aos poucos, ela conhece os segredos do pai da família e do próprio Jakob. Verena suspeita que os muros de pedra contêm forças malignas que se apoderaram da criança, e que tentam se apoderar dela também.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top