• ÚLTIMAS...

    quinta-feira, 2 de junho de 2016

    RELEMBRANDO RITA MORENO


    É uma recordista: a única mulher que ganhou todos os grandes prêmios da indústria: O Emmy, o Tony, o Grammy e o Oscar. Também é a única atriz que pode se dar ao luxo de ter participado dos dois maiores e melhores musicais do cinema, Cantando na Chuva e West Side Story. Nada mal para uma atriz porto riquenha que também foi pioneira, uma das primeiras latinas a fazer sucesso no cinema americano moderno. Tudo isso transformar Rita Moreno, numa autentica lenda viva, aos 83 anos, sempre em plena atividade fazendo também com freqüência televisão.  

    Nascida em 1931 em Humanacão Porto Rico, Rosita Dolores Alverio, estreou no cinema com apenas 14 anos e o nome de Rosita Moreno, fazendo papéis pequenos e operando o nariz que era meio aquilino.  A Metro a usou em alguns musicais como quando fez com Mario Lanza, The Toast of New Orleans/ Quando eu te Amei com a dupla Mario Lanza e Kathryn Grayson. Depois virou uma garota dos mares do Sul em Amor Pagão/ Pagan Love Song, com Esther Williams e Ricardo Montalban. Em Cantando na Chuva, seu papel é quase mudo. Ela faz a exótica Zelda  Zanders , a Zip  Girl, estrela do cinema mudo que desfila com roupas esquisitas e não esconde seu ciúme das rivais.Mas na Hollywood dos anos 50 não era fácil encontrar personagens dignos para latinos, embora hoje não tenha melhorado tanto!  Rita teve até sorte quando conseguiu ser uma jovem siamesa em O Rei e Eu, de 1956,  ao lado de Yul Brynner e Deborah Kerr. Seu personagem era o segundo em importância, a noiva que se apaixona pelo escravo e por isso irá pagar com sua vida. 

    Teve sua voz dublada por outra e não chegou a deixar uma marca num filme luxuoso e bem sucedido. A grande chance só iria surgir em 1961 quando foi escolhida para viver Anita em Amor Sublime Amor/ West Side Story, versão de show de sucesso na Broadway, onde o personagem tinha sido de Chita Rivera. Dirigido pela dupla Robert Wise e Jerome Robbins, o filme dava chance para Rita dançar e cantar canções clássicas como “América”.Ganhou seu Oscar de coadjuvante por causa desta semana onde tentam estupra-la. Mas Rita reclama até hoje porque lhe dublaram e mal a voz nesta seqüência (com Natalie Wood no quarto).


    O Oscar, porém não lhe ajudou. Continuou trabalhando no palco, no cinema, na TV e se casou desde 1965 com o médico Lenny Gordon (ele faleceu em 2010). É muito curioso como raramente foi chamada por diretores importantes (a única exceção foi Mike Nichols) e teve que fazer fitas B e series de teve. Continuou interpretado personagens menores em fitas como Pinero, onde foi a mãe do artista. Mas seu lugar esta assegurado no livro dos recordes e na historia do cinema .

    Filmografia

    2014- Six Dance Lessons in Six Weeks  (com Gena Rowlands ).  Rio 2 ( Animação.Voz) .
    2013- Nicky Deuce (TV. James  Gandolfini). 
    2006- Play it by Ear (com Josh Stamberg).
    2004 Copshop (TV com Blair Brown). 
    2004 King of the Corner com Peter Riegert. 
    2003 Casa de los babys (Idem com Maggie Gyllenhaal).
    2001 Piñero (Idem, Benjamin Bratt).
    2000 Blue Moon ( com Ben Gazzara).
    1999 Carlo's Wake (com Martin Landau). The Rockford Files…If it Bleeds, it Leads com James Garner.TV). Ressurreição (Ressurrection .TV .Com Dana Delany). O Outro Lado de Beverly Hills (Slums of Beverly Hills, com Nathasha Lyonne). The Spree (TV com Jennifer Beals). 
    1995 Angus - O Comilão (Angus com George C. Scott). The Wharf Rat (TV com Lou Diamond Phillips). 
    1994 Assim Te Quero Meu Amor (I Like it Like That com Jon Seda). 
    1993 Italian Movie com James Gandolfini. 
    1991 Idade do Perigo (Age isn´t it Everything com Jonathan Silverman).  
    1982 Portrait of a Showgirl (TV com Lesley Ann Warren). 
    1981 As Quatro Estações do Ano (The Four Seasons de Alan Alda). Evita Peron (Idem. TV .Faye Dunaway).  
    1980 Happy Birthday, Gemini com Madeline Kahn.  
    1979 Anatomia de uma Sedução (TV Anatomy of a Seduction. Susan Flannery). 
    1978 The Boss' Son com James Darren.  
    1977 Der Ruf der blonden Göttin de Jess Franco.  
    1976 A Sauna das Loucas (The Ritz com Jack Weston). 
    1971 Ânsia de Amar (Carnal Knowledge com Jack Nicholson). 
    1969 Detetive Marlowe em Ação (Marlowe com James Garner).Popi (Idem com Alan Arkin). 
    1968 A Noite do Dia Seguinte (The Night of the Following Day com Marlon Brando). 
    1963 A Última Batalha (Cry of Battle com Van Heflin).  
    1962 Samar, a Ilha do Desespero (Samar com George Montgomery).  
    1961 O Anjo de Pedra (Summer and  Smoke com Geraldine Page).Amor, Sublime Amor (West Side Story com Natalie Wood).  
    1960 This Rebel Breed com Gerald Mohr. 
    1957 Caçador da Fronteira (The Deerslayer com Lex Barker). 
    1956 O Rei Vagabundo (The Vagabond King com Kathryn Grayson). O Rei e Eu  (The King and I, com   Deborah Kerr).O Tenente Era Ela (The Lieutenent wore Skirts com Sheree North). 
    1955 Sete Cidades de Ouro (Seven Cities of Gold com  Robert Wagner).Duelo de Paixões (Untamed com  Susan Hayward).  
    1954 Jardim do Pecado (Garden of Evil com Gary Cooper). Machado Sangrento (The Yellow Tomahawk com Rory Calhoun).  O Tesouro Perdido do Amazonas (Jivaro com Fernando Lamas). 
    1953 Alamein - O Deserto Sangrento (El Alamein com Scott Brady). Meu Amor Brasileiro (Latin Lovers com Lana Turner). Dois Caipiras em Paris (Ma and Pa Kettle on Vacation com Marjorie Main. Sem  crédito. ). Código de Guerreiro (Fort Vengeance com James Craig). 
    1952 Viver é Lutar (The Ring com Gerald Mohr). Rincão das Tormentas (Cattle Town com Dennis Morgan). The Fabulous Senorita com Estelita). Cantando na Chuva (Singing in the Rain com Gene   Kelly). 
    1950 Amor Pagão (Pagan Love Song com Esther Williams).  Quando Eu Te Amei (Toast of New Orleans). Com Mario Lanza. Depravadas (So Young So Bad. Como Rosita Moreno. Com Paul Henreid).

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top