• ÚLTIMAS...

    UM BONDE CHAMADO DESEJO NO CINEMA / TV


    Um Bonde Chamado Desejo é uma peça teatral de 1947, escrita pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, pela qual ele recebeu o Prêmio Pulitzer no mesmo ano.

    Tennessee (pseudônimo de Thomas Lanier) Williams nasceu em 1911 na cidade de Columbus, Mississippi, no sul dos Estados Unidos. Teve uma infância difícil, marcada pelo pai autoritário. Começou a publicar na década de 20. Juntamente com Arthur Miller, se tornaria um dos grandes dramaturgos americanos do século. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, como Um bonde chamado desejo, em 1951, e Gata em teto de zinco quente, em 1955.   

    Seus personagens são, em geral, seres solitários e instintivos, como bêbados, vagabundos, operários massacrados, mulheres resignadas, homossexuais perseguidos, damas em decadência, prostitutas feridas, virgens irracionais, entre outros indivíduos que não encontram o seu lugar na sociedade.
    Morreu em 1983, na cidade de Nova York, antes de completar 72 anos.

    Vamos às versões:




    UM BONDE CHAMADO DESEJO (1956)

    Título original: Un tranvía llamado Deseo 
    Direção: Luis Mottura
    Elenco: Mecha Ortiz, Fernando Siro, Aída Luz
    Duração: 2h
    País de origem: Argentina

    Blanche sempre depende da vontade de todos, sendo sempre maltratada e com isto, ela  tende a fugir do mundo real e viver em um mundo  próprio. Mais uma versão do bonde de Tenessee Williams.



    UM BONDE CHAMADO  DESEJO (1981)

    Título original: Linje lusta 
    Direção:  Bo Widerberg
    Elenco:  Börje Ahlstedt, Bibi Andersson, Kjell Bergqvist 
    País de origem: Suécia

    Filme feito para  TV  pelo diretor sueco Bo Widerberg. A produção conta a história de Blanche Dubois - mulher extremamente delicada, procurando seu lugar no mundo. Ela vai a New Orleans para visitar a irmã Stella e passar um tempo com ela. Porém isto  desagradou fortemente o marido de Stella, Stanley -  violento e imprevisível.



    LEOFOREIO, O POTHOS (1989)

    Título original: Leoforeio, o Pothos 
    Direção: Kostas Karagiannis
    Elenco: Ilias Kaklamanis, Violeta Andoniou, Vivian Valsami 
    Duração: 1h 30min
    País de origem: Grécia

    Versão grega e mais curta da história de Tenessee Williams. A história segue os conflitos de Blanche na casa de Stella, sua irmã e Stanley, o cunhado explosivo.


    UM BONDE CHAMADO DESEJO (1995)

    Título original: A Streetcar Named Desire
    Direção: Glenn Jordan
    Elenco:  Jessica Lange, Alec Baldwin, John Goodman
    Duração: 2h 36min 
    País de Origem: EUA

    Nesta caprichada produção baseada em famosa peça do premiado escritor Tenessee Williams, o clima quente, úmido e sensual de New Orleans envolve os persongens e dá o tom a esta trama recheada de paixão e desespero. Tudo começa quando a difícil Blanche DuBois (Jessica Lange) vai morar com sua irmã Stella (Diane Lane) e seu marido Stanley (Alec Baldwin). Os laços entre estes três personagens são, a todo momento, testados ao máximo, até que junta-se a eles Harold Michell (John Goodman), que traz de vez à tona o melhor e pior de cada um destes homens e mulheres





    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top